Questões de Concurso sobre Principais Teorias e Autores

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
738 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Organização Mundial da Saúde editou em 2018 um guia denominado Comunicação de riscos em emergências de saúde pública (ERC), tarefa coordenada pelos departamentos de Gestão dos Perigos Infecciosos e de Comunicações. Assinale a afirmativa correta, segundo o conteúdo da publicação.


A

É só durante a emergência que devem acontecer as ações de comunicação.


B

É necessário identificar em quem a comunidade confia e proceder à aproximação.


C

Resultados eficazes são obtidos mediante concentração das mensagens em um único canal.


D

Redes sociais constituem a melhor plataforma para apresentar as mensagens.


E

A difusão das informações sobre ERC é sempre permitida pelas autoridades.

Em relação aos atributos da comunicação persuasiva, de acordo com Neusa Gomes (2008), é correto afirmar que


A

a comunicação persuasiva abrange a publicidade, a propaganda e o jornalismo.


B

a comunicação persuasiva integra um conjunto de técnicas, regras e procedimentos de origem psicológica, psicossocial, sociológica, linguística e semântica.


C

a comunicação persuasiva trabalha a partir da manipulação subliminar dos consumidores, incitando-os ao consumo de produtos e serviços.


D

a comunicação persuasiva é utilizada no âmbito da criação do planejamento de campanhas com fins comerciais.


E

na comunicação persuasiva, os consumidores devem conhecer em profundidade os emissores/codificadores das mensagens.

“Processo iniciado nos meios de comunicação, que atinge os indivíduos provocando determinados efeitos. Os meios são vistos como onipotentes, causa única e suficiente dos efeitos verificados. Os indivíduos são percebidos como seres indiferenciados e totalmente passivos, expostos ao estímulo vindo dos meios (...) Os efeitos eram entendidos como sendo diretos, isto é, se dão sem a interferência de outros fatores.” As informações se referem à seguinte teoria:


A

Semiótica.


B

Hipodérmica.


C

Do Newsmaking.


D

Espiral do silêncio.

Um dos clássicos quando se fala em literatura da Comunicação é o livro: O Corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, dos autores Roland Tompakow e Pierre Weil, que evidência justamente o poder da comunicação que não depende da escrita e fala. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO é característica vigente da comunicação não-verbal:


A

É uma comunicação que não utiliza nem a escrita e nem a fala.


B

Acontece por meio de expressões, linguagens corporais, gestos, sinais, códigos, imagens, ações etc.


C

É fundamental, se você estiver buscando persuadir alguém ou até mesmo emocionar/impactar.


D

Muito utilizada em palestras, apresentações, workshops, reuniões, eventos, confraternizações.

O conjunto de estudos consagrados ao pensamento complexo sobre a comunicação de massas recebe a denominação genérica de Teoria da Comunicação. Assinale a alternativa que se refere à Teoria da Comunicação, que tem como uma de suas premissas a seguinte afirmação: os sujeitos têm percepção apurada para identificar tendências hegemônicas (a opinião tendencial), ou majoritárias, produzidas, geradas e reproduzidas pela opinião pública:


A

Teoria do Agendamento.


B

Teoria Funcionalista.


C

Teoria do Gatekeeper.


D

Teoria do Newsmaking.


E

Teoria da Espiral do Silêncio.

A diversidade da comunicação faz com que o campo de estudo coincida, num primeiro momento, com o próprio estudo do Ser. Servindo-nos de uma classificação rudimentar, três grandes domínios da comunicação se apresentam, quais sejam:


A

Seres aminados; Seres brutos; Seres orgânicos.


B

Seres inanimados; Seres brutos; Homem.


C

Seres brutos; Seres orgânicos; Homem.


D

Homem; Seres animados; Seres orgânicos.


E

Seres brutos; Seres inorgânicos; Homem.

Danielly Inomata sustenta que a informação é um insumo presente em todas as organizações, e principalmente, podese dizer, nas empresas de comunicação, que a organiza e lança na sociedade. Concebe-se informação como um conjunto de significantes com a capacidade de proporcionar conhecimento ao indivíduo, em seu grupo e finalmente, na sociedade. Esse novo saber constituído provoca alterações no mundo do conhecimento, potencializando-se pelo fluxo que gera entre a nova informação e aquelas já retidas pelos grupos sociais onde irá se estabelecer. Com base no enunciado podese completar:


I. Considerando o ambiente do terceiro milênio, eivado de redes sociais, o sentido de fluxo da informação é relevante porque dá segurança à concepção de novos conhecimentos.

