Questões de Concurso de Tipos de Reprodução - Biologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1061513

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Biologia 2019

Questão 65

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito de transdução, transferência e resistência microbiana, julgue os itens a seguir. A transferência de plasmídeos entre duas bactérias ocorre pelo processo de conjugação bacteriana.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1062725

Concurso Biólogo 2019

Questão 30

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

No grupo Squamata, podem ocorrer espécies partenogenéticas. Uma forma de verificar se uma espécie é partenogenética é:
  • A. estudar o cariótipo do haplótipo da espécie.
  • B. remover o órgão copulador das fêmeas férteis.
  • C. verificar o resultado de enxertos de pele recíprocos entre indivíduos da mesma espécie.
  • D. combinar machos e fêmeas em diferentes arranjos de acasalamento e verificar a descendência.
  • E. observar a frequência de eclosão de machos em cada ninhada, em relação ao número de fêmeas férteis.

Questão de Concurso - 1185665

Concurso Biólogo 2019

Questão 35

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Superior

A principal forma de reprodução entre procariotos origina indivíduos geneticamente idênticos. Entretanto, existem mecanismos que garantem a variabilidade genética das populações de bactérias.

Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os mecanismos e a variabilidade genética de procariotos às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Conjugação

2. Transformação

3. Transdução

COLUNA II

( ) Fragmentos de DNA livres no meio são incorporados por células vivas e se tornam parte do genoma dessas células.

( ) Uma fina projeção chamada pilus conecta o citoplasma de duas células e uma delas (doadora) transfere uma porção de seu DNA para a outra (receptora).

( ) Fragmentos de DNA bacteriano são inseridos nos capsídeos de fagos em ciclo lítico, e esses trechos são transferidos a outra bactéria, que os incorpora, tornando-os parte do seu genoma.

Assinale a sequência correta.

  • A. 1 3 2
  • B. 213
  • C. 231
  • D. 321

Questão de Concurso - 1185683

Concurso Biólogo 2019

Questão 42

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Superior

Sendo a determinação do sexo em abelhas cromossômica, os machos são haploides, enquanto as fêmeas são diploides.

Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A.

    As fêmeas conseguem gerar, sozinhas, indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino.

  • B.

    As fêmeas necessitam dos machos para gerar indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino.

  • C.

    As fêmeas conseguem gerar, sozinhas, outras fêmeas, mas necessitam dos machos para gerar indivíduos do sexo masculino.

  • D.

    As fêmeas necessitam dos machos para gerar indivíduos do sexo feminino, mas conseguem, sozinhas, gerar indivíduos do sexo masculino.

Questão de Concurso - 964871

Concurso SEDUC Professor - Área: Biologia 2017

Questão 80

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.

Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 828642

Concurso SME Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Área Biologia 2016

Questão 57

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico. Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado.

II. Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias.

III. O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas.

O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido

  • A. pela afirmativa I, apenas.
  • B. pelas afirmativas I e II, apenas.
  • C. pelas afirmativas I e III, apenas.
  • D. pelas afirmativas II e III, apenas.
  • E. pelas três afirmativas.

Questão de Concurso - 860728

Concurso SEDU Professor de Biologia 2016

Questão 61

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Observe a imagem que resume o ciclo de vida animal e vegetal.

Sobre os ciclos de vida, é correto afirmar que

  • A. o processo de produção de gametas em ambos os ciclos é a meiose. Nos animais e plantas, as únicas células haploides são os gametas e o resto do ciclo de vida envolve apenas células diploides.
  • B. o processo de produção de gametas em ambos os ciclos envolve a meiose. Nos animais, as únicas células haploides são os gametas, nas plantas há uma geração multicelular haploide.
  • C. o processo de produção de gametas em ambos os ciclos envolve a meiose. Tanto em animais como em plantas há uma geração multicelular haploide e outra geração multicelular diploide.
  • D. nos animais os gametas são produzidos através da meiose e são portanto haploides. Nos vegetais os esporos são as estruturas haploides e os gametas são diploides.
  • E. únicas células haploides são os gametas e o resto do ciclo de vida envolve apenas células diploides.

Questão de Concurso - 860729

Concurso SEDU Professor de Biologia 2016

Questão 62

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Na reprodução das plantas, o mecanismo que garante maior diversidade genética é a
  • A. fecundação cruzada.
  • B. autofecundação.
  • C. maturação simultânea de androceu e gineceu.
  • D. dispersão de frutos pelo vento.
  • E. independência de agentes polinizadores.

Questão de Concurso - 990365

Concurso SEDUC Professor Classe I Nível A - Área Biologia 2018

Questão 21

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Analise a tirinha a seguir.

O tipo de reprodução evidenciado pela tirinha anterior é:

  • A. Sexuada por conjugação.
  • B. Sexuada por fecundação.
  • C. Assexuada por brotamento.
  • D. Assexuada por cissiparidade.

Questão de Concurso - 1135587

Concurso Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2014

Questão 4

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

  • A.

    não disjunção dos alelos sexuais de uma fêmea.

  • B.

    não disjunção dos alelos sexuais de um macho.

  • C.

    disjunção dos alelos sexuais de uma fêmea.

  • D.

    disjunção dos alelos sexuais de um macho.