

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre os cuidados do técnico de enfermagem durante uma crise asmática grave na UPA, analise as afirmativas.
I – A incapacidade de falar frases completas, a redução intensa da entrada de ar, a cianose, a exaustão ou a alteração da consciência são sinais de gravidade.
II – O desaparecimento dos sibilos, acompanhado de maior esforço respiratório e entrada de ar reduzida, demonstra resposta favorável ao tratamento.
III – O posicionamento confortável, a monitorização e a administração de oxigênio e broncodilatador conforme a prescrição ou o protocolo integram o cuidado técnico.
IV – A medicação inalatória pode ser repetida pelo técnico com base na resposta observada, ainda que a prescrição ou o protocolo não preveja uma nova dose.
V – Frequência respiratória, frequência cardíaca, saturação, fala, esforço respiratório e consciência devem ser reavaliados durante o atendimento.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
Na assistência de enfermagem à crise asmática aguda em adultos no pronto-atendimento, uma intervenção inicial prioritária, após avaliação rápida, é:
elevar os membros inferiores do paciente.
administrar solução glicosada a 10 % em bolus intravenoso.
manter o paciente em decúbito dorsal horizontal.
incentivar retenção voluntária de ar por tempo prolongado.
posicionar o paciente sentado, ofertar oxigênio e preparar broncodilatador inalatório.
Em uma Unidade de Pronto Atendimento, um paciente de 34 anos, com histórico de asma persistente, relata piora progressiva da dispneia nas últimas 12 horas. Ao exame, apresenta fala entrecortada, frequência respiratória de 30 irpm, uso de musculatura acessória, SpO₂ de 89% em ar ambiente e sibilos difusos à ausculta, porém com redução perceptível do murmúrio vesicular; informa que utilizou o inalador de alívio, porém sem melhora significativa. Considerando-se o quadro e a atuação do técnico de enfermagem na assistência imediata, é uma conduta adequada
colocar o paciente em decúbito dorsal, elevar os membros inferiores e aguardar avaliação médica para evitar esforço respiratório adicional.
administrar apenas solução fisiológica em nebulização contínua, pois o uso precoce de broncodilatadores pode mascarar sinais de gravidade.
incentivar o paciente a realizar inspirações profundas e lentas com apneia breve para melhorar o padrão ventilatório.
posicionar o paciente sentado, ajudar na administração de broncodilatador de ação rápida conforme prescrição, monitorar saturação e esforço respiratório, manter ambiente ventilado e comunicar imediatamente sinais de piora.
reduzir estímulos auditivos e visuais, aguardando reversão espontânea da piora respiratória antes de intervir com medicação inalatória.
Os desequilíbrios nutricionais são responsáveis por diversos sintomas e doenças físicas, mentais e emocionais. Para atuar com sucesso nesse campo, o enfermeiro deve conhecer os nutrientes e compostos bioativos que modulam esses desequilíbrios. A respeito das manifestações clínicas das hipersensibilidades alimentares que podem atingir diferentes sistemas e Órgãos, assinalar a alternativa CORRETA.
Não existe qualquer evidência de relação entre asma, rinite e sinusite e manifestações alérgicas alimentares.
Cistite de repetição e candidíase não podem ser causadas por reações alérgicas a alimentos.
A otite pode se manifestar como reação alérgica e, ao ser tratada, a hipersensibilidade pode migrar para outros órgãos, desencadeando amigdalite, rinite e até gastrite.
Insônia, sonolência, depressão, agitação, ansiedade e fadiga não representam sintomas de manifestações alérgicas alimentares.
Considerando emergências respiratórias na UPA, analise as afirmativas.
I – Na crise asmática moderada, é aceitável postergar a primeira aferição de saturação de O2 até após a nebulização para não atrasar o broncodilatador.
II – Na obstrução completa por corpo estranho em um adulto consciente, a primeira manobra indicada são compressões torácicas no centro do tórax.
III – Sinais de pneumotórax hipertensivo incluem taquipneia, hipotensão, assimetria ventilatória e cianose em evolução (o desvio traqueal pode ser tardio).
IV – Na suspeita de embolia pulmonar, recomenda-se oxigenoterapia suplementar, preparo de acesso venoso e monitorização contínua, evitando deambulação.
V – Em corpo estranho em lactente consciente, a sequência padrão compreende compressões abdominais com o paciente em pé.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III, apenas.
