Questões de Concurso de Comunicação Visual - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1202501

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 32

Instituto AOCP

Nível Superior

A maior parte das informações que absorvemos vem pelo sentido da visão. Seja observando um objeto ou lendo um texto, via de regra, são os olhos que nos conectam ao mundo exterior e nos permitem assimilar novos conhecimentos. De acordo com essa afirmação, os estímulos visuais

  • A.

    não apenas despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, mas podem ajudar os estudantes a reterem melhor o conteúdo.

  • B.

    despertam a curiosidade e o interesse, contudo não têm responsabilidade na retenção do conteúdo quanto aos recursos mnemônicos.

  • C.

    possibilitam uma reflexão sobre o objeto observado, permitindo uma forma de vivenciar a arte somente a partir de uma concepção concreta já existente.

  • D.

    podem, de forma indireta, reduzir a criatividade imediata, possibilitando ao aluno reter apenas conhecimentos imediatos sobre arte e cultura.

Questão de Concurso - 1157339

Concurso UFPE Desenhista de Artes Gráficas 2018

Questão 40

Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Nível Médio

Para a interpretação de roteiros, o cenário é uma forma de expressar e contar histórias, tendo aplicação em diversas mídias. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A criação de cenários realistas aplica-se na formulação de narrativas sobre histórias reais.

  • B.

    Na mídia digital, o cenário tem sido substituído por ambientes virtuais que não se assemelham mais aos cenários tradicionais, por inexistir, nos cenários digitais, narrativas e congruência.

  • C.

    O uso de cenários nas mídias tradicionais complementa a interpretação dos roteiros, de forma a dar seguimento ao roteiro que deve permanecer fixo e inalterado para não perder as características iniciais do autor.

  • D.

    Por meio de cenários, pode-se entender a localização da história no tempo e no espaço onde será desenvolvida a narrativa.

  • E.

    Os roteiros adaptados seguem as mudanças de interpretação do criador de cenários, porém muito pouco deve ser alterado nos cenários para não interferir na criação e representação das ideias.

Questão de Concurso - 1187665

Concurso

Questão 31

Nível

Sobre técnicas e estratégias de comunicação visual, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A mensagem e o significado de uma peça gráfica se encontram na substância física na qual ambos estão reproduzidos.

( ) Fazem parte da composição visual elementos básicos como ponto, linha, forma, direção e dimensão.

( ) Na comunicação visual, a forma é afetada pelo conteúdo, que é afetado pela forma.

( ) Ver e perceber são fatos naturais do organismo humano, e ver garante a capacidade de tornar compreensíveis e funcionais as manifestações visuais.

Assinale a sequência correta.

  • A. V V F V
  • B. F F V V
  • C. F V V F
  • D. V F F F

Questão de Concurso - 1187669

Concurso

Questão 33

Nível

No processo de comunicação visual, a cor é um atributo a ser conhecido e controlado.

De acordo com David Bann (2012), sobre as cores é correto afirmar:

  • A.

    As luzes nas cores vermelho, verde e azul, quando combinadas, resultam na luz branca. Esse processo recebe o nome de síntese subtrativa.

  • B.

    No processo de impressão off set, a combinação sólida das tintas nas cores cyan, magenta e amarela forma um marrom escuro. Por causa das imperfeições dos pigmentos, é necessário adicionar preto para obter um preto sólido limpo.

  • C.

    O Pantone Matching System, ou simplesmente Pantone, mostra uma variedade de cores sólidas que podem ser reproduzidas de forma precisa na impressão em quadricromia com as cores de escala cyan, magenta, amarelo e preto.

  • D.

    A reprodução em quadricromia das cores CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto) abrange um espectro de cores maior que as cores que podem ser mostradas pelos dispositivos de cores em RGB (vermelho, verde e azul).

Questão de Concurso - 1187672

Concurso

Questão 34

Nível

Há terminologias técnicas específicas nas diversas áreas de atuação profissional, o que ocorre também na comunicação visual. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo a seu respectivo significado.

COLUNA I

1. Meio-tom

2. Pixel

3. Resolução

4. Sangria

5. Viúva

COLUNA II

( ) São pontos, em uma tela de computador, televisão, tablet e outros dispositivos correlatos, combinados para formar uma imagem.

( ) Área do impresso que se estende para além da margem a ser refilada.

( ) Grau de nitidez de um caractere ou imagem impressa ou exibida.

( ) Imagem de pontos de vários tamanhos que representa gama de valores tonais entre áreas claras e escuras.

( ) Única palavra, ou linha curta, que aparece no início de uma página.

Assinale a sequência correta.

  • A. 2 5 3 4 1
  • B. 1 5 2 3 4
  • C. 3 2 5 4 1
  • D. 2 4 3 1 5

Questão de Concurso - 1187714

Concurso

Questão 45

Nível

A comunicação visual usa vários processos de impressão para produção de peças gráficas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os processos de impressão às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Impressão digital

2. Impressão em rotogravura

3. Impressão flexográfica

4. Impressão off set

5. Impressão serigráfica

COLUNA II

( ) Processo de impressão no qual as áreas de grafismo e contragrafismo, na matriz de impressão, estão no mesmo plano.

( ) Não possui matriz física e a cada revolução do cilindro permite trocar todos os dados de impressão.

( ) Nesse processo, a imagem gravada está em baixo relevo. É indicado para altas tiragens, devido ao custo inicial.

( ) Processo permeográfico que permite a impressão em vidro, cerâmica, plástico, couro, papel, tecido e metal.

( ) Com uma matriz, de polímero ou borracha, em alto relevo, esse processo é empregado, sobretudo, na produção de embalagens.

Assinale a sequência correta.

  • A. 1 4 3 2 5
  • B. 4 1 2 5 3
  • C. 3 1 5 4 2
  • D. 4 3 1 5 2

Questão de Concurso - 1187719

Concurso

Questão 47

Nível

Um recurso importante para transmissão e trabalho no ambiente de comunicação visual é o Portable Document Format (PDF).

Assinale a alternativa que não apresenta características do formato de arquivo PDF.

  • A.

    A família PDF/X contém um conjunto de parâmetros e restrições de recursos do PDF para aplicação segura no fluxo da produção gráfica.

  • B.

    Os arquivos no formato PDF são considerados arquivos fechados.

  • C.

    Possui ferramentas para internet e banco de dados, como hiperlinks.

  • D.

    Sua visualização independe do sistema operacional no qual foi gerado.

Questão de Concurso - 1187722

Concurso

Questão 48

Nível

Transmitir a mensagem visual ao público-alvo é uma das principais atividades do programador visual.

Com relação à mensagem visual, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A percepção visual do receptor relaciona os elementos da composição visual da mensagem de forma consciente.

  • B.

    O nível de apreensão da informação visual independe das características subjetivas do receptor da mensagem

  • C.

    Pinturas e desenhos captam, com a fidelidade de uma fotografia, a representação de uma cena.

  • D.

    Quanto mais abstratos forem os símbolos codificados, como os algarismos indo-arábicos, mais eficientes serão na transmissão da informação.

Questão de Concurso - 1151423

Concurso UFCE Programador Visual 2017

Questão 15

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

Gera apoio, expressão, comunicação e síntese visual para uma empresa, construído inicialmente por um nome e símbolo, gerando, posteriormente, matrizes de ativos para a comunicação empresarial. Assim, este enunciado aborda o conceito correto de:

  • A.

    Branding.

  • B.

    Gestão de ativos.

  • C.

    Tipologia digital.

  • D.

    Pontos de contato.

  • E.

    Identidade de marca

Questão de Concurso - 1151435

Concurso UFCE Programador Visual 2017

Questão 20

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

Ao executar um tr atamento de imagem, o profissional de comunicação visual consegue submeter a imagem editada em formatos que possibilitam novas edições, no mesmo arquivo. Ou, por outro lado, desenvolve outras saídas de arquivo, gerando novos arquivos, dificultando (ou impo ssibilitando) novas edições. Em relação as saídas de arquivos em softwares de aplicação gráfica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Arquivos Portable Document Format são classificados como arquivos abertos e, portanto, é nativo do Adobe Illustrator e facilm ente editável.

  • B.

    O formato nativo de arquivo gerado pelo Adobe Indesign (.indd) é considerado como arquivo fechado e, por isso, garante portabilidade para impressão, sem riscos de extravio de conteúdos inseridos no documento.

  • C.

    Ao desenvolver arquivos nativos do Adobe Photoshop (.psd), o profissional de comunicação visual entende que este formato é preparado, naturalmente, para impressão offset , já que este tipo de arquivo é gerado somente por meio do modelo CMYK de cor.

  • D.

    Arquivos no formato Portable Networking Graphics , por suportar sistema de cor RGB, é indicado para peças de mídia online. Diferente dos arquivos do tipo Joint Photographic Experts Group , arquivos no formato Portable Networking Graphics podem ser gerados em policromia e com background transparente.

  • E.

    É possível editar imagens no formato Joint Photographic Experts Group utilizando o Adobe Photoshop, pois a natureza nativa desse arquivo possui camadas, diferentemente de arquivos no formato Portable Document Format cuja natureza nativa não possui camad as e a edição é restrita nos programas de edição vetorial.