

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A comunicação é composta de elementos apontados como essenciais para que a mensagem chegue ao público-alvo de forma eficiente. Para isso, é preciso que cada um cumpra o seu papel com êxito. O linguista russo, considerado um dos grandes teóricos da Comunicação, Roman Jakobson elencou ao todo seis elementos que formam o processo de comunicação direta. Aponte a alternativa que NÃO remete à real proposta no processo ideal de comunicação:
Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual.
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz.
Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.
Canal ou veículo — a forma como a mensagem organiza-se, é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.
De acordo com a visão behaviorista, também denominada comportamentalista, todo comportamento humano pode ser entendido a partir de um esquema de estímulo e resposta.
Certo
Errado
A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias cumprem uma rigorosa rotina industrial determinada pelos veículos de comunicação. Para ser notícia, a informação deve cumprir certos critérios de noticiabilidade. Cabe ao jornalista identificar aspectos que destaquem o acontecimento na imprensa. De acordo com os estudos dos pesquisadores Mauro Wolf e Nelson Traquina, a alternativa que apresenta um dos pontos que se encaixa adequadamente para a escolha dessas notícias é:
Imperialidade: o fato deve ter urgência imperiosa para ganhar status de notícia.
Proximidade: refere-se à proximidade do fato em relação ao público ao qual incidirá a informação; essa proximidade pode ser geográfica ou cultural, gerando identificação.
Criticidade: fatos que geram polêmica ganham importância se analisados de maneira crítica.
Notoriedade: autoridades cujas decisões afetam um grande número de pessoas; profissionais renomados com expertise em determinados temas; casos em que não se deve considerar o princípio da impessoalidade, pois é o personagem notório quem gera o fato.
McLuhan, representante da Escola de Toronto, defendia que “A enxurrada de informações precisas e diversões assépticas desperta e idiotiza as pessoas ao mesmo tempo”.
Certo
Errado
O modelo circular da comunicação resulta da teoria matemática informacional e esquematiza o processo entre emissor e receptor, a partir da possibilidade de feedbacks e da existência de ruídos.
Certo
Errado
A teoria matemática da comunicação proposta por Shannon pode ser representada, na atualidade, pela situação de uma empresa utilizar seu perfil institucional no Twitter para publicar uma mensagem para seus seguidores.
Certo
Errado
De acordo com Duarte (2011), qual material tem "a saudável capacidade de abastecer permanentemente as redações com uma oferta de notícias que, de outra maneira, não seriam identificadas"?
Pauta.
Sinopse.
Newsletter.
Nota oficial.
Release.
A palavra “comunicação” tem origem latina, cujo significado é “ação de tornar comum”. A comunicação é uma habilidade humana, um processo social complexo de troca de mensagens que vem acompanhando o desenvolvimento das civilizações ao longo da história. Por outro lado, a comunicação como campo de pesquisa e seu desenvolvimento enquanto teoria(s) é relativamente recente. Acerca do campo de estudos da Comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.
Foi principalmente a partir de 1920 que começou a surgir uma série de teorias relacionadas à Comunicação e seus processos de recepção.
De 1920 a 1960, os estudos em Comunicação foram marcados pela corrente norte-americana denominada Mass Communication Research.
Por centrar-se nos meios de comunicação de massa, a Comunicação é um campo de estudos consolidado e tem como objeto a televisão.
A pesquisa em Comunicação vai designar tanto o estudo do comunicador, quanto da mensagem, do canal, das fontes e – principalmente – dos efeitos destes no receptor.
A pesquisa em Comunicação costuma ser interdisciplinar, relacionando-se a áreas como Linguística, Sociologia, Psicologia, Antropologia, História e outras.
De acordo com a legislação vigente no Brasil para a proteção de dados na Internet, as empresas podem realizar o registro de acessos em sites e redes sociais e utilizar as informações para anúncios publicitários, independentemente do consentimento dos internautas.
Certo
Errado
Quando Geertz (2017, p. 4) apresenta sua abordagem para o conceito de “cultura”, seu principal fundamento, a noção de “significação densa”, tem origem no campo teórico da
Antropologia.
História.
Semiologia.
Semiótica.
Hermenêutica.