I, IV e V, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Os cuidados de enfermagem a pacientes com doenças respiratórias crônicas, como a asma, envolvem o manejo adequado dos sintomas e a educação para o autocuidado. Estando atento a essas informações, podemos indicar que a orientação correta é:
a orientação sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios é crucial para garantir a eficácia do tratamento e prevenir exacerbações
a monitorização do pico de fluxo expiratório é desnecessária na avaliação do controle da asma, sendo sufi ciente a avaliação clínica dos sintomas
a administração de corticosteroides inalatórios deve ser evitada, pois seu uso prolongado pode levar ao desenvolvimento de dependência e efeitos colaterais sistêmicos graves
a exposição a alérgenos deve ser minimizada apenas durante as crises asmáticas, sendo desnecessário adotar medidas preventivas em períodos de controle da doença
Dentre os sinais e sintomas da Covid-19 classificados como moderado, de acordo com o Ministério da Saúde, está a
tosse persistente em adulto tabagista.
coriza associada a fadiga e cefaleia.
tosse seguida de dor abdominal.
síndrome gripal com desconforto respiratório.
dor de garganta com febre.
Em um paciente com asma grave em uso de broncodilatadores inalatórios e suplementação de oxigênio, avalie as condutas do Técnico de Enfermagem segundo as diretrizes brasileiras atuais e assinale a opção correta.
Executar a nebulização com fluxo mínimo de 8 L/min, misturando broncodilatador e soro fisiológico em proporções fixas, sem intervalos inspiratórios.
Ajustar a FiO2 de modo empírico, desconsiderando o monitoramento da saturação, pois a meta principal é a broncodilatação.
Recomendar inspiração rápida e forçada durante o uso de máscaras de oxigênio, pois o alto fluxo garante maior deposição do fármaco.
Limpar o espaçador apenas com água corrente e secar ao sol, dispensando a higienização com detergente neutro ou sua substituição periódica.
Utilizar inalador pressurizado com espaçador, orientando exalação completa antes do jato, seguida de apneia inspiratória de pelo menos 10 segundos.
A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é um transtorno respiratório caracterizado pela obstrução periódica da via aérea superior. Sobre esse transtorno, assinale a alternativa INCORRETA.
Está associado a comorbidades como hipertensão, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e síndrome metabólica.
A função anatômica e neuromuscular da via aérea superior apresenta-se desequilibrada, contribuindo para o colapso durante o sono.
A incidência moderada a grave de apneia do sono é maior em mulheres do que em homens.
Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam alta prevalência de apneia do sono, cerca de 70%.
O CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) é considerado o padrão-ouro no tratamento da apneia do sono.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, frequente na infância e responsável por importantes repercussões na qualidade de vida da criança e de sua família. O diagnóstico clínico baseia-se na presença de sinais e sintomas característicos, associados a fatores desencadeantes comuns no cotidiano infantil. Considerando essa condição, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
As manifestações clássicas da asma são taquipnéia, estertores, prurido e choro intenso.
A crise de asma pode aparecer gradualmente ou de forma abrupta, mas sempre é precedida por uma reação alérgica
Exercício físico, exposição a alérgenos e mudanças de temperatura são fatores que desencadeiam/agravam os sintomas.
Episódios repetidos de asma podem desencadear consequências como cardiopatias e distúrbios endócrinos.
Leia atentamente as afirmativas a seguir sobre a Asma Brônquica e os cuidados de enfermagem relacionados, julgando-as como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
I. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por obstrução reversível do fluxo de ar, hiperresponsividade brônquica e episódios recorrentes de dispneia e sibilância.
II. Os principais fatores desencadeantes da asma incluem exposição a alérgenos, poluentes ambientais, infecções respiratórias e exercícios físicos.
III. Durante uma crise asmática, o paciente deve ser colocado em posição supina para facilitar a respiração e o relaxamento da musculatura torácica.
IV. Entre os cuidados de enfermagem, estão a administração de broncodilatadores prescritos, orientação sobre adesão ao tratamento e prevenção de fatores desencadeantes.
V. A ausculta pulmonar durante a crise pode revelar sibilos expiratórios, sendo um achado comum.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: HINKLE, Janice L.; CHEEVER, Kerry H.; OVERBAUGH, Kristen J.Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (Brunner & Suddarth). 15. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2023.
V - F - V - V - F.
F - V - F - V - V.
V - V - V - F - F.
V - V - F - V - V.
F - F - F - V - V.
A adolescente, B. S. A., de 16 anos, chega à Unidade de Saúde apresentando saturação de oxigênio 94% devido à crise asmática. Após atendimento médico, foi prescrito 400 mg de hidrocortisona. Na unidade temos frascos de 500 mg que podem ser diluídos em 5 ml.
