O planejamento estratégico inclui atividades que envolvem a definição da missão da organização, o estabelecimento de seus objetivos e o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente.
Megginson, Mosley e Pietri, 1998
Quanto ao tema planejamento estratégico, assinale a opção incorreta.
As organizações não podem sobreviver se não souberem o que querem e para onde vão. A missão organizacional define o propósito fundamentaal e amplo que a organização tenta seguir ao identificar seus produtos ou serviços e seus clientes. Assim, a missão identifica a razão de ser da organização, isto é, o que ela representa.
São critérios exclusivos do planejamento estratégico: decisões tomadas pela alta administração; apropriação de muitos recursos, como dinheiro, mão de obra ou capacidade física; impacto significativo a longo prazo focalizando a interação da organização com o meio ambiente.
As decisões acerca do planejamento estratégico, são de responsabilidade dos administradores de linha e não de assessores especiais de planejamento.
A análise SWOT apresenta em detalhes todas as atividades a serem executadas pela empresa, de modo a minimizar as ameaças e pontos fracos, além de maximizar as oportunidades e consolidar os pontos fortes da organização.
A visão da empresa apresenta todas as crenças e valores que ela deseja consolidar na sociedade quanto à percepção de si em relação ao mercado.