

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando a velocidade da Comunicação digital hoje, parece desnecessário voltar às Teorias da Comunicação que serviram de base e estudo à Comunicação Social no Mundo. Estas teorias, algumas concebidas no início do século XX, servem de suporte, como se fossem os primeiros degraus da escada que ajudaram a chegar nesse segundo andar em que se encontra a comunicação hoje, e se desconhece como será o terceiro. De modo que, sem conhecer o primeiro andar, ficase no vazio. As primeiras Teorias da Comunicação formaramse a partir de escolas estadunidenses como Chicago e Palo Alto. Suas pesquisas relacionam-se à Comunicação de Massa (A Mass Communication Research) e ambas tinham como foco a relação e interação entre os Meios de Comunicação de Massa e o comportamento dos indivíduos em sociedade.
Assinale a alternativa correta sobre as Teorias da Comunicação Social.
O pioneirismo de Chicago e Palo Alto constituiu-se em um esforço para entender as redes sociais e suas influências nos Meios de Comunicação.
Relacionados a “Mass Communication Research”, as pesquisas manifestaram preocupação com a relação entre os seres humanos e a evolução dos Meios de Comunicação de Massa.
Admite-se que não é importante estudar as Teorias da Comunicação dos pioneiros porque hoje a sociedade é influenciada pelas redes sociais.
Os estudos de Chicago e Palo Alto geraram teorias estadunidenses, cuja base era a influência dos Meios de Comunicação na sociedade.
Os primeiros estudos sobre comunicação datam do início do século XX, portanto, deixaram de ser úteis aos estudos relacionados à Comunicação digital e suas influências na sociedade do terceiro milênio.
Dentro do grupo de estudo dos efeitos da comunicação, uma corrente, de natureza sociológica, desenvolvida por Paul Lazarsfeld, teve considerável influência na pesquisa norte-americana. Seus estudos trataram sobre o consumo de conteúdos dos meios de comunicação de massa pelo indivíduo, além do processo de mediação. Um de seus apontamentos foi que:
A influência dos meios de comunicação na sociedade é instantânea, por isto, seus estudos ficaram conhecidos como Efeitos Diretos e Imediatos.
A influência dos meios de comunicação nos indivíduos é mecânica, como se uma seringa com o conteúdo midiático fosse “injetada” nas pessoas, gerando o título de Teoria da Agulha Hipodérmica.
A comunicação é entendida como um processo indireto de influência, que se dá em duas etapas, dos meios para os líderes de opinião e destes aos outros indivíduos, o que denomina essa corrente de estudos como Teoria dos Efeitos Limitados.
Os meios de comunicação de massa têm sua influência modulada pela qualidade técnica do sinal emitido, portanto, quando não há ruído no canal, a mensagem do emissor chegará sem qualquer prejuízo ao destinatário (receptor); são as premissas da Teoria Matemática de Lazarsfeld.
Os meios de comunicação são extremamente nocivos para as crianças, desencadeando uma reação de estímulo-resposta de violência após assistir programas com mensagens violentas na televisão; é o que diz a Teoria da Bala Mágica.
Inúmeras teorias têm procurado explicar fenômenos na área da comunicação e do jornalismo, entender a influência da mídia na sociedade e responder por que as notícias são como são. Com base nisso, é possível afirmar que:
a Teoria do Gatekeeping sustenta que as pessoas repercutem em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia
a Teoria do Newsmaking é aquela que minimiza e relativiza a influência dos meios de comunicação na vida das pessoas
a Teoria da Agenda-setting diz que as notícias são filtradas por um editor responsável, segundo critérios particulares de noticiabilidade
a Teoria do Espelho baseia-se na crença de que o jornalismo reflete a realidade e faz um retrato fiel dos acontecimentos do cotidiano
A agenda setting elimina as relações interpessoais e, assim, provoca o agendamento nos meios de comunicação.
Certo
Errado
Analise o seguinte trecho, adaptado do livro “Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável”, de Henry Jenkins (2014). “Refere-se ao potencial técnico e cultural de os públicos compartilharem conteúdos por motivos próprios, com ou sem a permissão dos detentores dos direitos autorais. Quando um material é compartilhado, ele é refeito, seja literalmente, através de edição, por exemplo; ou figurativamente, pela sua inserção nas conversas em andamento, em diversas plataformas. O público que compartilha algo quer, na verdade, comunicar algo a seu próprio respeito”. Essa é a definição de Jenkins para o conceito de:
Aderência.
Propagabilidade.
Web 2.0.
Jornalismo online.
Fandom.
A teoria da persuasão visa superar as limitações da teoria hipodérmica, especialmente seu caráter reducionista, partindo da ideia de que as mensagens podem persuadir os destinatários se forem consideradas as características psicológicas individuais da audiência.
Certo
Errado
Analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A hipótese da agenda setting admite que os meios de comunicação de massa podem modificar a compreensão das pessoas sobre parte da realidade social. Nesse sentido, a imprensa pode definir sobre quais temas as pessoas devem pensar.
II. A teoria hipodérmica sustenta uma conexão direta entre a exposição às mensagens e o comportamento. Tal entendimento supõe que uma pessoa atingida pela propaganda pode ser controlada, manipulada, induzida a agir.
III. De acordo com a Escola de Palo Alto, todo o comportamento humano tem valor comunicativo. O que significa que, em situações relacionais, é impossível não comunicar.
IV. A abordagem dos Estudos Culturais prevê que a cultura atravessa todas as práticas sociais e constitui a soma de suas inter-relações. Ela se diferencia das análises econômicas sobre os meios de comunicação de massa e da produção cultural. Os Estudos Culturais estudam as estruturas e os processos por meio dos quais as instituições das comunicações de massa sustentam e reproduzem a estabilidade social e cultural.
Apenas I está correta.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
Jorge Duarte, em sua obra “Comunicação Pública: estado, mercado, sociedade e interesse público”, afirma que comunicação pública é uma área que abarca uma grande variedade de saberes e atividades, tratando-se, ainda, de um conceito em processo de construção. Ao elencar as suas dimensões, destaca, no entanto, a comunicação governamental, na medida em que ela é um instrumento de construção da agenda pública. Neste contexto, podemos citar como exemplos de funções da comunicação promovida pelos governos:
I. Despertar o sentimento cívico.
II. Informar e prestar contas sobre suas realizações.
III. Legislar sobre a concessão pública de Rádios e TVs.
IV. Convocar os cidadãos para o cumprimento dos seus deveres (declaração do Imposto de renda, alistamento militar).
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III apenas
I, II e IV apenas
III e IV apenas
I, II, III e IV
Fomentar o diálogo, garantir o acesso à informação e respeitar o relacionamento cotidiano das instituições públicas com o cidadão estão entre as premissas da comunicação pública.
Abaixo assinale o que não está listado nesse projeto facilitador de exercício da cidadania:
Garantia de acesso amplo à informação
Garantia dos interesses particulares
Tratar a comunicação como política de Estado
Promover os direitos e a democracia
Ouvir a sociedade
O ato de comunicar acontece por meio de uma linguagem. Roland Tompakow e Pierre Weil já diziam no livro O Corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal que existem diversas formas de enviar uma mensagem para o receptor.
As mais conhecidas são: Linguagem verbal e Não-Verbal, porém também existe a Linguagem Híbrida, qual a principal característica desta última vertente:
Verbalização e expressão especificamente por sons
Utilização de signos e sinais
Utilização de gestos
A junção de linguagens com o objetivo de passar uma única mensagem
Escrita de códigos
Embora esteja teoricamente superada, a chamada Teoria do Espelho ainda é uma importante referência para o Jornalismo, especialmente porque aponta que o fazer jornalístico deve ser um espelho que
reflete as informações hegemônicas.
simplifica o real e facilita a visão da realidade.
reverbera os fatos e media a verdade subjetiva.
mostra apenas a realidade.
A Comunicação Social de uma organização/empresa se dá também pela forma como são realizados os trabalhos junto aos meios de comunicação. Autores da área fizeram uma classificação desses meios, de acordo com a linguagem adotada. Assinale, a seguir, qual linguagem não compete à classificação do meio referido:
Linguagem sonora: são as programações de rádio e o telefone.
Linguagem coloquial: debates com variante linguística, utilizada em eventos transmitidos on-line.
Linguagem audiovisual: são as programações de televisão e o cinema.
Linguagem multimídia: são os veículos de comunicação mais modernos, que agrupam texto, som, foto e vídeo.
Leia:
“Destaca-se o sociólogo estadunidense Charles Horton Cooley (1864-1929) e o filósofo Georg Herbert Mead (1863-1931) com estudos sobre interação social e comportamento coletivo.”
Das teorias da comunicação estadunidenses, o parágrafo discorre sobre a Escola de:
Nova Iorque.
Minessotta.
Palo Alto.
Denver.
Chicago.
Os estudos sobre a comunicação de massa no Canadá surgem, no início dos anos 50, a partir dos estudos do teórico, filósofo e educador Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Luhan foi criador do termo, lançado em 1960, que indica a interligação do mundo por meio das novas tecnologias. Trata-se do termo:
Persuasão Sociológica.
Histeria de Campo.
Aldeia Global.
Bala Mágica.
Influência Seletiva.
No dia 18 de setembro de 2003, cerca de cinquenta profissionais participaram de um evento em comemoração ao Dia da Imprensa, promovido pelo presidente da Câmara Federal. O então Deputado Emidio de Souza ressaltou que a imprensa é um pilar fundamental na construção da democracia, afirmando que “por ela a gente controla a ação dos municípios, do Estado e da União Federal. Evita que um Estado se torne totalitário”. Em outras palavras, o deputado acredita que o noticiário é fiel à realidade a que se refere. A teoria que defende esse ponto de vista é chamada de Teoria
da ação pessoal.
da ação política.
interacionista.
construcionista.
do espelho.
De acordo com a espiral do silêncio, os meios de comunicação criam opiniões públicas que forçam as pessoas a se associar às opiniões dominantes para evitar o isolamento social.
Certo
Errado
Na década de 1940, Harold Laswell sistematizou os seguintes elementos do processo de comunicação de massa, em um modelo de análise que levou o seu nome: comunicador; mensagem; canal; receptor; ruídos; e efeitos da comunicação.
Certo
Errado
Lasswell organizou a communication research em torno de dois dos seus temas centrais e de maior duração — a análise dos efeitos e a análise dos conteúdos — e, ao mesmo tempo, determinou os outros setores de desenvolvimento do campo, sobretudo a psicologia behaviorista.
Certo
Errado
Observe a imagem abaixo, na qual se propõe a categorização dos conteúdos que causam a desordem informacional.

Fonte: Information Disorder - Toward an interdisciplinary framework for research and policy making, de
Claire Wardle e Hossein Derakhshan © Council of Europe - Traduzido com autorização
Sobre as categorias propostas, avalie as afirmativas a seguir.
I. A falsa conexão é um conteúdo 100% falso, criado na intenção de enganar e causar danos.
II. Um conteúdo pode ser classificado como impostor quando fontes genuínas são imitadas para fornecer conteúdo falso ou enganoso.
III. O conteúdo fabricado pode ser identificado quando um conteúdo genuíno é compartilhado com informações contextuais falsas.
Está correto o que se afirma em
I, somente.
II, somente.
III, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
Além das trocas de informações, a interatividade proporciona aos interagentes, pessoas envolvidas no processo comunicacional, uma nova possibilidade: a saída de sua zona de conforto, ou apenas ponto de recepção de conteúdo, abrindo as portas para o processo de produção. Assim, os chamados receptores, por meio da interatividade, deixam seu papel passivo na produção e no consumo de informações, passando também a produtores.
GOBBI, Cristina, M.; BERNARDINI, G. Interatividade: um conceito além da internet.
Revista GEMInIS, v. 4, n. 2, p. 42-56, 15 dez. 2013, com adaptações.
Com base nesse texto e na função social das mídias comunicacionais interativas, assinale a alternativa correta.
Interação ou interatividade é a possibilidade de o público dialogar com o produtor do conteúdo na comunicação.
A simples criação e o gerenciamento de contas e páginas nas redes sociais, em si, impossibilita uma era da comunicação política.
O site Twitter é uma via de mão única e facilita a comunicação das figuras públicas com a sociedade, por não possuir intermediários.
Os meios de comunicação de massa oferecem menos possibilidades de interação em relação às mídias digitais.
Entre os meios de comunicação jornalísticos, pode-se citar apenas o jornal impresso como uma mídia sem interatividade.