Questões de Concurso sobre Servidor de Correio Eletrônico

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
207 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia a frase abaixo referente a Servidores de Correio:


"Os Servidores de Correio fazem uso normalmente de três protocolos para o envio e recebimento de mensagens eletrônicas, que são especificamente os protocolos: ______"


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

SNMP, LDAP e IMAP


B

SSH, HTTPS e IMAP


C

SMTP, FTP e DNS


D

IPsec, POP3 e UDP


E

SMTP, POP3 e IMAP

O e-mail, assim como todo recurso utilizado na Internet, baseia-se no protocolo TCP/IP (protocolo é um conjunto de regras que estabelece como algo deve ocorrer) e em protocolos especificamente criados para realizar a troca de mensagens. Sobre os protocolos do correio eletrônico analise as afirmativas abaixo:

I.O protocolo POP3, é utilizado quando se deseja acessar e gerenciar um servidor de correio eletrônico que contenha mensagens de uma conta ou usuário, usando um dispositivo para o acesso.

II.O protocolo IMAP, é o protocolo pelo qual se realiza a transferência de conteúdo de uma conta de e-mail para um dispositivo de usuário, como por exemplo, um smartphone ou notebook.

III.O protocolo SMTP, é o protocolo que é utilizado quando uma mensagem é transferida de um remetente para um destinatário.

IV.O protocolo DNS é utilizado em grandes quantidades de trocas, nas quantidades de mensagens e contas existentes, introduzindo alguns elementos para indexação de todos os dados.

Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.


B

Apenas a afirmativa III é verdadeira.


C

As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.


D

Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.


E

Apenas a afirmativa IV é verdadeira.

Qual o comando utilizado para instalar o Postfix para utilizá-lo como um servidor no Linux Debian?


A

apt-get install postfix


B

sudo apt-get install sendmail


C

apt-get install smtp


D

yum install postfix


E

sudo apt-get install qmail

Em um serviço de correio eletrônico (e-mail), quais são os protocolos comumente utilizados para o serviço de saída (envio) de e-mails?


A

IMAP, POP3.


B

SMTP, SMTPS.


C

IMAP, SMTP.


D

SMTPS, IMAP.


E

SMTP, ICMP.

Considerando que se trabalha com um alto volume de emails diários, a equipe de TI decidiu implementar um novo sistema de email. Eles estão considerando o uso de protocolos diferentes para enviar e receber emails. Qual dos seguintes pares de protocolos seria o mais apropriado para essa finalidade?


A

HTTP e SNMP.


B

FTPe DNS.


C

SMTP e POP3.


D

TCP e UDP.


E

IPv4 e IPv6.

No contexto do correio eletrônico, assinale a opção que apresenta a função principal do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).


A

Gerenciar o acesso aos e-mails por meio de clientes de e-mail.


B

Fazer a autenticação do usuário ao enviar e receber e-mails.


C

Criptografar os dados dos e-mails para garantir a segurança da informação.


D

Encaminhar os e-mails do servidor de origem para o servidor de destino.


E

Permitir que os e-mails sejam visualizados em diferentes dispositivos e plataformas.

Um aplicativo de correio eletrônico apresenta opções de configuração de conta com o protocolo POP. Tais configurações aplicam-se


A

ao recebimento e envio de e-mails.


B

ao envio de e-mails, apenas.


C

ao recebimento de e-mails, apenas.


D

à leitura e escrita de mensagens em newsgroups da Usenet.


E

à leitura de mensagens de newsgroups da Usenet, apenas.

Sobre os serviços e protocolos de e-mail e registros DNS é correto afirmar:


A

O DKIM é um serviço de e-mail que substitui o protocolo SMTP.


B

O SPF é um registro DNS do tipo TXT que contém a lista de todos os servidores autorizados a enviar e-mails para um determinado domínio.


C

As configurações de SPF, DKIM e DMARC são adicionadas apenas nos servidores de e-mail e na caixa de e-mail de cada usuário.


D

Os protocolos POP e SMTP utilizam por padrão, respectivamente, as portas 25 e 110.


E

Um registro DNS do tipo SMTP/POP é utilizado para tradução de nomes para endereços IPv4.

