Questões de Concurso sobre Relações Públicas - Página 6 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Relações Públicas

 
 
Disciplina 1
Assunto 15
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
396 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com Kunsch (2003), Planos, Projetos e Programas são instrumentos do processo de planejamento de Relações Públicas. Correlacione esses conceitos a suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

-

CONCEITOS:

I- Plano

lI- Projeto

IlI- Programa

-

DEFINIÇÕES:

( ) Consiste numa proposIçao de ideias ordenadas e num conjunto de ações capazes de modificar uma situação identificada por outra desejada.

( ) Contém os pressupostos básicos para a tomada de decisão e assume, como instrumento do planejamento, um caráter mais geral e abrangente.

( ) Está diretamente relacionado com a logística de implantação das ações ou atividades planejadas.

( ) Objetiva estudar a utilização racional dos recursos econômicos para produção de um bem ou serviço.


A

(lI) (I) (lII) (lI)


B

(I) (lI) (lI) (IlI)


C

(III) (I) (lI) (I)


D

(lI) (IlI) (I) (lI)


E

(I) (lI) (IlI) (I)

Os profissionais de Relações Públicas trabalham com as organizações e os seus públicos, nutrindo o relacionamento entre os dois por meio de programas, planos e estratégias de comunicação apropriados para cada situação. Tendo por base os aspectos básicos da área, assinale a alternativa correta.


A

O primeiro passo para o desenvolvimento de um plano de relações públicas é iniciar, de imediato, um programa de ações destinadas aos clientes da empresa


B

Mesmo em um plano estratégico de relações públicas, cabe ao Departamento de Recursos Humanos estabelecer metas voltadas a funcionários e demais contratados, assim como é o Departamento Comercial quem define os objetivos relacionados aos clientes


C

É função do profissional de relações públicas planejar as melhores formas de potencializar a comunicação da empresa em seus diversos canais e identificar possíveis riscos de crises ou danos à imagem da organização


D

O profissional de Relações Públicas não deve ser funcionário da empresa. Para que possa manter sua autonomia e legislar, de fato, em favor do cliente, seu modelo de contratação deve sempre ser no formato de contrato terceirizado, com um período de prestação de serviços não superior a 5 anos, motivo pelo qual é este o prazo máximo de validade de um plano estratégico de planejamento da área

De acordo com Zanella (2012), evento é uma concentração ou reunião formal de pessoas que tem por objetivo celebrar acontecimentos importantes. Em muitas organizações, o secretário é o profissional responsável por organizar os eventos. Acerca da classificação dos eventos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, conforme as características básicas dos eventos.


Coluna 1

1. Conferência.

2. Congresso.

3. Convenção.

4. Exposição.

5. Fórum.


Coluna 2

(_) Encontro, reunião, assembleia ou similar, em geral realizado de forma esporádica e não frequente, com duração média de cinco dias, promovido por empresas, associações de classe ou entidades civis. Tem por objetivo o congraçamento e integração de classes, grupos ou profissionais das organizações promotoras.

(_) Consiste na exposição de um tema de interesse geral em ambiente amplo, por especialista de elevada qualificação, conceito e amplo conhecimento da matéria, dirigida a um público numeroso. Possui mesa central ocupada por personalidades ou convidados.

(_) Evento organizado por entidade oficial para discussão e debate, de temas específicos e de atualidade (geralmente problemas públicos e temas polêmicos), com a apresentação breve de um assunto pelo orador, seguida por perguntas, comentários e recomendações.

(_) Encontro solene de grande porte. Seu objetivo é a apresentação e debate de assuntos de atualidade e de interesse específico de determinada categoria ou ramo profissional. Frequentemente realizados em períodos regulares, alternando-se as localidades-sede, com duração de 3 a 5 dias.

(_) Evento de caráter comercial e de grande porte, que reúne fornecedores, fabricantes, vendedores e consumidores, para estabelecer contatos comerciais, apresentação e demonstração de produtos, bens e serviços. O principal objetivo é proporcionar contatos com os canais de comercialização.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

3 – 1 – 5 – 2 – 4.


B

2 – 1 – 5 – 3 – 4.


C

2 – 1 – 4 – 3 – 5.


D

5 – 2 – 3 – 4 – 1.


E

3 – 2 – 5 – 1 – 4.

No que se refere à gestão de eventos, analise as assertivas abaixo:


I. O protocolo é a sequência de acontecimentos que resultam em um evento.

II. Etiqueta é o conjunto de regras de boas maneiras que resultam no comportamento das pessoas.

III. O cerimonial codifica as regras que regem o evento e seu objeto é dar, a cada um dos participantes, as prerrogativas, privilégios e imunidades a que têm direito.

IV. O papel da precedência é reconhecer a primazia de uma hierarquia sobre a outra.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e III.


B

Apenas II e IV.


C

Apenas I, II e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

De acordo com Sant'Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), assinale a opção que NÃO apresenta uma função específica exercida pelo profissional de Relações Públicas.


A

Relacionamento com a imprensa, procurando organizar e promover notícias de interesse da empresa.


B

Comunicação com o público interno, permitindo que ele seja impactado com informações sobre todos os acontecimentos que envolvem a empresa.


C

Aproximação com os públicos exclusivamente institucionais, atribuindo a outros departamentos o relacionamento com o público de mercado.


D

Apoio às ações de comunicação publicitária, mediante eventos com públicos específicos.


E

Promoção de políticas públicas, com ações que promovam ideias ou conceitos junto a autoridades governamentais.

Dado seu compromisso em zelar pela imagem da organização, o profissional de Relações Públicas deve dedicar especial atenção às questões relacionadas à responsabilidade social da empresa, devendo, assim:


I. Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando, ainda, pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.

II. Agir de modo aceito como correto pela sociedade, com base nos valores da honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza.

III. Aplicar punições no âmbito criminal acerca de infrações cometidos por funcionários e ou fornecedores contra o meio ambiente.

IV. Cumprir integralmente as leis do local no qual a em presa está operando.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III apenas


B

I, II e IV apenas


C

III e IV apenas


D

I, II, III e IV

A cobertura de eventos é o acompanhamento de uma atividade, inauguração ou novidade que costuma render uma aparição na mídia do assessorado ou organização. Portanto, o planejamento, a execução e a avaliação de seus resultados são fundamentais. A organização de eventos é uma atividade típica de _________________, mas exige a integração de todas as áreas da Comunicação. Cabe __________________ fazer o contato com os jornalistas dos veículos com potencial de participar da cobertura, além de produzir releases e press kits. Dependendo do porte do evento, é interessante também disponibilizar __________________, para facilitar o trabalho dos jornalistas, e possibilitando uma cobertura mais efetiva para o assessorado.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

relações públicas – à assessoria de imprensa – brindes


B

relações públicas – à assessoria de imprensa – uma sala de imprensa


C

jornalistas – aos relações públicas – um almoço


D

relações públicas – aos publicitários – brindes


E

jornalistas – aos relações públicas – uma sala de imprensa

A formação do público depende da presença de pessoas ou grupos organizados de pessoas e da procura de uma atitude comum, sem considerar a existência de uma controvérsia ou de uma oportunidade de discussão.


C

Certo


E

Errado

Recurso muito utilizado na produção e na edição de materiais audiovisuais, o ______ é o ato de enquadrar uma ideia em uma narrativa que informa, esclarece e inspira, prendendo a atenção do espectador e transmitindo determinada mensagem.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

Storyboard


B

Storytelling


C

Briefing


D

Co-branding

A conferência é um evento solene de grande porte com um número elevado de participantes, geralmente promovido por entidades de classe, cujo objetivo é a apresentação e o debate de assuntos da atualidade e de interesse específico de determinada categoria profissional.


C

Certo


E

Errado

Na era da Internet, as técnicas tradicionais ainda são mais que suficientes para uma comunicação empresarial de qualidade com a imprensa.


C

Certo


E

Errado

Alguns convites para reuniões ou outros eventos podem conter a sigla RSVP, que é uma abreviação de uma expressão francesa: Répondez s’il vous plaît. O significado, em português, é: responda, por favor. Nesse caso, quando receber esse tipo de convite, você deve confirmar ou não sua presença.


C

Certo


E

Errado

Em uma defesa de tese, o cerimonial recomenda as ações listadas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.


A

Terminada a exposição do aluno, a ordem de fala dos examinadores deverá seguir a ordem de precedência: inicialmente o professor doutor; posteriormente o professor mestre.


B

No caso de ambos serem doutores ou mestres, segue-se a precedência pelo decanato.


C

Há o critério da cortesia, quando em bancas mistas existirem um doutor e um mestre (professora), o professor doutor poderá ceder sua vez à colega, usando o critério da cortesia. Essa prerrogativa é individual.


D

É de responsabilidade do Orientador, após o pronunciamento da banca, tecer alguns comentários breves a respeito do trabalho, considerando os comentários dos membros da banca.

Acerca dos eventos na área da Educação, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

Uma semana acadêmica é caracterizada pela reunião de estudantes, coordenada por professores, com apoio de profissionais da área, cujo objetivo é discutir temas relacionados com a classe à qual pertencem.


B

Uma oficina é um evento muito utilizado pela área educacional, porque proporciona a construção do conhecimento. Pode durar mais que um dia.


C

Na aula inaugural devem estar presentes alunos, coordenadores, professores do curso e demais membros da Instituição.


D

A aula magna é a aula que abre um curso ou um ano letivo de uma instituição. Pode ter caráter de maior ou menor solenidade e geralmente é realizada pelo Reitor.

À mesa, as colheres de sopa devem ser colocadas, pela perspectiva do comensal,


A

à frente do prato, ao lado das taças.


B

à direita da faca de entrada.


C

à esquerda do garfo de entrada.


D

entre a faca de entrada e a faca de peixe.

As alternativas a seguir apresentam exemplos de eventos religiosos, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.


A

peregrinação a Fátima, em Portugal


B

caminhada até Santiago de Compostela


C

lavagem da Igreja do Bonfim, na Bahia


D

andar por cem quilômetros carregando uma cruz até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Para o organizador do evento, uma boa prática é o planejamento das atividades necessárias à sua realização bem-sucedida. Nesse cenário, assinale a alternativa que NÃO apresente uma técnica facilitadora dessa prática.


A

uso de pasta de acompanhamento para controle das providências


B

elaboração da lista de fornecedores (alimentos, decoração, material de apoio, hotel, passagem, equipamentos, serviços de recepção)


C

elaboração de gráficos em barras ou pizza para melhor avaliação da evolução do pré-evento


D

elaboração de modelos de roteiros de cerimonial

Em eventos sociais com a presença de Chefes de Estado e Soberanos, quando pedido traje de gala, recomenda-se para o homem usar


A

casaca.


B

smoking.


C

sapatos com verniz.


D

terno preto com gola revestida de seda.

Relacione as definições a seguir aos tipos de eventos listados abaixo.


  1. Reunião informal, muito usada pelos publicitários, na qual os integrantes são estimulados a liberar a criatividade e propor ideias livremente para posterior análise.
  2. Reunião formal, que requer um presidente de mesa e destina-se a apresentação por autoridade no assunto e sem interrupção de um tema normalmente de caráter técnico ou científico.
  3. Encontro formal e periódico, com duração de vários dias, promovido geralmente por entidades associativas e cujas discussões podem gerar publicação de anais
  4. Encontro para promover a discussão de pontos de vistas diferentes sobre um ou mais temas, mediada por um moderador, podendo ser ou não transmitido e aberto ao público
  5. Exposição pública, realizada normalmente em local amplo de modo a atrair muitas pessoas, destina-se a venda direta ou indireta de produtos ou serviços.

( ) Congresso

( ) Feira

( ) Brainstorming

( ) Debate

( ) Conferência


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.


A

3, 1, 4, 5 e 2.


B

2, 5, 1, 4 e 3.


C

4, 5, 2, 1 e 3.


D

2, 5, 4, 3 e 1.


E

3, 5, 1, 4 e 2.

Determinado profissional de um departamento de saúde será demandado para exercer a função de relações públicas. Para tanto, ele terá que apresentar um documento que contenha as estratégias, as técnicas e os objetivos de todo o time de comunicação da empresa, a fim de ajudar a conquistar os resultados almejados.


Nessa situação hipotética, o documento a ser apresentado pelo referido profissional deverá ser um


A

release.


B

folder.


C

plano de comunicação.


D

roteiro.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado