

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As mesas ou superfícies de trabalho, para serem consideradas acessíveis às pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.), entre outros aspectos, devem possuir:
Ser localizadas em locais discretos e afastados de rotas acessíveis a fim de facilitar o acesso da P.C.R.
Tampo com altura máxima de 0,65 m e largura mínima de 0,50 m.
Profundidade livre mínima de 0,50 m, de modo que a P.C.R. tenha a possibilidade de avançar sob a mesa ou superfície.
Altura livre sob o tampo de, no mínimo, 0,80 m, exceto em situações em que o tampo possa ser removido.
Tampo com largura mínima de 1,20 m e altura entre 0,80 m e 1,00 m do piso acabado.
Conforme a Norma 9050/2020, quando da impossibilidade de um mobiliário ser instalado fora da rota acessível, ele deve ser projetado com diferença mínima em valor de reflexão da luz (LRV) de quantos pontos, em relação ao plano de fundo?
22 pontos.
25 pontos.
15 pontos.
18 pontos.
30 pontos.
De acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020, os espaços podem ter quatro definições básicas. Considere:
I. Espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elementos, que possam ser alcançados, acionados, utilizados e vivenciados por qualquer pessoa.
II. Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se tornem acessíveis.
III. Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.
IV. Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis.
As definições de I a IV referem-se, respectivamente, aos seguintes termos:
adaptado − adaptável − adequado − acessível.
acessível − adaptado − adaptável − adequado.
adequado − adaptável − adaptado − acessível.
acessível − adaptável − adaptado − adequado.
adaptável − acessível − adequado − adaptado.
Considerando as diretrizes para a instalação de sanitários, banheiros e vestiários acessíveis nas edificações, assinale a alternativa correta.
Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se integrados às demais instalações sanitárias.
Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se em rotas acessíveis, próximas à circulação principal.
Em edifícios com mais de um pavimento, os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se no pavimento central.
Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ser antiderrapantes e possuir desnível inferior a 20 mm junto à soleira, evitando retorno de água.
As portas dos sanitários acessíveis devem abrir para o lado externo do sanitário e possuir um puxador horizontal externo, não sendo permitida porta do tipo correr.
Recomenda-se que todo o mobiliário atenda aos princípios do desenho universal. Sobre o mobiliário, é INCORRETO afirmar que:
Balcões de atendimento acessíveis devem ser facilmente identificados e localizados em rotas acessíveis.
Caixas de pagamento devem ser facilmente identificadas e localizadas em rotas acessíveis. Para aproximação lateral, deve ser assegurada passagem livre de 0.90 m de largura.
As mesas ou superfícies de trabalho acessíveis devem possuir tampo com largura mínima de 0.90 m e altura entre 0.75 m e 0.85 m do piso acabado, assegurando-se largura livre mínima sob a superfície de 0.80 m.
As mesas ou superfícies de refeição acessíveis devem ter altura de tampo entre 0.80 m e 0.90 m do piso acabado.
Sempre que as mesas ou superfícies de trabalho acessíveis forem utilizadas por uma única pessoa, elas podem ser adequadas conforme as necessidades específicas do usuário, objetivando a melhoria das condições de conforto e autonomia.
No projeto de edificações, o arquiteto deve prever um número mínimo de sanitários acessíveis de acordo com o uso do edifício. Qual deve ser o número de sanitários acessíveis para áreas comuns de edificações privadas já existentes?
No mínimo, um sanitário.
No mínimo, uma instalação sanitária por sexo.
No mínimo, uma instalação sanitária por sexo, onde houver sanitários.
No mínimo, 5 % do total de cada peça sanitária existente.
No mínimo, 3 % do total de cada peça sanitária existente.
As dimensões do sanitário acessível e do boxe sanitário acessível devem garantir o posicionamento das peças sanitárias e parâmetros de acessibilidade. Sobre o sanitário acessível, é INCORRETO afirmar que:
A área de manobra pode utilizar, no máximo, 0,10 m sobre a bacia sanitária e 0,30 m sob o lavatório.
Em caso de reforma, os pisos dos sanitários ou boxes sanitários podem ter um leve desnível junto à entrada ou soleira.
Na superfície superior dos lavatórios, a altura pode variar de 0,78 m a 0,80 m, exceto a infantil.
Deve-se garantir área necessária para transfêrencia lateral, perpendicular e diagonal para a bacia sanitária.
Quando a porta instalada for do tipo de eixo vertical, ela deve abrir para o lado externo do sanitário ou boxe e possuir um puxador horizontal no lado interno do ambiente, medindo no mínimo 0,40 m de comprimento, afastamento de no máximo 40 mm e diâmetro entre 25 mm e 35 mm.
Conforme a Norma 9050/2020, mobiliários com altura entre 0,60m até 2,10m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências superiores a qual profundidade?
0,12 m de profundidade.
0,10 m de profundidade.
0,11 m de profundidade.
0,08 m de profundidade.
0,05 m de profundidade.
As informações essenciais aos espaços nas edificações, no mobiliário e nos equipamentos urbanos podem ser utilizadas de forma visual ou sonora.
Certo
Errado
Sobre a acessibilidade a edificações, espaço e equipamentos urbanos, é correto afirmar que:
Os sinais podem ser classificados como de localização, alerta, advertência e instrução. Os sinais de alerta, independentemente de sua categoria, têm a propriedade de alerta prévio a uma instrução.
Quanto às categorias, a sinalização pode ser informativa e de emergência.
Sinalização tátil no piso é a demarcação no piso por meio de pisos táteis ou de relevos com contraste de luminância em relação ao piso adjacente para alertar as pessoas com deficiência visual para situações de risco.
A sinalização tátil de alerta no piso deve medir entre 0.30 m e 0.60 m na base e no topo de rampas, com inclinação i ≥ 7%.
Rampas com inclinação i < 5% não precisam ser sinalizadas.
A ABNT NBR 9050, em sua versão corrigida de 30.12.2005 trata da acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e informa, em seus objetivos, que todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos devem atender a esta norma para serem considerados acessíveis. Considerando essa premissa, e conforme definido na Norma, é considerado acessível:
Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano que possa ser alcançado, acionado, utilizado, e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado, e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano que possa ser alcançado, acionado, utilizado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado, usufruído e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado, usufruído e vivenciado por pessoas com mobilidade reduzida.
Com base nas determinações da ABNT NBR 9050/2015 para o dimensionamento de sanitários coletivos e acessíveis, assinale a opção correta.
Não é permitida a utilização de bacia com caixa acoplada, uma vez que a caixa não possibilita a instalação da barra a 0,75 m de altura ao fundo.
A norma obriga a instalação de pelo menos um box com barras de apoio para uso de pessoas com mobilidade reduzida nos sanitários coletivos.
Não é necessária a instalação de barras de apoio nos lavatórios dos sanitários coletivos.
As portas dos boxes comuns, nos sanitários coletivos, podem ter 0,60 m de largura, mesmo em novas edificações.
Os valores dimensionais, identificados como máximos e mínimos, são absolutos e as demais dimensões devem ter tolerância máxima de mais ou menos 10 mm.
Com relação ao conceito de mobilidade e acessibilidade e à ABNT NBR 9050:2004, NÃO é correto afirmar:
Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
As entradas e áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., também necessitam ser acessíveis.
As normas de acessibilidade, com relação às rampas, não impõem medidas específicas, mas definem limites mínimos e/ou máximos que servem como parâmetros de projetos.
Edificações e equipamentos urbanos que venham a ser reformados devem ser tornados acessíveis. Em reformas parciais, a parte reformada deve ser tornada acessível.
Recomenda-se que em quartos e sanitários de hotéis, instituições de idosos e hospitais sejam instalados telefones, campainhas e alarmes de emergência visuais, sonoros e vibratórios.
Sobre a acessibilidade a Edificações, Espaços e Equipamentos Urbanos, é INCORRETO afirmar que:
Área de descanso é a área adjacente e interligada às áreas de circulação interna ou externa às edificações, destinada aos usuários que necessitem de paradas temporárias para posterior continuação do trajeto.
As abreviaturas M.R. e P.M.R referem-se respectivamente a: módulo de referência e passeio para mobilidade reduzida.
Uso restrito são espaços, salas ou elementos internos ou externos, disponíveis estritamente para pessoas autorizadas.
Adaptável é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se tornem acessíveis.
Área de aproximação é o espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação de todas as pessoas, para utilização de mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.
“Nos locais de serviços de saúde que comportem internações de pacientes, pelo menos ________ , com no mínimo um dos sanitários em apartamentos deve ser acessível. Recomenda-se, além disso, que pelo menos outros _______ sejam adaptáveis.”
(Fonte: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos — NBR 9050/1994. ABNT.)
Marque a alternativa que preenche corretamente a afirmação acima:
5%, 10%.
10%, 10%.
20%, 10%.
10%, 20%.
Durante a elaboração de projetos arquitetônicos em edificações públicas e privadas deve-se observar os aspectos ligados a acessibilidade. Logo, pode-se afirmar que, no projeto arquitetônico de uma edificação (a ser construída) de uso privado que possua sanitários em área de uso comum, o número mínimo de sanitários acessíveis deve ser:
5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, onde houver sanitários.
7 % do total de cada peça sanitária.
5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo dois, onde houver sanitários.
7 % do total de cada peça sanitária, independente do caso.
4 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo dois, onde houver sanitários.
Sobre o que estabelece a NBR 9050:2020 para escadas, corrimãos e guarda-corpos, está correto afirmar:
Em rotas acessíveis, escadas com espelhos vazados são permitidas, desde que o bocel do degrau ultrapasse pelo menos 1,5cm do piso abaixo.
Considera-se degraus isolados a sequência de até 4 degraus.
Em escadas e rampas de rotas acessíveis, os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados e devem prolongar-se pelo menos 0,30m nas extremidades.
Exige-se a instalação de corrimão intermediário nas rampas e escadas com mais de 2,00m de largura.
Nas rampas acessíveis, a dimensão longitudinal mínima dos patamares é de 1,50m.
Acerca de diretrizes para projetos de banheiros acessíveis a pessoas com deficiência física, assinale a opção correta.
É importante sempre estar atento à possibilidade de alcance manual de válvulas sanitárias, torneiras, barras, puxadores e trincos bem como à de uso de todos os acessórios pela pessoa com deficiência.
Os pisos dos sanitários ou boxes, além de serem antiderrapantes, devem apresentar desníveis junto à soleira e entrada, ter grelhas e ralos encostados próximos às paredes.
Deve haver espaço para manobra do cadeirante dentro do banheiro, ou seja, um espaço livre de raio suficiente para que a cadeira possa girar 180°, prevendo-se, para isso, um diâmetro livre de 1,20 m
Os lavatórios devem garantir altura frontal livre de barreiras a uma distância do piso de 1 m de altura para o possível encaixe da cadeira de rodas.
Ao lado da bacia sanitária, há necessidade de instalação de barras para garantir transferência frontal, perpendicular e diagonal.
A acessibilidade em prédios públicos é baseada em um conjunto de especificações, normas, legislação e na consciência de ter espaço para todos, com arquitetura possibilitando uso confortável e autônomo, estabelecendo exigências mínimas que devem ser observadas na acessibilidade do espaço edificado, quer seja de domínio público ou privado. A atual Legislação do Brasil sobre acessibilidade é regida pela regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas- Normas Brasileiras (ABNT) NBR 9050 de 2004.
Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre os critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade em edificações:
Os caminhos e passagens por todo o prédio precisam ser completamente acessíveis a todas as pessoas. As ligações e os acessos, entrada social, entrada de serviço, garagem, jardins e circulações, não podem ser interrompidos por degraus, desníveis ou vãos estreitos. Assim, considera-se dois tipos de áreas para o deslocamento em linha reta de pessoas em cadeiras de rodas manuais ou motorizadas: área de circulação, o espaço sem obstáculos para que a pessoa possa deslocar-se; e área de transferência é a área com acesso direto para uma saída.
Sobre o alcance auditivo, os alarmes sonoros devem emitir sons com intensidade de no mínimo 20 dB acima do ruído de fundo. Nas salas de espetáculos, os equipamentos de informações sonoras devem permitir o controle individual de volume. Além da forma de comunicação/sinalização sonora através de recursos auditivos, deve-se adotar a comunicação tátil através de caracteres em Braille.
Os tipos de sinalização estabelecidos que devem ser adotados são: Permanente - sinalização utilizada nas áreas e espaços cuja função já esteja definida, identificando os diferentes espaços de um ambiente ou de uma edificação; e De emergência - sinalização utilizada para indicar as rotas de fuga e saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano, ou para alertar quanto a um perigo iminente.
A indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos deve ser feita por meio do símbolo internacional de acesso. A representação do símbolo internacional de acesso consiste em pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C). Este símbolo pode, opcionalmente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco). A figura deve estar sempre voltada para o lado direito. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo.
Referente a NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, analise os itens a seguir:
I - Objetos como corrimãos e barras de apoio, entre outros, devem estar afastados no mínimo 50 mm da parede ou outro obstáculo.
II - Os assentos para pessoas obesas devem suportar uma carga de 260 kg.
III - São consideradas rampas às superfícies de piso com declividade igual ou superior a 5 %.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Somente III está correta.