Questões de Concurso sobre Aposentadoria compulsória

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
28 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A reforma da previdência que está sendo objeto de debate no Congresso Nacional busca, dentre outras modificações, estabelecer idade mínima para aposentadoria. A Constituição Federal já fixa idades variadas para aposentadorias dos servidores públicos. No caso de aposentadoria compulsória, a idade máxima prevista, observada lei complementar, é de:


A

setenta e dois anos


B

setenta e três anos


C

setenta e quatro anos


D

setenta e cinco anos

A respeito da Administração Pública, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.


( ) O servidor público não estável que adere a movimento grevista poderá ser exonerado, mediante avaliação do estágio probatório, por considerar este ato um fato desabonador à conduta do avaliado.

( ) No caso de o servidor acumular um cargo científico com um cargo de professor, o teto remuneratório é considerado em relação ao somatório do que recebido.

( ) A Constituição Federal determina a obrigatoriedade de licitação aos entes federativos. A mesma regra não se aplica às entidades privadas que atuam em colaboração com a administração pública.

( ) Os servidores ocupantes de cargo exclusivamente em comissão não se submetem à regra da aposentadoria compulsória.

( ) O edital de concurso, devidamente legal, obriga candidatos e Administração Pública.


A

F, F, V, V, F


B

V, F, V, F, F


C

F, F, V, V, V


D

V, F, V, V, V


E

V, V, F, F, V

A aposentadoria compulsória do servidor público ocorre:


A

aos 70 anos de idade para cargos e funções com insalubridade ou periculosidade comprovada e aos 75 anos para os demais casos.


B

sempre aos 70 anos de idade.


C

em regra aos 70 anos de idade e aos 75 anos de idade para os cargos de Ministros do STF, dos Tribunais Superiores (STJ, TST, TSE, STM) e do TCU.


D

sempre aos 75 anos de idade.


E

aos 75 anos de idade para os homens e aos 70 anos de idade para as mulheres.

Antonio é Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e completa, hoje, 68 anos de idade. Quantos anos restam até que Antonio seja atingido pela aposentadoria compulsória do servidor público?


A

7 anos.


B

12 anos.


C

Antonio foi atingido aos 65 anos.


D

2 anos.


E

Depende de apuração de existência de insalubridade ou periculosidade.

A aposentadoria compulsória dos servidores públicos pode ocorrer:


A

aos 55 anos de idade, se mulher


B

aos 60 anos de idade, se homem


C

aos 70 anos para todos os agentes estatutários


D

aos 75 anos para Ministros dos Tribunais Superiores

De acordo com o artigo 40 da Constituição Federal Brasileira, os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão aposentados:


A

Por invalidez temporária, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.


B

Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar.


C

Voluntariamente aos sessenta anos de idade independente do sexo, com proventos proporcionais.


D

Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, independentemente do sexo.


E

Voluntariamente em qualquer idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Pode ser anulado mas não revogado, porque não possui juízo de mérito administrativo. A afirmação refere-se ao(à):


A

licença para servidor tratar de interesses particulares.


B

autorização de uso.


C

decreto expropriatório.


D

outorga de permissão.


E

aposentadoria compulsória.

Um servidor estatutário atinge a idade para a aposentadoria compulsória após 7 (sete) anos de exercício no serviço público. Sabendo-se que ele não possui outros períodos de contribuição ou de tempo de serviço a serem computados, ele


A

deverá permanecer em atividade, visto que não atingiu o mínimo de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público.


B

será aposentado, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, proventos esses que não podem ser inferiores a 1 (um) salário mínimo.


C

será aposentado, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, garantida a percepção de 50% (cinqüenta por cento) da última remuneração na atividade.


D

será aposentado, com proventos integrais, em razão do critério etário.


E

será exonerado, com indenização de 1 (um) salário por ano de efetivo exercício, por não reunir os requisitos para a aposentadoria.

 
1
 
Gerar simulado