Questões de Concurso sobre Hipermídia, Mídias Sociais, Mídias Alternativas e Inclusão Digital

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
386 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo “nó” em relação às redes sociais.


A

Rede social em desuso, como o Orkut.


B

Postagem de fotografias em preto e branco.


C

Plágio de conteúdos postados nas redes sociais.


D

Conteúdo em vídeo que não gera engajamento.


E

Ponto de contato entre os atores das redes sociais.

A pandemia da Covid-19 evidenciou uma realidade que já era presente na sociedade mundial: a infoexclusão. De acordo com dados extraídos do portal Internet World Stats em maio de 2020, na África, só 39,3% de seus habitantes vivem conectados, com relação a 87,2% dos europeus e 94,6% dos norteamericanos. Números como estes levaram a ONU (Organização das Nações Unidas) a idealizar, por meio dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 9), a redução da exclusão digital. São várias as possibilidades apresentadas. Assinale a alternativa que NÃO é uma estratégia para diminuir a exclusão digital:


A

Free Basics: Esta iniciativa, promovida pelo Facebook e outras seis empresas tecnológicas, pretende dar acesso gratuito a uma série de webs por meio de um aplicativo móvel.


B

Acesso Monitorado por empresas de tecnologia: Liberação de internet durante 6 horas diárias em regiões menos favorecidas com restrições de uso, pré-determinados, de acordo com cada realidade.


C

Programas de alfabetização digital: Instruem os habitantes das áreas menos favorecidas no uso da Internet para melhorar seu bem-estar pessoal.


D

Starlink: Este projeto, promovido pelo magnata Elon Musk, está lançando satélites ao espaço para oferecer Internet de alta velocidade e cobertura global com preços acessíveis.

Leia as afirmações abaixo:


I – na pesquisa para construção de argumentos, roteiros e textos, valem como fonte agências de notícias, pesquisadores renomados, jornais, artigos, documentários etc, inclusive redes sociais populares, como Instagram, grupos de WhatsApp, Facebook, entre outros,


MAS


II – somente as redes sociais têm a necessidade de se fazer checagem.


Assinale a opção correta.


A

A afirmativa I está correta e a II errada.


B

A afirmativa I está errada e a II correta.


C

Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.


D

Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda não complementa a primeira.


E

Ambas as afirmativas estão incorretas.

No contexto das redes sociais, o termo reverberação é relacionado com:


A

comportamento passivo de usuários das redes sociais que não fazem nenhuma interação.


B

agendamento do dia e horário de uma postagem no Instagram ou Facebook.


C

demora em responder pedido de solicitação para seguir alguém no Instagram.


D

comentários, depoimentos e discussões feitas pelos usuários a partir de uma postagem.


E

conteúdos copiados das sugestões de pauta ou releases enviados pelas assessorias.

O uso das mídias digitais, em especial das redes sociais, vem repercutindo diretamente na vida e na profissão das pessoas. De um lado positivo, ocupam expressivo tempo diário, tornando-se até canais de encontros, conversas, entretenimento, de comunicação, de marketing, de atendimento e relacionamento. Já de forma negativa, afetam na concentração e interação social das pessoas. Idênticos problemas ocorrem com as atividades das Assessorias das Organizações públicas ou privadas. Por exemplo, adotados para estabelecer e estreitar relações com essas empresas, os contatos pessoais ou telefônicos passam a ser via internet. Acrescido a isso, as mídias digitais e, por conseguinte, as redes sociais, adotadas nas Assessorias de Comunicação e de Imprensa, também podem acarretar desvantagens, como:


I. O risco de vazamento de informações dentro das organizações por meio das redes sociais.

II. Viabilizam a comunicação instantânea, compartilhando informações, notícias, eventos muito rapidamente e divulgando-os em tempo real.

III. O risco de criminosos, por meio das redes sociais, acessarem e utilizarem dados da Organização para cometer delitos.

