

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a opção correta acerca da economia brasileira no ano de 2012.
Houve, nesse período, redução da taxa de juros referencial do sistema especial de liquidação e custódia (SELIC).
Do total das exportações brasileiras realizadas nesse ano, mais de 50% representavam produtos manufaturados.
O crescimento do produto interno bruto no ano de 2012 foi o maior deste século.
O programa federal de privatização dos portos marítimos resultou na redução das tarifas portuárias pelos novos concessionários.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve, nesse período, aumento do emprego no setor industrial.
Segundo o sistema de contas nacionais brasileiro, uma queda dos passivos externos líquidos, mantido tudo o mais constante, implica
um superávit das transações correntes.
uma poupança externa positiva.
um saldo positivo das contas capital e financeira e de capitais compensatórios.
um superávit da conta de rendas.
uma queda da posição internacional líquida de investimento.
Em relação ao Sistema Brasileiro de Contas Nacionais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O total dos débitos da conta de capital é a soma da formação bruta de capital fixo e da variação de estoques.
( ) O volume de exportações não fatores entra no lado dos créditos da conta de transações correntes com o resto do mundo.
( ) Uma elevação dos impostos indiretos, mantido tudo o mais constante, aumenta o total da receita corrente da conta corrente das administrações públicas.
As afirmativas são, respectivamente,
F, V e V.
F, V e F.
F, F e V.
V, F e V.
V, V e V.
Considere os seguintes dados das Contas Nacionais do Brasil (valores hipotéticos, em milhões de reais):
- Produto interno líquido a preços de mercado: 10.000
- Impostos indiretos: 1.500
- Depreciação de capital fixo: 500
- Renda líquida enviada para o exterior: 120
- Subsídios: 400
Podemos concluir que o produto nacional bruto a custo de fatores equivale a:
9.280
10.500
10.380
11.480
10.620
Uma economia hipotética, num determinado período de tempo, registrou os dados a seguir especificados:
ESPECIFICAÇÕES / VALORES $ |
Depreciação 3.000 |
Importações 2.400 |
Impostos Diretos 6.000 |
Impostos Indiretos 4.500 |
Produto Interno Líquido a custo de fatores 45.000 |
Renda Líquida Enviada ao Exterior 3.400 |
Renda Recebida do Exterior 2.500 |
Subsídios 1.600 |
Conclui-se que Produto Nacional Bruto a preços de mercado apresenta o seguinte valor:
$ 41.500
$ 45.900
$ 47.500
$ 50.000
$ 53.500
Em relação ao Sistema de Contas Nacionais, assinale a alternativa CORRETA.
Na conta Produto Interno Bruto, o Excedente Operacional Bruto corresponde ao total de salários, juros, aluguéis e lucros.
O débito da conta Renda Nacional Disponível descreve a destinação das rendas recebidas pelas famílias e pelo governo.
Na conta Transações Correntes com o Resto do Mundo, os recebimentos e pagamentos são indicados do ponto de vista dos residentes do país. Portanto, as importações são relacionadas no lado do débito.
Os lançamentos da conta de Capital são independentes dos saldos das demais contas do Sistema de Contas Nacionais.

A - II; B - IV; C - I; D - III;
A - I; B - IV; C - II; D - III;
A - II; B - I; C - IV; D - III;
A - II; B - IV; C - III; D - I;
A - IV; B - II; C - I; D - III.
Os dados acima apresentados permitem inferir que a economia hipotética em tela é uma economia líquida exportadora.
Acerca da sistematização das contas nacionais do Brasil, assinale a alternativa correta.
A conta nacional Produto Interno Bruto (PIB) é uma conta de produção.
A conta de capital é uma conta de apropriação.
A conta nacional PIB é uma conta de acumulação.
A conta renda nacional disponível bruta é uma conta de produção.
A conta das transações correntes com o resto do mundo é uma conta nacional que não envolve as variáveis exportação e importação.
O Produto Nacional Bruto de um país é sempre
menor que o valor de suas importações
menor que a renda líquida recebida do exterior
maior que seu Produto Interno Bruto
maior que seu Produto Nacional Líquido
maior que o valor de suas exportações
A depreciação do real, verificada nesses últimos meses, deve-se ao excessivo déficit público e, consequentemente, à manutenção de elevadas taxas de juros reais.
O PIB per capita é um bom indicador de distribuição de renda, principalmente para economias com fortes desigualdades de renda.
Em face do conjunto de informações acima, é correto afirmar que o setor de serviços adicionou o valor de R$ 550 milhões.
Normalmente, nas economias abertas, déficit orçamentário leva a déficits gêmeos.
Sobre a contabilização da Formação Bruta de Capital Fixo nas contas nacionais, é correto afirmar:
São produtos e serviços cujo destino é a produção de bens de capital e cuja vida útil é superior a 10 anos.
Inclui apenas os bens incorporados por compra em investimentos do tipo greenfield.
São bens produzidos por conta própria cujo destino é o uso no processo produtivo.
São bens cujo destino é o uso no processo produtivo e que são contabilizados a preço de compra quando adquiridos de terceiros.
São bens cujo destino é o uso no processo produtivo e que são contabilizados a custo de produção quando adquiridos de terceiros, já que lucros e impostos não podem ser contabilizados em duplicidade.
Nessa economia, o produto interno bruto a preço de mercado foi igual a R$ 1.950 milhões.
No âmbito das contas nacionais no Brasil, entende-se a atividade de produção como um processo físico realizado sob responsabilidade, controle e gestão de uma unidade institucional, na qual o trabalho e o capital são utilizados para transformar matérias-primas em outros bens e serviços.
Em um determinado país, o PNB é superior ao PIB, ambos medidos a preços de mercado, quando
a renda líquida dos fatores externos de produção é positiva.
a renda líquida dos fatores externos de produção é negativa.
o saldo da balança comercial é positivo.
a variação das reservas internacionais é positiva.
o saldo da balança comercial é negativo.
É correto afirmar que o Sistema de Contas Nacionais no Brasil
não permite o cálculo de estatísticas como PIB e PNB.
demonstra na Conta Corrente do Governo apenas os investimentos do setor público.
é composto por cinco grupos de contas.
registra apenas transações domésticas.
é calculado e divulgado pelo IBGE.
Suponha um fluxo circular de renda com quatro setores: famílias, empresas, setor financeiro e governo. O equilíbrio é alcançado quando
S + T = I + G
Onde S é a poupança das famílias, T é o imposto, I é o investimento e G é o gasto do governo.
Com base neste modelo, pode-se dizer que: