

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na realização de uma auditoria, o auditor deve realizar procedimentos com a finalidade de obter evidências para cumprimentos dos objetivos.
Um dos métodos dessas evidências é aquele onde são examinados livros, registros ou documentos, internos ou externos, seja em papel, forma eletrônica ou um exame físico.Esse método é conhecido como
procedimento analítico.
confirmação externa.
teste substantivo.
observação.
inspeção.
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Para que isto seja possível, é necessário que o auditor obtenha informação suficiente e confiável para expressar sua opinião com segurança e confiabilidade. Analise as afirmativas abaixo que tratam de características e procedimentos de auditoria:
I - A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.
II - Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião.
III - O recálculo consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle
IV - Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
Estão corretas as afirmativas:
Somente I, II e III.
Somente I, II e IV.
Somente I, III e IV.
Somente II, III e IV.
Todas as afirmativas.
Sobre os termos de auditoria, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Documentos de auditoria.
(2) Arquivos de auditoria.
(3) Auditor experiente.
( ) Uma ou mais pastas ou formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica.
( ) Registro dos procedimentos de auditoria.
( ) Indivíduo com experiência de auditoria e conhecimento sobre procedimentos e normas.
1 - 2 - 3.
3 - 2 - 1.
2 - 3 - 1.
2 - 1 - 3.
A auditoria de demonstrações contábeis é um processo sistemático de obtenção e avaliação de evidências sobre informações quantitativas e qualitativas a fim de determinar o grau de correspondência entre essas informações e os critérios estabelecidos. Sobre os procedimentos de auditoria, assinale a alternativa correta:
A confirmação externa é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências de fontes independentes da entidade auditada, como bancos e clientes.
A inspeção é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências por meio da análise de documentos e registros contábeis.
A reexecução é um procedimento de auditoria que consiste na repetição de um procedimento realizado pela administração da entidade.
A observação é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências por meio da análise de informações estatísticas.
A indagação é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências por meio da análise de documentos fiscais.
A inspeção de registros em busca de evidência de autorização para determinado pagamento é exemplo de exame documental.
Certo
Errado
No planejamento de um trabalho de auditoria, havia a previsão de análise de registros de acessos durante seis meses a um serviço subsidiado a usuários de um determinado perfil, mas também acessível a outros usuários sem direito ao subsídio. A equipe de auditoria precisa acessar algumas credenciais de usuários que estão registradas no sistema para verificar a ocorrência de acessos indevidos, com danos ao erário.
Um procedimento de auditoria aplicável a essa finalidade é:
análise de contas;
correlação de dados;
exame documental;
extração eletrônica de dados;
revisão analítica.
Sobre os Procedimentos de Auditoria, à luz das Normas Brasileiras de Auditoria editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, julgue os itens a seguir.
I. O auditor verifica o Livro Razão da conta Bancos c/ Mov. de uma entidade, e confere os extratos bancários a fim de analisar a exatidão dos registros e saldos. Este procedimento é denominado ‘observação’.
II. Nos trabalhos de auditoria, o auditor não pode utilizar técnicas de amostragem não estatística, uma vez que esta abordagem pode levar a conclusões equivocadas e à consequente emissão de parecer inadequado.
III. Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.
Está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
nenhuma das afirmativas.
III, apenas.
As unidades de controle da CGU e os órgãos setoriais restituirão a proposta de Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) à entidade no prazo máximo de 20 (vinte) dias corridos a contar do seu recebimento.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que apresenta o principal resultado esperado da realização do exame documental na fiscalização da gestão pública.
Identificação de corrupção.
Identificação de ineficiência administrativa.
Identificação de falhas de planejamento.
Identificação de erros contábeis.
Identificação de irregularidades administrativas.
O desempenho da atividade de auditoria requer o uso de ferramentas de trabalho que possibilitem a formação de uma opinião, na medida em que o objetivo da auditoria consiste em fundamentar o seu ponto de vista com fatos, evidências e informações possíveis, necessárias e materiais, devendo a aplicação dos procedimentos de auditoria estar atrelada ao objetivo almejado. O procedimento que equivale ao uso da técnica de auditoria utilizada para a constatação da veracidade das informações contábeis, sendo utilizado para o levantamento de análises, composições de saldo e conciliações, é conhecido como
conferência de cálculos.
exame da escrituração.
exame dos documentos originais.
confirmação.
exame físico.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - O auditor realiza o exame de documentos originais, com foco em verificar a autenticidade, a normalidade, a aprovação e o registro das operações; contudo, pelo fato de em alguns casos haver um número expressivo de documentos, faz-se o uso da amostragem para a escolha dos documentos que servirão de base para a sua análise
PORQUE,
II - para evitar o grande volume de documentos e dar outra forma ao trabalho, o auditor utiliza papéis de trabalho para registrar os resultados alcançados e comprovar o trabalho executado.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Entre os procedimentos de auditoria inclui-se o exame documental, o qual permite a análise de processos, atos formalizados e documentos avulsos.
Certo
Errado
Após detectar a possibilidade da existência de assinaturas falsas em autorizações de compras e de pagamentos em uma entidade, um auditor interno realizou procedimentos com o objetivo de verificar a autenticidade e legitimidade das transações suspeitas.
Esse procedimento é denominado
Inspeção consiste em verificar os registros das transações contábeis por meio da análise de documentos e ativos tangíveis.
Certo
Errado
Envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. A definição é a de:
Inspeção.
Indagação.
Contagem.
Observação.
Confirmação externa.
Os relatórios de gestão e os processos de contas constituídos pelo Tribunal serão organizados de acordo com a seguinte classificação:
individual e consolidado.
individual e agregado.
consolidado e agregado.
individual, consolidado e agregado.
individual, consolidado, agregado e misto.
A Técnica de Auditoria denominada Exame da Documentação Original é um procedimento voltado para a comprovação das transações que, por exigências legais, comerciais ou de controle, são evidenciadas por documentos comprobatórios dessas transações. Assim, o exame realizado pelo auditor sobre tais documentos deve atender às seguintes condições, EXCETO:
Inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.
Autenticidade – constatação de que a documentação seja fidedigna e merecedora de crédito.
Aprovação – verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada.
Normalidade – constatação de que a transação se refere a operação normal e de acordo com os objetivos da empresa.
O procedimento de auditoria denominado inspeção refere-se ao exame de registros ou documentos eletrônicos internos ou externos à entidade auditada, bem como ao exame físico de um bem patrimonial.
O auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para fornecer uma base para a identificação e avaliação de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis e nas afirmações. Nestas condições, são procedimentos que podem ser aplicados:
Observação e recálculo.
Inspeção e observação.
Procedimentos analíticos e recálculo.
Reexecução e procedimentos analíticos.
Reexecução e indagações à administração.