Questões de Concurso de Tipos de planos - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1181220

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 55

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca dos elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Para que o plano da escola seja um instrumento para a ação, ele deverá apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e teor inflexível.

  • B.

    Os principais requisitos para o planejamento são a unidade, o foco central dos conteúdos, a avaliação diagnóstica e a postura democrática do docente.

  • C.

    Existem apenas duas modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano de políticas públicas e o plano da escola.

  • D.

    Objetivos, conteúdos e métodos — elementos do planejamento escolar — não apresentam implicações sociais nem significado político.

  • E.

    O planejamento inclui a previsão das atividades didáticas, a revisão e a adequação no decorrer do processo de ensino.

Questão de Concurso - 1203187

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Língua Portuguesa 2019

Questão 19

Instituto AOCP

Nível Superior

Os conteúdos escolares são um dos itens mais importantes na elaboração dos planos de ensino. Sobre esse tema, é correto afirmar que

  • A.

    os conteúdos programáticos devem ser elaborados a partir dos objetivos.

  • B.

    os conteúdos programáticos devem ser elaborados de acordo com a organização do livro didático a ser utilizado pela escola.

  • C.

    os conteúdos programáticos são considerados significativos quando deles partem os objetivos.

  • D.

    a seleção dos conteúdos programáticos deve considerar sua significação para o professor e os recursos que têm disponível para o ensino.

Questão de Concurso - 1202811

Concurso Professor do Ensino Fundamental - Área: Anos Iniciais 2018

Questão 35

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Ao planejar uma aula, seja ela teórica ou prática, o professor precisa diferenciar os tipos de conteúdos que trabalhará em sala para que não fique limitado aos conceitos e às informações.


Complete as lacunas das frases, identificando, corretamente, o tipo de conteúdo que diz respeito a cada descrição.

____________________: relacionado ao domínio de habilidades, de competências, de aptidões, de procedimentos, de destrezas, de capacidades, de métodos de pesquisa, de desenvolvimento de operações mentais e a outros.

____________________: relacionado ao conhecimento de fatos, de fenômenos, de conceitos, de princípios, de leis, de saberes, de ideias, de imagens, de esquemas, de informações e a outros.

____________________: relacionado ao envolvimento, à postura, ao interesse, à atitude, aos valores, ao posicionamento, às convicções, às preocupações, às normas, às regras e a outros.

A sequência que preenche corretamente as lacunas das frases é

  • A.

    Procedimental / conceitual / Atitudinal

  • B.

    Procedimental / atitudinal / Conceitual

  • C.

    Conceitual / Atitudinal / Procedimental

  • D.

    Conceitual / Procedimental / Atitudinal

Questão de Concurso - 1197552

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 25

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Para uma ação pedagógica crítica e transformadora é necessário um planejamento, no qual possibilita ao educador um direcionamento de forma a se integrar dialeticamente na prática do educando, visando transformá-lo. Para tal planejamento é importante seguir etapas, assinale, quais são essas etapas na ordem devida:

  • A.

    Diagnóstico, objetivos, seleção de conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação pedagógica.

  • B.

    Objetivos, procedimentos, recursos, avaliação pedagógica; diagnóstico, seleção de conteúdos.

  • C.

    Diagnóstico, avaliação pedagógica, seleção de conteúdos, procedimentos, recursos, objetivos.

  • D.

    Recursos, procedimentos, objetivos, diagnóstico, seleção de conteúdos, avaliação pedagógica.

Questão de Concurso - 1163687

Concurso UFT Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 23

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins (COPESE/UFT)

Nível Superior

As diferentes perspectivas de planejamento comportam possibilidades de transformação social ou de conservação conforme grupos que o manejam, os referenciais dos atores envolvidos e as características da realidade a ser trabalhada. Sobre as abordagens do planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática e economicista, que deprecia a dinâmica das relações sociais e fundamenta-se na ação instrumental do modelo positivista.

( ) O planejamento estratégico apresenta-se como uma reação às limitações do planejamento normativo tradicional.

( ) O planejamento participativo, numa perspectiva critica, constitui um processo que possibilita o conhecimento da realidade por meio da ação e reflexão dos envolvidos.

( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática, que supervaloriza, essencialmente, a dinâmica das relações sociais e a participação de todos.


Assinale a sequência correta.


  • A.

    V, F, F, V

  • B.

    F, F, V, V

  • C.

    F, V, F, F

  • D.

    V, V, V, F

Questão de Concurso - 1174181

Concurso Pedagogo 2018

Questão 26

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON UEPB)

Nível Superior

O processo de planejamento educacional exige uma postura crítica e criativa em relação ao ato educativo. Dentre as alternativas a seguir assinale a alternativa CORRETA para indicar as dimensões do planejamento da educação.

  • A. Política, pedagógica e técnica.
  • B. Estratégica, pedagógica e administrativa.
  • C. Didática, humana e técnica.
  • D. Emancipatória e democrática.
  • E. Burocrática, científica e racionalizante.

Questão de Concurso - 1193422

Concurso UFMS Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 52

Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC)

Nível Superior

Sobre os vários tipos e níveis de planejamento, assinale a alternativa correta:

  • A.

    O planejamento curricular é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.

  • B.

    O planejamento escolar é a atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

  • C.

    O planejamento de aula envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.

  • D.

    Planejamento educacional é a organização da dinâmica escolar. É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem.

  • E.

    O planejamento de ensino organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula. É o que o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com o planejamento curricular, com o planejamento escolar e com o planejamento de ensino.

Questão de Concurso - 1123678

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 48

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A efetivação do projeto político-pedagógico da escola dá-se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A proposta curricular que mais bem se adequa à realização de um planejamento participativo é a do currículo integrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 467860

Concurso Professor de Pedagogia 2011

Questão 27

ATAME Grupo (ATAME)

Nível Superior

A ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o:

  • A.

    Plano de Desenvolvimento da Escola.

  • B.

    Projeto Político Pedagógico.

  • C.

    Projeto de Trabalho.

  • D.

    Regimento Escolar.

Questão de Concurso - 1191447

Concurso Professor de Ciências 2016

Questão 7

FACET Concursos (FACET)

Nível Superior

Acerca de planos de ensino analise as proposições e marque a alternativa incorreta.


I. Cada aula é um encontro curricular, no qual, nó a nó, vai-se tecendo a rede do currículo escolar proposto para determinada faixa etária, modalidade ou grau de ensino.
II. A aula, no contexto da educação escolar, é uma síntese curricular que concretiza, efetiva, constrói o processo de ensinar e aprender.

III. O Aluno precisa ir percebendo, sentindo e compreendendo cada aula como um processo vivido por ele para que, na especificidade da educação escolar, avance, como, do “senso comum” à “consciência filosófica.

  • A.

    Somente I e II estão erradas

  • B.

    Somente II e III estão erradas

  • C.

    Todas estão corretas

  • D.

    Somente I e II estão erradas

  • E.

    Todas estão erradas