Quantos ml serão administrados?
2,0 ml.
4,0 ml.
3,0 ml.
3,5 ml.
5,0 ml.
São doenças de notificação compulsória, exceto:
asma
tuberculose
rubéola
meningite
Um paciente internado em unidade clínica apresenta dificuldade respiratória. O enfermeiro posiciona o leito em semi-Fowler e orienta o paciente a realizar respirações lentas e profundas.
Essa conduta tem como principal objetivo
reduzir a complacência pulmonar e aumentar a resistência das vias aéreas.
favorecer a expansão pulmonar e melhorar a oxigenação sanguínea.
diminuir o volume corrente e prevenir o risco de hiperventilação.
promover o acúmulo de secreções nas bases pulmonares para facilitar a tosse produtiva.
aumentar a pressão intra-abdominal e restringir a mobilidade diafragmática.
Durante o exame físico, a avaliação pulmonar é uma etapa crucial para o enfermeiro identificar precocemente alterações que podem impactar a saúde do paciente. A ausculta, em particular, permite a detecção de sons que revelam o estado das vias aéreas e dos alvéolos, auxiliando no diagnóstico e no planejamento do cuidado. Considerando a importância dessa avaliação, analise as afirmativas abaixo sobre a interpretação dos sons pulmonares.
I- Estertores finos são sons crepitantes, geralmente associados à presença de pequenas quantidades de líquidos ou exsudato no parênquima pulmonar.
II- Sibilos são ruídos mais agudos, decorrentes da passagem do ar por vias aéreas estreitadas, e são frequentemente associados à asma e à broncoconstrição.
III- Roncos são sons graves e contínuos, ocorrem em consequência da passagem do ar por estreitos canais repletos de líquidos/secreções, comuns em casos de pneumonia, na bronquite ou na bronquiectasia.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
II e III apenas.
I e II apenas.
II apenas.
III apenas.
Uma criança de 10 anos com diagnóstico de asma está em tratamento com inaloterapia utilizando broncodilatador beta-2 agonista de curta duração. Durante a administração do medicamento, o técnico de enfermagem observa sinais clínicos que podem estar associados a efeitos adversos. Considerando o mecanismo de ação e os principais efeitos colaterais dessa classe de fármacos, qual dos seguintes sinais clínicos requer mais atenção durante o monitoramento do paciente?
Tosse leve.
Rinorreia hialina.
Taquicardia.
Xerostomia.
Hiporreflexia.
A asma é uma condição crônica das vias respiratórias caracterizada pela inflamação e pelo estreitamento das vias aéreas. São sinais e sintomas dessa patologia, EXCETO:
Ortopneia.
Sibilos.
Tosse.
Dispneia.
Aperto no peito.
Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Assinale a alternativa correta em relação as possíveis complicações da Asma.
Capacidade reduzida de se exercitar ou fazer outras atividades e Morte.
Obesidade e Infarto Agudo do Miocárdio.
Acidente Vascular Cerebral e Diabetes.
Osteomielite e Reumatismo.
Em relação a avaliação de uma criança com tosse ou sibilância, a qual possui 3 meses de vida, assinale a alternativa que apresente um sinal indicativo de doença respiratória grave:
Tosse há 5 dias.
Estridor em repouso.
Sibilância moderada.
Frequência respiratória < 50irpm.
Tatiana, 25 anos, deu entrada na sala de emergência queixando-se de falta de ar recorrente, especialmente durante a noite e após atividades físicas.
Informou à enfermeira, que foi diagnosticada com asma na adolescência e tem histórico familiar de bronquite. Relata episódios frequentes de tosse seca e um chiado perceptível no peito, sintomas que pioram em ambientes frios ou durante exposições a alérgenos como pólen e poeira. Ao exame físico, a enfermeira relata sibilos disseminados.
Sobre as características dos sibilos, assinale a afirmativa correta.
Sons graves, portanto, de baixa frequência que se originam nas vibrações das paredes brônquicas.
Sons agudos, formados por ondas de alta frequência, que se originam nas vibrações das paredes brônquicas.
Sons anormais descontínuos, de baixa frequência que se originam nas vibrações das paredes brônquicas.
Ruídos audíveis na inspiração ou na expiração, superpondo-se aos sons respiratórios normais. Podem ser finos ou grossos.
Frequência menor e maior duração que os estertores finos. Sofrem nítida alteração com a tosse e podem ser ouvidos em todas as regiões do tórax.