Questões de Concurso de Projetos - Arquitetura

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Questão de Concurso - 982828

Concurso EBSERH Arquiteto 2018

Questão 41

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base no desenho arquitetônico precedente, representativo de uma escada com corrimão, julgue os itens a seguir.

O desenho trata da vista de uma escada que inclui um corrimão duplo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1002408

Concurso ALE RO Analista Legislativo - Área Arquitetura 2018

Questão 41

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O estádio de São Petersburgo, construído para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, foi batizado de “Spaceship”, por sua forma arquitetônica. Assinale a opção que indica o nome do renomado arquiteto japonês que o projetou.
  • A. Arata Isozaki.
  • B. Kenzo Tange.
  • C. Kisho Kurokawa.
  • D. Tadao Ando
  • E. Toyo Ito.

Questão de Concurso - 1023566

Concurso

Questão 42

Nível

A respeito da significativa produção arquitetônica das últimas duas décadas, o arquiteto e crítico Josep Maria Montaner identifica que a importância outorgada aos sentidos, à percepção e à experiência humana associa-se a uma visível aproximação da arquitetura à corrente filosófica da fenomenologia, e que se reflete sobretudo nas obras de
  • A. Steven Holl e Peter Zumthor.
  • B. Rafael Moneo e Lacaton & Vassal.
  • C. BIG e Giancarlo Mazzanti.
  • D. Zaha Hadid e Frank Gehry.
  • E. Álvaro Siza e MRDV.

Questão de Concurso - 914382

Concurso DPE RS Analista - Área Arquitetura 2017

Questão 31

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Observe abaixo desenhos e imagens do Instituto Moreira Salles − IMS (2011-17) na avenida Paulista em São Paulo, SP, projeto de escritório Andrade e Morettin Arquitetos Associados.

Em relação aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que

I. o programa e o contexto urbano são dois parâmetros fundamentais para a concepção do projeto, interessando as articulações e as qualidades dos espaços internos do museu, assim como as relações entre o novo edifício e a cidade.

II. a solução encontrada foi transferir o térreo do museu - o seu principal elemento articulador - da base para o centro do edifício, vários metros acima do nível da avenida Paulista, criando uma relação nova e aberta entre o museu, a cidade e seus habitantes.

III. a espacialidade do museu é percebida sobretudo a partir dos vazios do edifício, espaços de circulação e encontro que se espalham entre volumes de programa e fachada.

IV. a pele de vidro translúcida de dupla camada que cobre a fachada confere uma qualidade de luz que carrega consigo o rastro da cidade, trazendo para o interior do museu a memória do mundo que está à sua volta.

Está correto o que se afirma em

  • A. III, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1010785

Concurso CLDF Consultor Técnico-Legislativo - Área Arquiteto 2018

Questão 33

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Observe abaixo desenhos e imagens da Câmara Legislativa do Distrito Federal (1989-2011), em Brasília, DF, projeto do escritório Projeto Paulista de Arquitetura.

Em relação aos princípios e características dessa arquitetura, constata-se que

  • A. a simplicidade volumétrica resultante confirma a unidade modernista, característica marcante de Brasília, não permitindo muita atenção à situação urbana específica.
  • B. a lógica arquitetônica moderna, simbólica e de grande atenção às funções de cada bloco, prevalece sobre a lógica urbanística orientada a partir da criação de praças públicas.
  • C. a complexidade do programa é resolvida configurando duas praças em diferentes cotas que reforçam o caráter público do conjunto e amarram as edificações que compõem a obra.
  • D. a praça rebaixada apresenta o plenário como edifício simbólico, criando um espaço de encontro e convívio das pessoas nas suas atividades cotidianas.
  • E. auditório e outros volumes secundários localizam-se no nível do Eixo Monumental, relacionando-se diretamente com o público e funcionários da Câmara.

Questão de Concurso - 1010786

Concurso CLDF Consultor Técnico-Legislativo - Área Arquiteto 2018

Questão 34

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Observe abaixo imagens e desenhos da Transformação da Torre Bois-le-Prête (2005-11) em Paris, França, projeto do escritório Lacaton & Vassal.


A crítica frequentemente destaca que antes de se transformar em objeto ou monumento, cada uma das realizações de Lacaton & Vassal cria um “evento”; e observa que sua obra oferece rara oportunidade de se considerar a apreensão sensível da arquitetura como inseparavelmente ligada à sua concepção. Em relação aos princípios e características dessa arquitetura, constata- se que

  • A. o enfoque estrutural, com liberdade simbólica fora das limitações funcionalistas, define a espacialidade do edifício.
  • B. a particular submissão da forma da envolvente em relação ao protagonismo do que é envolto aparece como um dispositivo fundamental.
  • C. o que se busca é uma monumentalidade onde o tempo se fixa em termos de espacialidade, evitando que o projeto expresse a vida do espaço: a dimensão temporal do espaço.
  • D. o espaço é considerado matéria plástica e sua modelagem é o objeto central do projeto.
  • E. um novo corpo diáfano − espécie de edifício estreito onde varanda e jardim de inverno coexistem – substitui a antiga fachada e, justapondo-se ao edifício existente, transforma-o na sua totalidade.

Questão de Concurso - 1010789

Concurso CLDF Consultor Técnico-Legislativo - Área Arquiteto 2018

Questão 37

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Arquitetura de Interiores é a intervenção detalhada nos ambientes internos e externos que lhe são correlatos, definindo uma forma de uso do espaço para adequação às necessidades de utilização. A respeito desse tipo de intervenção, considere as informações a seguir:

I. É um arranjo do espaço interno sem alteração do espaço arquitetônico original, sem modificação nas instalações hidráulicas e elétricas ou ar condicionado.

II É um arranjo do espaço interno criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões.

III. Implica em alterações como modificação na estrutura.

IV. Implica em alterações como modificação na divisão interna com adição e retirada de paredes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I e II.
  • E. IV.

Questão de Concurso - 1023560

Concurso

Questão 36

Nível

Venturi, Scott Brown e Izenour sustentam que a arquitetura depende, para sua percepção e criação, de experiências passadas e associações emocionais, elementos estes que podem se contradizer em relação à forma, à estrutura, e ao programa do edifício aos quais estão associados. Para demonstrar este raciocínio, descrevem dois tipos de edifícios:

I. aqueles que apresentam os sistemas arquitetônicos de espaço, estrutura e programa que são submersos e distorcidos por uma forma simbólica global.

II. aqueles cujos sistemas de espaço e estrutura estão diretamente a serviço do programa, e o ornamento se aplica sobre estes com independência.

Os autores se referem a estes dois tipos de edifícios como, respectivamente,

  • A. falso ornamento e distorção.
  • B. pato e galpão decorado.
  • C. galpão decorado e falso ornamento.
  • D. distorção e idiossincrasia.
  • E. pato e idiossincrasia.

Questão de Concurso - 982829

Concurso EBSERH Arquiteto 2018

Questão 42

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base no desenho arquitetônico precedente, representativo de uma escada com corrimão, julgue os itens a seguir.

A altura do corrimão em relação ao piso do degrau é de 92 cm.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 982830

Concurso EBSERH Arquiteto 2018

Questão 43

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base no desenho arquitetônico precedente, representativo de uma escada com corrimão, julgue os itens a seguir.

O comprimento do corrimão não está definido no desenho apresentado.
  • C. Certo
  • E. Errado