Questões de Concurso sobre Exame Documental (inspeção de registros e documentos) - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Exame Documental (inspeção de registros e documentos)

 
 
Disciplina 1
Assunto 6
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
42 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na realização de uma auditoria, o auditor deve realizar procedimentos com a finalidade de obter evidências para cumprimentos dos objetivos.

Um dos métodos dessas evidências é aquele onde são examinados livros, registros ou documentos, internos ou externos, seja em papel, forma eletrônica ou um exame físico.Esse método é conhecido como


A

procedimento analítico.


B

confirmação externa.


C

teste substantivo.


D

observação.


E

inspeção.

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Para que isto seja possível, é necessário que o auditor obtenha informação suficiente e confiável para expressar sua opinião com segurança e confiabilidade. Analise as afirmativas abaixo que tratam de características e procedimentos de auditoria:


I - A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

II - Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião.

III - O recálculo consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle

IV - Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.


Estão corretas as afirmativas:


A

Somente I, II e III.


B

Somente I, II e IV.


C

Somente I, III e IV.


D

Somente II, III e IV.


E

Todas as afirmativas.

Sobre os termos de auditoria, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Documentos de auditoria.

(2) Arquivos de auditoria.

(3) Auditor experiente.


( ) Uma ou mais pastas ou formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica.

( ) Registro dos procedimentos de auditoria.

( ) Indivíduo com experiência de auditoria e conhecimento sobre procedimentos e normas.


A

1 - 2 - 3.


B

3 - 2 - 1.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.

A auditoria de demonstrações contábeis é um processo sistemático de obtenção e avaliação de evidências sobre informações quantitativas e qualitativas a fim de determinar o grau de correspondência entre essas informações e os critérios estabelecidos. Sobre os procedimentos de auditoria, assinale a alternativa correta:


A

A confirmação externa é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências de fontes independentes da entidade auditada, como bancos e clientes.


B

A inspeção é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências por meio da análise de documentos e registros contábeis.


C

A reexecução é um procedimento de auditoria que consiste na repetição de um procedimento realizado pela administração da entidade.


D

A observação é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências por meio da análise de informações estatísticas.


E

A indagação é um procedimento de auditoria que consiste na obtenção de evidências por meio da análise de documentos fiscais.

No planejamento de um trabalho de auditoria, havia a previsão de análise de registros de acessos durante seis meses a um serviço subsidiado a usuários de um determinado perfil, mas também acessível a outros usuários sem direito ao subsídio. A equipe de auditoria precisa acessar algumas credenciais de usuários que estão registradas no sistema para verificar a ocorrência de acessos indevidos, com danos ao erário.

Um procedimento de auditoria aplicável a essa finalidade é:


A

análise de contas;


B

correlação de dados;


C

exame documental;


D

extração eletrônica de dados;


E

revisão analítica.

Sobre os Procedimentos de Auditoria, à luz das Normas Brasileiras de Auditoria editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, julgue os itens a seguir.


I. O auditor verifica o Livro Razão da conta Bancos c/ Mov. de uma entidade, e confere os extratos bancários a fim de analisar a exatidão dos registros e saldos. Este procedimento é denominado ‘observação’.

II. Nos trabalhos de auditoria, o auditor não pode utilizar técnicas de amostragem não estatística, uma vez que esta abordagem pode levar a conclusões equivocadas e à consequente emissão de parecer inadequado.

III. Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

nenhuma das afirmativas.


E

III, apenas.

As unidades de controle da CGU e os órgãos setoriais restituirão a proposta de Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) à entidade no prazo máximo de 20 (vinte) dias corridos a contar do seu recebimento.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa que apresenta o principal resultado esperado da realização do exame documental na fiscalização da gestão pública.


A

Identificação de corrupção.


B

Identificação de ineficiência administrativa.


C

Identificação de falhas de planejamento.


D

Identificação de erros contábeis.


E

Identificação de irregularidades administrativas.

O desempenho da atividade de auditoria requer o uso de ferramentas de trabalho que possibilitem a formação de uma opinião, na medida em que o objetivo da auditoria consiste em fundamentar o seu ponto de vista com fatos, evidências e informações possíveis, necessárias e materiais, devendo a aplicação dos procedimentos de auditoria estar atrelada ao objetivo almejado. O procedimento que equivale ao uso da técnica de auditoria utilizada para a constatação da veracidade das informações contábeis, sendo utilizado para o levantamento de análises, composições de saldo e conciliações, é conhecido como


A

conferência de cálculos.


B

exame da escrituração.


C

exame dos documentos originais.


D

confirmação.


E

exame físico.

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O auditor realiza o exame de documentos originais, com foco em verificar a autenticidade, a normalidade, a aprovação e o registro das operações; contudo, pelo fato de em alguns casos haver um número expressivo de documentos, faz-se o uso da amostragem para a escolha dos documentos que servirão de base para a sua análise

PORQUE,

II - para evitar o grande volume de documentos e dar outra forma ao trabalho, o auditor utiliza papéis de trabalho para registrar os resultados alcançados e comprovar o trabalho executado.

A respeito das asserções, é correto afirmar que


A
as duas são falsas.

B
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

C
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

D

as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.


E

as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Após detectar a possibilidade da existência de assinaturas falsas em autorizações de compras e de pagamentos em uma entidade, um auditor interno realizou procedimentos com o objetivo de verificar a autenticidade e legitimidade das transações suspeitas.

Esse procedimento é denominado


A
inquérito

B
confirmação interna

C
exame da escrituração

D
exame de registros auxiliares

E
exame de documentos originais
O exame documental é a análise de documentos relacionados ao objeto da auditoria em busca de dados ou informações que poderão servir de subsídio ao planejamento da auditoria ou como evidências dos achados. Assinale a opção que indica as duas verificações que devem ser realizadas, obrigatoriamente.

A
Tempestividade e confiabilidade.

B
Tempestividade e coerência.

C
Autenticidade e concisão.

D
Bases e metodologia de elaboração e coerência.

E
Autenticidade e bases e metodologia de elaboração.

Envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. A definição é a de:


A

Inspeção.


B

Indagação.


C

Contagem.


D

Observação.


E

Confirmação externa.

Os relatórios de gestão e os processos de contas constituídos pelo Tribunal serão organizados de acordo com a seguinte classificação:


A

individual e consolidado.


B

individual e agregado.


C

consolidado e agregado.


D

individual, consolidado e agregado.


E

individual, consolidado, agregado e misto.

A Técnica de Auditoria denominada Exame da Documentação Original é um procedimento voltado para a comprovação das transações que, por exigências legais, comerciais ou de controle, são evidenciadas por documentos comprobatórios dessas transações. Assim, o exame realizado pelo auditor sobre tais documentos deve atender às seguintes condições, EXCETO:


A

Inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.


B

Autenticidade – constatação de que a documentação seja fidedigna e merecedora de crédito.


C

Aprovação – verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada.


D

Normalidade – constatação de que a transação se refere a operação normal e de acordo com os objetivos da empresa.

O procedimento de auditoria denominado inspeção refere-se ao exame de registros ou documentos eletrônicos internos ou externos à entidade auditada, bem como ao exame físico de um bem patrimonial.


C
Certo

E
Errado

O auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para fornecer uma base para a identificação e avaliação de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis e nas afirmações. Nestas condições, são procedimentos que podem ser aplicados:


A

Observação e recálculo.


B

Inspeção e observação.


C

Procedimentos analíticos e recálculo.


D

Reexecução e procedimentos analíticos.


E

Reexecução e indagações à administração.

   
Gerar simulado