Questões de Concurso sobre Econometria

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
96 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A análise de dados econômicos é fundamental para a compreensão de fenômenos, a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões no setor privado.


Considerando as etapas cruciais da análise de dados econômicos, qual das seguintes alternativas descreve uma prática essencial na fase de tratamento dos dados coletados?


A

A definição clara dos objetivos da pesquisa e das questões econômicas a serem investigadas, orientando todo o processo de coleta.


B

A verificação da consistência, da completude e da acurácia dos dados brutos, realizando a correção de erros, o tratamento de valores ausentes e a padronização das informações para viabilizar a análise.


C

A visualização dos dados por meio de gráficos e tabelas para facilitar a identificação de padrões, tendências e outliers, auxiliando na interpretação dos resultados.


D

A interpretação dos resultados da análise estatística e econométrica à luz da teoria econômica, buscando explicar os fenômenos observados e suas implicações para a realidade.


E

A aplicação de modelos econométricos sofisticados para identificar relações causais complexas entre as variáveis econômicas analisadas.

A econometria pode ser entendida como uma ferramenta essencial da análise econômica moderna, pois permite testar teorias e estimar relações quantitativas entre variáveis econômicas. De acordo com Gujarati (2011), o principal objetivo da econometria é


A

descrever fenômenos econômicos apenas de forma qualitativa.


B

analisar políticas econômicas sem a utilização de dados numéricos.


C

um amálgama de teoria econômica, economia matemática, estatística econômica e estatística matemática.


D

substituir completamente as teorias econômicas tradicionais.


E

prever o comportamento individual dos agentes econômicos sem o uso de modelos estatísticos.

Segundo Gujarati (2011), em uma função de regressão populacional, no contexto de uma modelagem econométrica, existe um termo de erro usualmente denotado por ui, o qual representa todos os valores omitidos do modelo, mas que, coletivamente, afetam a variável que se deseja explicar (variável dependente). Quanto às razões que inviabilizam a formulação de um modelo de regressão com o máximo de variáveis possíveis, assinale a opção INCORRETA.


A

Indisponibilidade de dados.


B

Existência de variáveis periféricas ou secundárias.


C

Caráter aleatório do comportamento humano.


D

Hipótese de distribuição normal dos resíduos.


E

Princípio da parcimônia.

Considere o seguinte modelo de séries temporais:

Yt = a + bXt + et, t = 1, ...., T,

em que Yt é a variável dependente, Xt é a variável explicativa e et é o termo aleatório.

Logo, pode-se concluir que


A

se Yt e Xt são integradas de ordem zero, então et é não-estacionário.


B

se Yt e Xt são integradas de ordem um, então et é estacionário.


C

se Yt, Xt e et são integradas de ordem um, então as duas primeiras variáveis cointegram.


D

se Yt e Xt são integradas de ordens diferentes, então essas variáveis não cointegram.


E

se Yt, Xt e et são integradas de ordem um, não é possível estimar um modelo com séries estacionárias.

Seja um modelo autorregressivo de ordem 1, AR(1), para uma variável Yt estacionária, conforme a seguinte especificação:


Yt = 3 + 0,5Yt-1 + ut ,


onde E(ut) =0 e Var(ut) = 6. Assuma, também, que ut e Yt-1 são independentes.


Nesse cenário, qual é a variância de Yt ?


A

1


B

2


C

4


D

6


E

8

Considere o modelo populacional y=α+βx+u, em que se denotam parâmetros desconhecidos e E(u|x) = 0. Determine o estimador OLS de β, sob a restrição α=β.


A


B


C


D

Conforme Gujarati e Porter (2011), na presença de heterocedasticidade, os estimadores do método de minimos quadrados ordinários (MQO) são:


A

tendenciosos.


B

ineficientes.


C

não lineares.


D

inconsistentes.


E

melhores.

Modelos econométricos do tipo Vetor Autorregressivo (VAR) e Vetor de Correção de Erros (VEC) são largamente usados em economia para se entender como duas ou mais variáveis interagem dinamicamente e para fazer previsões.


Considerando esses modelos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O modelo VAR deve ser usado quando as séries temporais são não estacionárias de ordem 1 e têm uma relação de cointegração.

( ) A função impulso-resposta em modelos VAR permite analisar como uma variável é afetada por choques temporários em outra variável ao longo do tempo, mas essa análise não é possível em modelos VEC.

( ) Em modelos VEC, o termo de correção de erro é incorporado para ajustar o relacionamento de longo prazo entre as séries temporais cointegradas após choques temporários, algo que não é diretamente modelado em VAR tradicionais.

( ) A decomposição de variância em modelos VAR ajuda a entender a proporção da variância de previsão de cada variável que pode ser atribuída a choques em si mesma versus choques nas outras variáveis, uma análise que também é aplicável em modelos VEC.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – F – V – F.


B

F – V – V – V


C

F – F – V – V.


D

V – V – F – F.


E

F – F – V – F.

Em economia, o Método dos Momentos Generalizados (GMM) é largamente utilizado para estimar diversos tipos de modelos econométricos.


Em relação ao GMM, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O GMM é particularmente útil em situações em que as variáveis explicativas são endógenas, fornecendo uma maneira de obter estimadores consistentes mesmo na presença de endogeneidade.

( ) Na estimação por GMM, um teste de Hansen ajuda a confirmar a presença de instrumentos fracos, garantindo que os estimadores sejam consistentes e eficientes.

( ) Instrumentos fracos são um problema no GMM porque podem levar a estimativas com viés e variâncias grandes, comprometendo a validade dos resultados.

( ) Diferentemente do método de variáveis instrumentais, o GMM não pode ser usado para estimar modelos com erros padrão heteroscedásticos.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – F – F.


B

F – F – V – F.


C

V – F – V – V.


D

V – F – V – F.


E

V – F – F – V.

O método de variáveis instrumentais visa a corrigir os seguintes problemas inerentes ao modelo econométrico que se deseja estimar, à exceção de um. Assinale-o.


A

Viés de omissão de variáveis relevantes.


B

Erro de medida.


C

Viés de simultaneidade em sistemas de equações simultâneas.


D

Causalidade reversa.


E

Correlação espúria.

Suponha que as empresas Y, W e Z disputem a obtenção do contrato de prestação de um determinado serviço. A empresa Y estima que ela tenha probabilidade igual à da empresa W de obter o contrato, mas que, por sua vez, é igual a duas vezes a probabilidade de Z obter o mesmo contrato.


Sendo assim, a probabilidade de que as empresas Y ou Z obtenham o contrato é de


A

20%


B

30%


C

40%


D

50%


E

60%

A meta-análise é uma técnica estatística utilizada para combinar e integrar diferentes estudos que investigam a mesma questão. Essa metodologia tem se mostrado importante na área de economia para investigar questões que não são consensuais e a possível ocorrência de viés em publicações na literatura econômica.


Dentre os passos listados abaixo, aquele que NÃO faz parte dos passos para realizar a meta-análise é o seguinte:


A

incluir todos os estudos relevantes de uma base de dados padrão.


B

categorizar os resultados como positivos, negativos ou incertos, excluindo os resultados negativos.


C

escolher a medida objeto de análise, reduzindo a evidência a uma métrica comum.


D

escolher variáveis moderadoras, isto é, as variáveis independentes da regressão.


E

conduzir uma metarregressão, sujeitando-a a testes de especificação.

A utilização de modelos univariados é limitada para expressar modelos econômicos, pois grande parte da macroeconomia se preocupa com múltiplas relações. Os modelos de Vetores Autorregressivos (VAR), que contemplam múltiplas variáveis, surgem, então, como uma alternativa menos restritiva à análise macroeconômica.


Nesses modelos,


A

a identificação de todos os parâmetros do VAR reduzido pode ser feita a partir do VAR estrutural, impondo restrições aos parâmetros.


B

a decomposição da variância dos erros de previsão sintetiza os efeitos de um choque em uma variável do modelo sobre as demais variáveis.


C

o teste de Engle e Granger determina a causalidade existente entre as variáveis do modelo.


D

as análises de funções impulso-resposta e a de decomposição de variância dos erros de previsão são usadas para a interpretação dos resultados.


E

todas as variáveis incluídas na estimação do modelo VAR são consideradas variáveis exógenas.

Considere que certo economista deseja medir o impacto da carga tributária (X) no PIB per capita (Y) dos países. Para isso, ele tem uma amostra de dados em painel de N = 70 países, indo de 2015 a 2019 (T = 5 anos).

O modelo a ser estimado é:

𝑌𝑖𝑡 = 𝛼 + 𝛾𝑌𝑖𝑡−1 + 𝛽𝑋𝑖𝑡 + 𝐶𝑖 + 𝑉𝑖𝑡

no qual 𝛼, 𝛾 𝑒 𝛽 são parâmetros a serem estimados; 𝐶𝑖 é a parte do erro do modelo que varia apenas para os países (i) e 𝑉𝑖𝑡 é a parte do erro que varia para os países e no tempo (t).

Nesse caso, avalie as afirmativas a seguir.

I. Em modelos de painel dinâmico, a inclusão de defasagens da variável dependente como regressores pode ajudar a capturar a dinâmica temporal e os efeitos de persistência dentro das unidades de painel.

II. O estimador de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) é geralmente eficiente e livre de viés em modelos de painel dinâmico, mesmo na presença de variáveis dependentes defasadas.

III. O estimador de primeira diferença é preferível ao estimador de Efeitos Fixos (FE) ao estimador MQO em modelos de painel dinâmico porque elimina o termo de erro invariável no tempo, eliminando assim a endogeneidade.

IV. O Método dos Momentos Generalizados Diferença (GMM-Diff), desenvolvido por Arellano e Bond (1991), é frequentemente usado para estimar modelos de painel dinâmico, pois lida efetivamente com a endogeneidade das variáveis dependentes defasadas.

Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

III e IV, apenas.


E

I e IV, apenas.

Os estimadores de painel dinâmico Arellano–Bond, Arellano–Bover e Blundell–Bond têm sido cada vez mais utilizados em pesquisas aplicadas na área de economia.


No entanto, a utilização desses estimadores deve considerar que, se a unidade temporal (T) é grande e a unidade de corte (í) é pequena, significando muitos períodos de tempo e poucos indivíduos, então


A

o teste de autocorrelação de Arellano-Bond é mais confiável.


B

o número de instrumentos do Método dos Momentos Generalizados (GMM) em diferença e o do sistema GMM tendem a explodir com a unidade de corte (í).


C

o número de instrumentos do Método dos Momentos Generalizados (GMM) em diferença e o do sistema GMM tendem a explodir com a unidade temporal (T).


D

a utilização de um estimador de efeitos fixos nunca é mais eficiente em relação ao GMM.


E

os erros-padrão robustos do cluster podem não ser confiáveis e o teste de Arellano–Bond é mais confiável.

Os critérios Bayesian Information Criterion (BIC), Akaike Information Criterion (AIC) e a estatística de Hannan-Quinn (HQ) podem ser utilizados como um critério de seleção para modelos alternativos, sendo vistos como uma medida de ajustamento que inclui um custo para cada parâmetro estimado. Na interpretação desses critérios de seleção, verifica-se que


A

quanto mais parâmetros forem estimados em um mesmo período amostral, menor será o erro estimado e menor será a variância do erro estimada.


B

quanto menos parâmetros forem estimados em um mesmo período amostral, menor será o erro estimado e menor será a variância do erro estimada.


C

quanto menores forem as estatísticas BIC, AIC e HQ, melhor será o ajuste do modelo.


D

modelos estimados com diferentes amostras podem ser comparados utilizando esses critérios.


E

as estatísticas BIC, AIC e HQ são utilizadas para selecionar o melhor modelo e a melhor amostra.

Ao fazer escolhas entre cursos de ação alternativas, os tomadores de decisão, em diferentes níveis, necessitam frequentemente de previsões de variáveis econômicas. Se as observações de séries temporais estão disponíveis para uma variável de interesse e se os dados do passado contêm informações sobre o desenvolvimento futuro de uma variável, é plausível usar como previsão alguma função dos dados coletados no passado.


Nesse contexto, as principais metodologias utilizadas para a previsão de séries econômicas estacionárias, considerando-se a utilização de uma única série temporal ou de diversas séries temporais, são as seguintes:


A

o teste de precedência temporal e o teste de não causalidade de Granger.


B

a abordagem de Box-Jenkins e os testes de raiz unitária.


C

a abordagem de Vetores de Correção de Erros (VEC) e os testes de cointegração.


D

a abordagem de Vetores Autorregressivos (VAR) e de Vetores de Correção de Erros (VEC).


E

a abordagem de Box-Jenkins e a abordagem de Vetores Autorregressivos (VAR).

Os modelos econômicos representam estruturas conceituais que descrevem como uma economia funciona e como os recursos são alocados e distribuídos. Nesse contexto, a Economia Circular emergiu como um modelo alternativo fundamental.


Na Economia Circular,


A

o objetivo principal é buscar acoplar o crescimento econômico ao consumo de recursos, focando principalmente no aumento da produção.


B

a ênfase é no uso intensivo de recursos e materiais em todos os níveis de implementação.


C

os modelos de negócios circulares e baseados em serviços têm impacto na eficiência do uso de materiais, maximizando o uso de recursos.


D

os modelos de negócios orientados a produtos, amplamente adotados na Economia Circular, incentivam o prolongamento da vida útil dos produtos.


E

os modelos de negócios circulares aumentam a venda de produtos para maximizar os lucros das empresas, reduzindo os desperdícios.

 
 
Gerar simulado