Questões de Concurso sobre Malwares

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
972 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação a códigos maliciosos (malwares), analise as assertivas a seguir:

I. Vírus é uma categoria de malware que pode ser infectado através de pendrives e outros dispositivos, porém não pode ser propagado por e-mail.

II. Um worm é capaz de se propagar automaticamente em redes de computadores e não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas.

III. Um computador denominado zumbi é aquele que pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono.

IV. Spyware é um programa que pode ser utilizado apenas de forma maliciosa, não sendo permitida a utilização de forma legítima.

Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

Considere que você baixou um arquivo como um protetor de telas, mas, depois da instalação, diversos outros programas ou comandos também foram executados. Que tipo de malware é responsável por tal ação?


A

Adware.


B

Spyware.


C

Cavalo de Troia.


D

Worm.

No contexto da segurança na internet, há um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. Esse código pode ser usado para:


• remover evidências em arquivos de logs,


• instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;


• esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro e conexões de rede;


• mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede;


• capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.


Esse conjunto de programas e técnicas é conhecido por:


A

trojan


B

rootkit


C

hashing


D

pharming

Em conformidade com a Cartilha de Segurança para Internet, os códigos maliciosos (malware) podem infectar ou comprometer um computador, pela:


I. Ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos.

II. Autoexecução de mídias removíveis infectadas.

III. Exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Nenhum dos itens.


B

Somente o item II.


C

Somente o item III.


D

Somente os itens I e II.


E

Todos os itens.

Em que tipo de Spyware, sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking?


A

Backdoor.


B

Trojan Dropper.


C

Keylogger.


D

Rootkit.

Em relação aos códigos maliciosos (malwares), o ______________ é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

Trojan DoS


B

Trojan Proxy


C

Botnet


D

Tracebot


E

Netsbot

Assinale a alternativa que apresenta somente tipos de códigos maliciosos (malware).


A
Backdoor, Spyware e Zip.

B
Worm, Cavalo de Troia e Firewall.

C
Vírus, DOS e Cavalo de Troia.

D
Vírus, Worm e Backdoor.

A respeito da utilização adequada de ferramentas de antimalware para proteção do computador e navegação com segurança na Internet, assinalar a alternativa CORRETA:


A

O antimalware deve estar configurado para verificar apenas extensões de arquivos executáveis.


B

É recomendável que o antimalware verifique automaticamente os discos rígidos e as unidades removíveis.


C

Sempre que possível, deve-se executar simultaneamente diferentes programas antimalware para aumentar a capacidade de detecção.


D

É dispensável configurar o antimalware para verificar automaticamente arquivos anexados aos e-mails.

De acordo com a Cartilha de Segurança para Internet, sobre spyware, assinalar a alternativa CORRETA:


A

São programas, ou parte de um programa, normalmente maliciosos, que se propagam inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.


B

São programas capazes de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.


C

São programas projetados para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.


D

São programas que dispõem de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

Em conformidade com a Cartilha de Segurança para Internet, são formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador:


I. Pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis.

II. Pela execução de arquivos previamente infectados.


A

Os itens I e II estão corretos.


B

Somente o item I está correto.


C

Somente o item II está correto.


D

Os itens I e II estão incorretos.

As redes de computadores, do tipo WAN, que se utilizam da internet, são alvo frequente de tentativas de invasão e necessitam de proteção. Para proteção contra invasores e restrição de acesso apenas aos computadores autorizados, qual das ferramentas abaixo é indicada ?


A

Anti-Vírus


B

Criptografia


C

Certificado Digital


D

Validador Eletrônico


E

FireWall

No contexto de segurança da informação, o tipo de ataque onde vários computadores realizam repetidas requisições para um servidor em um curto espaço de tempo, gerando uma sobrecarga que impossibilita o uso normal do serviço atacado, é denominado

A
DNS injection.

B
DDoS.

C
MAP request.

D
rootkit.

Julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o conceito de firewall e suas funções:

-

( ) Monitora o tráfego de rede de entrada e saída.

( ) Decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

( ) Permite que apenas usuários e aplicações autorizadas possam se comunicar entre si.

-

A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

V V V


B

V F V


C

V F F


D

F V F


E

F F V

A alternativa que contém o tipo de malware que torna os dados armazenados no equipamento inacessíveis, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário é


A

Worm.


B

Backdoor.


C

Keylogger.


D

Ransomware.


E

Cavalo de Troia

Se o ransomware for do tipo bloqueador que impede totalmente o acesso ao computador, então o usuário tem três opções para removê-lo: reinstalar o sistema operacional; executar um programa antivírus de uma unidade externa ou inicializável; ou executar uma restauração do sistema e recuperar o Windows para um momento antes que o ransomware foi carregado. Para restaurar o sistema em computadores com Windows 7, em português e em condições ideais, o usuário deve seguir os passos:


1. Quando o computador estiver iniciando, pressione uma tecla várias vezes para exibir o menu de opções avançadas de inicialização (boot).

2. Escolha reparar o seu computador e depois tecle Enter.

3. Entre com o nome de usuário do Windows e senha. Este campo pode ser deixado em branco se não tiver nenhum.

4. Selecione Restauração do Sistema.


(Adaptado de: https://blog.avast.com/pt-br/guia-essencial-como-se-proteger-dos-ransomwares)


Considerando esses passos, deve ser pressionada a tecla


A

DEL.


B

F8.


C

ESC.


D

Windows + B.


E

F4.

Analise as afirmações abaixo sobre os tipos de vírus:


I. O adware é qualquer programa cuja função é executar automaticamente e exibir um grande volume de anúncios, sem que o usuário tenha dado a devida permissão.

II. O spyware é o tipo de software que apresenta a característica de espionagem e visa a captar dados sobre os costumes dos usuários na internet, com o objetivo de distribuir propaganda “customizada”.

III. Os worms estão entre as ameaças mais perigosas da rede de computadores. Eles se disfarçam como um software legítimo para que, durante a sua execução, outras ameaças sejam instaladas no computador do usuário.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas II e III.

Malware são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.


A alternativa que contém o programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador, é denominado


A

Worm.


B

Backdoor.


C

Keylogger.


D

Ransomware.


E

Cavalo de Troia.

Acerca dos Spywares, é correto afirmar que:


A

Adware é um tipo específico de programa spyware, capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.


B

Keylogger é um programa spyware que faz varredura nos logs do sistema e envia alertas ao administrador do sistema.


C

Keylogger, adware, screenloger e backdoor são tipos específicos de programas spyware.


D

Cavalo de Troia é um programa spyware que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido.


E

Spyware é um programa para monitorar um sistema e pode ser considerado de uso legítmo ou ilegítimo, a depender de alguns critérios, tais como configurações e autorizações de instalação, e tipos e usos da informação monitorada.

Analise as afirmativas referente ao firewall (parede de fogo) e selecione a única alternativa que esteja tecnicamente correta.


A

Um firewall somente pode ser concebível tecnicamente ser for puro hardware


B

Um firewall somente pode ser concebível tecnicamente ser for puro software


C

Um firewall é somente um conceito virtual, portanto não é nem hardware e nem software


D

Um firewall pode ser tanto hardware, software ou ambos

Com relação à segurança da informação, analise as afirmativas seguintes:


I- Malware, também conhecido como antivírus, é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software malicioso.

II- Vírus de computador são programas maliciosos capazes de infectar programas e arquivos do computador, podendo fazer copia de arquivos e espalhá-los em uma rede de computadores.

III- Trojan ou Cavalo de Troia é um tipo de programa malicioso que pode entrar em um computador. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta, de forma que um usuário mal intencionado possa invadir o computador atacado.

IV- O Panda é um programa autorreplicante, completo e não precisa de outro para se propagar. O Panda pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por e-mail.


Marque a alternativa correta:


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


C

Apenas a afirmativa IV está correta.


D

Apenas a afirmativa II está correta,

   
Gerar simulado