Questões de Concurso de Recursos Linguísticos - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1152639

Concurso CRF BA Jornalista 2019

Questão 76

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Na evolução das tecnologias e dos meios de comunicação, o jornalismo desenvolveu características e se adaptou às diferentes demandas, tanto na linguagem quanto nas condições de produção. A respeito desse tema, julgue os itens de 74 a 80.

A linguagem assumida pelo jornalismo de revista é característica do texto narrativo, com elementos literários e ênfase na busca pelo clímax, como forma de reter a atenção de um leitor pouco atento, típico desse tipo de produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1064865

Concurso

Questão 34

Nível

A linguagem jornalística apresenta algumas particularidades para que o conteúdo exposto alcance seus objetivos. Ao invés de atuarem como fórmulas rígidas, os elementos jornalísticos são, em certa medida, flexíveis e, por isso, deixam um razoável espaço para os jornalistas atuarem na variedade de situações encontradas. Por outro lado, algumas regras devem ser seguidas, como é o caso dos enunciados onde o entrevistado é uma autoridade de expressão local e nacional. No caso da citação “no presidente da Fenaj”, deve-se observar que
  • A. como o nome é o que faz referência à autoridade, este vem antes do cargo.
  • B. nem o cargo e nem o nome têm mais importância do que o fato e por isso não existe uma regra específica para citação à autoridade.
  • C. o cargo deve vir sempre antes do nome.
  • D. no caso de o nome e o cargo serem extensos, pode-se usar o recurso de escrever o cargo e o nome em uma nota de rodapé.
  • E. deve-se evitar qualquer tentativa de evidenciar a autoridade, para não comprometer a qualidade do texto e a credibilidade do trabalho.