Questões de Concurso sobre Serviços Públicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.103 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Julgue os itens abaixo

a) a convalidação, considerada obrigatória por boa parte da doutrina (salvo na hipótese de ato discricionário, praticado por autoridade competente), produz efeitos “ex tunc”.

b) as empresas estatais, que se dividem em empresas públicas e sociedades de economia mista, se dedicam à prestação de serviços públicos ou à realização de atividade econômica.

c) quando se concede autorização para porte de armas há manifestação do poder de polícia.

d) a revogação, que equivale ao conserto do ato administrativo viciado, pode ser declarada pelo Poder Judiciário.

A
todas as frases estão corretas

B
apenas as frases A e B estão corretas

C
apenas a frase C está incorreta

D
apenas a frase D está incorreta

Segundo jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), a formação do referido consórcio administrativo depende de aprovação prévia das câmaras municipais de ambos os municípios, no exercício da competência fiscalizadora, atribuída expressamente pela Constituição Federal ao Poder Legislativo municipal, levado a efeito mediante controle externo, com o auxílio dos tribunais de contas dos estados ou dos municípios ou dos conselhos ou tribunais de contas dos municípios, onde houver.


C
Certo

E
Errado

Havendo autorização no contrato de concessão, a concessionária de serviço público pode promover essa desapropriação, mas não pode declará-la de utilidade pública, pois essa competência cabe somente ao poder concedente ou mesmo à Agência Nacional de Energia Elétrica.


C
Certo

E
Errado

Com relação os serviços públicos, assinale a alternativa correta:


A
os serviços de utilidade publica são aqueles caracterizados por sua essencialidade e necessidade;

B
os serviços públicos propriamente ditos são aqueles prestados diretamente à sociedade, e que por sua essencialidade são privativos do Poder Público;

C
a segurança e a saúde pública são serviços impróprios do Estado

D
apenas a segurança é um serviço público próprio do Estado;

E
os serviços impróprios são prestados gratuitamente pelo Estado.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção em que a característica do serviço é inadequadamente contextualizada.


A

Tangibilidade, pois a certidão é tangível, palpável.


B

Inseparabilidade, pois a Internet possibilita a execução e o consumo por parte do usuário.


C

Variabilidade, pois, com a informatização, minimiza-se a possibilidade de falhas.


D

Perecibilidade, pois o sistema via Internet está disponível a qualquer tempo.

   
Gerar simulado