IV. Facilitam a vida das pessoas e propiciam espaços para novos tipos de negócios, novos empregos.

V. Possibilidade de exposições desnecessárias, tipo: compartilhamento de fotos, brincadeiras ou atividades internas.

VI. Atuam como canais de formação e aperfeiçoamento profissional, oferecendo cursos on-line, de entretenimento etc.


Assinale a alternativa com as assertivas em acordo com a questão.


A

I, II, VI.


B

II, III, VI.


C

I, IV, VI.


D

II, III, V.


E

I, III, V.

As mídias sociais representam uma verdadeira revolução na comunicação das organizações com seus públicos. Sobre essas mudanças e seus impactos, analise as assertivas a seguir:


I. Pela maior acessibilidade e amplitude de alcance na oferta de seus produtos e serviços, as empresas acabam aumentando o preço ao cliente.

II. Na era das mídias sociais, o relacionamento com os públicos é muito mais intenso, portanto, transparência e autenticidade reforçam a imagem e a reputação da organização.

III. Dentro e fora das redes sociais, o comportamento dos públicos em relação à organização impacta nos negócios, bem como os funcionários podem atuar como representantes da marca.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas II e III.

A ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) realizou recentemente uma pesquisa com 53 empresas, que revela a maneira como elas utilizam as redes sociais. A conclusão foi que as principais finalidades se resumem ao Marketing – marketing de relacionamento, branding e comunicação. Dessa maneira, a base estrutural para a utilização das redes sociais é o relacionamento. Se, no planejamento de marketing, não tiverem ações de relacionamento nas redes, a ação não alcançará a eficiência esperada. De uma maneira simplista, Rivoltella (2008, s.p.) define social network como “a descrição da estrutura que junta atores diferentes, sejam individuais, sejam organizações”. Sendo assim, é CORRETO afirmar que não é papel da rede social, utilizada como estratégia de comunicação:


A

Incentivar o desenvolvimento de relação entre pessoas.


B

Organizar reuniões segmentadas voltadas a um pequeno nicho, evitando inserir novos elementos.


C

Proporcionar interação entre membros que se comunicam por meio das redes sociais.


D

Possibilitar formas de representações dos relacionamentos não só afetivos, mas também profissionais das pessoas.

No universo da comunicação digital, o termo wiki se refere à inteligência coletiva produzida por meio de softwares intuitivos, que permitem que qualquer um publique conteúdos em uma página própria, no formato de microblogging.


C

Certo


E

Errado

A ampliação do uso de chatbots na comunicação digital deve-se principalmente à maior penetração de aparelhos móveis, ao crescimento do uso de aplicativos de mensagens e aos recentes e rápidos avanços no desenvolvimento tecnológico.


C

Certo


E

Errado

Para Wilson Bueno (2014), “a mensuração nas mídias sociais atende a três propósitos básicos, resultado do investimento nesses espaços: comprovar o aumento da receita, a redução de custos ou a obtenção de vantagens ou melhoria na satisfação de clientes ou stakeholders em geral”.


Com base nessa perspectiva, avalie se as organizações devem


I. ter indicadores capazes de mensurar a amplitude e o alcance de suas inserções nas mídias sociais.

II. ignorar indicadores que categorizem os sentimentos envolvidos nos comentários sobre a organização nas mídias sociais.

III. desconectar os indicadores às ações e resultados concretos de redução de custos, aumento de receita e satisfação dos clientes.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I, II e III.

A respeito dos mecanismos de controle da informação, assinale a opção correta.


A

Uma das atribuições dos assessores de imprensa é se responsabilizar pela censura prévia dos conteúdos midiáticos a serem publicados pelos house organs e demais boletins informativos de circulação interna.


B

Por funcionarem como constantes geradores de pautas jornalísticas negativas, os SAC — sistemas de atendimento ao cidadão (ou ao consumidor) — deixaram de ser controlados por profissionais de relações públicas e passaram ao controle da assessoria de imprensa.