II. Considerando o ambiente do terceiro milênio, onde as redes sociais têm alto poder sobre a veiculação de informações, o “fluxo clássico da informação” perde a relevância pela possibilidade de a informação degenerar-se nos múltiplos caminhos que tem a percorrer.

III. É certo que novas informações, agregadas ao conhecimento, podem mudar a forma de perceber o mundo. Essa força da informação nunca será corrompida pela volatilidade das redes da internet.

IV. O fluxo das informações pode ser melhor ordenado e controlado pelas empresas de comunicação que detêm maior confiabilidade social, do que por emissores independentes.

V. O fluxo das informações, por conceito, não altera a sociedade nem a modifica. Nesse caso, é bastante possível que a confiabilidade do emissor perca-se nesse universo de influências.


Assinale a alternativa com as assertivas corretas.


A

I, II, IV.


B

I, II, III.


C

II, III, IV.


D

I, IV, V.


E

II, III, V.

Na teoria funcionalista da comunicação, a abordagem empírica de campo esclarece que é possível obter efeitos desejáveis junto ao público, se as mensagens forem adequadamente adaptadas aos fatores pessoais do destinatário.


C

Certo


E

Errado

A perturbação indesejável que tende a deturpar e alterar de maneira imprevisível as mensagens transmitidas, provocada por defeitos ao longo dos diversos componentes do sistema de comunicações, podendo ser ocasionada pelo ambiente, pelo transmissor, pelo canal ou pelo receptor, dentre outros, produzindo informações ambíguas que induzem a erros, está relacionada com:


A

ruído


B

feedback


C

frequência


D

modularidade

De acordo com Giovandro Marcus Ferreira (Apud Hohfeldt, 2015), o agenda setting e a espiral do silêncio são duas faces de uma mesma moeda. Ambas trabalham com a perspectiva massificante sob a égide da imposição dos mass media sobre os indivíduos. A respeito das referidas teorias, assinale a opção correta.


A

O agenda setting constrói sua hipótese afirmando que a influência não reside na maneira como os mass media fazem o público pensar, mas no que eles fazem o público pensar.


B

A espiral do silêncio apreende a massificação pelo consentimento dos indivíduos, quando estes têm opiniões convergentes com aquelas veiculadas pelos mass media.


C

Pela teoria do agenda setting, embora os temas em relevo na agenda mediática estejam também em relevo na agenda pública, não haverá uma imposição no nível da hierarquia efetuada pelos mass media.


D

O agenda setting acaba por eliminar as relações interpessoais, pois tais relações eram, originalmente, geradoras de temas.


E

A espiral do silêncio defende que o que é dito nos mass media torna-se objeto de conversa em grupos intelectualmente restritos de pessoas.

A teoria dos meios de comunicação resultante dos estudos psicológicos experimentais consiste, sobretudo, na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre _____________, o que toma evidente, pela primeira vez na pesquisa sobre os mass media, a complexidade dos elementos que entram em jogo na relação entre emissor, mensagem e destinatário.

-

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

emissor e receptor.


B

mensagem e destinatário.


C

código e canal.


D

canal e resposta.


E

estímulo e resposta.

Leia:

-

“A posição defendida por este modelo pode sintetizar-se na afirmação segundo a qual cada elemento do público é pessoal e diretamente 'atingido' pela mensagem (Wright, 1975,97).”

-

O parágrafo traz o principal pressuposto de qual das teorias da comunicação?


A

Teoria do cultivo.


B

Teoria dos usos e gratificação.


C

Teoria hipodérmica.


D

Teoria do processamento da informação.


E

Teoria do agendamento.

A pesquisa norte-americana em comunicação, conhecida como Mass Communication Research, pode ser dividida em três grandes grupos. O primeiro grupo analisou a comunicação sob o ponto de vista do suporte. Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, a ____________________ tratava sobre o processo comunicativo a partir de uma ótica puramente técnica e quantitativa. O segundo grupo foi a ____________________, cujo principal representante foi Harold Lasswell, considerado pioneiro na criação de uma teoria, de fato, da comunicação. Por fim, o terceiro grupo centrou seus estudos nos efeitos da comunicação e deu origem à chamada ___________________________, que entende a comunicação como um processo que se dá em duas etapas, dos meios para os líderes de opinião e destes para os demais indivíduos.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

Teoria da Informação – Corrente Funcionalista – Teoria dos Efeitos Limitados


B

Corrente Funcionalista – Teoria dos Efeitos Diretos e Imediatos – Teoria da Informação


C

Escola de Chicago – Interação Simbólica – Estrutura da Mediação Comunicativa


D

Teoria da Informação – Corrente Funcionalista – Teoria Hipodérmica


E

Corrente Funcionalista – Teoria Hipodérmica – Teoria Matemática

Sobre as teorias da comunicação e seus processos de recepção, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A agenda setting pressupõe que os meios de comunicação fixam determinados temas através da chamada agenda midiática, que são absorvidos e incorporados automaticamente pela agenda pública, tendo um efeito direto e imediato nas conversas do público.

( ) Um dos conceitos-chave da espiral do silêncio é o clima de opinião, que consiste na percepção, ou na imaginação pelo indivíduo do que a maioria das pessoas pensa, de forma a adaptar ou mesmo se calar se perceber que sua opinião é diferente da maioria.

( ) A hipótese de newsmaking (os “fazedores” de notícia) é mais uma teoria do jornalismo do que propriamente da comunicação, enfatizando as rotinas de produção, os processos de filtragem e distribuição da informação.

( ) As pesquisas de opinião em ano eleitoral demonstram o que sugere a hipótese da espiral do silêncio, de que os indecisos podem ter a sua opinião e, consequentemente, a sua decisão de voto, moldadas a partir do que se imagina que será o resultado da eleição.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – F.


B

V – V – V – V.


C

F – V – F – V.


D

F – V – V – V.


E

V – F – F – F.

Observe o esquema a seguir, proposto pela First Draft para facilitar o entendimento da desordem informacional.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: GUIA ESSENCIAL DA FIRST DRAFT para entender a desordem informacional


Com base nele, é correto afirmar que


A

a malinformação descreve o fenômeno no qual informações, cuja veracidade ainda não foi confirmada, são compartilhadas por interesse profissional, mas sem intenção de causar danos.


B

a desinformação refere-se a um conteúdo falso, mas quem o compartilha, por não perceber que ele é enganoso, não o faz com intenção de prejudicar.


C

a malinformação descreve o fenômeno no qual informações falsas são intensamente compartilhadas sem intenção de causar danos.


D

o termo mesinformação descreve informações genuínas que são compartilhadas sem a intenção de causar danos, mas que acabam prejudicando a sociedade.


E

a desinformação refere-se a um conteúdo intencionalmente falso e criado para causar danos.

Vera França e Paula Simões (2016) afirmam que “[…] em torno da comunicação e com o objetivo de conhecê-la e administrá-la, são desenvolvidos inúmeros estudos e novas teorias. Uma teoria é um Sistema de enunciados, um corpo organizado de ideias sobre a realidade ou sobre certo aspecto da realidade. Etimologicamente, ‘teoria’ significa contemplação, exame, abstração intelectual. É resultado do duplo movimento […] de vinculação com a realidade e autonomia da reflexão”. (p.28-29)


De acordo com as autoras e o trecho acima, é possível afirmar que


A

as teorias da comunicação possuem uma constância no percurso histórico, não sofrendo alterações substantivas.


B

foi o desenvolvimento de teorias da Comunicação que suscitou a invenção de novos meios de comunicação e de novas práticas sociais.


C

as teorias da comunicação se referem aos meios de comunicação massivos.


D

o espaço acadêmico da comunicação é permeado por diferentes tensões, presentes na pluralidade dos seus objetos, na relação entre teoria e prática e na articulação das teorias.


E

as teorias são sistemas abstratos e desvinculados de questões concretas da realidade.

De acordo com SOUSA, sobre a comunicação, analisar a sentença abaixo:


Comunicação é o fator gerador de imprecisão, de mal-entendido, de distúrbios e de surpresas que grassam as empresas de hoje (1ª parte). A língua é tão desprovida de significado que ou não diz nada ou permite diversas interpretações. E, assim, todos seguem, aceitando ou fingido compreender (2ª parte).


A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

O fluxo da comunicação em dois níveis (two-step flow of communication) é determinado pela medição que os líderes desenvolvem entre a mídia e os outros indivíduos do grupo.


C

Certo


E

Errado

O cruzamento contínuo entre a finalidade prática da pesquisa, sua importância teórica e a necessidade de uma metodologia adequada para cativar o público mostra que é preciso estudar a atração dos programas por meio de análise de conteúdo, análise das características dos ouvintes e análise das gratificações.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado