Questões de Concurso sobre Política

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.954 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A polarização política no Brasil tem se intensificado, impactando a capacidade de diálogo e a aprovação de reformas estruturais. Esse fenômeno, contudo, é característico apenas de regimes democráticos jovens e em transição, não sendo observado em democracias consolidadas que já superaram tais desafios por meio de mecanismos estáveis de representação e conciliação de interesses.


C

Certo


E

Errado

O Brasil realizará eleições em 2026. Em relação ao Parlamento brasileiro, os eleitores poderão escolher:


A

apenas representantes para o Senado Federal


B

um deputado federal e dois senadores


C

dois deputados federais e um senador


D

um deputado federal e um senador

Um município brasileiro teve sua ocupação inicial ligada à proximidade de rios navegáveis, que facilitaram o transporte de pessoas e mercadorias. Com o passar do tempo, o crescimento urbano acompanhou estradas, áreas industriais e serviços. Essa situação evidencia que:


A

As cidades se desenvolvem apenas por decisões políticas recentes.


B

Os fatores naturais perdem totalmente sua importância com o avanço tecnológico.


C

A ocupação do território resulta da interação entre fatores históricos, geográficos e econômicos.


D

O crescimento urbano não está relacionado às atividades econômicas.


E

A organização do espaço geográfico ocorre de forma independente dos processos históricos.

A política externa brasileira contemporânea tem buscado revitalizar sua liderança e integração na América do Sul, notadamente por meio do fortalecimento do Mercosul e da reativação de mecanismos de diálogo regionais, posicionando o país como um interlocutor-chave em questões políticas e econômicas do continente.


C

Certo


E

Errado

Em janeiro desse ano, o governador de _____ sancionou a lei que extingue cotas raciais de instituições que recebem verba estadual. Em dezembro do ano passado, a Assembleia Legislativa de já havia aprovado o projeto de lei. Em explicação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o governo justificativa que o fim das cotas raciais no estado é constitucional e se adéqua à “singularidade demográfica”, que tem a “maior proporção de população branca do país”.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna:


A

Paraná, Ratinho Junior (PSD).


B

Santa Catarina, Jorginho Melo (PL).


C

Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).


D

São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A participação social é um dos pilares do regime democrático, pois permite que a população acompanhe, fiscalize e contribua para a formulação e execução das políticas públicas. Além do voto, existem diversos instrumentos institucionais que possibilitam o envolvimento da sociedade civil na gestão pública e no controle das ações do Estado. Considerando esse contexto, analise as afirmações a seguir e classifique cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F):


(__)Conselhos municipais são instrumentos de participação social.

(__)A democracia pressupõe pluralidade de ideias e opiniões.

(__)A participação popular ocorre apenas por meio do voto.

(__)A fiscalização da gestão pública pode ser exercida pela sociedade.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


A

F, V, F, V.


B

V, F, V, F.


C

V, V, F, V.


D

V, V, V, F.

No contexto da política externa brasileira, o conceito de 'autonomia pela distância', que vigorou em certos períodos, preconizava a minimização das alianças fixas e a busca por flexibilidade nas relações internacionais para defender os interesses nacionais, caracterizando uma postura pragmática.


C

Certo


E

Errado

O Supremo Tribunal Federal equiparou o crime de homotransfobia ao crime de racismo. Além disso, também entendeu que este é um crime:


A

imprescritível, inafiançável, cuja ação penal é pública e depende de representação do ofendido


B

imprescritível, inafiançável, cuja ação penal é pública e independe de representação do ofendido


C

prescritível, afiançável, cuja ação penal é pública e independe de representação do ofendido


D

prescritível, afiançável, cuja ação penal é pública e depende de representação do ofendido

A Era Vargas marcou profundamente as relações de emprego no Brasil, com Getúlio Vargas atuando para ampliar os benefícios dos empregados. Em 1943, durante o Estado Novo, foi criado um importante documento que unificou as regras trabalhistas do país. Qual o nome desse documento?


A

Constituição Cidadā.


B

Estatuto da Criança e do Adolescente.


C

Consolidação das Leis do Trabalho.


D

Consolidação Trabalhista.

Leia o texto a seguir para responder à questão:


A reforma trabalhista proposta pelo presidente Javier Milei foi aprovada pelo Senado argentino na noite desta sexta-feira (27 de fevereiro), após uma sessão que se estendeu por horas sob forte tensão. Foram 42 votos a favor, 28 contrários e duas abstenções. Com a decisão dos senadores, o texto agora segue para sanção presidencial. A votação, considerada um dos momentos mais decisivos do governo até agora, consolida uma das principais bandeiras da agenda econômica oficial.


(Rafaela Zem e Rayane Moura, “Reforma trabalhista de Milei é aprovada no Senado”, 27.02.2026. Disponível em: https://encurtador.com.br/PXBf. Adaptado)


Entre os principais pontos aprovados na reforma trabalhista argentina, estão


A

a flexibilização da jornada de trabalho e as restrições a greves em setores essenciais.


B

a redução de benefícios previdenciários e o aumento da idade mínima de aposentadoria.


C

a redução do salário mínimo nacional e a criação de subsídios para contratação formal.


D

a estabilidade no emprego para novos contratos e a ampliação de licenças trabalhistas.


E

o aumento da carga horária semanal de trabalho e o fim do regime de banco de horas.

Entre 2025 e 2026, a grave crise financeira envolvendo o empresário Daniel Vorcaro ganhou um novo capítulo quando as investigações da Polícia Federal e de uma CPMI se voltaram para uma segunda instituição financeira. Desta vez, o alvo foi um banco de controle estatal que, segundo as apurações, negociou a compra bilionária de carteiras de crédito de alto risco (créditos podres) da empresa de Vorcaro. A manobra, que acabou frustrada, visava injetar liquidez para evitar a falência do empresário, mas transferiria o risco de calote para uma instituição pública. Qual das alternativas abaixo se refere ao banco estatal que foi investigado por essa tentativa de socorro financeiro às empresas de Vorcaro?


A

Banco Itaú.


B

Banco do Brasil.


C

Banco do Nordeste.


D

Banco de Brasília.


E

Banco Safra.

O Congresso Nacional debateu recentemente um Projeto de Lei Complementar voltado à flexibilização do regime jurídico do Microempreendedor Individual (MEI), gerando discussões sobre os limites de arrecadação e os impactos no mercado de trabalho. Sobre as principais alterações propostas no texto deste projeto:


A

A proposta estipula a isenção total de impostos para novas empresas cadastradas e unifica as faixas de contribuição previdenciária.


B

O texto eleva o limite de faturamento anual para cento e trinta mil reais e autoriza a contratação de até dois funcionários diretos.


C

O projeto reduz os encargos do autônomo mediante a conversão compulsória de registros em vínculos formais sob a legislação trabalhista.


D

A medida visa ampliar a margem de arrecadação do governo federal através do aumento periódico das taxas de manutenção dos pequenos negócios.

O Brasil possui uma capital federal, construída na década de 1950, onde se concentram as sedes dos três poderes da República. São elas:


A

Palácio da Alvorada, Palácio do Itamaraty e Tribunal Superior Eleitoral.


B

Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.


C

Palácio do Catete, Câmara dos Deputados e Superior Tribunal de Justiça.


D

Palácio das Indústrias, Senado Federal e Ministério da Justiça.


E

Palácio do Planalto, Esplanada dos Ministérios e Tribunal de Contas da União.

Qual lei brasileira foi criada com o objetivo de impedir que pessoas condenadas por determinados crimes possam se candidatar a cargos eletivos?


A

Lei da Ficha Limpa.


B

Lei de Acesso à Informação.


C

Lei de Responsabilidade Fiscal.


D

Lei dos Partidos Políticos.

Considerando os movimentos sociais no Brasil, nas primeiras décadas do período republicano, analise as afirmativas a seguir.


I- As revoltas nas primeiras décadas da República do Brasil foram motivadas por inúmeros fatores, entre os quais, destacam-se: a desigualdade social, a pobreza, a violência policial, o medo e o fanatismo religioso.

II- A revolta da Vacina, que ocorreu no início do século passado, deu-se pela obrigatoriedade da população de se vacinar contra o vírus da Covid-19.

III- A Guerra de Canudos aconteceu entre 1896-1897 e foi motivada pela insatisfação das elites baianas, com a formação do arraial que possuía um líder religioso, Antônio Conselheiro, desvinculado da Igreja, e uma experiência social com ares de igualitarismo.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I e III.


B

I.


C

II.


D

III.


E

I e II.

O órgão responsável por organizar as eleições no Brasil é o:


A

Congresso Nacional.


B

Supremo Tribunal Federal.


C

Tribunal Superior Eleitoral.


D

Tribunal de Contas da União.


E

Ministério da Justiça.

China inaugura primeira fábrica do mundo de robôs que fabricam robôs. Unidade produzirá 10 mil humanoides/ano e foi projetada para atender à demanda de setores como manufatura e serviços.


Imagem associada para resolução da questão


Unidades de robôs humanoides da AgiBot alinhadas em fábrica chinesa, parte de uma rede que inclui produção em grande escala em Foshan, treinamento em cenários reais no centro de Shijingshan, em Pequim, e aplicações industriais em linhas de produção de baterias em Xangai.


Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2026/03/31/china-inaugura-primeira-fabrica-do-mundo-de-robos-que-fabricam-robos/ Acesso em: 20 mai. 2026. (Adaptado).


A integração da Inteligência Artificial (IA) à robótica evidencia uma evolução tecnológica histórica.


Sobre isso, é CORRETO afirmar que:


A

No ramo da tecnologia ratifica-se a tese de que a robótica e Inteligência Artificial possuem o mesmo princípio fundamental.


B

Embora o uso de Inteligência Artificial seja recente, a indústria automotiva já inseria a robótica em sua linha de produção há mais de cinquenta anos.


C

Mesmo que a robótica seja um advento contemporâneo recente, as indústrias automotivas já utilizavam a Inteligência Artificial há mais de cinquenta anos.


D

A aplicação da robótica, com treinamento a partir da IA nas linhas de produção e nos diferentes setores, traz uma preocupação à classe trabalhadora justificada pela característica humanoide dos robôs.


E

As discussões acerca da implementação de robôs nas linhas de produção fabril, atreladas ao uso de IA para seu treinamento, apontam para um contentamento da classe trabalhadora, já que não impacta a empregabilidade.

Em 2025, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, foram incluídos na lista de sanções da Lei Magnitsky, mecanismo norte-americano que pune indivíduos acusados de corrupção ou violações de direitos humanos. No entanto, o governo dos Estados Unidos anunciou a retirada dos nomes do casal dessa lista, decisão que surpreendeu parte da opinião pública brasileira e internacional. Em qual mês de 2025, os Estados Unidos anunciaram oficialmente a retirada das sanções contra Alexandre de Moraes e sua esposa?


A

Julho.


B

Setembro.


C

Novembro.


D

Dezembro.

Fundado há 45 anos, no contexto da crise da ditadura Militar após a permissão para o restabelecimento do pluripartidarismo no país. O PT (Partido dos Trabalhadores), sigla política que nasceu da união de esforços de sindicalistas, intelectuais, artistas, movimentos sociais e setores progressistas da Igreja Católica, dentre outros. Destaca-se por ser a legenda partidária que por mais tempo comandou os destinos do país durante a Nova República. Atento às particularidades relacionadas ao Partido dos Trabalhadores (PT), analise as proposições a seguir, assinalando (V) se for verdadeira e (F) se for falsa, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


I. ( ) O Partidos dos Trabalhadores é a sigla partidária brasileira atualmente com maior número de filiados.

II. ( ) Em todas as disputas presidenciais após a última redemocratização brasileira, o Partido dos Trabalhadores ou venceu a disputa ou chegou ao final do pleito tendo o seu candidato como o segundo mais votado.

III. ( ) O Partido dos Trabalhadores é uma das legendas integrantes da primeira federação partidárias formada no Brasil, somando-se ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e PCB (Partido Comunista Brasileiro).


A

I-F; II-F; III-F.


B

I-V; II-V; III-V.


C

I-V; II-F; III-V.


D

I-F; II-V; III-F.

“Em 4 de outubro de 2026, os brasileiros irão às urnas escolher o próximo presidente da República, assim como governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais no primeiro turno das eleições. O possível segundo turno será em 25 de outubro”.

Fonte: Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/10/04/eleicoes-2026-veja-as-principais-datas-e-regras-a-um-ano-da-votacao.ghtml. Acesso em: 06 out. 2025.


Sobre as eleições de 2026, no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I- Candidatos que ocupam cargos na administração pública ou atuam em empresas com contratos com o poder público devem passar pela desincompatibilização, temporária ou definitiva.

II- No Brasil, todo cidadão tem direito a se candidatar em um processo eleitoral, desde que tenha a idade apropriada para exercer o cargo, mas não precisa necessariamente ser filiado a um partido político.

III- Desde 2024, foi determinado que candidaturas negras devem ter, no mínimo, 30% dos recursos destinados às campanhas eleitorais.


É CORRETO o que se afirma em:


A

III apenas.


B

I apenas.


C

I e III apenas.


D

II apenas.


E

I, II e III.

   
Gerar simulado