Ao defender o grande poder de influência da mídia sobre a opinião pública, a Espiral do Silêncio, de Elizabeth Noelle-Neumann, retoma a lógica e valida a teoria hipodérmica de efeitos imediatos e ilimitados dos meios de comunicação sobre a sociedade.
Certo
Errado
Leia o trecho abaixo:
“(...) as pessoas não se manifestam sobre certos assuntos por medo. Mas medo de quê? De nos sentirmos isolados. De nos darmos conta de que os outros não pensam, não sentem ou não agem como nós. Para não sentir esse medo, procuramos no outro coincidências com nossos pontos de vista, opiniões, critérios éticos etc. Adotamos estratégias de aproximação. De pertencimento. Por isso, evitamos destacar as discrepâncias. Evidenciar a discórdia. Evitamos, assim, expressar opiniões que, supomos, não coincidam com as opiniões dominantes”
(BARROS FILHO, Clovis, PRADO, Magaly Pereira do e REDISCH, Ricardo (orgs). Teorias da Comunicação em Jornalismo. p.43-44)
A hipótese que busca entender esse comportamento é a
da Agenda Setting, de Maxwell McCombs e Donald Shaw.
do Panoptismo, de Michel Foucault.
da Espiral do Silêncio, de Elisabeth Noelle-Neumann.
do Gatekeeping, de David Manning White.
do Silenciamento Discursivo, de Umberto Eco.
Sobre o Método Delphi ou Delfos podemos afirmar que:
I- É uma poderosa técnica de investigação pois permite reunir um conjunto de opiniões de especialistas separados geograficamente, levando a resultados densos sobre temáticas complexas e abrangentes.
II- Possibilita fazer leituras profundas da realidade e serve de base para uma melhor compreensão dos fenômenos e, principalmente, também, para orientar a tomada de decisões informadas e transformar a realidade com base nas opiniões dos intervenientes e dos especialistas envolvidos.
III- É definido como um método para estruturar um processo de comunicação coletiva de modo que este seja efetivo, ao permitir a um grupo de indivíduos, como um todo, lidar com um problema complexo.
IV- Consiste num conjunto de questionários que são respondidos, de maneira sequencial, individualmente pelos participantes, com informações resumidas sobre as respostas do grupo aos questionários anteriores, de modo a se estabelecer uma espécie de diálogo entre os participantes e, gradualmente, ir construindo uma resposta coletiva.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I e III.
II e IV.
Leia:
“A posição defendida por este modelo pode sintetizar-se na afirmação segundo a qual cada elemento do público é pessoal e diretamente 'atingido' pela mensagem.”
Qual modelo teórico da comunicação o excerto define?
O modelo de Lasswell.
O modelo comunicativo.
Teoria científica.
Teoria hipodérmica.
A sociedade de massa.
A Teoria de Comunicação da Escola de Frankfurt será crítica em diversos sentidos. Será crítica em relação:
I - à sociedade capitalista, por esta impedir a plena autodeterminação humana.
II - ao conhecimento científico desenvolvido por esta, pois embora seja ciência elevada, não garante a liberdade.
III - à comunicação social, cujo próprio conceito é refutado, porque o desenvolvimento da mesma não comunica a sociedade, antes a aprisiona e a submete, escravizando a todos na sociedade aos padrões vigentes, de cultura e comunicação de massa.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Nenhuns dos itens.
Todo grupo, seja ele qual for, desenvolve uma linguagem própria – ou faz adaptações na língua vigente – com o intuito de imprimir na fala e escrita características específicas que resultem em identidade. Assinale a alternativa que se refere ao termo Boilerplate.
Permite mensurar os resultados obtidos com a divulgação, entre eles gasto com publicidade, quantidade de leitores que tiveram acesso à informação e o espaço ocupado pela publicação.
Encontra-se no final dos releases e, basicamente, apresenta um resumo sobre a história da empresa/pessoa física e o serviço que presta. Também funciona como suporte para os jornalistas que irão receber a comunidade, permitindo que os mesmos tenham acesso a uma “sinopse” do assessorado.
Apresenta uma prévia da situação em que se encontra a empresa/pessoa física e serve de ponto de partida para estruturar a estratégia de comunicação. Mapeia, já de início, os principais problemas enfrentados pelo cliente e pode ser entregue no formato de texto (perguntas e respostas) ou exposto durante reuniões.
Serviço que coleta todas as publicações feitas a respeito do cliente e as apresenta com resultado da ação de assessoria. Geralmente, trata-se de um recorte de jornal/revista ou “print” da sites que divulgaram a matéria.
Material conteúdo que apresenta, de forma resumida, as principais características da empresa assessorada. Entre elas estão: números gerais, resultados anuais e faturamento.
Embora os cientistas confirmem a formação de aproximadamente dez milhões de cores que, na teoria, invadem o nosso campo visual, a retina de grande parte dos seres humanos só é capaz de registrar
sete cores do espectro solar e suas variações.
três cores do espectro solar e suas variações.
quatorze cores do espectro solar e suas variações.
três cores primárias.
três cores primárias e mais o preto e o branco.
O modelo ou o paradigma conhecido como “sociedade de massa”, utilizado para analisar os meios de comunicação, vai estar assentado sobre as noções que estamos descrevendo: de um lado, a imperante organização social e, de outro, os indivíduos moldados por tais organizações.
(Giovandro Marcus Ferreira, 2015.)
Considerando as teorias que exemplificam o funcionamento do paradigma da sociedade de massa em abordagens que estiveram presentes ao longo do século XX no panorama dos estudos sobre os mass media, de acordo com o professor Giovandro Marcus Ferreira, assinale a afirmativa correta.
O agenda setting e a espiral do silêncio são duas faces de uma mesma moeda. Ambas trabalham com a perspectiva massificante sob a égide da imposição dos mass media sobre os indivíduos.
O agenda setting elimina as relações interpessoais, que vivem e se nutrem daquilo que é difundido pelos mass media. As relações interpessoais causam agendamento, independente dos ditames da agenda midiática.
O agenda setting constrói sua hipótese afirmando que a influência reside na maneira como os mass media fazem o público pensar. Há um deslocamento na imposição dos efeitos dos mass media de “o que” pensar, para “como” pensar.
A teoria crítica aborda a sociedade de massa e o behaviorismo. Ela evidencia a onipotência (dos mass media da sociedade) de um lado, e a vulnerabilidade (do indivíduo, do público) de outro. Defende que os meios de comunicação vêm preencher o vazio deixado pelas instituições inoperantes que forjavam outrora os laços tradicionais (igreja, família, escola...) e, por conseguinte, passa a ditar o comportamento dos indivíduos.
A perspectiva da sociedade de massa, na teoria behaviorista, deve ser vista a partir da noção sobre o desenvolvimento da razão, que se desdobra enquanto razão emancipadora e instrumental. A desproporção entre a resistência de cada indivíduo em relação à força da estrutura social em geral e a indústria cultural em particular acarreta uma adesão sem reação dos indivíduos às proposições emanadas da sociedade.
A Corrente Funcionalista pode ser entendida como um paradigma em que os processos de ação social se estruturam em sistemas, que tentam reduzir as tensões deste mesmo sistema, mantendo o equilíbrio e o funcionamento da sociedade. Segundo esta perspectiva, a comunicação é vista como fundamento do processo de interação social. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Corrente Funcionalista.
Considerado o pioneiro na formulação de uma teoria da comunicação, Harold Lasswell estabeleceu o paradigma teórico da Corrente Funcionalista, na década de 1930.
Essa corrente de estudos enxerga a comunicação como um processo de cunho intencional, no qual as pessoas buscam influenciar umas às outras, através da troca de mensagens.
A comunicação é toda a ação que responde às perguntas: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito?
A Teoria da Seringa Hipodérmica, também conhecida como esquema da Bala Mágica, estabelecida por Lasswell, estrutura a eficiência comunicativa na ação do comunicador.
Lasswell formalizou o conceito do líder de opinião, pessoas reconhecidas e legitimadas por seus grupos, que filtram e reinterpretam as mensagens recebidas dos meios de comunicação para os demais membros de seu contexto social.
As notícias vistas como imparciais, como cópias da realidade, representam a teoria:
Do Espelho.
Hipodérmica.
Cibernética.
Da Antropologia da Comunicação.