

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Lei nº 4.320/1964, Lei do Orçamento, Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. De acordo com as definições dessa legislação, analise as seguintes assertivas:
I. O produto estimado de operações de crédito e de alienação de bens imóveis somente se incluirá na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las no exercício.
II. Em casos de déficit, a Lei de Orçamento indicará as fontes de recursos que o Poder Executivo fica autorizado a utilizar para atender a sua cobertura.
III. As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra serão inclusas como receita extraordinária, no orçamento da entidade obrigada à transferência, e como receita corrente, no orçamento da que as deva receber.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Com relação à Receita Pública Governamental, assinale a alternativa INCORRETA:
A receita orçamentária é utilizada pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é abastecer as necessidades públicas e consumo da sociedade.
Em sentido amplo, são públicas exclusivamente as receitas orçamentárias.
Instrumento por meio do qual alavanca a execução das políticas públicas.
Receitas públicas originárias, segundo a doutrina, são as arrecadadas por meio da busca de atribuições econômicas pela Administração Pública.
São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e constituem elemento moderno para o patrimônio público.
O Orçamento é um instrumento que os órgãos públicos utilizam para organizar seus recursos financeiros. A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade. Sobre o orçamento, a alternativa “incorreta” é:
Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
Os créditos suplementares, são créditos destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender as insuficiências de caixa.
Os créditos adicionais classificam-se em suplementares, especiais e extraordinários.
Com base nas disposições da Lei nº 4.320/1964, que estabelece normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, julgue as afirmativas a seguir:
I. A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.
II. Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
III. A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes, Receitas de Capital e Receitas Intraorçamentárias.
Está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, apenas.
Il e III, apenas.
II apenas.
I e II, apenas.
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2019) define que os princípios orçamentários derivam de determinadas normas jurídicas. Sendo assim, assinale a alternativa que indica o princípio orçamentário que NÃO deriva da Lei Federal nº 4.320/1964.
Unidade.
Publicidade.
Universalidade.
Anualidade.
Orçamento bruto.
Em relação ao regime contábil, quanto ao reconhecimento da receita e da despesa orçamentária, pode-se afirmar que, no Brasil, sob o enfoque orçamentário, as receitas são reconhecidas pelo regime de:
caixa, assim como as despesas
competência, assim como as despesas
caixa, e as despesas pelo regime de competência
competência, e as despesas pelo regime de caixa
A Lei 4320/1964 institui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. De acordo com seu art. 35, pertencem ao exercício financeiro:
As receitas (orçamentárias) nele liquidadas.
As despesas (orçamentárias) nele legalmente empenhadas e as receitas (orçamentárias) nele arrecadadas.
As despesas (orçamentárias) nele legalmente liquidadas.
As despesas (orçamentárias) nele arrecadadas e as receitas (orçamentárias) nele legalmente empenhadas.
Determinado Prefeito encaminhou o Projeto de Lei Orçamentária Anual de seu município para o Poder Legislativo contendo alguns vícios de elaboração, quais sejam:
Segundo relato, foram violados, respectivamente, os seguintes princípios orçamentários:
Exclusividade, totalidade e igualdade.
Unidade, exclusividade, e equilíbrio.
Exclusividade, universalidade e equilíbrio.
Universalidade, exclusividade e equivalência.
Assinale a alternativa correta sobre a Lei do Orçamento:
A Lei de Orçamentos compreende todas as receitas, exceto as de operações de crédito.
A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos aos princípios de unidade, pessoalidade e anualidade.
Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
A Lei de Orçamento consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras.
O Secretário de Orçamento e Planejamento da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte propõe, para o exercício financeiro de 2018, uma lei orçamentária anual específica para cada um dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e para o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública. De acordo com as regras que norteiam a elaboração do orçamento anual, o princípio orçamentário que será prejudicado é o da
uniformidade.
universalidade.
exclusividade.
unidade.
Define-se receita pública como a entrada que se integra ao patrimônio público com reservas, condições ou correspondência no passivo, acrescendo-se o seu volume como elemento novo e positivo.