C

O desenvolvimento tecnológico dos suportes midiáticos e dos provedores de Internet possibilitou às empresas privadas e aos órgãos públicos o surgimento não somente de publicações institucionais eletrônicas, mas também de canais institucionais de áudios e vídeos corporativos.


D

Embora sejam muito comuns em sondagens de opinião pública, os chats não fazem parte das atividades de comunicação a serviço de uma assessoria de imprensa, sempre atentas a não fomentarem polêmicas.


E

Em uma assessoria de imprensa, uma das precauções rotineiras é evitar que os releases cheguem à Internet e às redes sociais, nas quais podem, facilmente, ser objeto de viralizações indevidas, sendo, por isso, muito comum que empresas e órgãos públicos advirtam seus clientes e usuários a não utilizarem esse tipo de postagem.

Uma vantagem das redes verticais e uma desvantagem das redes horizontais , respectivamente, são:


A

alta experiência de conteúdo e baixa segmentação.


B

estão limitadas à sua especialidade e maior probabilidade de conversão.


C

retenção de usuários e alta segmentação.


D

facilidade de novos conteúdos e melhor identificação de hábitos.


E

atração de usuários e baixa retenção de usuários.

“A aparente liberdade de navegação, podendo o leitor-ouvinte-espectador da internet optar pelo caminho que deseja para entrar na matéria e criar novas dimensões. [...] Há uma mudança significativa no papel do receptor da mensagem vista na forma clássica da comunicação. Há mais condições de este receptor tentar entender a informação por vários ângulos, principalmente com as novas perspectivas de interatividade.”


FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. p. 143.


De acordo com o que foi trazido pela autora, essa navegação recebe o nome de


A

Hipertexto / Hipermídia.


B

Back Link.


C

Conexão entre atores.


D

Hiperconexão.

As redes sociais são estruturas formadas por pessoas e organizações, dentro e fora da Internet, que se conectam de acordo com interesses e valores comuns, enquanto as mídias sociais realizam a comunicação social massiva, seja para a informação, seja para o entretenimento.


C

Certo


E

Errado

Na mídia digital, a redação da notícia pode fazer uso de hiperlinks, sobretudo para atender os níveis de contextualização e de exploração do tema, permitindo, assim, uma leitura não linear.


C

Certo


E

Errado

O uso de chatbots como forma de comunicação entre os diferentes públicos restringe-se a empresas privadas, pois os órgãos públicos não utilizam esse tipo de comunicação, dado o risco de comprometimento da imagem e da reputação institucionais.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo capital social no estudo das redes sociais.


A

Criação de perfis anônimos em uma rede social


B

Previsão de lucros com anúncios criados para redes sociais


C

Bloqueio de conteúdos ou perfis em uma rede social


D

Valores, como visibilidade e reputação, obtidos em uma rede social


E

Pesquisa sobre prováveis patrocinadores para uma rede social

O atual cenário das comunicações digitais nos traz uma série de novas expressões e significados, como os seguintes:


1. Câmara de Eco

2. Cyberbulling

3. Conteúdo viral

4. Click-bait

5. Fact-checking


( ) Método jornalístico para verificar se uma determinada informação é confiável.

( ) Prática da intimidação, humilhação, perseguição ou difamação de alguém por meio de ambientes virtuais.

( ) Aquilo que é divulgado e compartilhado por muita gente e ganha ampla repercussão na internet

( ) Situação em que ideias, opiniões e crenças são reforçadas pela repetição dentro de um grupo.

( ) Conteúdo produzido geralmente sob a forma de títulos chamativos ou sensacionalistas para despertam a curiosidade e aumentar o número de acessos a um determinado site.


Assinale a opção que completa os parênteses na ordem correta.


A

5 – 3 – 2 – 1 – 4.


B

1 – 4 – 2 – 3 – 5.


C

5 – 4 – 3 – 2 – 1.


D

1 – 2 – 4 – 3 – 5.


E

5 – 2 – 3 – 1 – 4.

   
Gerar simulado