Num dos passos para a criação de uma conta de e-mail em um computador, é necessário escolher entre criar uma conta POP ou IMAP. A respeito desses tipos de conta, é INCORRETO afirmar que:


A

IMAP é o método recomendado quando você precisa verificar seus e-mails de vários dispositivos diferentes, como telefone, laptop e tablet.


B

Ao ler uma mensagem de e-mail usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de e-mail.


C

O IMAP só baixa uma mensagem quando você clica nela, e os anexos não são baixados automaticamente. Dessa forma, você pode verificar suas mensagens muito mais rapidamente do que com o POP.


D

O POP funciona contatando seu serviço de e-mail e baixando dele todas as suas novas mensagens. Depois que elas são baixadas em seu computador ou Mac, são excluídas do serviço de e-mail.


E

Numa conta POP, o e-mail enviado é armazenado localmente em seu computador, e uma cópia do seu cabeçalho é enviado para o servidor de e-mail possibilitando o acesso futuro à mensagem.

O processo de transferência de uma mensagem de e-mail ocorre em três fases: estabelecimento de conexão, transferência de e-mail e encerramento de conexão. Para tanto, faz-se necessário o uso do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), que cria uma conexão TCP para o envio de e-mail. Quais são as portas comumente utilizadas pelo SMTP?


A

80 e 443.


B

25 e 443.


C

250 e 587.


D

110 e 443.


E

25 e 587.

Antônio é um estagiário de TI e quer saber como funciona o acesso às mensagens de correio eletrônico. Ele já entendeu que o software cliente é instalado no computador do usuário e o software servidor é instalado no servidor de e-mail.


Em seguida, Antônio verificou que o acesso remoto ao correio eletrônico é realizado, respectivamente, por meio do protocolo e porta:


A

IMAP e 110;


B

RTSP e 143;


C

SSH e 21;


D

POP-3 e 110;


E

HTTPS e 80.

Qual alternativa apresenta os protocolos envolvidos em uma típica troca de e-mails entre servidores de e-mails através da Internet?


A

SMTP, TCP, IP e DNS.


B

SMTP, UDP e IP.


C

Somente SMTP.


D

TCP/IP, POP3 e UDP.


E

TCP/IP, POP3 e HTTP.

Em relação ao Postfix, assinale a opção que indica o parâmetro do main.cf responsável por armazenar a informação da localização dos arquivos de email.


A

canonical_maps


B

default_destination_recipient_limit


C

alias_maps


D

access_map_reject_code

__Para aplicação de correio eletrônico (e-mail), assinale a alternativa que apresente apenas os protocolos e as portas TCP habitualmente utilizados para esse tipo de serviço.


A

HTTP(TCP/80), SSH(TCP/22) e FTP(TCP/21).


B

FTP(TCP/21), SSH(TCP/22) e POP(TCP/25).


C

SMTP(TCP/25), POP3(TCP/110) e IMAP(TCP/143).


D

POP(TCP/143), WWW(TCP/443) e FTP(TCP/22).


E

SMTP(TCP/450), POP3(TCP/143) e IMAP(TCP/110).

No aplicativo servidor de e-mails Postfix, o parâmetro mydestination no arquivo de configuração main.cf especifica


A

o domínio que aparece no endereço do remetente das mensagens enviadas pelo servidor em questão.


B

as redes autorizadas a terem encaminhamento de mensagens de seus clientes pelo servidor em questão.


C

o método de entrega de mensagens: direto ou indireto.


D

os domínios para os quais a máquina entrega as mensagens localmente, em vez de encaminhar para outra máquina.


E

os endereços externos do proxy ou roteador NAT, quando o servidor é executado em uma rede atrás de um desses dispositivos.

Uma das primeiras aplicações da internet, o correio eletrônico, ou e-mail é, atualmente, uma das funções mais utilizadas. Mesmo com os programas de webmail como o Gmail, novas pastas podem ser criadas na caixa de e-mail e sincronizadas com o servidor de e-mail, do Google, por exemplo. Para que tal fato seja possível, um protocolo deverá ser utilizado; assinale-o.


A

POP (Post Office Protocol)


B

HTTP (HyperText Transfer Protocol)


C

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)


D

IMAP (Internet Message Access Protocol)

   
Gerar simulado