

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O ácido graxo essencial (AGE) é um óleo vegetal muito usado em curativos como cobertura primária em lesões. Para sua correta utilização, o técnico de enfermagem deve reconhecer que
possui uma importante ação bactericida, sendo muito utilizado em lesões exudativas.
nunca deve ser utilizado em associação com o alginato de cálcio.
após seu uso a lesão deve ser exposta à luz solar para ampliar sua ação.
favorece a nutrição celular e hidrata a pele de forma intensiva, formando uma película protetora.
por sua ação proteolítica é muito indicado para auxiliar no desbridamento de tecidos desvitalizados.
Sobre os critérios para considerar uma ferida como complexa, considere os itens a seguir:
I. Extensa e profunda perda de tegumento;
II. Presença ou ausência de infecção local;
III. Comprometimento da viabilidade dos tecidos com necrose;
IV. Associação a doenças sistêmicas que dificultam o processo fisiológico de reparação tecidual.
Dos itens acima:
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
Ao realizar um curativo, o enfermeiro deve considerar os vários tipos de coberturas que podem ser utilizadas para promover ambientes adequados e facilitar o processo de cicatrização. Assim sendo, relacione as duas colunas do quadro a seguir de modo a tornar verdadeira a associação entre o tipo de cobertura e sua indicação de uso.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Após uma lesão tecidual de qualquer natureza, o organismo desencadeia a cicatrização, considerada um processo extremamente complexo, composto de uma série de fases, interdependentes e simultâneas, envolvendo fenômenos químicos, físicos e biológicos. O cuidado com a ferida é determinado pela forma como é tratada e a escolha da cobertura a ser utilizada pela enfermagem tem importante papel nesse processo. No que diz respeito ao tratamento de feridas, analise as afirmativas abaixo:
I. O hidrocoloide, na apresentação placa e fita, é contraindicado a pacientes com feridas infectadas e com grande quantidade de exsudato.
II. As coberturas não aderentes estéreis, impregnadas com petrolato, são indicadas para áreas doadoras e receptoras de enxerto.
III. A sulfadiazina de prata deve ser usada continuamente, em queimaduras, independentemente do período, até que ocorra a cicatrização.
IV. O carvão ativado em placa é indicado para uso em feridas recobertas por tecido necrótico seco.
Estão CORRETAS
Analise o texto abaixo:
A troca de curativo, quando do uso de hidrocoloide em placa, deverá ser realizada a cada __________ dias ou quando saturado, sendo que em caso de necrose a troca deverá ser realizada em até __________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
3 • 2 dias
4 • 1 dia
5 • 2 dias
7 • 3 dias
10 • 5 dias
Os curativos ajudam a reduzir a exposição a micro-organismos, promovem a cicatrização e o ambiente úmido, entre outras finalidades. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A avaliação da lesão deve ser semanal, tendo em vista que em períodos curtos pode dificultar a indicação do curativo.
A indicação do tipo de curativo pode variar com a evolução da lesão em relação à cicatrização ou deterioração.
O tipo de curativo mais indicado para as lesões por pressão é gaze e soro fisiológico, para manter o meio úmido.
Após a indicação do tipo de curativo, o enfermeiro deve determinar o objetivo do tratamento da lesão.
A indicação do tipo de curativo deve considerar a necessidade de manter seco o leito da lesão e as bordas úmidas.
São consideradas feridas infectadas aquelas que apresentam algumas características, com exceção de:
são aquelas em que houve a proliferação de microrganismos, levando a um processo infeccioso.
são aquelas em que, sob determinadas condições, a infecção pode estender-se aos tecidos vizinhos, formar novos focos a distância ou generalizar-se por todo o organismo.
são muito contaminadas, com grande possibilidade de se infectarem. Muitas vezes a contaminação é evidente ou de fácil dedução.
devem conter bactérias em concentrações que variam de 107 a 109 por cm3.
Durante a avaliação de uma ferida acontece a escolha de uma cobertura. Podemos afirmar que o curativo que é constituído por fibras extraídas de algas marinhas, indicadas em feridas exsudativas, com sangramento, profundas e que se transformam em um gel no leito da ferida é:
Hidrocolóide
Ácido Graxo Essencial
Espuma com Prata
Alginato de cálcio
Clorexidina Alcóolica
Relacione corretamente as coberturas de curativos listadas a seguir, com as respectivas indicações de ferida, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Para prevenir infecção no local da ferida operatória, durante a realização do curativo é necessário considerar, EXCETO:
Durante o banho, o curativo deve ser protegido com película transparente ou plástico impermeável.
