Questões de Concurso de Biodiversidade - Biologia

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Questão de Concurso - 424241

Concurso MMA Analista Ambiental - Especialidade: Meio Ambiente - Área de Concentração II 2011

Questão 64

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, relativos à biodiversidade.

Denomina-se hotspot toda área prioritária para a conservação ambiental que apresenta alta biodiversidade de espécies endêmicas, e preservação de, ao menos, três quartos de sua vegetação original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1199165

Concurso Professor Auxiliar - Área: Ciências 2019

Questão 29

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas é chamado de:

  • A. Biodiversidade.
  • B. Biocenose.
  • C. Biosfera.
  • D. Bioma.
  • E. Biologia.

Questão de Concurso - 1200119

Concurso

Questão 32

Nível

Analise as afirmativas abaixo em relação à Biodiversidade.

1. O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.

2. A biodiversidade é o estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta e está vinculada tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias.

3. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce do mundo. Porém, com menos de 50 mil espécies de árvores e arbustos, fica em um dos últimos lugares em biodiversidade vegetal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Questão de Concurso - 1139965

Concurso SEDUCE Professor - Área Biologia 2018

Questão 69

Instituto Quadrix

Nível Superior

O Brasil é considerado como um dos países com maior biodiversidade biológica por abrigar mais de 10% das formas de vida do planeta. Toda essa riqueza está distribuída em diferentes ecossistemas existentes no País e o cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, está entre os biomas com maior diversidade florística do planeta, com mais de 6.000 espécies de plantas vasculares já registradas. Isto se deve a um mosaico de formações vegetais. O referido bioma vem sofrendo com a pressão agrícola extrativista e urbana, sendo considerado como um substrato para a expansão dessas atividades. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A expansão das diversas atividades humanas determinou, até o momento, a conversão de até 20% da vegetação original de cerrado em áreas agrícolas e de pastagens, implicando na perda de muitas espécies endêmicas ainda não investigadas.

  • B.

    O conhecimento sobre as plantas do cerrado e seu uso, muitas vezes por leigos, estão relacionados aos costumes locais, como, por exemplo, a extração de estruturas vegetativas e reprodutivas, como raízes, praticamente de maneira predatória, com sinais de extração desordenada, independentemente do porte da planta.

  • C.

    No bioma cerrado, as florestas secas pré-amazônicas e as florestas decíduas de afloramento calcário, que ocorrem em manchas em Goiás, apresentam ricas fontes de madeiras nobres. Estas últimas são tratadas como florestas por estarem integradas à Amazônia legal, coibindo a extração de madeiras nobres e impedindo a criação de mais áreas agrícolas.

  • D.

    No cerrado, a elevada demanda anual de produtos medicinais e alimentícios faz com que a extração das plantas seja bem maior que outras utilizações, como o uso comum da madeira para lenha e carvão.

  • E.

    Atualmente, as matas de galeria existentes no cerrado são áreas de uso sustentável em virtude da presença de espécies de grande valor medicinal, como o baru e o pequi, entre outras espécies do cerrado stricto sensu.

Questão de Concurso - 1008950

Concurso CLDF Consultor Legislativo - Área Meio Ambiente 2018

Questão 68

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A definição completa de diversidade biológica envolve os seguintes níveis:
  • A. Espécies e ecossistemas.
  • B. Espécies, populações e ecossistemas.
  • C. Genes e espécies.
  • D. Genes e populações
  • E. Genes, espécies e ecossistemas.

Questão de Concurso - 1162235

Concurso Engenheiro Agrônomo 2019

Questão 8

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Nível Superior

Fauna é o conjunto de espécies animais que vivem em um determinado país ou região, entendendo-se que fauna silvestre não significa, exclusivamente, a fauna encontrada na selva, pois o marco referencial legal para diferenciar fauna doméstica da não domesticada, é:

  • A.

    ( ) capacidade de reprodução em cativeiro.

  • B.

    ( ) vida natural em liberdade ou fora do cativeiro.

  • C.

    ( ) ter todo o ciclo de vida dentro de um território ou águas jurisdicionais brasileiros.

  • D.

    ( ) ter parte do ciclo de vida dentro de um território ou águas jurisdicionais brasileiros.

  • E.

    ( ) somente capacidade de reprodução em liberdade.

Questão de Concurso - 825695

Concurso IBGE Analista - Área Biodiversidade 2016

Questão 36

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A determinação do número de espécies que vivem em certa área nem sempre é uma atividade fácil de ser realizada, entre outras coisas, devido à variação da riqueza de espécies como função do tamanho da amostra.

Para reduzir os erros no momento de avaliar a riqueza de espécies, foram criados diferentes métodos.

A alternativa que contém apenas os métodos de avaliar a riqueza de espécies de uma área de estudo é:

  • A. Índice de diversidade de Simpson; Estimativa Jackknife; Coeficiente de Sorensen;
  • B. Procedimento Bootstrap; Estimativa Jackknife; Coeficiente de Jaccard;
  • C. Coeficiente de Sorensen; Índice de diversidade de Shannon; Curva espécie-área;
  • D. Método da rarefação; Estimativa Jackknife; Curva espécie-área;
  • E. Método da rarefação; Índice de diversidade de Shannon; Coeficiente de Jaccard.

Questão de Concurso - 825703

Concurso IBGE Analista - Área Biodiversidade 2016

Questão 44

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A Análise de Componentes Principais (ACP) fornece eixos que representam a variância fatorial e não-residual. Uma questão importante é determinar quantos eixos podem ser interpretados ecologicamente. Uma das formas de determinar o número de eixos consiste em comparar os autovalores (λ) obtidos (linha I) com os que seriam obtidos se os dados fossem todos aleatórios (sem influência fatorial). Esses valores estão representados na linha II do gráfico.

Os dados fornecidos pelo gráfico mostram que o(s) eixo(s) da linha I que poderia(m) ser interpretado(s) na análise da ACP é(são), apenas:

  • A. 1;
  • B. 1 e 2;
  • C. 1, 2, 3 e 4;
  • D. 3, 4, 5, 6, 7 e 8;
  • E. 7 e 8.

Questão de Concurso - 825710

Concurso IBGE Analista - Área Biodiversidade 2016

Questão 51

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O estabelecimento de populações de uma comunidade depende da ação da seleção natural sobre os participantes da comunidade. Assim, a seleção natural, fundamental para interpretar todos os dados biológicos, pode ser classificada como direcional, estabilizadora ou disruptiva e está representada nas figuras abaixo pelas linhas pontilhadas.

A classificação correta da seleção natural, correspondente aos gráficos I, II e III, nessa sequência, é:

  • A. disruptiva – direcional – estabilizadora;
  • B. disruptiva - estabilizadora – direcional;
  • C. direcional - disruptiva –estabilizadora;
  • D. estabilizadora – direcional – disruptiva;
  • E. estabilizadora - disruptiva – direcional.

Questão de Concurso - 825714

Concurso IBGE Analista - Área Biodiversidade 2016

Questão 55

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O número de espécies descritas pela ciência se aproxima de 2 milhões, mas sabe-se que esse número de espécies é, certamente, maior do que 5 milhões, podendo chegar a mais de 30 milhões. Alguns grupos são mais conspícuos e neles o número total de espécies conhecidas se aproxima do número de espécies existentes, enquanto, em outros grupos, o número de espécies conhecidas é ainda muito reduzido.

As percentagens mais aproximadas de espécies ainda desconhecidas dentro dos grupos de Moluscos, Bactérias e Vertebrados são respectivamente:

  • A. 99% - 65% - 10%;
  • B. 99% - 10% - 65%;
  • C. 65% - 99% - 10%;
  • D. 10% - 99% - 65%;
  • E. 10% - 99% - 65%;