

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O acompanhamento e a supervisão técnica de obras são atribuições essenciais na prática profissional do arquiteto e urbanista, especialmente no contexto de contratações públicas. O exercício adequado dessas funções contribui para o controle da qualidade da execução, o cumprimento dos prazos contratuais, a conformidade com os projetos e especificações, além de permitir a prevenção de vícios construtivos e desperdícios. Considerando as boas práticas e obrigações técnicas relativas ao acompanhamento, coordenação e supervisão de obras, assinale a alternativa CORRETA.
A presença do arquiteto na obra, durante a execução, é facultativa quando o projeto executivo tiver sido previamente aprovado e o responsável técnico pela construtora for um engenheiro civil.
A coordenação de obras refere-se exclusivamente ao controle do orçamento da execução, sendo desvinculada do acompanhamento físico do canteiro e da compatibilização entre projetos.
O arquiteto pode atuar na supervisão de obras públicas mesmo que não tenha sido o autor do projeto, desde que esteja legalmente habilitado e designado para essa função.
A fiscalização e o acompanhamento da obra devem ser feitos exclusivamente por engenheiros civis, por se tratar de atribuição voltada apenas à engenharia, conforme a Lei n.º 5.194/1966.
Em vistoria a uma obra pública de médio porte, o técnico de segurança identificou a ausência de linha de vida para trabalhadores atuando em altura superior a 2 metros, além da inexistência de guarda-corpos nas periferias da edificação. O engenheiro fiscal do município foi acionado para avaliar a conformidade com a legislação de segurança vigente. Considerando a segurança do trabalho e saúde ocupacional, assinale a alternativa correta.
Incluir a gestão de riscos apenas em projetos com mais de 20 trabalhadores no canteiro de obras é prática suficiente para cumprimento da legislação de segurança.
Substituir a linha de vida por cordas de segurança presas a andaimes móveis atende aos requisitos legais, desde que supervisionado por profissional legalmente habilitado.
Adotar sinalização de advertência em áreas com risco de queda dispensa a instalação de guarda-corpos ou uso de EPI, desde que os trabalhadores estejam cientes do risco.
Implementar linha de vida com ancoragem adequada e instalar guarda-corpos em todos os pisos elevados são exigências previstas pela NR-35 e NR-18 para prevenir quedas em altura.
Qual a principal função da perícia de engenharia em um projeto de construção civil?
Elaborar o projeto de execução detalhado de cada estrutura.
Determinar o tipo de fundação mais econômico para o projeto.
Avaliar a viabilidade legal e técnica do projeto em relação às normas vigentes.
Validar os custos do projeto, sem considerar aspectos técnicos.
Métodos tradicionais de restauração aplicados na metade do século XX, muitas vezes levavam a alterações irreversíveis nos objetos.
Para evitar esse problema, princípios da teoria contemporânea buscam
a remoção total dos elementos alterados para garantir a originalidade do objeto.
a reversibilidade das intervenções para permitir futuras correções.
a substituição dos materiais originais por outros mais duráveis.
a renovação estética visando o aspecto visual ideal.
a restauração baseada em interpretações artísticas.
O Laudo Pericial é um documento elaborado por um perito, judicial ou arbitral, com o objetivo de apresentar um relato técnico imparcial e fundamentado sobre um fato ou situação que requer uma análise técnica. Ele descreve o objeto da perícia, o método utilizado, os resultados obtidos e as conclusões finais. É apresentado diretamente ao juiz ou árbitro e tem caráter formal, objetivando servir de elemento decisório. O Parecer Técnico, por sua vez, é uma opinião, conselho ou esclarecimento técnico dado por um especialista habilitado sobre assuntos de sua especialidade. Geralmente é elaborado por um profissional contratado por uma das partes envolvidas em uma disputada e pode ser solicitado tanto em processos judiciais, administrativos e arbitrais, quanto em consultorias técnicas. É importante ressaltar que:
I.O Laudo Pericial é um documento que tem valor probatório, ou seja, é considerado uma prova pericial em um processo judicial, arbitral ou administrativo.
PORQUE
II.O parecer não tem valor probatório, mas pode ser utilizado como um elemento de convicção para auxiliar na tomada de decisão de um juiz ou árbitro, bem como para apontar eventuais concordâncias ou discordâncias com Laudo Pericial, garantindo a imparcialidade e a qualidade do Laudo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Para efeitos de medição de serviços e obras no âmbito da Justiça do Trabalho, o contratado deverá apresentar relatórios periódicos contendo:
Planilhas eletrônicas contendo os serviços executados e a comprovação de padrões estabelecidos no projeto, aceite do Comitê Gerenciador de Obras respeitando as etapas e valores estabelecidos no contrato.
Planilhas, tabelas e gráficos que demonstrem a quantidade e qualidade dos serviços executados, termo de vistoria e fiscalização do Comitê Gerenciador de Obras respeitando o cronograma estabelecido no contrato.
Descritivo da administração local de obras, apresentação detalhada dos serviços executados, relatório de fiscalização realizada pelo comitê gerenciador de obras respeitando o cronograma anexo ao contrato.
