Questões de Concurso sobre Transporte - Página 13 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Transporte

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
400 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre os fatores que diminuem a concentração e os reflexos do motorista, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as Falsas.


( ) Consumir bebida alcoólica.

( ) Usar drogas.

( ) Usar medicamentos que modificam o comportamento.

( ) Dirigir após ter participado de discussões fortes com familiares, no trabalho, ou por qualquer outro motivo.

( ) Usar medicamentos com receita do seu médico e que não alteram o seu comportamento.


Marque a opção que indica a alternativa CORRETA.


A

V – V – F – V – F.


B

V – F – F – V – F.


C

V – V – V – F – F.


D

F – F – F – V – F.


E

V – V – V – V – F.

Analise a figura.

Imagem associada para resolução da questão

A figura mostra um veículo sendo arremessado para contramão de direção, em uma curva, em função da alta velocidade. Em Direção Defensiva, esta ação é conhecida como


A
força centrífuga.

B
força centrípeta.

C
quaplanagem.

D
ponto cego de visão.

E
zona de cruzamento.

Assinale a via caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade na via


A

arterial.


B

de trânsito rápido.


C

coletora.


D

local.


E

urbana.

Relacione a Coluna B, significado dos sinais de trânsito, com Coluna A, classificação dos sinais


COLUNA A


I. Sinalização vertical

II. Sinalização horizontal

III. Dispositivos e sinalização auxiliares

IV. Sinalização semafórica


COLUNA B


( ) É um subsistema da sinalização viária que se compõe de luzes acionadas alternadas ou intermitentes através de sistema elétrico/eletrônico, cuja função é controlar os deslocamentos.

( ) São aqueles constituídos de materiais de composições, formas, cores e refletividade diversos, aplicados em obstáculos, no pavimento da via ou adjacente à mesma.

( ) É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de placas, onde o meio de comunicação (sinal) está na posição vertical.

( ) É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.


A

IV – III – I – II.


B

IV – I – III – II.


C

I – IV – III – II.


D

I – II – IV – III.


E

III – I – II – IV.

É um sistema de segurança do automóvel que permite que as rodas de um veículo mantenham a tração em contato com a superfície da estrada, enquanto o motorista freia. Assim, o sistema evita o bloqueio das rodas e não deixa o veículo derrapar. Sobre essa afirmativa, marque a alternativa CORRETA.


A

Freio a disco.


B

Freio ABS.


C

Freio a tambor.


D

Freio a ar.


E

Freio a vácuo.

A figura mostra um procedimento utilizado em direção defensiva. Essa atitude do condutor, quando está seguindo outro veículo, tem como finalidade

Imagem associada para resolução da questão


A
evitar colisão com o veículo da frente.

B
iniciar a passagem pela direita.

C
evitar a aquaplanagem ou hidroplanagem.

D
diminuir a aderência do pneu no solo.

E
aumentar a aderência do pneu no solo.
Em estrada reta, caso as rodas venham a sair para o acostamento, pegando o desnível da pista, o condutor defensivo deverá

A
acelerar bem o veículo no acostamento.

B
frear o mais rápido e parar o veículo.

C
aumentar a velocidade e colocar em ponto neutro.

D
aumentar a velocidade e voltar rapidamente para pista.

E
reduzir a velocidade e voltar para pista gradativamente.

Com a finalidade de diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de gases poluentes, bem como garantir a segurança e fluidez do trânsito, recomenda-se que o condutor de veículos automotores evite reduções constantes de marchas, acelerações bruscas e freadas excessivas e que, em trechos de declive, transite com o veículo desligado ou desengrenado.


C

Certo


E

Errado

Os princípios da direção defensiva recomenda que o condutor mantenha seu veículo a uma distância segura em relação ao veículo à sua frente, como medida preventiva para evitar acidentes; contudo não está caracterizado como infração de trânsito o fato de o condutor deixar de manter distância de segurança lateral entre o seu veículo e os demais.

C
Certo

E
Errado

Considere a seguinte situação hipotética.

