

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Homem de 68 anos é trazido ao pronto-socorro por familiares devido a quadro de confusão mental, sonolência progressiva e vômitos há três dias. Familiares relatam que o paciente vem apresentando emagrecimento de aproximadamente 12 kg nos últimos quatro meses, astenia progressiva, dor óssea em região lombar e tosse seca persistente. Nega tabagismo ou etilismo. Nega uso de suplementos vitamínicos, antiácidos contendo cálcio ou diuréticos. Ao exame físico: paciente letárgico mas responsivo a estímulos verbais, Glasgow 14 (abertura ocular espontânea, resposta verbal confusa, obediência a comandos), desidratado com mucosas secas, pressão arterial 102 x 68 mmHg, frequência cardíaca 96 bpm, frequência respiratória 16 incursões por minuto, temperatura axilar 36,8 °C, saturação periférica de oxigênio 94% em ar ambiente. Exame cardiovascular e pulmonar sem alterações significativas à ausculta. Abdômen flácido, indolor, sem massas ou visceromegalias.
Exames laboratoriais iniciais:
• hemograma com hemoglobina 10,2 g/dL (VR: 13-17 g/dL)
• volume corpuscular médio 88 fL (VR: 80-100 fL)
• leucócitos 9.200/mm³ sem desvio
• plaquetas 185.000/mm³
Função renal:
• ureia 78 mg/dL (VR: 10-50 mg/dL)
• creatinina 2,1 mg/dL (VR: 0,7-1,2 mg/dL)
Eletrólitos:
• sódio 136 mEq/L
• potássio 3,8 mEq/L
• cloreto 98 mEq/L
Cálcio total 15,2 mg/dL (VR: 8,5-10,5 mg/dL).
Albumina sérica 3,2 g/dL (VR: 3,5-5,0 g/dL).
Fósforo 2,1 mg/dL (VR: 2,5-4,5 mg/dL).
Magnésio 1,8 mEq/L (VR: 1,5-2,5 mEq/L).
Cálcio corrigido pela albumina: 15,6 mg/dL.
Fosfatase alcalina 420 UI/L (VR: 30-120 UI/L).
Gasometria venosa: pH 7,42, bicarbonato 26 mEq/L.
Glicemia 118 mg/dL.
Eletrocardiograma: ritmo sinusal, frequência cardíaca 94 bpm, intervalo PR 160 ms, intervalo QT 360 ms, intervalo QTc 420 ms (VR: até 440 ms em homens).
Radiografia de tórax evidencia massa em lobo superior direito de aproximadamente 4 cm com espiculação e pequeno derrame pleural à direita.
A conduta inicial apropriada para investigação etiológica da hipercalcemia e tratamento da condição que acomete o paciente é:
solicitar dosagem de paratormônio intacto, vitamina D (25-hidroxivitamina D e 1,25-di-hidroxivitamina D), eletroforese de proteínas séricas com imunofixação e cadeias leves livres no soro; iniciar hidratação vigorosa com solução salina isotônica 200 a 300 mL por hora, administrar furosemida 40 mg intravenoso a cada 12 horas para aumentar excreção renal de cálcio e programar ultrassonografia de paratireoides;
solicitar dosagem de 1,25-di-hidroxivitamina D, enzima conversora de angiotensina sérica, eletroforese de proteínas e tomografia computadorizada de tórax de alta resolução; iniciar hidratação com solução salina isotônica, administrar prednisona 60 mg por dia via oral e programar biópsia transbrônquica para confirmação diagnóstica de sarcoidose;
solicitar dosagem de paratormônio intacto, cálcio urinário de 24 horas, relação cálcio-creatinina urinária e cintilografia de paratireoides com sestamibi; iniciar reposição volêmica com solução salina isotônica e programar cirurgia de paratireoidectomia urgente nas próximas 24 horas devido a hipercalcemia grave sintomática;
solicitar dosagem de hormônio estimulante da tireoide, tiroxina livre, anticorpos antitireoidianos e captação de iodo radioativo pela tireoide; iniciar hidratação venosa com solução salina isotônica, administrar propiltiouracil 200 mg via oral três vezes ao dia e propranolol 40 mg via oral três vezes ao dia para controle da tireotoxicose;
solicitar dosagem de paratormônio intacto, proteína relacionada ao paratormônio, 25-hidroxivitamina D e 1,25-di-hidroxivitamina D; iniciar hidratação com solução salina isotônica 200 a 300 mL por hora ajustada para manter débito urinário 100 a 150 mL por hora e administrar calcitonina 4 unidades por kg subcutânea e ácido zoledrônico 4 mg intravenoso em 15 minutos.
Dentre os horizontes do solo, aquele que apresenta máxima expressão do processo pedogenético é o horizonte:
C
B
E
A
Nos quadros de disfunção temporomandibular (DTM) de origem muscular, alguns músculos do sistema estomatognático apresentam envolvimento direto. Considerando a anatomia e a função desses músculos, pode-se afirmar que o músculo comumente acometido na DTM, responsável pela elevação mandibular, participação nos movimentos de lateralidade e frequentemente associado à dor profunda à palpação intraoral, é o:
temporal
masseter
pterigóideo medial
pterigóideo lateral
O modelo de desenvolvimento da leitura e da escrita proposto por Uta Frith descreve mudanças qualitativas nas estratégias utilizadas pela criança ao longo do processo de alfabetização. Considerando esse modelo, a correta associação entre uma fase e o desempenho esperado da criança corresponde à fase:
pré-silábica, caracterizada pela leitura global de palavras familiares e pela escrita sem correspondência fonemagrafema
silábica-alfabética, marcada pelo reconhecimento lexical automático de palavras irregulares e pela independência da análise fonológica
ortográfica inicial, caracterizada pelo uso predominante de pistas visuais para reconhecimento de palavras, sem acesso ao princípio alfabético
alfabética plena, na qual a criança realiza a decodificação sistemática grafema-fonema, sendo capaz de ler e escrever palavras regulares, mesmo que ainda dependa do feedback auditivo
Treinar e competir são partes de um processo de desenvolvimento esportivo que, quando bem conduzido, trará à criança o prazer e a vontade de continuar praticando o esporte. Nesse sentido, de acordo com De Rose Jr. (2009), o esporte, como em qualquer outra atividade do ser humano, pode ser um potencial gerador de estresse se não adequado às condições do praticante. Uma ação do professor que pode desmotivar seus alunos a praticar esportes nas aulas de educação física é:
usar elogios verbais e não verbais
estabelecer metas reais de desempenho
envolver as crianças nas tomadas de decisão
comparar o rendimento de um aluno com o rendimento de outro
Ao investigar as causas da evasão escolar, a equipe pedagógica de uma escola identificou que essa questão vai além do abandono voluntário, extrapolando, portanto, o âmbito pedagógico. Isso porque foi possível constatar que fatores de cunho social, econômico e nutricional são os principais gatilhos para o afastamento dos seus alunos. Tal achado, por um lado, desmistificou uma culpabilização discente e, por outro, fez com que a escola reconhecesse a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que supere o isolamento de cada área, vislumbrando, assim, uma perspectiva de:
totalidade
fragmentação
hierarquização
especificidade
Consiste na visualização superior do terreno e da construção situada em seu interior. Indica a forma e as dimensões do terreno, os lotes e as quadras vizinhas, limites da propriedade ou parte dela e ruas ou estradas de acesso. Essa é a definição de planta:
baixa
descritiva
de situação
de localização
As enfermidades do trato reprodutivo constituem um dos principais entraves à produtividade na pecuária bovina. Para o controle sanitário eficiente, é fundamental compreender a epidemiologia e a patogenia dessas afecções. Sobre a Tricomonose, a Campilobacteriose, a Brucelose e o Freemartinismo, assume-se que:
a tricomonose é mantida no rebanho pelo touro em estado de portador assintomático
a campilobacteriose causa balanopostite purulenta visível no exame clínico do macho
