

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A figura mostra uma parte de um circuito. Todos os componentes estão perfeitos. Os indutores L1, L2 e L3 são enrolados sobre um mesmo núcleo e formam, assim, um transformador. A indutância de L2 é igual a de L3. Os capacitores C1 e C2 foram ajustados de modo que a capacitância de C1 fosse um pouco menor que a capacitância de C2. A saída é a tensão diferencial vo (t) = vs (t) - vi (t).

Assim, é correto concluir que o circuito é um:
retificador de onda completa para RF;
detector de FM;
detector AM;
fasímetro.
Para obtermos eficiência na transmissão, as impedâncias de saída dos transmissores, dos cabos coaxiais e antenas devem estar casados, de modo que sejam mínimas as potências refletidas, em comparação com a potência direta. Uma grandeza que exprime essa relação é chamada de ROE (Relação de Ondas Estacionárias). Medidas as potências direta e refletida da portadora, sem modulação, em um transmissor de AM de rádio, com um medidor colocado em série com o cabo coaxial, entre o transmissor e a antena, foram obtidos os seguintes dados: potência direta = 900 W; potência refletida = 36 W. Podemos afirmar, então, que a ROE do sistema é:
4/5;
3/4;
2/5;
1/5.
A figura ao lado representa o alimentador, em forma de corneta, de uma antena com refletor parabólico (refletor não mostrado). O gerador de RF, com um comprimento de onda L, alimenta o guia de onda de fundo tampado, por um cabo coaxial, com uma sonda penetrando no guia .

A distância d da sonda ao fundo do guia deverá ser igual a:
L;
L/2;
L/4;
L/8.
O Protocolo Internet (IP Protocol-ipv 4) foi projetado para permitir a interconexão de redes de pacotes através de Hosts e Gatewais conectados na rede. Para o roteamento desses elementos, são necessários endereços conhecidos por Endereços IP. Os Endereços IP têm:
32 bytes
64 bytes
128 bytes
256 bytes
Em um transmissor de Rf em VHF, a portadora, em uma frequência de 10 MHz, apresenta uma potência de 100 W medida sobre uma carga resistiva de 50 Ω quando não está modulada. Quando for modulada, em amplitude em 100% (ma = 1), por um sinal modulador em uma frequência de áudio de 2,5 kHz, a potência do transmissor sobre a mesma carga será de:
125 W
150 W
200 W
250 W
A comunicação de um lance de RF sobre um espelho d´água, por exemplo, na faixa de UHF, deve ser evitado, devido aos problemas de ruído produzido pela interferência entre os múltiplos caminhos dos sinais refletidos. É claro que as comunicações por RF entre navios têm esse problema, que pode ser atenuado usando-se na transmissão e recepção antenas com polarização:
circular
vertical
horizontal
elíptica
O analisador de espectro, como o nome indica, fornece o espectro em frequência, com as respectivas amplitudes das raias, de um sinal periódico ou de um pulso de tensão. A figura abaixo mostra, esquematicamente, a tela de um Analisador de Espectro, no qual está sendo analisado um sinal periódico.

O analisador de espectro está calibrado, na escala horizontal, em 50 kHz/divisão. Pela figura das raias podemos concluir que o sinal que está sendo analisado é, mais provavelmente, uma onda:
senoidal pura
triangular
quadrada
dente de serra
A potencia de um transmissor de HF de um navio está em torno de 1,0 kW sobre uma carga de 50 Ω resistivos. Foi solicitado que se medisse a potência do transmissor com um “Wattímetro” de RF, que mede no máximo 20 W, no fundo da escala. Logo, deve ser usado um atenuador “feedthrough”, casado com o transmissor, com dissipadores, compatível com essa potência, para evitar a queima do “Wattímetro” de RF.
Deve ser usado preferentemente um atenuador de:
20 dB
40 dB
60 dB
80 dB
O transmissor de um transponder de satélite GEO de comunicações, situado em órbita a 36.000 km da superfície terrestre, apresenta uma potência de transmissão, em EIRP, de 1000 W, numa frequência de 10 GHz. A antena terrestre de recepção do sinal do satélite está perfeitamente posicionada, apresenta um ganho de 50 dBi e perdas no seu alimentador de 7,6 dB. São desprezíveis as perdas por chuvas, nuvens ou poeira. Considere, para efeito de cálculo, que log1036 = 1,5
O nível do sinal recebido do satélite, na saída do alimentador da antena terrestre, considerando apenas as perdas no espaço livre e no alimentador, é de aproximadamente:
- 50 dBm
- 75 dBm
- 100 dBm
- 150 dBm






Em relação as Leis de Kirchhoff pode-se afirmar que:
I - A Lei de Kirchhoff para as Tensões (LKT) possui o seguinte enunciado: “O somatório das tensões que chegam a um nó é igual ao somatório das tensões que saem desse nó”.
II - A Lei de Kirchhoff para as Correntes (LKC) possui o seguinte enunciado: “Em uma malha fechada, o somatório das correntes nesta malha é igual a zero”.
III - A Lei de Kirchhoff para as Correntes (LKC) possui o seguinte enunciado: “O somatório das correntes que chegam a um nó é igual ao somatório das correntes que saem desse nó”.
Assinale a alternativa correta: