Imagem de fundo

O Distrito Federal aprovou a Lei nº XX/2020, que dispôs...

O Distrito Federal aprovou a Lei nº XX/2020, que dispôs sobre o parcelamento e a ocupação do solo urbano, o que, ao ver do partido político Alfa, era incompatível com a Constituição da República de 1988.


Por tal razão, o partido político, que somente contava com representação no Senado Federal, solicitou a manifestação do seu departamento jurídico a respeito da possibilidade de impugnar o referido ato normativo diretamente perante o Supremo Tribunal Federal.


O departamento jurídico respondeu, corretamente, que tal:


A

seria possível apenas por meio de ação direta de inconstitucionalidade;


B

seria possível apenas por meio de arguição de descumprimento de preceito fundamental;


C

não seria possível, já que o partido político Alfa não contava com representação na Câmara dos Deputados;


D

não seria possível, pois o controle concentrado de constitucionalidade das leis distritais fica a cargo do Tribunal de Justiça;


E

seria possível por meio da ação direta de inconstitucionalidade ou da arguição de descumprimento de preceito fundamental.