Imagem de fundo

A teor do fixado pela Constituição Federal em relação ao...

Ano: 2020
Prova: FUNDATEC - Prefeitura - Auditor Fiscal da Receita Municipal - 2020

A teor do fixado pela Constituição Federal em relação ao Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa correta.


A

Cabe à lei ordinária estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre definição de tributos e de suas espécies, bem como em relação aos impostos discriminados na Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes.


B

Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, vedado à administração tributária, para conferir efetividade a esses objetivos, identificar o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.


C

Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto na Constituição Federal.


D

Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto na Constituição Federal.


E

As contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico incidirão sobre as receitas decorrentes de exportação.