Questões de Concurso sobre Normas ABNT

 
 
Disciplina 1
Assunto 25
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
967 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A avaliação adequada das condições de conforto térmico em ambientes construídos requer o conhecimento de diferentes variáveis térmicas que influenciam as trocas de calor entre o corpo humano e o ambiente. Entre essas variáveis, destacam-se a temperatura do ar, a temperatura radiante média e a temperatura operativa, cada uma com definição e aplicação específicas. Considerando os conceitos estabelecidos pela ABNT NBR 16401-2:2008 e pela ISO 7730, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de uma dessas variáveis térmicas.


A

Temperatura radiante média: representa a temperatura média das superfícies que envolvem o ocupante (paredes, piso, teto, janelas), ponderada pela posição e área de cada superfície em relação à pessoa. Quanto mais próxima e maior a superfície, maior sua influência na temperatura radiante média.


B

Temperatura operativa: variável que corresponde à temperatura do ar em movimento corrigida por um coeficiente derivado da velocidade do ar incidente sobre o ocupante. Quanto maior a velocidade do ar, menor o valor do coeficiente.


C

Temperatura radiante média: variável medida diretamente por termômetro de bulbo seco, representando a quantidade de radiação solar que atravessa as aberturas envidraçadas e incide sobre os ocupantes do ambiente. É o parâmetro mais importante para dimensionamento de sistemas de proteção solar em edificações.


D

Temperatura do ar: variável medida diretamente por termômetro de bulbo seco, com correção por um coeficiente derivado da umidade relativa do ambiente.

Conforme a “Tabela 1 – Características dos ocupantes” da NBR 9077:2025, assinale a alternativa que apresenta corretamente a correspondência entre a classificação de ocupantes e um de seus exemplos.


A

A – shopping centers.


B

B – escritórios não abertos ao público.


C

Ciii – hotéis, apart-hotéis, albergues e pousadas.


D

D – terminais rodoviários.


E

E – hospitais e assemelhados.

Conforme a NBR 13133:2021, o conjunto de pontos referenciados planimétricos, altimétricos ou planialtimétricos que serve de base ao levantamento topográfico denomina-se:


A

Apoio topográfico.


B

Apoio geodésico planimétrico.


C

Base de referência geodésica.


D

Apoio geodésico planialtimétrico.


E

Campo de provas.

Segundo a ABNT NBR 17067:2022, são admitidos seis métodos para a representação de áreas em cortes e seções em desenhos técnicos. Considerando exclusivamente os métodos previstos na norma para essa finalidade, assinale a alternativa que apresenta apenas indicações normativamente CORRETAS.


A

Por arestas reforçadas, linhas tracejadas extrafinas e símbolos de material.


B

Por sombreado descontínuo, hachuras inclinadas a 90° e marcação por eixo.


C

Por hachuras, por símbolos de escala gráfica e por linhas de chamada reforçadas.


D

Por hachuras; por sombreamento ou preenchimento; por contornos contínuos extralargos; por seções finas; por seções adjacentes finas; e por materiais específicos.


E

Por pontos alternados, modulação de cores primárias e reforços com traço e ponto.

Conforme a NBR 9050:2020, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de fatores de impedância.


A

Qualquer dispositivo de comando, acionamento, comutação ou comunicação, por exemplo, telefones, intercomunicadores, interruptores, torneiras, registros, válvulas, botoeiras, painéis de comando, entre outros.


B

Elemento edificado ou instalado junto aos limites laterais das superfícies de piso, destinado a definir claramente os limites da área de circulação de pedestres.


C

Elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, como mobiliário urbano, vegetação e postes de sinalização, entre outros.


D

Condição ou conjunto de condições físicas ou legais que possam impedir a adaptação de edificações, mobiliário, equipamentos ou elementos à acessibilidade.


E

Elementos naturais ou edificados que possam ser utilizados como referência de orientação direcional por todas as pessoas.

Conforme a NBR 16636-1:2017, a atividade técnica realizada por profissional habilitado e voltada a coordenar e efetuar análise crítica das interfaces dos projetos das diversas especialidades de uma construção denomina-se:


A

Consultoria técnica.


B

Condução de trabalho técnico.


C

Direção de atividades técnicas.


D

Coordenação de projetos.


E

Controle de qualidade.