O motorista de um órgão público conduzia uma autoridade que estava atrasada para embarque em uma aeronave. Era noite, havia bastante neblina e a via estava sem iluminação pública. Na tentativa de evitar a perda do voo, o condutor não reduziu a velocidade do veículo, mantendo-a dentro dos limites regulamentados pela sinalização vertical, e acionou a luz alta dos faróis.

Nessa situação, o condutor deixou de tomar o devido cuidado de reduzir a velocidade diante de situações de neblina e baixa visibilidade, apesar de ter agido adequadamente ao acionar a luz alta dos faróis do veículo, a fim de obter maior alcance visual.


C
Certo

E
Errado

Ao se aproximar de trechos em curva em que não haja sinalização indicando a velocidade de segurança, recomenda-se que o condutor mantenha a velocidade do veículo e, ao entrar na curva, acione os freios para garantir a estabilidade e a aderência dos pneus com o asfalto.


C

Certo


E

Errado

Sobre os efeitos do greide nas faixas de mudança de velocidade próximas a interseções, analise as afirmativas a seguir.

I. O greide ascendente diminui o comprimento da faixa de desaceleração e aumenta o comprimento da faixa de aceleração.

II. O greide descendente aumenta o comprimento da faixa de desaceleração e diminui o comprimento da faixa de aceleração.

III. Ao serem projetadas interseções em níveis diferentes, é conveniente fazer a rodovia principal passar sobre a rodovia secundária.

Assinale:


A
se somente a afirmativa I estiver correta.

B
se somente a afirmativa II estiver correta.

C
se somente a afirmativa III estiver correta.

D
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

E
se todas as afirmativas estiverem corretas.

Um exemplo de situação em que o condutor incorre em imprudência acontece quando ele


A

avança o sinal vermelho.


B

não substitui a luz de freio queimada.


C

não consegue manter o carro parado em um aclive.


D

é menor e pilota uma moto sem habilitação.


E

não aciona o freio de mão ao estacionar o veículo.

Antes de assumir a direção, todo motorista defensivo deve cuidar da manutenção do seu carro e verificar se o mesmo encontra-se em condições de circulação. São defeitos comuns que podem causar acidentes, EXCETO:


A

Pneus gastos.


B

Freios desregulados.


C

Amortecedores lubrificados.


D

Espelho retrovisor deficiente.

O engenheiro de tráfego, ao projetar uma interseção, objetiva, principalmente, definir uma configuração geométrica e um método de controle que minimizem os atrasos e riscos. À medida que o comprimento médio das brechas diminui com o aumento do fluxo principal, tende a aumentar o atraso médio do tráfego não prioritário.

Com isso, aumenta a propensão de os usuários assumirem riscos, ou seja, a aceitação de brechas inferiores às desejadas, o que tem implicações sérias no(a)


A

congestionamento


B

trajeto mais curto


C

saturação do fluxo


D

segurança do tráfego


E

velocidade final na via

O elemento fundamental da direção defensiva que deve ser direcionada a todos os elementos da via e também às condições físicas e mentais do condutor, aos cuidados e à manutenção do veículo, tempo de deslocamento e conhecimento prévio do percurso, entre outros, é:


A

Atenção.


B

Conhecimento.


C

Previsão.


D

Decisão.

É muito importante conhecer os preceitos e as orientações relativas à direção defensiva, para:


A

Possibilitar agilidade e destreza no trânsito para a execução segura de manobras que, mesmo arriscadas para condutores inexperientes, permitam maior velocidade média do veículo.


B

Permitir, em razão desses conhecimentos, que se dirija de forma a evitar acidentes, apesar das ações incorretas de outros e das condições adversas. Para tanto, deve-se planejar todas as ações pessoais com antecedência.


C

Fornecer aos condutores habilidade e coragem para empreender fuga, no caso de ameaça de assalto por condutores que utilizam motocicletas.


D

Possibilitar que se dirija de forma segura, mesmo se o veículo estiver em más condições de conservação.

A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via. Assinale a opção que apresenta a classificação da sinalização vertical segundo a sua função.


A

Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.


B

Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da cidade.


C

Advertir os condutores sobre condições com potencial risco existente nos polos geradores de tráfego ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres.


D

Fornecer informações que permitam aos usuários das instalações de transporte adotar comportamentos adequados.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado