Questões de Concurso sobre Scrum - Página 26 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Scrum

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
645 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na metodologia ágil de desenvolvimento de software, o SCRUM permite que:


A

os projetos sejam divididos em ciclos chamados de Sprints, que representam um Timebox dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.


B

os projetos sejam divididos em pequenos ciclos semanais chamados de Start-End que representam uma Timeline dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.


C

se apresentem funcionalidades inéditas que ainda não foram implementadas ou solicitadas pelos stakeholders.


D

os projetos sejam divididos em grandes ciclos chamados de Start-End que representam uma Timeline dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

Considere as seguintes informações sobre a abordagem Scrum:


I – No Scrum, o ponto de partida para o planejamento é a lista de trabalho a ser realizado no projeto. Essa lista de trabalho recebe o nome de backlog do produto.

II – No Scrum, o Sprint é uma unidade de planejamento em que o trabalho a ser realizado é avaliado. O Sprint possui comprimento flexível.

III – No Scrum, a fase de seleção tem como objetivo selecionar os recursos e a funcionalidade a ser desenvolvida durante o Sprint.

IV – No Scrum, o final do Sprint é a etapa em que o trabalho realizado é revisto e apresentado aos stakeholders. Após isso, as funcionalidades desenvolvidas são testadas para que seja iniciado o próximo ciclo Sprint.


Sobre as informações acima, é CORRETO afirmar que:


A

Apenas I está correta.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas I, II e III estão corretas.


D

Apenas II e IV estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Um Time de Desenvolvimento de Sistemas (TDS) de um órgão da administração pública está adotando Scrum como prática ágil no desenvolvimento de sistemas de software. O TDS recebeu uma nova demanda de desenvolvimento de sistema.

Em função disso, o TDS está organizando uma lista ordenada de funcionalidades a serem atendidas pelo software, incluindo aquelas não diretamente visíveis pelos clientes, produzindo assim um:


A

Sprint Backlog;


B

Product Backlog;


C

Burndown Chart;


D

Kanban Board;


E

Planning Poker.

O elemento que descreve um estado futuro do produto que pode servir como um alvo para o Scrum Team planejar.


Disponível em: <scrumguides.org/>.

Acesso em: 30 set. 2022, com adaptações.


Assinale a alternativa que indica o nome dado ao elemento mencionado no texto.


A

Definição de Pronto


B

Meta da Sprint


C

Meta do Produto


D

Planejamento


E

Hierarquias

Qual alternativa representa o momento mais indicado para o Time voltar no tempo e inspecionar como ocorreu a última Sprint


A

Revisão da Sprint


B

Reunião diária


C

Retrospectiva da Sprint


D

Planejamento da Sprint


E

Nenhuma das alternativas

Na metodologia Scrum de desenvolvimento de sistemas, a reunião diária (daily meeting) é importante, pois permite


A

quebrar as histórias em histórias menores.


B

revisar erros e acertos da última sprint.


C

definir as atividades a serem priorizadas na próxima sprint.


D

apresentar os resultados para as partes interessadas (stakeholders).


E

inspecionar o progresso da sprint atual.

Em projetos de desenvolvimento de software, é comum a utilização de metodologias ágeis para organização de equipes, respectivas tarefas etc. Dentre as utilizadas, o Scrum utiliza de uma visão iterativa e incremental de pequenos ciclos de atividades, buscando aperfeiçoar a previsibilidade e controle de riscos dos processos, observando o conhecimento adquirido da experiência e das decisões vivenciadas. Assim, pode-se afirmar que no Scrum:


A

a entrega de uma versão incremental potencialmente utilizável do produto é realizada ao final de uma Sprint.


B

interação é um dos três pilares que apoiam a implementação de controle de processo baseado na experiência e na observação.


C

é permitido que um ou mais Dono do Produto ou Product Owner garanta que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto.


D

a retrospectiva da Sprint ocorre depois da reunião de planejamento da próxima Sprint e antes da Revisão da Sprint.


E

o Backlog do Produto é uma lista do que deve ser necessário no produto e o Scrum Master é o responsável por este artefato.

Na metodologia ágil SCRUM há diversos eventos formais que são realizados para inspecionar e adaptar artefatos. O evento SCRUM que tem como propósito planejar maneiras de aumentar a qualidade e a eficácia de diversos elementos, avaliando o que deu certo durante a Sprint, quais problemas foram encontrados e como esses problemas foram (ou não) resolvidos, é o:


A

Daily Scrum;


B

Sprint Review;


C

Sprint Planning;


D

Product Backlog;


E

Sprint Retrospective.

No SCRUM 2020, uma sprint possui duração fixa de um mês ou menos, e todo o trabalho necessário para atingir a meta do produto, incluindo-se sprint planning, daily scrums, sprint review e sprint retrospective, acontece dentro de sprints.


C

Certo


E

Errado

Scrum é um conjunto de boas práticas empregado no gerenciamento de projetos complexos, em que não se conhece todas as etapas ou necessidades, e que tem por principal objetivo aumentar a produtividade das equipes. Desta forma:


l. A metodologia funciona com base em iterações, que são ciclos de produção e avaliação realizados para aperfeiçoar um item, ainda durante a fase de produção. Cada iteração recebe o nome específico e costuma durar entre duas e quatro semanas, mas esse período pode ser maior ou menor.

Il. Entre os profissionais da equipe de desenvolvimento Scrum, um opera como líder orientado à metodologia ágil, e desempenha um papel de facilitador e, em vez de fazer a gestão por meio de cobranças e exigências, se informa sobre as dificuldades e age para que sejam contornadas da melhor maneira possível.


O nome para cada iteração referenciado em I e a denominação para o profissional em II são, respectivamente:


A

sprint e Scrum Master


B

backlog e Scrum Master


C

sprint e Product Owner


D

backlog e Product Owner

Analise as seguintes sentenças:


I- O product owner é a pessoa que tem a visão do que sua equipe fará, produzirá ou realizará.

Il - A equipe deve ser formada por pessoas com habilidades necessárias para pegar a visão do product owner e concretizá-la.

III-O scrum master é o indivíduo que treinará o resto da equipe na estrutura do Scrum e ajudará os integrantes a eliminar qualquer coisa que esteja diminuindo seu ritmo.

IV-O backlog do produto é uma lista de tudo o que precisa ser construído ou realizado para que a visão se torne realidade.


De acordo com Sutherland (2016), é CORRETO afirmar que:


A

Apenas as sentenças I e Il são verdadeiras.


B

Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.


C

Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.


D

Apenas as sentenças Il e IV são verdadeiras.


E

Todas as sentenças são verdadeiras.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado