O estado Beta editou a Lei estadual nº X dispondo que a...
Imagem de fundo

O estado Beta editou a Lei estadual nº X dispondo que a...

O estado Beta editou a Lei estadual nº X dispondo que a remuneração devida aos ocupantes dos cargos de provimento efetivo X e Y seria reajustada pelo mesmo índice e no momento em que fosse reajustada a remuneração dos cargos W e Z, existentes no âmbito federal.


Nesse caso, é correto afirmar que a Lei estadual nº X deve ser considerada:


A

constitucional, caso os cargos X e Y tenham requisitos de acesso e atribuições semelhantes aos cargos W e Z;


B

inconstitucional, considerando ser vedada a vinculação remuneratória entre os cargos referidos no enunciado;


C

inconstitucional, salvo se houver lei complementar da União autorizando que os estados e o Distrito Federal estabeleçam a referida vinculação;


D

constitucional, considerando que os entes federativos menores podem vincular sua política remuneratória aos entes políticos maiores, não sendo a recíproca verdadeira;


E

constitucional, se, além de os cargos X e Y terem requisitos de acesso e atribuições semelhantes aos cargos W e Z, todos estiverem inseridos em estrutura de poder da mesma natureza.