

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A tênia não possui sistema digestório.
II. Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis não é uma das atividades básicas de uma equipe de Saúde da Família.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O câncer de laringe não está relacionado ao fumo.
II. A febre é um sintoma da leptospirose.
Marque a alternativa CORRETA:
As ametropias ocorrem quando a luz chega de forma inadequada à retina. Isso faz com que a imagem não se forme de maneira nítida. Para corrigir essas doenças oculares, faz-se necessário o uso de lentes específicas. Sobre essas ametropias e a indicação de lentes específicas para cada caso, justifica-se afirmar que
o estrabismo é um distúrbio visual que consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, o que faz com que se formem imagens duplas, indicando-se como tratamento o uso de lentes convergentes e divergentes.
a hipermetropia é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais ”curto”, o que faz com que a imagem se forme depois da retina, indicando-se como tratamento o uso de lentes convergentes e divergentes convexas.
a miopia é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais “longo”, o que faz com que a imagem se forme antes da retina, indicando-se como tratamento o uso de lentes divergentes côncavas.
o astigmatismo é um distúrbio visual caracterizado pela curvatura irregular da córnea, o que faz com que a imagem seja formada em múltiplas regiões, indicando-se como tratamento o uso de lentes divergentes côncavas.
a presbiopia é um distúrbio visual caracterizado pelo envelhecimento do cristalino, o que dificulta a visualização de objetos próximos, indicando-se para correção o uso de lentes convergentes esféricas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro pode variar desde um processo inaparente até formas graves.
II. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada.
Marque a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que indica a doença cuja transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, no ciclo homem - Aedes aegypti - homem.
Raiva
Malária
Dengue
Esquistossomose
Leishmaniose
A toxoplasmose, é uma antropozoonose causada pelo Toxoplasma gondii, parasito amplamente distribuído no mundo. Sua prevalência em humanos varia de acordo com as condições climáticas da região e os hábitos higiênicos, alimentares e culturais da população. Diante disso, o teste de avidez de IgG tem sido proposto como um parâmetro para o diagnóstico da toxoplasmose em gestantes, pois pode:
Haver IgM residual e o encontro de IgG de baixa avidez que define casos deinfecção pregressa
Inexistir IgM residual e o encontro de IgG de alta avidez que define casos de infecçãopregressa.
Inexistir IgM residual e o encontro de IgG de alta avidez que define casos deinfecção recente.
Haver IgM residual e o encontro de IgG de baixa avidez que define casos de infecção recente.
A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam o hospedeiro definitivo (homem) e as formas larvárias se desenvolvem no hospedeiro intermediário conhecido como:
Mosquitos do gênero Anopheles.
Mosquitos do gênero Aedes aegypti.
Nematóides da família Ancylostomidae.
Triatomíneos conhecidos como barbeiros.
Caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
As doenças em que o homem é o único reservatório, único hospedeiro e único susceptível são chamadas de:
Zoonoses.
Fitenoses.
Biozenoses.
Anfixenoses.
Antroponoses.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os ribossomos fazem a síntese de proteínas.
II. A leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro pode variar desde um processo inaparente até formas graves.
Marque a alternativa CORRETA:
A malária não tratada causada por este parasita é potencialmente fatal como resultado de danos extensivos ao encéfalo e ao rim. O diagnóstico se baseia no exame microscópico de sangue, utilizando-se esfregaços de gota espessa e fina corados com Giemsa. Os trofozoítos em forma de anel podem ser observados no interior de hemácias infectadas. Já os gametócitos da espécie mais patogênica do parasita apresentam forma de quarto-crescente (forma de banana), diferentemente dos outros plasmódios, que são esféricos.
A espécie de Plasmodium que apresenta tais características é:
Assinale a alternativa correta com relação à Sífilis.
Apresenta poucas manifestações clínicas e diferentes estágios, denominados de sífilis primária, sífilis secundária e sífilis terciária. Na fase primária observa-se úlcera genital única, dolorosa e com bordos elevados denominada cancro mole.
No estágio primário da infecção existe uma menor possibilidade de transmissão do patógeno e o diagnóstico é realizado por meio da cultura.
É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que apresenta o diagnóstico predominantemente por meio de anticorpos específicos e não específicos.
A sífilis congênita é transmitida para a criança apenas no primeiro trimestre da gestação, por isso é importante pesquisar a doença para detectar a infecção durante o pré-natal e tratar a gestante.
O agente da doença é uma espiroqueta cultivável em laboratório que adquire resistência facilmente à penicilina G, antibiótico usado comumente no tratamento da doença.
Em um levantamento feito em um município de 100.000 habitantes, foram registrados 100 casos de uma doença, sendo que 10 desses casos foram diagnosticados no último mês. A prevalência da doença nesse município é de
110 casos em 100.000 habitantes.
10 casos em 100.000 habitantes.
1 caso em 1.000 habitantes.
1 caso em 10.000 habitantes.
11 casos em 10.000 habitantes.
Diversos agentes patogênicos podem prejudicar o rendimento da cultura do algodoeiro. Entre as doenças que podem acometer o algodoeiro, destaca-se a ramulose. Assinale a alternativa correspondente ao seu agente causal.
Com base nos conhecimentos relativos às espécies de importância médica dos reinos monera e protista, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Bordetella pertussis.
2. Trypanosoma cruzi.
3. Leishmania chagasi.
4. Rickettsia rickettsii.
Coluna 2
( ) Febre maculosa.
( ) Coqueluche.
( ) Seu vetor é o Triatoma infestans.
( ) Seu vetor são mosquitos flebótomos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 3 – 4.
4 – 1 – 2 – 3.
1 – 4 – 2 – 3.
3 – 1 – 2 – 4.
4 – 1 – 3 – 2.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A transmissão do HIV não pode ocorrer através do uso de seringa compartilhada.
II. A vigilância nutricional não está incluída no campo de atuação do SUS.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Sobre as características das hepatites virais, assinale no quadro abaixo a forma de hepatite com sua relação correta.
Tipo do vírus | Composição do genoma | Marcadores diagnóstico | Principal forma de transmissão |
Vírus da hepatite A | DNA | Anti-HAV igG | Fecal-oral. |
Tipo do vírus | Composição do genoma | Marcadores diagnóstico | Principal forma de transmissão |
Vírus da hepatite B | RNA | HBsAg e AntiHBs | Sexual. |
Tipo do vírus | Composição do genoma | Marcadores diagnóstico | Principal forma de transmissão |
Vírus da hepatite C | RNA | Anti-HCV e HCV-RNA | Parenteral. |
Tipo do vírus | Composição do genoma | Marcadores diagnóstico | Principal forma de transmissão |
Vírus da hepatite D | DNA | Anti-HBC | Fecal-oral. |
Relacione as colunas:
Coluna I
I. Talassemia
II. Anemia Falciforme
III. Hemoglobina
IV. Anemia Ferropriva
Coluna II
1. Proteína presente nos eritrócitos, constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.
2. Grupo de doenças do sangue caracterizadas por defeito genético que resulta em diminuição da produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobina.
3. Doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice.
4. Tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias.
I.3, II.2, III.1, IV.4
I.2, II.3, III.1, IV.4
I.4, II.3, III.2, IV.1
I.1, II.2, III.3, IV.4
A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados com o Plasmodium:
Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P. ovale.
Plasmodium nana, P. endolimax, P. schistosoma
Plasmodium Balanditium, P. Vorticella
Plasmodium coli, P. cândida
Leia o texto.
“É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Estima-se que 50 mil pessoas morram no mundo em consequência dessa doença. No Brasil, o controle governamental da transmissão dessa doença vem obtendo amplo sucesso e a maioria dos estados brasileiros já pode ser declarada livre dessa parasitose”.
Fonte: Fundamentos da Biologia Moderna: volume único/ José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho-4ª ed.- São Paulo: Moderna, 2006, p. 740.
A doença descrita no texto e uma de suas formas de transmissão é, respectivamente, a
Malária; através da picada do mosquito Anopheles;
Leishmaniose; através da picada do mosquito Lutzomya;
Doença de Chagas; através da ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados;
Doença de Chagas; através da picada do mosquito Lutzomya.