

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa cuja sequência preenche corretamente as lacunas do parágrafo a seguir.
Na seção alfabética do Tesauro de Engenharia Sanitária e Ambiental, os descritores são apresentados com suas relações preferenciais, hierárquicas e associativas utilizando as seguintes indicações: ____________________: define, explica ou limita o significado do descritor para finalidades de indexação; ____________________ : indica os sinônimos ou não descritores, eles não são válidos para a indexação; ____________________: assinala o termo mais amplo ao qual pertence o descritor; ____________________ : indica os termos específicos (tipos ou classes) associados ao descritor; ____________________: indica os termos associados semanticamente com o descritor.
ST (significado do termo); USE (termo autorizado); TG (termo genérico); TE (termo especifico); TA (termo associado)
NA (nota de alcance); UP (usado para); TG (termo genérico); TE (termo especifico); TR (termo relacionado)
NA (nota de abrangência); UP (usado para); TG (tag ou pré-codificado); USE (termo especifico); USE (usado por)
USE (termo autorizado); ND (não disponível); TG (tag ou pré-codificado); AF (qualificador); TR (termo relacionado)
Considere a definição abaixo:
Atividades permanentes que produzem resultados repetitivos, com recursos destinados para realizar basicamente o mesmo conjunto de tarefas de acordo com padrões instituídos no ciclo de vida de um produto.
É a definição de
portfólios.
projetos.
programas.
operações.
políticas.
Em bibliotecas, assim como em outras organizações, trata-se de uma das atividades mais importantes ligadas à gerência e definida como o acompanhamento, observação do desempenho e correção de possíveis falhas.
O texto acima descrito se refere à:
Direção.
Supervisão.
Diagnóstico.
Análise.
Controle.
A biblioteca contemporânea assume a dimensão dinâmica de polo difusor de informação e cultura. Para cumprir essa missão, a biblioteca deve estar sintonizada com:
1) as tecnologias de informação e comunicação.
2) os novos suportes e linguagens do livro e da leitura.
3) sua nova função enquanto núcleo de lazer e entretenimento.
4) a ideia de que é um espaço de fomento à criação e à fruição dos mais diversificados bens artístico-culturais.
Está(ão) correta(s):
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
É função responsável pela localização física das coleções no ambiente da biblioteca. Inclui a distribuição das diferentes coleções no espaço destinado à unidade obedecendo requisitos referentes ao seu uso e preservação:
desbastamento
processamento técnico
armazenagem
avaliação
Ao refletir sobre bibliotecas, currículos e enciclopédias, Burke (2003) afirma que qualquer sistema de categorias, quando visto de fora, possui uma:
representação fidedigna.
arquitetura verídica.
informação cabível.
arbitrariedade manifesta.
idealização inovadora.
A partir das formas de medição voltadas para avaliar a ciência e os fluxos da informação, é possível:
I- Melhorar a eficiência da recuperação, medindo-se, por exemplo a relevância e revocação dos sistemas de informação;
II- Alocar recursos: pessoas, tempo e dinheiro;
III- Compreender como e quanto os cientistas se comunicam.
Os tipos de métodos quantitativos que permitem as ações destacadas acima são, respectivamente:
Infometria, bibliometria e cienciometria
Cienciometria, infometria e bibliometria
Cienciometria, bibliometria e infometria
Bibliometria, infometria e cienciometria
Assinale a alternativa CORRETA.
Qual alternativa melhor define competências pessoais para o aproveitamento da instituição?
Um saber agir responsável e reconhecido, o que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
União entre habilidades adquiridas na formação e na experiência profissional com aquelas que nascem com o indivíduo.
Espírito de equipe e otimismo aliados às competências técnicas.
Capacidade do indivíduo em colocar em prática os conhecimentos adquiridos na formação e na trajetória profissional.
Aproveitamento máximo nas disciplinas da formação acadêmica.
O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
concede bolsas e prêmios literários a escritores, mas não distribui verbas para a implantação de bibliotecas.
destina a totalidade de seus recursos orçamentários para a modernização de bibliotecas.
é restrita à colaboração de pessoas jurídicas em projetos de criação de Pontos de Leitura.
é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, em desenvolvimento no país.
tem como política prioritária a distribuição de verbas para a construção de bibliotecas comunitárias.
Durante a elaboração de um sistema de classificação facetada, qual etapa NÃO constitui uma etapa a ser levada em consideração?
Definição da língua
Definição dos termos selecionados
Atribuição de notação
Compilação do índice
O quadro apresenta um termo do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, com número, referindo-se a siglas comumente utilizadas nos tesauros
Cooperação entre bibliotecas 1) ------ resource sharing 2) ------ cooperación bibliotecaria 3) -------compartilhamento de recursos --- cooperação bibliotecária ----recursos compartilhados 4) ------ cooperação 5) --- ---catalogação cooperativa - --- comutação bibliográfica - -- -empréstimo entre bibliotecas 6) ------ as atividades resultantes de acordo, formal ou informal, entre um grupo de bibliotecas, geralmente um consórcio ou rede, para compartilhar acervos, dados, equipamentos, pessoal etc. visando ao benefício de seus usuários e à redução dos custos do desenvolvimento das coleções. |
Qual a sequência correta das siglas no termo acima?
1) ESP; 2) ING; 3) TG; 4) TR; 5) NE. 6) UP.
1) ING; 2) ESP; 3) TG; 4) UP; 5) TR; 6) NE.
1) ING; 2) ESP; 3) TR; (4) TG; 5) UP; 6) NE
1) ING; 2) ESP; 3) UP; 4) TG; 5) TR; 6) NE.
1) ING; 2) ESP; 3) UP; 4) TR; 5) TG; 6) NE.
Nas bibliotecas existem inúmeros tipos de documentos, os quais compõem seu acervo. Observe os tipos de documentos nomeados na COLUNA I e faça a correlação com seus conceitos apresentados na COLUNA II
COLUNA I
(1) Dissertação
(2) Fascículo
(3) Monografi a
(4) Tese
COLUNA II
( ) Obra de um (ou vários) volumes simultâneos em um período de tempo predeterminado condizente com um plano que forma uma unidade.
( ) Conjunto de trabalhos apresentados a uma faculdade ou universidade com o objetivo de aprovação em grau de pós-graduação stricto sensu, no mestrado.
( ) Conjunto de trabalhos apresentados a uma faculdade ou universidade com o objetivo de aprovação em grau de pós-graduação stricto sensu, no âmbito do doutorado.
( ) Edição ou caderno de uma obra ou de um periódico publicado em partes.
A sequência correta da COLUNA II, de cima para baixo, é:
2, 4, 1, 3.
3, 4, 2, 1.
2, 1, 4, 3.
3, 1, 4, 2.
4, 2, 1, 3.
A análise de assunto é a primeira etapa do tratamento temático da informação, de acordo com Dias e Naves (2013). Sobre essa etapa, analise as afirmações abaixo:
I- A leitura técnica do documento é um tipo de leitura de conteúdo que se constitui em um misto de ler e passar os olhos pelo texto, direcionada para certas partes do documento onde podem ser identificados elementos importantes para a identificação do assunto do documento.
II- A análise de assunto, realizada em textos escritos, necessita de uma leitura que possibilite a extração de conceitos que sintetizem o conteúdo desses textos.
III- Após a extração dos conceitos e a seleção dos que refletem melhor o assunto do documento, partimos para a terceira fase da análise de assunto: a atinência.
IV- A indexação é uma operação simples e necessária para a análise de assuntos. É entendida como processo básico na recuperação da informação.
V- Critérios de pertinência, exaustividade e especificidade impedem os indexadores de avaliar o trabalho de indexação.
Estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) A primeira divisão de um texto resulta em seções primárias que recebem o nome de capítulos e podem ser divididas em seções secundárias. Já as seções podem ser subdivididas em subseções, chamadas de alíneas e estas, por sua vez, em subalíneas.
( ) Em relação às mensagens eletrônicas, a NBR 6023 recomenda que a inclusão de e-mails, nos trabalhos científicos, só aconteça quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em questão.
( ) Comunicações pessoais (inclusive e-mails) devem ser indicadas na lista de referências e em notas de rodapé para facilitar sua localização e recuperação.
( ) O índice onomástico é um tipo de índice especial que reúne, alfabeticamente, nomes de personagens e de autoridades citadas ao longo de um relatório.
( ) Os índices podem ser classificados quanto ao arranjo em sistemático, alfabético e em linha.
Assinale a opção correta
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
V, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, V.
Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR),
definem o atributo como principal fator no modelo entidade-relação.
consideram as relações hierárquicas entre dados de registros bibliográficos.
adotam o modelo entidade-relação nos registros de dados bibliográficos.
expressam as relações entre os atributos da entidade de um mesmo registro bibliográfico.
estabelecem formas de apresentação dos elementos descritivos nos registros bibliográficos.
Para a execução de um bom trabalho em uma biblioteca e/ou unidade de informação, de acordo com Silva e Araújo (2003), é importante que o auxiliar conheça alguns conceitos essenciais. Assim, relacione os termos da área com sua respectiva definição:
1- Automação ou informatização de bibliotecas
2- Centro de documentação e informação
3- Biblioteconomia
4- Documentação
5- Documento
6- Informação
7- Biblioteca
( ) unidade de informação centralizada que oferece um trabalho complementar de análise e identificação das informações mais úteis para uma determinada clientela.
( ) conjunto de conhecimentos e técnicas que tem por fim a pesquisa, reunião, descrição. Produção e utilização de documentos de qualquer natureza.
( ) associação de tecnologias para o gerenciamento, coleta, organização, armazenagem, transportação de dados e recuperação de informações.
( ) coleção de documentos bibliográficos e não bibliográficos, organizada para formação, consulta e recreação de todo o público.
( ) informação fixada materialmente e capaz de ser utilizada para estúdio, consulta ou prova.
( ) conjunto de conhecimentos referentes à organização e à administração das bibliotecas.
( ) ideia ou mensagem contida num documento.
A sequência correta é
1, 3, 5, 7, 2, 4, 6.
2, 4, 1, 7, 5, 3, 6.
2, 4, 6, 1, 3, 5, 7.
5, 3, 4, 1, 6, 2, 7.
7, 5, 3, 6, 2, 4, 1.
De acordo com Paletta e Yamashita (2004), todos os componentes indicados a seguir podem ser relacionados como parte de um livro, EXCETO
nervuras.
lombada.
capa do livro.
folha de guarda.
ficha catalográfica.
Correlacione a segunda coluna com a primeira
1) Creative Common.
2) DOI – Digital object identifier.
3) Web 2.0.
4) OPACs — On-line public access catalog.
5) Information Retrieval (Z39.50).
(_) Catálogos em linha de acesso público.
(_) Protocolo voltado à recuperação da Informação.
(_) Esquema de metadados que permite o endereçamento permanente de documentos digitais na internet.
(_) Ferramentas colaborativas que permitem o compartilhamento de informação, usando a internet como plataforma.
(_) conjunto de licenças que indicam os usos permitidos dos objetos digitais na internet.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
4-5-1-3-2
3-1-2-4-5
4-5-2-3-1
4-5-3-2-1
5-2-1-3-4
De acordo com os paradigmas científicos estabelecidos pela biblioteconomia, a biblioteca é uma instituição social, cujos princípios se embasam na sociologia e na educação, compreendendo propriedades, que definem suas funções numa estrutura social e essas propriedades são de natureza
moral, intelectual e filosófica.
epistemológica, social e antropológica.
física, social e intelectual.
organizacional, administrativa e material.
material, organizacional e intelectual.
Lancaster (2004) refere-se à meia vida de um item de biblioteca como sendo o período de tempo durante o qual ele recebe a metade de todos os usos que terá. Essa meia vida pode ser expressa pelo termo:
Descarte.
Envelhecimento.
Declínio.
Obsolescência.
Desbaste.