

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere o modelo IS-LM em economia fechada e no curto prazo para o contexto Keynesiano. Nesse sentido, analise as afirmativas.
I- A curva IS será relativamente pouco inclinada se a elasticidade da demanda por investimentos em relação aos juros for relativamente alta.
II- Um aumento nos dispêndios com investimentos autônomos deslocará a curva IS para a direita.
III- A curva LM terá um deslocamento decrescente para a direita com uma redução da oferta de moeda.
IV- A curva LM será relativamente muito inclinada se a elasticidade da demanda por moeda em relação aos juros for relativamente alta.
Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Pela ótica do dispêndio, a demanda agregada para uma economia fechada é dada por
DA = C + I + G, em que:
C = consumo;
I = investimento;
G = gastos do governo.
Considerando a função consumo C = A + bY, sendo Y = renda, A = consumo autônomo e b = propensão marginal a consumir, acerca do consumo dessa economia, assinale a alternativa correta.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A curva LM será positivamente inclinada se
a economia estiver no estado chamado de “armadilha pela liquidez”.
valer a Teoria Quantitativa da Moeda.
a demanda de moeda for sensível à renda e à taxa de juros.
a política monetária for expansionista.
a política fiscal for contracionista.
Considere os dados abaixo de um modelo IS-LM para uma economia fechada:
C = 200 + 0,8 Yd
I = 75 – 0,25 i + 0,11 Y em que:
T = 0,20 Y C = consumo agregado T = tributação
G = 200 Yd = renda disponível G = gasto do governo
Md = 0,6Y – 0,2 i I = investimento Md = demanda de moeda
Ms = 100 i = taxa de juros Ms = oferta real de moeda
Com base nessas informações, o multiplicador do gasto autônomo é igual a:
1
2
3
4
5
Considere a situação em que a implementação de política monetária expansiva é ineficaz em relação à renda. Conclui-se que a elasticidade da demanda de moeda, em relação à taxa de juros, apresenta a seguinte característica:
infinitamente inelástica
infinitamente elástica
menor que zero
maior que um
igual a um


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O nível de renda dessa economia é de 50.
O nível de renda dessa economia é de 30.
O nível de renda dessa economia é de 75.
O nível de renda dessa economia é de 60.
Uma expansão monetária, mantendo-se os preços constantes, deslocando-se a curva LM para a direita, provoca os seguintes resultados sobre a taxa de juros, sobre a renda e sobre a demanda por títulos, respectivamente:
redução / redução / redução
redução / redução / elevação
redução / elevação / elevação
elevação / elevação / redução
elevação / elevação / elevação
Os movimentos ao longo da curva de demanda agregada refletem efeitos contracionistas de aumentos do nível geral de preços; constitui exemplo desse deslocamento da curva de demanda agregada o fato de que o aumento do investimento autônomo resulta no deslocamento da curva IS para a esquerda.
Em uma economia fechada, a política monetária expansiva
provoca inflação, se a economia estiver em recessão.
aumenta a taxa de juros, se o Banco Central for independente.
aumenta a demanda agregada, se não houver armadilha da liquidez.
diminui as importações do país, se a taxa de câmbio for fixa.
diminui a arrecadação tributária, se o orçamento público estiver equilibrado.
Os gráficos abaixo mostram quatro configurações, I, II, III e IV, do modelo IS/LM para uma determinada economia.

Analisando os gráficos, conclui-se que a
política monetária é potente para estimular a demanda agregada no caso I.
política fiscal é potente para estimular a demanda agregada no caso II.
situação de armadilha da liquidez corresponde ao caso I.
situação descrita no modelo clássico corresponde ao caso IV.
situação de uma economia aberta corresponde ao caso III.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
No sistema de contas nacionais para uma economia fechada com governo, a destinação da renda das unidades familiares restringe-se ao consumo e à poupança.
Com base no modelo IS/LM, assinale a opção correta.
nvestimentos realizados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) expandem a demanda agregada da economia brasileira e, portanto, geram um deslocamento ao longo da curva IS, resultando em níveis mais elevados de produção.
A inclinação da curva LM relaciona-se inversamente com as elasticidades renda e taxa de juros da demanda de moeda.
Quando a curva LM é horizontal, o uso de políticas monetárias restritivas é particularmente eficaz para debelar processos inflacionários mediante a redução dos níveis de atividade econômica.
Quando a curva LM é positivamente inclinada, aumentos nas expectativas inflacionárias reduzem as taxas de juros reais e deslocam a curva IS para cima e para a direita, conduzindo a aumentos da produção e das taxas de juros.
Considere:
M/P = 0,2.Y - 15.r
Y = 600 - 1.000.r
YP = 500 P = 1
onde:
M = oferta nominal de moeda;
P = nível geral de preços;
Y = renda real;
YP = renda real de pleno emprego; e
r = taxa de juros.
Com base nestas informações, pode-se afirmar que o valor da oferta de moeda necessária ao pleno emprego é de:
80,0
98,5
77,2
55,1
110,0
Considere as duas curvas LM abaixo:
O fato que melhor responderia pela diferença entre as inclinações das duas curvas seria:a demanda por investimentos é mais sensível a uma alteração na taxa de juros no caso da curva LM2
a propensão marginal a consumir é menor no caso da curva LM2
a alíquota média de impostos na economia é maior no caso da curva LM2
a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros é maior em valor absoluto no caso da curva LM2
a elasticidade da demanda por moeda com respeito ao nível de renda real é maior no caso da curva LM2