a brucelose é uma doença estritamente venérea e não infecta fêmeas via digestiva ou oral
o freemartinismo decorre de infecção viral na gestação e resulta em fêmeas férteis, mas masculinizadas
A diferenciação laboratorial entre Taenia solium e Taenia saginata é essencial para a vigilância epidemiológica, uma vez que apenas uma delas causa a Cisticercose humana. Ao examinar proglotes grávidas eliminadas nas fezes de um paciente, o Médico Veterinário confirma o diagnóstico de Taenia saginata, pois foi observado, macroscopicamente ou com auxílio de lupa, a presença de:
ovos operculados
escólex com ganchos
poros genitais duplos
ramificações uterinas numerosas
A Sarna Sarcóptica (Sarcoptes scabiei var. suis) é a ectoparasitose mais importante da suinocultura. A gravidade do quadro clínico, especialmente o prurido intenso, não é proporcional apenas ao número de ácaros presentes no animal, mas sim à resposta imunológica do hospedeiro aos antígenos do parasita. Essa patogenia é mediada por uma reação de hipersensibilidade mista, classicamente categorizada como dos tipos:
I e II
I e IV
II e III
III e IV
Uma empresa pretende lançar uma bebida láctea sabor morango no mercado nacional. Considerando a legislação brasileira vigente para alimentos embalados (RDC 360/2003, RDC 259/2002 e RDC 359/2003), as informações que devem constar, obrigatoriamente, no rótulo para atender aos requisitos legais completos de rotulagem, garantindo segurança, rastreabilidade e transparência ao consumidor, são:
inclusão exclusiva de vitaminas, minerais e compostos bioativos opcionais, sem detalhar ingredientes, presença de alergênicos ou dados do fabricante
recomendações de consumo e advertências genéricas, sem necessidade de vinculação à composição ou padrões legais, desde que o produto seja considerado seguro
apenas sabor, cor, quantidade de açúcar e teor de gordura, desde que informado no painel nutricional, sem necessidade de lote, prazo de validade ou dados do fabricante
lista completa de ingredientes em ordem decrescente de quantidade, presença de alergênicos destacados, identificação do lote e data de fabricação, prazo de validade, informações completas do fabricante e painel nutricional com valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, saturadas, trans, fibra alimentar e sódio
Paciente feminina, 61 anos, portadora de artrite reumatoide soropositiva em acompanhamento irregular, procura atendimento com história de piora abrupta da fadiga, icterícia progressiva, palpitações e urina escurecida há quatro dias. Relata que interrompeu seu tratamento regular há vários meses e vinha utilizando anti-inflamatórios com frequência. Ao exame físico, encontra-se pálida, ictérica (3+/4+), taquicárdica e com esplenomegalia discreta. O esfregaço periférico mostra policromasia, anisocitose moderada e esquizócitos.
Os exames laboratoriais revelam:
• hemoglobina 7,0 g/dL
• VCM 94 fL
• HCM 31 pg
• reticulócitos corrigidos 6%
• LDH 950 U/L
• haptoglobina indetectável
• bilirrubina total 4,1 mg/dL (indireta 3,4 mg/dL).
Considerando o quadro clínico e laboratorial, o exame que confirma a etiologia da hemólise é:
pesquisa de anticorpos IgM e avaliação de crioaglutininas com aglutinação a 4 °C;
teste da antiglobulina direta com reagentes para IgG e C3d, associado à análise do esfregaço;
dosagem de G6PD, eletroforese de hemoglobina e teste de solubilidade, investigando hemólise hereditária;
investigação de autoanticorpos como FAN e anti-DNA, com prova cruzada sanguínea;
dosagem sérica de ácido metilmalônico e homocisteína, avaliando anemia megaloblástica.
Segundo Bender (2018), vários autores elaboraram listas de aspectos comuns ou características essenciais do ensino de aprendizagem baseada em projetos. Acerca desses aspectos comuns, aquele que introduz e traz informações básicas para preparar e gerar interesse nos alunos para o projeto é chamado de:
âncora
investigação
questão motriz
feedback e revisão
Acerca do ensino das lutas, a questão da distância é um fator central e determinante, ou seja, a proximidade é crucial para diferenciar as ações das pessoas. Isso indica, então, a necessidade de compreender as diversas distâncias que podem ser apreendidas nas lutas (González, 2014). Com base nisso, classifi ca-se como uma luta de curta distância:
o boxe
o jiu-jitsu
a esgrima
o kickboxing
A modalidade de atendimento remoto pelo terapeuta ocupacional foi regulamentada temporariamente pelo COFFITO, em 2020, durante a emergência sanitária da pandemia da COVID-19. E, em 2025, por meio da resolução n.° 619, tornou-se permanente com princípios estruturados que regem a conduta do profissional. Dentre esses princípios, pode-se considerar que:
o profissional deve garantir meios adequados de registro e documentação dos atendimentos remotos realizados, sendo opcional o registro para maiores de 18 anos
o consentimento do paciente e/ou de seu(s) representante(s) legal(is), deve ser obtido pelo profissional de modo opcional, garantindo sigilo e privacidade
o atendimento remoto deve substituir consultas e avaliações clínicas presenciais, sempre que estas forem indispensáveis ao diagnóstico, tratamento e prognóstico do paciente
o atendimento remoto é opcional, devendo ser utilizado quando não puder ser realizado presencialmente, garantindo-se que seja eficaz e seguro para a condição clínica do paciente
Cabe ao terapeuta ocupacional que atua em cuidados paliativos no hospital realizar:
a avaliação social e espiritual do paciente e de seus familiares
o planejamento da alta hospitalar de pacientes internados na UTI
a extubação paliativa para aliviar o sofrimento, proporcionar conforto e dignidade
medidas para controle da dor e de sintomas utilizando terapia farmacológica
O Estatuto da Cidade estabelece instrumentos de política urbana destinados a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana. Considerando a lógica jurídica e urbanística desses instrumentos, é correto afirmar que:
a aplicação do parcelamento, da edificação ou da utilização compulsórios pressupõe previsão no Plano Diretor e visa a induzir o adequado aproveitamento do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado
a desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública pode ser aplicada imediatamente após a identificação do imóvel urbano subutilizado, independentemente de etapas prévias
a outorga onerosa do direito de construir tem natureza exclusivamente arrecadatória, não se relacionando com a política de ordenamento territorial
o direito de preempção garante ao proprietário urbano a preferência para aquisição de imóveis públicos situados em áreas de interesse social
O controle da temperatura da composteira é gerado a partir do reviramento das pilhas em um período de 15 em 15 dias, até que a temperatura chegue ao ideal. Nesse processo, para que se obtenha, com sucesso, o adubo orgânico, a temperatura da composteira deve ser mantida entre:
40º e 50ºC
60º e 70ºC
80º e 90ºC
100º e 110ºC
No âmbito das técnicas projetivas, a validade das inferências produzidas está fundamentalmente relacionada à:
fidedignidade entre avaliadores, garantida pela padronização rigorosa dos sistemas de codificação e escore das respostas ao estímulo ambíguo
precisão das inferências clínicas pautadas na inter-relação entre o dinamismo da estrutura de personalidade e a totalidade dos dados colhidos no processo avaliativo
estabilidade temporal dos resultados, assegurando que o conteúdo latente projetado mantenha-se invariável em sucessivas aplicações do mesmo estímulo
validade de critério, estabelecida por meio da correlação estatística entre os indicadores do teste e traços de personalidade mensurados por instrumentos objetivos
Na teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo caracteriza-se, fundamentalmente, pela compreensão de que o conhecimento é
construído ativamente pelo sujeito a partir de sua ação sobre o meio
incorporado gradualmente ao repertório mental por meio da exposição a conteúdos
adquirido por meio da repetição de experiências organizadas pelo ambiente
transmitido de forma progressiva nas interações sociais estabelecidas ao longo da vida