

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao adotar crachás com cores diferenciadas durante um evento interno, com o objetivo de identificar as pessoas que podem acessar locais específicos, como, por exemplo, palco, área vip e de imprensa, pode-se considerar que tal providência:
apesar de não ser considerada um controle de acesso, pode auxiliar o serviço de segurança.
é adotada exclusivamente pela equipe de cerimonial e nada tem a ver com o serviço de segurança.
é um controle de acesso procedimental, que pode auxiliar na segurança do evento.
por não limitar, por si só, o acesso das pessoas, não pode ser considerada um controle de acesso.
No que se refere à utilização de videomonitoramento para a inibição de furto e roubo, analisar a sentença abaixo:
Há a possibilidade de utilização de câmeras de rede inteligentes que detectam movimentos e que contam com alarme ativo contra violações (1ª parte). Possibilita o controle em tempo real, que contribui para a rápida revelação de ações suspeitas (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
No estande de tiro, a conduta do atirador é de vital importância na execução das atividades com o armamento, e de acordo com orientações expressas do Instrutor, a arma deverá permanecer:
Carregada e municiada.
Desmuniciada e guardada.
Desmuniciada e apontada para o alvo.
Desmuniciada e carregada.
Alimentada e guardada.
Em caso de vazamento de gás é INCORRETO
chamar a polícia militar.
fechar os registros.
não acender as luzes.
abrir portas e janelas.
não fumar e não acender fósforos.
Analise as afirmativas abaixo e marque a correta:
A Comunicação interpessoal é aquela em que pessoa faz consigo mesma, ou seja, é o conjunto de ações na qual o vigia tem que, individualmente, avaliar e decidir o que fazer.
Quando em atuação no seu posto de trabalho, o vigia tem que estar atento a seus afazeres não sendo necessária a observância da hierarquia e disciplina em relação aos demais trabalhadores.
Em todo e qualquer situação de incêndio deve-se primeiramente jogar água, a fim de controlar o incêndio, e posteriormente a isso chamar o Corpo de Bombeiros.
O vigia deve saber atuar também no campo da deficiência, com o objetivo de fornecer serviços de identificação e atendimento adequado às pessoas com deficiência em geral, mostrando um direito igual ao das pessoas não deficientes, o direito de locomover-se por toda parte em busca de educação, trabalho, lazer, saúde, cultura e para cumprir em todos os seus direitos e deveres como cidadãos.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional deve ser transportado em compartimento fechado de veículo policial, ainda que em condições atentatórias à sua dignidade e à sua segurança.
II. A imagem e a credibilidade da instituição pública são influenciadas pela percepção da qualidade dos serviços oferecidos e pela decorrente satisfação dos cidadãos resultantes do engajamento dos servidores com o seu trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Analise a figura abaixo de uma algema:

Identifique a alternativa que corresponde corretamente às nomenclaturas das partes numeradas do equipamento ilustrado, conforme a ACAPS (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa).
(1) Fechadura • (2) Barra dupla • (3) Barra simples • (4) Dentes • (5) Corrente (Empunhadura) • (6) Trava Antiestrangulamento
(1) Cofre • (2) Barra de Segurança • (3) Barra Articulável • (4) Trava serrada • (5) Console • (6) Trava
(1) Toca • (2) Cabeça Dupla • (3) Ombro Simples • (4) Serra-trava • (5) Meio • (6) Forqueta
(1) Porta chaves • (2) Arco duplo • (3) Arco simples • (4) Dentado • (5) Divisor de Arco • (6) Antifuga
(1) Cofre • (2) Barra de Segurança Dupla • (3) Barra de Segurança Simples • (4) Catraca • (5) Pega mão • (6) Dispositivo de Trava
Como são denominadas as diligências que o vigilante realiza para verificar irregularidades e que têm por finalidade cobrir os espaços vazios existentes entre pontos fixos de segurança?
Mapeamento.
Fechamento.
Ronda.
Contato.
Revisão.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Durante a noite, em circulação, o condutor deve manter acesa a luz de placa.
II. Pescar espécies que devam ser preservadas é um crime ambiental.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Os incêndios são classificados de acordo com o material combustível neles envolvidos para que possa ser adotada a medida de combate mais eficaz. Considerando as classes dos incêndios e a forma mais adequada para combatê-los, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O bicarbonato de sódio é um agente extintor recomendado para classes de incêndio B.
( ) Os incêndios classe C ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Nesse caso, o melhor agente extintor é o gás Carbônico.
( ) Os materiais de classe A são considerados inflamáveis, tais como gasolina, tintas, óleos, etc. Um incêndio envolvendo esse tipo de material é melhor combatido com água em abundância para diluir o líquido inflamável.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
F V F
F F V
F V V
V V F
V F V
Sobre mecânica básica, podemos afirmar que os ruídos emitidos pelo funcionamento do motor de um veículo são controlados pelo
carburador.
radiador.
catalisador.
acelerador.
silenciador.
Considere o caso hipotético de um condutor que perdeu a direção do veículo e colidiu com postes em um momento em que chovia. Alguns cabos elétricos de alta voltagem ficaram soltos sobre o veículo e na pista. Sobre as noções de primeiros socorros é correto proceder da seguinte maneira:
utilizar um cabo de metal para isolar os fios e retirar o condutor do local.
pedir ajuda para retirar o condutor do local.
o condutor deverá permanecer no interior do veículo, pois o mesmo está isolado pelos pneus.
caso o condutor esteja eletrocutado, utilizar uma toalha úmida para retirá-lo do local.
Um vigia recebe um aviso de ameaça de bomba no prédio que está vigiando. Qual o procedimento correto nessa situação?
Considerar como um trote.
Avisar imediatamente no sistema de som.
Retirar o objeto para um local de segurança.
Considerar a ameaça como verdadeira.
Chamar a imprensa.
Observe a imagem.
Trata-se de extintor com gás carbônico pressurizado em seu interior. É eficiente no combate a incêndio classe B e C.
Esse agente extintor é considerado limpo por não deixar resíduos e age principalmente por abafamento. É ideal para usar em incêndios de classe B, por sua característica principal ser a queima somente na parte da superfície como, por exemplo, incêndios que envolvem:
sólidos comuns, por exemplo a combustão da madeira.
materiais de decoração de casas como mobília.
sólidos comuns, como combustão de livros.
líquidos inflamáveis como refrigerantes e sucos.
líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis
Supondo-se que a equipe de segurança de uma repartição pública recebe a notícia de que uma bomba explodirá em 20 (vinte) minutos, qual é o procedimento adequado a ser seguido pelo vigia?
providenciar a presença de superiores.
aguardar para confirmar se o evento ocorre ou não.
evacuar e isolar o local.
abrir todas as portas e janelas.
deixar o local imediatamente.
Muitas são as medidas utilizada para vigilância patrimonial. As medidas que utilizam barreiras e equipamentos para inibição da ação criminosa são denominadas
Blindagem.
Medidas estáticas.
Medidas dinâmicas.
Serviço de inteligência.
Operação circuito Fechado.
NÃO é uma função do vigia durante o seu turno de trabalho:
Abordar transeuntes que estejam na proximidade de seu local de trabalho perturbando a paz da coletividade.
Manter-se o maior tempo possível em seu posto de trabalho, observando tudo ao seu redor e anotando as irregularidades no livro de ocorrências.
Observar se existem lâmpadas acesas desnecessariamente, se torneiras estão fechadas e se existe cheiro de gás na copa e/ou cozinha.
Verificar se portas e janelas de todo o seu local de trabalho estão bem fechadas e se apresentam sinais de tentativa de arrombamento.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) O operador do rádio deve manter-se sempre atento a possíveis chamadas para seu ponto ou de prioridade e conferir com frequência o nível da bateria.
( ) O operador do rádio deve selecionar o canal da operacionalidade, e trocar de canal sempre que for tratar de assunto diverso da atividade.
( ) É preciso apertar o PTT e aguardar 3 segundos para começar a falar, garantindo que o interlocutor receba efetivamente toda mensagem.
( ) Toda comunicação deverá ser iniciada com uma chamada de identificação de um operador, seguida da identificação do solicitante.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • F • V
V • V • F • F
V • F • V • V
F • V • V • F
F • F • V • V
Observe a imagem.
O atendimento telefônico, por vezes, é a primeira impressão que fica para um usuário, seja ele quem for. No caso de um trabalho com segurança patrimonial, é muito importante que o serviço prestado (produto da informação) deve atender à real necessidade do usuário, sendo:
aquilo que for possível oferecer no momento.
exatamente aquilo que o chefe ordenou que fosse falado.
a princípio, um texto que o telefonista já saiba informar.
exatamente como o usuário espera, deseja ou necessita que ele seja.
o mais importante, a correção na língua portuguesa, independentemente, do conteúdo da informação.
O que é um bastão de ronda?
Também conhecido como cassetete, é uma arma que o vigia pode usar;
É um equipamento usado para marcar os pontos por onde o vigia passou;
É o documento no qual um vigia registra os ocorridos durante o trabalho;
É um bastão que simboliza a troca de turnos;