

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme Taylor (2015), são quatro os níveis comunicação na negociação das questões de referência: Necessidade visceral, consciente, formalizada e comprometida. Com relação a Necessidade visceral, é correto afirmar:
Diz respeito a declaração formal da necessidade.
Concerne à pergunta formalizada ao sistema de informação.
Trata de uma necessidade real, mas não expressa, de informação.
Refere-se à descrição consciente, dentro do cérebro, da necessidade.
A gestão da informação e a gestão do conhecimento são práticas organizacionais interligadas, que visam potencializar o uso dos recursos cognitivos. Considerando os conceitos fundamentais dessas práticas, assinale a alternativa que expressa adequadamente uma distinção conceitual entre informação e conhecimento.
A informação é transitória e fragmentada, enquanto o conhecimento é estruturado e acumulativo.
Informação e conhecimento são sinônimos nos sistemas de organização da memória social.
A informação é sempre mais confiável do que o conhecimento, pois está livre de interpretações subjetivas.
A informação não exige representação técnica, ao contrário do conhecimento, que requer formalização sistemática.
O conhecimento é efêmero e mutável, ao passo que a informação é perene e universal.
Segundo Le Coadic (1996), as necessidades de informação abrangem algumas etapas. Sobre essas etapas, assinale C, se corretas, ou I, se incorretas.
( ) Identificar os usuários e os usos da informação.
( ) Descrever a população-alvo sem necessidade de caracterizar o ambiente.
( ) Identificar as necessidades dessa população.
( ) Avaliar as necessidades apenas se for demandada.
( ) Descrever, comunicar e implementar as soluções.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C – I – C – I – C.
I – I – C – I – I.
I – C – I – C – I.
C – C – I – C – C.
Para que a informação seja utilizável, um requisito é que ela esteja estruturada.
Certo
Errado
O princípio da autenticidade preconiza que a informação não foi modificada ou destruída de maneira autorizada ou intencional.
Certo
Errado
Le Coadic (1996) apresenta em seu livro a definição e escopo da Ciência da Informação. Discute o conceito de informação como característica essencial no mundo contemporâneo, bem como os processos de criação, organização, armazenamento, disseminação e uso da informação. Em relação à informação, analise as assertivas abaixo:
I. Explosão da informação: fundamenta-se o progresso técnico e social no poder criativo da linguagem e do raciocínio lógico que daí resulta, pode-se compreender a importância da comunicação verbal da informação.
II. Fluxo da informação: a conjunção de dois fenômenos conduz ao aparecimento de fluxos de informação muito elevados, isto é, à circulação de consideráveis quantidades de informação por unidade de tempo.
III. Informação: conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Assinale a alternativa que apresenta respectivamente fontes de informação do tipo primária, secundária e terciária.
Biografias; relatórios técnicos; teses e dissertações.
Projetos de pesquisas; serviços de indexação; resumos e dicionários.
Guias de literatura; bibliografias de bibliografias; artigos de revisão.
Artigos de periódicos; normas técnicas; patentes.
Anais de congresso; bases de dados bibliográficas; catálogos coletivos.
No que concerne à documentação e à informação, é correto afirmar que
a informação é um conhecimento inscrito ou gravado sob a forma escrita impressa ou digital, oral ou audiovisual, feita por meio de um sistema de signos, que é um elemento da linguagem que associa um significante a um significado.
a documentação comporta um elemento de sentido, sendo um significado transmitido a um ser consciente por meio de uma mensagem inscrita em um suporte espacial-temporal, em formato impresso, sinal elétrico, onda sonora e outros.
o fluxo da informação, por ser estático, reforça a estrutura da documentação na conjunção do fenômeno informacional e temporal, possibilitando a circulação de consideráveis quantidades de informação por unidade de tempo.
a documentação, em sua abordagem expandida, se define como uma medida da organização de um sistema, de uma mensagem, de um ser vivo ou na ordem das moléculas em um recipiente que contenha um líquido ou um gás.
a informação estruturada é conceituada por ser uma nova tecnologia que busca recorrer a um conjunto de técnicas convencionais da organização e análise de documentos com base nos livros e demais tipos documentais.
A ciência da informação nasceu a partir da preocupação com a rápida expansão dos registros científicos, o que conduziu à formação de uma área de investigação destinada a enfrentar o problema da organização, crescimento e disseminação do conhecimento registrado. De acordo com o livro “A ciência da informação”, de Yves-François Le Coadic, assinale a afirmativa correta em relação ao objeto “informação”, no contexto da ciência da informação.
A ciência da informação, desde os seus primórdios, baseou-se em conceitos precisos, uniformes e unânimes entre a comunidade acadêmica.
A informação é um significado transmitido, inscrito e registrado em forma escrita, impressa ou digital, oral ou audiovisual, em um suporte espacial-temporal.
A ciência da informação, de origem indo-europeia, nasceu da documentação, tomando como objeto de estudo a informação fornecida pelos centros de documentação europeus.
O que caracteriza as quatro disciplinas que atuaram, até hoje, no campo da informação – a arquivística, a biblioteconomia, a museologia e a documentação – é que todas atribuíam um interesse particularmente grande aos suportes e não à própria informação.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. As estruturas de informação são armazenadas ou estocadas nos(as) denominados(as) ______________, os(as) quais representam os diferentes estoques que nossas estruturas significantes de informação podem assumir, tais como acervos em geral em bibliotecas ou outro centro de informação/documentação, bases de dados ou estoques em qualquer outro meio eletrônico, redes de informação.
unidades de informação.
agregados de informação.
centros multimídia.
institutos de informação.
mercados de informação.
A transposição da dimensão conceitual do letramento informacional para sua prática foi sustentada pela sistematização das habilidades informacionais desejáveis. Isso foi feito por instituições representativas de bibliotecários ou por entidades educacionais para auxiliar seus membros na implantação e na avaliação de programas de letramento informacional nas escolas. O mais conhecido desses documentos é o Information Power, da American Association of School Librarians. Destinado a alunos do ensino básico, o Information Power define nove normas ou parâmetros de letramento, divididas em três segmentos; relacione-os
1. Competência informacional.
2. Aprendizagem independente.
3. Responsabilidade social.
( ) Aborda a atitude ética com relação à informação e ao compartilhamento de práticas informacionais.
( ) Enfatiza as habilidades de acessar, avaliar e usar a informação.
( ) Diz respeito à capacidade de buscar e usar a informação de maneira autônoma.
A sequência está correta em
1, 3, 2.
2, 3, 1.
1, 2, 3.
3, 1, 2.
A essência do paradigma físico reside na ideia de que há um objeto físico (mensagem) que o emissor transmite ao receptor.
Certo
Errado
O conceito de informação tecnológica está relacionado ao conceito de tecnologia.
Certo
Errado
A tipologia das informações, na representação temática, que consiste em informações sobre indivíduos, produtos, equipamentos, editores, fornecedores, dentre outras, é a:
geral
textual
cadastral
bibliográfica
De acordo com a teoria do realismo crítico, a informação tem uma existência objetiva, mas seu significado é construído por meio de processos sociais e cognitivos complexos.
Certo
Errado
Bruce (2013) define as sete faces da information literacy: tecnologia da informação; fontes de informação; processo de informação; controle da informação; construção do conhecimento; extensão do conhecimento; e inteligência.
Certo
Errado
O objetivo da teoria da informação é desenvolver uma abordagem qualitativa da informação como meio de responder a dois problemas fundamentais: a compressão de dados e a taxa final de transmissão de dados.
Certo
Errado
Considerando a tipologia de bibliotecas, relacione adequadamente os tipos à sua conceituação.
1. Biblioteca especializada.
2. Biblioteca nacional.
3. Biblioteca pública.
( ) Atende às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independente de classe social, cor,
religião ou profissão.
( ) Existe em função de um grupo restrito de usuários, reunindo e divulgando documentos de um campo específico do conhecimento.
( ) Responsável pela preservação da memória de um país, ou seja, a produção bibliográfica e documental de uma Nação.
A sequência está correta em
1, 2, 3.
2, 1, 3.
1, 3, 2.
3, 1, 2.
A dimensão semântica identificada por Shannon e por Weaver, incorporada recentemente à ciência da informação, afirma que a informação não existe independente dos sujeitos que se relacionam com ela.
Certo
Errado
Uma das definições aceitas para é que ela é considerada uma entidade social e cultural, influenciada pelo contexto e pelas interações humanas.
Certo
Errado