Diários de serviços executados, registro gráfico das etapas finalizadas em forma de planilhas respeitando os termos e prazos fixados no contrato de execução da obra.
Levantamentos, cálculos e gráficos necessários à discriminação das quantidades dos serviços efetivamente executados respeitando rigorosamente as planilhas de orçamento anexas ao contrato.
Hipoteticamente, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), cuja importância arquitetônica e histórica é reconhecida pelo poder municipal, precisa receber serviços de pintura, troca de revestimentos de piso e requalificação de sistemas prediais.
Qual procedimento se aplica a esse caso?
Qualquer intervenção no IAC deve respeitar suas características históricas e arquitetônicas e precisa ser autorizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
O IAC pode realizar as intervenções desde que sejam para melhoria da instituição e tenham a anuência do diretor-geral do Instituto.
Como o IAC é uma instituição privada, não precisa seguir normas de preservação do patrimônio público, sendo suficiente solicitar um alvará de construção.
O IAC pode realizar as intervenções sem a necessidade de aprovação pelo poder público, pois nas intervenções não estão previstos acréscimo de área ou demolição de alvenarias.
O IAC está isento de autorização prévia para intervenções, pois é uma instituição de interesse exclusivamente agrícola.
O Fiscal deve entender noções básicas do projeto arquitetônico. Isto posto, assinale a alternativa INCORRETA sobre os projetos arquitetônicos.
Considera aspectos sociais, ambientais e econômicos.
É atribuição de arquitetos e urbanistas.
Hoje envolve também urbanismo e paisagismo.
Pode ser apenas um desenho artístico, sem função criativa.
Evoluiu com novas exigências e sustentabilidade.
Um arquiteto, servidor da prefeitura, foi designado como assistente técnico em um processo judicial que envolve falhas construtivas em uma escola municipal. Sua atuação exigiu a elaboração de parecer técnico detalhado e fundamentado. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__)A elaboração de laudo técnico em perícias deve conter descrição objetiva dos fatos, fundamentação técnica com base em normas vigentes e conclusão clara quanto às responsabilidades e causas identificadas.
(__)O assistente técnico possui as mesmas obrigações e imparcialidade do perito nomeado pelo juiz, sendo vedada a manifestação de posicionamento favorável à parte que o indicou.
(__)O laudo pericial deve apresentar linguagem acessível, conter registros gráficos sempre que necessário, e indicar com precisão os métodos utilizados na análise técnica.
(__)A mediação é uma ferramenta extrajudicial que busca a solução consensual de conflitos, podendo ser aplicada em disputas contratuais envolvendo obras públicas e privadas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
F − V − V − F.
V − V − V − V.
V − F − V − V.
F − V − V − V.
Enquanto restauração é a recuperação da unidade primitiva da edificação, do monumento ou do sítio em favor de sua preservação, reutilização consiste na conversão funcional por meio da alteração do uso original e requalificação diz respeito à recuperação para a mesma função.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A conservação e a restauração arquitetônica preservam o patrimônio cultural, exigindo rigor técnico e respeito à história das edificações. Assim, analise as afirmativas a seguir, considerando o contexto da restauração de um casarão tombado do século XIX em um município brasileiro:
I.A restauração de um casarão tombado deve seguir os princípios da Carta de Veneza (1964), priorizando a preservação das características originais, como materiais e técnicas construtivas, evitando intervenções que alterem sua autenticidade histórica, salvo em casos de reforço estrutural necessário.
II.A reintegração de elementos decorativos perdidos no casarão, como ornatos em gesso, pode ser realizada com materiais modernos, como fibra de vidro, desde que sejam visualmente idênticos aos originais, para reduzir custos sem comprometer o valor histórico.
III.A conservação preventiva do casarão pode dispensar a análise de patologias estruturais, como fissuras e infiltrações, desde que sejam realizados reparos estéticos regulares para manter a aparência do bem tombado.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
I apenas.
II apenas.
A responsabilidade técnica do arquiteto e urbanista abrange diversas esferas, incluindo a civil, a criminal e a administrativa/ética. Sobre a responsabilidade civil do profissional por falhas em uma edificação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O arquiteto e o construtor respondem pela solidez e segurança da edificação durante o prazo de garantia de 5 (cinco) anos, conforme o art. 618 do Código Civil.
(__)O prazo de garantia de 5 (cinco) anos não é prazo de prescrição; o direito de ação contra o profissional prescreve em 10 (dez) anos, contados a partir da constatação do vício dentro do prazo de garantia.
(__)Em relações de consumo, os vícios aparentes ou de fácil constatação em imóveis devem ser reclamados em até 90 (noventa) dias após a entrega, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
(__)O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) define, para efeitos legais, o responsável técnico pela obra, mas sua baixa não extingue a responsabilidade civil do profissional por eventuais vícios decorrentes de seu trabalho.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
V, V, V, F
F, V, V, F
V, V, F, F
F, F, V, V
O laudo técnico de um projeto deve conter a discriminação das atividades técnicas, das especificações e dos métodos construtivos a serem empregados na obra.
Certo
Errado
A data de entrega de um empreendimento deve levar em consideração o tempo para liberação de alguns documentos como o Auto de Conclusão porque
sem essa documentação não é possível contratar empresa especializada para a vistoria prévia.
só após obtido o documento pode ser solicitado o Alvará de Execução para vistoria técnica.
só após obtido o documento é realizado o agendamento da vistoria prévia para eventuais reparos.
essa documentação é obrigatória para este evento e depende de prazos dos órgãos públicos.
as ligações de concessionárias só podem ser realizadas após a emissão deste documento.
Deve-se implementar plano de restauração de áreas degradadas por meio da integração comunitária em programas de prevenção, educação ambiental e brigadas locais, aumentando resiliência, consciência a respeito dos riscos e resposta em situações emergenciais.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Para elaboração de um laudo destinado à instrução inicial de um processo judicial, será usada metodologia definida na norma brasileira aplicável a incorporações, utilizando-se, para áreas cobertas-padrão, o custo de R$ 2.300 por metro quadrado, valor estimado a partir do CUB vigente para o estado de São Paulo na ocasião e corrigido tendo em vista diferenças de padrão de acabamento verificadas entre o caso analisado e os projetos-padrão aos quais se aplica o CUB.
A área de cada um dos ambientes e a área total são apresentadas no quadro a seguir:
Ambientes | Área total por tipo de ambiente (m2) |
Áreas privativas de moradias, com acabamento | 800,00 |
Áreas de uso não residencial | 150,00 |
Varandas e garagens | 500,00 |
Total | 1.450,00 |
Como existe variação do padrão construtivo e de acabamento das diferentes áreas, foi recomendado que se trabalhasse com áreas equivalentes, nos termos da normatização técnica aplicável a estimativas de custos em incorporações imobiliárias. Para as áreas de uso não residencial, propôs-se a adoção de coeficiente de equivalência igual a 0,60, por se tratar de áreas sem acabamento. Para as varandas e garagens, esse coeficiente seria 0,75.
Adotando-se esses valores e critérios, o valor final estimado dos itens de edificação constantes do quadro apresentado será
R$ 2.501.250,00.
R$ 2.909.500,00.
R$ 3.335.000,00.
R$ 2.265.500,00.
R$ 4.404.500,00.
Os elementos de restauro destinados a substituir as partes faltantes devem se integrar harmoniosamente ao conjunto, mantendo-se a mesma linguagem arquitetônica, a fim de que a intervenção não se distinga do conjunto e conserve-se a integridade da obra.
Certo
Errado
A documentação técnica a ser apresentada no projeto executivo arquitetônico inclui, entre outros itens: memorial descritivo dos elementos e componentes arquitetônicos da edificação, planilhas orçamentárias, maquetes e coordenação de projeto.
Certo
Errado
Em uma vistoria a um edifício comercial foram observadas as condições das instalações aéreas afixadas em uma das fachadas voltada para a rua. Entre as situações registradas pelo técnico, para a elaboração de um relatório, uma irregularidade foi anotada.
Assinale a opção que descreve uma situação fora da conformidade.
entre duas cruzetas de aço horizontais, afixadas na fachada, a distância encontrada foi de 12,00m.
os condutores que passavam por essas mesmas cruzetas horizontais estavam fixados em isoladores, dispostos em três fileiras, separadas por uma distância de 25cm.
os parafusos empregados na fixação dos elementos eram do tipo galvanizados.
a distância vertical medida entre a calçada e as cruzetas horizontais foi de 6,00m, sendo constatada a presença de vagas para estacionamento de carros, no trecho.
a bitola empregada nos condutores era de 6mm².
Um arquiteto, responsável técnico pelo projeto e execução de construção de uma edificação familiar, desistiu de sua responsabilidade pela obra. Considerando que a obra está em andamento, na fase de fundação, e que todos os documentos e licenças foram registrados legalmente sob responsabilidade do profissional desistente, de acordo com a legislação municipal, o que deve ser feito?
A desistência do profissional de continuar responsável pela obra não o isenta de sua responsabilidade pela elaboração do projeto, sendo passível que responda por eventuais infrações relativas à sua autoria.
O fato deve ser comunicado, por escrito, à Prefeitura Municipal, pelo proprietário e pelo responsável técnico, em documento acompanhado de memorial, sobre o andamento da obra, com a indicação do nome do técnico substituto e respectiva assinatura
Requerer ao departamento de obras Particulares, nova concessão do alvará de licença e início de obras, para verificação do alinhamento, locação da obra e o certificado de numeração e emplacamento.
A Prefeitura Municipal se exime do reconhecimento de direitos autorais ou pessoais decorrentes da aceitação de transferência de responsabilidade técnica ou da solicitação da alteração de projeto, não isentando o profissional desistente da responsabilidade assumida.
Quando a baixa de responsabilidade do Dirigente Técnico da Obra for comunicada isoladamente, a obra deverá permanecer paralisada até que seja comunicada a assunção de novo responsável.