De acordo com a NBR 8995-1:2013, qual parâmetro de projeto é utilizado para verificar se uma instalação de iluminação atende aos limites de desconforto visual estabelecidos para o ambiente?


A

Índice de reprodução de cor.


B

Índice limite de ofuscamento unificado.


C

Fator de manutenção luminosa.


D

Iluminância mantida.


E

Ângulo de corte.

Conforme a NBR 5410:2004, o sistema de extrabaixa tensão eletricamente separado da terra e de outros sistemas, de modo que a ocorrência de uma única falta não resulte em risco de choque elétrico, denomina-se:


A

PELV.


B

SELV.


C

Dispositivo DR.


D

Equipotencialização principal.


E

Proteção supletiva.

A NBR ABNT 10.152/2017 – Versão corrigida 2020 trata dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. Para fins de avaliação sonora, elaboração de estudos e de projetos, a norma é muito importante, pois apresenta valores de referência para diferentes finalidades de uso de ambientes internos de uma edificação.


De acordo com esta norma, sem a tolerância admitida, qual o valor de referência máximo, RLASmax (dB), para ambientes internos de clínicas e hospitais?


A

40 dB


B

45 dB


C

50 dB


D

55 dB


E

60 dB

O Anexo A da ABNT NBR 10152:2017 estabelece um método objetivo para a avaliação da ocorrência de som tonal, fundamentado na comparação entre o nível de pressão sonora equivalente de uma banda de 1/3 de oitava e os níveis equivalentes das duas bandas adjacentes. Esse procedimento normativo adota limites diferenciados de excedência conforme a faixa de frequências centrais analisada, reconhecendo que a percepção de tonalidade varia ao longo do espectro acústico.


Considerando estritamente o método definido no Anexo A da norma, analise as afirmativas a seguir:


I - Para que uma banda seja classificada como tonal na faixa de frequências centrais entre 16 Hz e 125 Hz, o nível equivalente dessa banda deve exceder em pelo menos 15 dB os níveis equivalentes das duas bandas de 1/3 de oitava adjacentes.

II - Para as bandas de 1/3 de oitava com frequências centrais entre 160 Hz e 400 Hz, o critério normativo de identificação de tonalidade exige que o nível equivalente da banda de interesse exceda em, no mínimo, 8 dB os níveis das bandas adjacentes.

III - Para as frequências centrais compreendidas entre 500 Hz e 10000 Hz, considera-se tonal toda banda de 1/3 de oitava cujo nível de pressão sonora equivalente supere em pelo menos 5 dB o nível das duas bandas adjacentes.

IV - Quando o som tonal estiver distribuído em duas bandas de 1/3 de oitava simultaneamente ou posicionado entre bandas adjacentes, o Anexo A recomenda a substituição do método de comparação simples pela análise espectral por Transformada Rápida de Fourier (FFT).


Com base no disposto na ABNT NBR 10152:2017, assinale a alternativa CORRETA:


A

Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.


B

Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


C

Todas as afirmativas estão corretas.


D

Somente as afirmativas I e III estão corretas.


E

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Na adequação de um edifício do Ministério Público às condições de acessibilidade, foi prevista a instalação de um equipamento para superar um desnível de 1,2 m entre dois pavimentos, destinado exclusivamente ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas.

O fluxo esperado de usuários é reduzido, não havendo necessidade de transporte contínuo de passageiros.


Nessa situação, a solução tecnicamente mais adequada é a instalação de um(a)


A

plataforma elevatória de acessibilidade, dimensionada para o desnível e a carga previstos.


B

elevador de passageiros convencional, por apresentar maior velocidade de deslocamento.


C

escada rolante equipada com corrimãos motorizados, por facilitar o deslocamento dos usuários.


D

monta-cargas adaptado, desde que equipado com dispositivos de comunicação de emergência.


E

esteira rolante inclinada, por permitir o transporte simultâneo de cadeiras de rodas e pedestres.

Em relação aos conceitos e definições estabelecidos na ABNT NBR 15220-2:2022 para caracterização do desempenho térmico de componentes construtivos, relacione os termos da 1ª coluna com as respectivas definições da 2ª coluna, preenchendo os parênteses com a numeração correspondente.


1ª COLUNA


1 – Condutividade térmica de projeto.

2 – Resistência térmica de projeto.

3 – Camada termicamente homogênea.

4 – Capacidade térmica.

5 – Capacidade térmica de projeto.


2ª COLUNA


( ) Quociente da capacidade térmica de um componente construtivo pela sua área.

( ) Valor de condutividade térmica de um material de construção ou produto sob condições externas e internas específicas que podem ser consideradas como típicas do desempenho deste material ou produto quando incorporado ao componente construtivo.

( ) Camada com espessura constante cujas propriedades térmicas podem ser consideradas uniformes.

( ) Valor de resistência térmica de um produto de construção sob condições externas e internas específicas que podem ser consideradas como típicas do desempenho deste produto quando incorporado ao componente construtivo.

( ) Quantidade de calor necessária para variar em uma unidade a temperatura de um sistema.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica CORRETA a ser preenchida na 2ª coluna, de baixo para cima:


A

5 – 1 – 3 – 2 – 4.


B

3 – 1 – 4 – 2 – 5.


C

2 – 3 – 1 – 5 – 4.


D

1 – 2 – 5 – 3 – 4.


E

4 – 2 – 3 – 1 – 5.

Durante o desenvolvimento do projeto executivo de divisórias internas em drywall para um edifício administrativo, o arquiteto especificou a utilização de uma fita de vedação entre os perfilados metálicos e os elementos de suporte. Conforme a NBR 15758:2025, qual é o principal objetivo dessa solução?


A

Aumentar a resistência mecânica dos perfilados metálicos.


B

Garantir a estanqueidade à água em áreas molhadas.


C

Melhorar a resistência ao fogo das chapas de gesso para drywall.


D

Permitir a absorção das movimentações estruturais sem necessidade de juntas.


E

Evitar o contato direto dos perfilados com o substrato e auxiliar o desempenho acústico do sistema.

Conforme a NBR 15575-1:2025, assinale a alternativa que apresenta o significado de durabilidade de uma edificação ou de seus sistemas.


A

Capacidade de desempenhar suas funções ao longo do tempo, sob condições de uso e manutenção especificadas.


B

Capacidade de resistir exclusivamente às ações climáticas durante sua vida útil.


C

Manutenção das características estéticas originais durante toda a vida útil da edificação.


D

Resistência da estrutura às ações excepcionais previstas em projeto.


E

Período durante o qual a edificação mantém integralmente suas características originais sem necessidade de manutenção.

Considerando o uso de linhas em desenho técnico, analise a Figura 1 a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Figura 1 Sem escala.

Fonte: NBR 16861:2020.


O que a linha representada na Figura 1 indica?


A

Linhas de limites em detalhes.


B

Linhas de importância especial.


C

Contornos e arestas não visíveis.


D

Limites de encurtamentos.


E

Posição de planos.

Durante a análise de um projeto arquitetônico de edificação de uso coletivo, o profissional responsável identifica a existência de passagens com vãos livres em arco, localizadas ao longo de rotas acessíveis. Considerando o risco de colisão com partes superiores do corpo de pessoas com deficiência visual, torna-se necessária a verificação das soluções de sinalização tátil previstas no projeto.


De acordo com a ABNT NBR 16537, no caso de passagens ou vãos com arcos em rotas acessíveis, a adoção do piso tátil de alerta é exigida quando


A

houver qualquer elemento arquitetônico curvo, independentemente da altura livre da passagem.


B

a altura livre sob o arco for inferior ao limite mínimo de segurança estabelecido pela norma.


C

o arco estiver localizado em área externa sujeita à circulação intensa de pedestres.


D

o piso adjacente não apresentar contraste visual suficiente em relação às paredes laterais.

Conforme a NBR ABNT 5.461:1991 – Iluminação (Terminologia), que define os termos relacionados à Luminotécnica, iluminação é a aplicação de luz a uma cena e/ou a objetos, e suas circunvizinhanças, para que possam ser vistos de maneira adequada.


De acordo com essa Norma, o que é iluminação semi-indireta?


A

Iluminação por meio de luminárias com distribuição da intensidade luminosa tal que 90% a 100% do fluxo luminoso emitido atinge diretamente o plano de trabalho, suposto infinito.


B

Iluminação por meio de luminárias com distribuição da intensidade luminosa tal que 60% a 90% do fluxo luminoso emitido atinge diretamente o plano de trabalho, suposto infinito.


C

Iluminação por meio de luminárias com distribuição da intensidade luminosa tal que 40% a 60% do fluxo luminoso emitido atinge diretamente o plano de trabalho, suposto infinito.


D

Iluminação por meio de luminárias com distribuição da intensidade luminosa tal que 10% a 40% do fluxo luminoso emitido atinge diretamente o plano de trabalho, suposto infinito.


E

Iluminação por meio de luminárias com distribuição da intensidade luminosa tal que menos de 10% do fluxo luminoso emitido atinge diretamente o plano de trabalho, suposto infinito.

A norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos fixa parâmetros para o desenho acessível. Acerca do assunto, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(__)A inclinação das rampas se obtém pela relação entre a altura do desnível e o comprimento da projeção horizontal, admitida a inclinação de até oito vírgula trinta e três por cento nas situações correntes.

(__)O módulo de referência para o deslocamento de uma pessoa em cadeira de rodas adota a projeção de zero vírgula sessenta por zero vírgula sessenta metros no plano do piso.

(__)O piso tátil de alerta sinaliza a presença de obstáculos e desníveis, com textura distinta do piso adjacente para a percepção pela pessoa com deficiência visual.

(__)A largura mínima recomendada para a passagem de uma cadeira de rodas em corredor de uso comum é de zero vírgula sessenta metros entre as paredes laterais.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, F, V, V.


B

V, V, F, F.


C

V, F, V, F.


D

F, V, F, V.

O guarda-corpo é um elemento fundamental de segurança, destinado a proteger as pessoas que permaneçam ou circulem em sua proximidade contra o risco de queda fortuita. De acordo com os parâmetros estabelecidos pela ABNT NBR 14718:2019 (Esquadrias — Guarda-corpos para edificação — Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio), é correto afirmar que:


A

No caso de guarda-corpos com vãos abertos, o espaçamento entre perfis verticais (vão-luz) não pode ser superior a 0,10 m.


B

A configuração do guarda-corpo deve prever um componente de fechamento posicionado no lado interno, na medida em que haja apoios que permitam a escalada até a altura de 0,40 m, inclusive para guarda-corpos com desenhos ornamentais.


C

Para impedir a queda acidental de objetos soltos no piso de uma área protegida por guarda-corpos, deve existir uma barreira que impeça a passagem livre de uma esfera com diâmetro de 0,05 m rolando pelo piso, em toda a extensão dos guarda-corpos.


D

Quanto aos guarda-corpos em escadas, na zona dos degraus, o afastamento do último elemento horizontal em relação à aresta exterior do piso pode ser de, no máximo, 0,10 m.

De acordo com a ABNT NBR 15215-3:2024 — Iluminação natural — Parte 3: Procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos, a vista para o exterior constitui um atributo qualitativo do ambiente interno, definido a partir da percepção visual do usuário em relação ao meio externo. A norma estabelece que a vista é composta por três camadas distintas, devendo sua avaliação ser realizada a partir de pontos de referência internos representativos da posição do observador no ambiente analisado.


Considerando as definições, os critérios e os procedimentos normativos estabelecidos, analise as afirmativas a seguir:


I - A vista é composta por três camadas distintas: porção de céu, porção de paisagem antrópica e/ou natural e porção de terreno externo, podendo esta última incluir informações sobre atividades no local.

II - A camada correspondente à paisagem pode incluir apenas elementos naturais, não sendo permitida a presença de edificações, conforme definição normativa.

III - A qualidade da vista, quando avaliada a partir de um ponto específico na altura ocular (Q), depende de fatores como ângulo horizontal de visão, distância externa de visão e qualidade das informações ambientais fornecidas.

IV - A oportunidade de descanso perceptivo fornecida pela vista para o exterior está associada às variações climáticas, de tempo e de cenário, sendo entendida como elemento relevante para reduzir a fadiga em ambientes internos.

V - A qualidade da vista depende exclusivamente do número de camadas visíveis, independentemente do tamanho da abertura para a luz natural.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas I, II e IV estão corretas.


B

Apenas I, III e IV estão corretas.


C

Apenas I, III e V estão corretas.


D

Apenas II e V estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado