Questões de Concursos Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE)

Ver página CODECIR/PE Navegar questão a questão

Questão 68306

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 1

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

A visão que o autor do Texto 1 tem acerca da linguagem é a de que ela

  • A.

    depende prioritariamente de fatores socioeconômicos para aflorar.

  • B.

    desabrocha a partir do momento em que a criança chega à escola.

  • C.

    é uma das propriedades inerentes à condição de ser humano.

  • D.

    resulta das regras da gramática normativa ensinada pela escola

  • E.

    é algo complicadíssimo e difícil de ser descrito pelos lingüistas

Questão 68311

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 2

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

"toda criança já chega à escola dominando com perfeição uma complicadíssima gramática" – Nesse trecho, o termo "gramática" foi usado para significar:

  • A.

    um conjunto de normas que regulam o que é certo ou errado nas línguas.

  • B.

    o complexo e difícil sistema alfabético da nossa língua portuguesa.

  • C.

    um sistema computacional presente no cérebro das crianças quando aprendem a falar

  • D.

    os princípios de funcionamento do sistema lingüístico em que alguém se insere.

  • E.

    um conjunto de regras de um sistema inato que é despertado pela escola

Questão 68317

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 3

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

No 1º parágrafo do Texto 1, o autor ressalta, da linguagem, o seu caráter:

  • A.

    interacional

  • B.

    cultural

  • C.

    social

  • D.

    gramatical

  • E.

    universal

Questão 68324

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 4

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

A linguagem (...) é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus pais e de sua comunidade lingüística." – O segmento destacado nesse trecho desempenha uma função

  • A.

    condicional

  • B.

    concessiva

  • C.

    temporal

  • D.

    causal

  • E.

    conclusiva

Questão 68330

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 5

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

"Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente (...) a gramática de sua língua." – Analise as paráfrases desse trecho, dadas a seguir.

1. Qualquer criança, tendo acesso à uma língua, domina rapidamente a gramática dessa língua.

2. Qualquer criança, tendo acesso à sistemas lingüísticos, domina rapidamente a gramática desses sistemas.

3. Qualquer criança, tendo acesso à escola, domina rapidamente a gramática de sua língua.

4. Qualquer criança, tendo acesso à qualquer linguagem, domina rapidamente a gramática de sua língua.

O sinal indicativo de crase está corretamente empregado em:

  • A.

    1 e 4, apenas

  • B.

    3, apenas

  • C.

    1, apenas.

  • D.

    3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4

Questão 68339

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 6

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

Analise a correlação feita entre os pronomes sublinhados e seus referentes, dados entre parênteses.

1. Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente, logo nos primeiros anos de vida, todo um sistema de princípios e regras que lhe (criança) permitem ativar ou construir inteiramente a gramática de sua língua.

2. A linguagem (...) é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus (anos) pais e de sua comunidade lingüística.

3. Tanto é assim que qualquer criança logo compreende e produz inúmeras expressões que jamais ouviu, operando ela mesma sobre essas novas orações com os recursos próprios do sistema "computacional" de produção e interpretação de seu (sistema) cérebro.

4. Em resumo, todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna ou, pelo menos, a (gramática) interioriza já em tenra idade (...).

A correlação está feita corretamente em:

  • A.

    1 e 4, apenas

  • B.

    1 e 2, apenas

  • C.

    2, 3 e 4, apenas

  • D.

    3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Questão 68347

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 7

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

Assinale a alternativa na qual há oposição semântica entre os termos sublinhados.

  • A.

    (...) independentemente de fatores sociais, de raça, de cultura, de situação econômica, de circunstâncias de nascimento ou de diferentes modos de inserção / extração em sua comunidade.

  • B.

    Tanto é assim que qualquer criança logo compreende e produz inúmeras / infinitas expressões que jamais ouviu

  • C.

    A linguagem, seja pela convergência / divergência de fatores de natureza antropológica, seja por força de uma dotação genética específica, é um patrimônio característico de toda a humanidade.

  • D.

    Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente, / concomitantemente, logo nos primeiros anos de vida, todo um sistema de princípios e regras.

  • E.

    (...) todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna ou, pelo menos, a interioriza / rechaça já em tenra idade.

Questão 68355

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 8

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

Sobre alguns aspectos lingüísticos do Texto 1, analise o que se afirma a seguir.

1. No trecho: "Uma propriedade do homem, independentemente de fatores sociais, de raça, de cultura, de situação econômica, de circunstâncias de nascimento ou de diferentes modos de inserção em sua comunidade.", as vírgulas que são postas após o termo "sociais" têm a função de separar os termos numa enumeração.

2. "Mesmo sem tomar partido nas questões mais complexas relativas a esses mecanismos e processos internos, o que se pode dizer, em resumo, é que todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna". O segmento sublinhado nesse trecho tem valor concessivo.

3. "(...) é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus pais e de sua comunidade linguística." Nesse trecho, o verbo sublinhado está no plural em concordância com seu sujeito posposto.

4. "Uma consequência disso: toda criança já chega à escola dominando com perfeição uma complicadíssima gramática, que os lingüistas tentam descrever sem sucesso cabal mais de quarenta anos." O verbo "haver", nesse trecho, indica tempo decorrido

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, apenas

  • B.

    1, 2 e 4, apenas

  • C.

    4, apenas

  • D.

    2, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Questão 68360

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 9

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

"A crise econômica que se desenvolveu no País, principalmente a partir da década de 70, gerou reflexos altamente negativos sobre o processo de desenvolvimento social e sobre a segurança das comunidades contra desastres." (Condicionante da Política Nacional de Defesa Civil). Assinale a alternativa que apresenta uma das origens que gerou a crise econômica da assertiva acima.

  • A.

    crime organizado

  • B.

    guerrilhas internas

  • C.

    redução do preço dos combustíveis.

  • D.

    êxodo rural

  • E.

    crise política.

Questão 68365

Coordenadoria de Defesa Civil do Recife - PE (CODECIR/PE) 2007

Cargo: Agente de Defesa Civil - Área Serviço Social / Questão 10

Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Nível: Superior

Assinale a alternativa falsa:

  • A.

    Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

  • B.

    A vulnerabilidade é uma condição intrínseca ao corpo ou ao sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danos prováveis

  • C.

    Dano é a relação existente entre a magnitude da ameaça, caso ela se concretize, e a intensidade do prejuízo conseqüente.

  • D.

    Risco é a relação existente entre a probabilidade de que uma ameaça de evento adverso ou acidentes determinados se concretize, com o grau de vulnerabilidade do sistema receptor e seus efeitos.

  • E.

    O órgão superior do Sistema Nacional de Defesa Civil é o CONDEC – Conselho Nacional de Defesa Civil