

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sistema de duas gavetas e sistema de reposições periódicas são métodos para o controle de estoques.
Certo
Errado
Programar datas para as reposições de material, em intervalos de tempo iguais, constitui tarefa do sistema de controle de estoque denominado sistema
MRP (material requirements planning).
JIT (just in time).
de duas gavetas.
das revisões contínuas.
das revisões periódicas.
Consiste em emitir um pedido de compras, com qualidade igual ao Lote Econômico (ou outro, a critério do administrador de materiais), sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido. Essa definição refere-se ao modelo denominado
Sistema de duas gavetas.
Reposição Periódica.
Sistemas híbridos de estoque.
Lote econômico com desconto.
Reposição Contínua.
Com relação aos benefícios da introdução de sistemas informatizados de gestão de estoques, analise as afirmativas a seguir.
I. Aumentam os ganhos de produtividade, na medida em que as decisões deixam de adotar critérios padronizados e passam a ser mais intuitivas.
II. Disponibilizam informações on‐line para gestores, funcionários, clientes, usuários, etc.
III. Controlam de modo mais efetivo procedimentos e sistemas e criam bancos de dados confiáveis.
Assinale
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção correta.
I. O controle de bens tem por objetivo classifi car e codifi car materiais e obter assim o registro histórico do bem. II. O sistema de codifi cação de bens de todas as organizações se diferencia do sistema de codifi cação de materiais por sua categoria específica alfanumérica. III. A codifi cação é feita por grupos de números e números e letras inteligentes por meio dos quais são identificados bens e materiais.Somente I está correta.
Somente II está correta.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Todas as opções estão corretas.
Com relação ao sistema de controle de estoque apresentado na figura acima, assinale a opção correta.
A quantidade do pedido de compra depende do estoque físico existente, do consumo estimado, do tempo de reposição e de eventual saldo de pedido no fornecedor.
A quantidade de estoque do item no ponto A equivale, obrigatoriamente, à quantidade do item no ponto B.
Um novo pedido de compras será feito sempre que atingido o estoque mínimo do item.
O tempo de reposição não influencia o cálculo de pedido do item.
Quanto menores forem os segmentos a e b, maior será o custo de estocagem.
Um dos desafios da Administração de materiais está em planejar e controlar adequadamente os estoques para tentar mantê-los em níveis adequados de dimensionamento. Diversas considerações fazem-se necessárias dentro da abordagem sistêmica que envolve tal dimensionamento, EXCETO que:
uma das funções do estoque é garantir o abastecimento de materiais à empresa, neutralizando os efeitos de sazonalidade no suprimento e os riscos de dificuldade no fornecimento.
deve-se fazer uma previsão do consumo de materiais, também chamada de previsão de demanda, uma estimativa a priori de quanto determinado material será consumido ou necessário durante um determinado período de tempo.
uma das técnicas quantitativas utilizadas para calcular a previsão de consumo é o método da média móvel ponderada.
não é possível proporcionar economias de escala por meio da compra ou produção em lotes econômicos ou pela flexibilização do processo produtivo.
os estoques não podem ser muito grandes, pois implicam desperdício e capital empatado desnecessariamente, nem podem ser muito pequenos, pois envolvem risco de falta de materiais e, conseqüentemente, paralisação das atividades operacionais.

A figura acima representa o comportamento do consumo e ressuprimento de um determinado item do estoque. Com base na figura, conclui-se que a(o)
linha assinalada pelo número “1” indica o ponto de pedido.
linha assinalada pelo número “2” indica o nível de estoque médio.
linha assinalada pelo número “3” indica o nível de estoque de segurança.
lead time é o tempo entre dois ressuprimentos subsequentes.
Analise a figura abaixo:

Figura: Sistema dos máximos-mínimo (CHIAVENATO, 2005)
A partir do Sistema de Reposição de Estoque descrito acima é correto afirmar:
Tem como principal vantagem a simplificação dos procedimentos burocráticos de reposição de materiais.
É utilizado quando há dificuldade para determinar o consumo ou quando ocorre variação no tempo de reposição.
É um sistema que consiste em fazer pedidos para reposição dos estoques em intervalos de tempo estabelecidos para cada item.
Envolve programas complexos e é necessariamente operado por computador.
O estoque não deverá oscilar entre os limites máximo e mínimo.
Julgue o item a seguir, que trata de controle de estoque.
O sistema de máximos e mínimos é utilizado em razão da dificuldade de se determinar o consumo e em razão das variações do tempo de reposição.No caso de equipamentos e material permanente, o Termo de Responsabilidade, assinado pelo consignatário, constitui meio de
controle.
classificação.
catalogação.
requisição.
reposição.