O curativo nos drenos deve ser isolado do curativo da ferida operatória, sempre que possível, e trocado todas as vezes que apresentar umidade.
A limpeza da ferida deve ser feita com gaze estéril embebida em solução fisiológica 0,9%.
É recomendado que o primeiro curativo permaneça por até 48 horas, mesmo se apresentar exsudato abundante ou saída acidental do curativo.
Paciente com 60 anos de idade apresenta úlcera diabética em pé esquerdo com presença de fibrinas, tecido de granulação e exsudato seropurulento em grande quantidade, além de odor fétido. De acordo com o Ministério da Saúde, em relação à troca de curativo e limpeza da ferida, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve manter o excesso de exsudato.
II. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve manter umidade entre a ferida e o curativo.
III. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve permitir trocas gasosas.
IV. Para a limpeza da ferida, a solução preconizada é a fisiológica a 0,9%, preferencialmente gelada.
V. A pele perilesional deve ser limpa preferencialmente com sabão neutro, removendo-o e evitando traumas e processos dermatológicos tópicos.
VI. É preconizado em feridas granuladas o uso de irrigação em jato forte.
O tratamento adequado aos portadores de ferida é dinâmico e deve acompanhar a evolução científico-tecnológica.
Considerando as especificidades das coberturas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Hidrogel amorfo é contraindicado para feridas excessivamente exsudativas.
( ) A ureia presente no creme hidratante facilita a penetração de moléculas de água até camadas mais profundas da pele.
( ) Tela com emulsão de Petrolatum é indicada apenas para feridas secas e infectadas, com presença de tecido inviável para evitar a aderência do curativo.
( ) Hidrocoloide em placa é recomendado para lesões com baixa a moderada exsudação, infectadas ou não, sendo contraindicado para lesões em processo de granulação.
Assinale a sequência CORRETA.
Para se escolher um curativo adequado, é necessária uma avaliação bastante criteriosa e o estabelecimento de um diagnóstico de enfermagem. Para um bom resultado em termos de cicatrização, é preciso a observação de alguns itens. Assinale o item correto:
Para o preparo da ferida, é necessária a avaliação das condições do tecido. O desbridamento só é indicado em caso de tecidos necróticos e somente realizado via instrumental, visto que o desbridamento enzimático não retira detritos celulares ou exsudatos, o que prejudica a cicatrização.
Tecido com alta contagem bacteriana ou inflamação prolongada apresenta um número reduzido de citocinas inflamatórias, o que leva à necrose tissular; a atividade das proteases e baixa atividade dos fatores de crescimento são fatores que favorecem a cicatrização.
O equilíbrio de umidade na ferida é necessário para que ocorra uma cicatrização satisfatória; o leito da ferida ressecado ocasiona migração lenta das células epiteliais e o excesso de exsudato também é prejudicial.
A epitelização das bordas é uma situação em que, durante a cicatrização, ocorre uma regressão das bordas da ferida; quando ocorre migração de queratinócitos, as células da ferida respondem, pois não há matriz extracelular e a atividade das proteases é normal.
A ferida oriunda de um tumor é uma condição de saúde angustiante para um número significante de clientes com câncer. É chamada de ferida tumoral a quebra na integridade da pele devido à infiltração de células malignas. As feridas tumorais se dão por meio de três maneiras: em decorrência de tumores primários malignos para a pele, da invasão direta das estruturas da pele por tumor localmente avançado em órgão vizinhos ou oriundos de metástases enviadas à distancia através dos planos teciduais, capilares ou vasos linfáticos sanguíneos. Considerando as feridas tumorais, assinale qual cuidado de enfermagem é inadequado.
Manter a anti-aderência da cobertura na interface com a ferida.
Não aplicar produtos indutores da angiogênise ou da proliferação celular.
Desbridar a ferida antes da cobertura com o curativo adequado.
Evitar o manejo traumático.
Evitar aplicação de calor.