Questões de Concurso sobre Cateterismo vesical

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
373 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para realizar a sondagem vesical de demora, são necessários os seguintes materiais:


A

Luva estéril; gaze estéril; xilocaína gel; seringa de 20 ml; água destilada; sonda Foley; coletor sistema fechado; bandeja de CVD com campo fenestrado estéril; clorexidina aquosa; e, degermante.


B

Luva de procedimento; gaze estéril; xilocaína gel; seringa de 20 ml; água destilada; sonda uretral; coletor sistema fechado; bandeja de CVD com campo fenestrado estéril; clorexidina aquosa; e, degermante.


C

Luva estéril; gaze estéril; xilocaína gel; seringa de 20 ml; soro fisiológico 0,9%; sonda Foley; coletor sistema fechado; bandeja de CVD com campo fenestrado estéril; clorexidina aquosa; e, degermante.


D

Luva estéril; gaze estéril; xilocaína gel; estetoscópio; seringa de 3 ml; atadura; água destilada; sonda Foley; coletor sistema aberto; bandeja de CVD com campo fenestrado estéril; clorexidina aquosa; e, degermante.


E

Luva de procedimento; gaze estéril; estetoscópio; xilocaína gel; seringa de 20 ml; água destilada; sonda Foley; coletor sistema fechado; bandeja de CVD com campo fenestrado estéril; clorexidina aquosa; e, degermante.

Sobre alguns dos cuidados da assistência da enfermagem em pacientes com sondas vesicais, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


( ) Observar o aspecto e a quantidade de urina drenada e manter uma boa fixação da sonda, intercalando as fixações a cada troca.

( ) Realizar troca da fixação a cada 3 dias ou quando for necessário e manter a bolsa coletora acima do nível da bexiga, para que a drenagem seja feita de forma adequada.

( ) Não encostar a bolsa coletora no chão, isso causa contaminação e se necessário manter a bolsa acima da altura da bexiga, deve-se manter o clamp aberto, que acima de tudo impede o fluxo urinário.

( ) Esvaziar a sonda sempre que estiver cheia ou a cada 6 horas em caso de controle hídrico e manter o clamp fechado por 30 minutos antes de realizar coleta de urina para exames.

( ) Utilizar contenção mecânica em membros superiores para a segurança do paciente quando for indicado, consequentemente evita que a sonda seja tracionada.


Respondidos os itens, a sequência correta é:


A

V V V V V


B

V F F V V


C

V V F F V


D

F F V V V


E

F F V V F

São recomendações para prevenção das infecções do trato urinário, EXCETO:


A

Preferir cateter vesical;


B

Utilizar técnica e equipamento estéreis para colocação de sonda vesical;


C

Evitar tração ou mobilização exagerada da sonda vesical;


D

Utilizar coletores de urina de circuito fechado com válvula anti-refluxo;


E

Manter drenagem contínua, sem bloqueio do fluxo por dobras do cateter ou do coletor;

As etapas para a inserção de um cateterismo vesical de demora e um cateter de alívio são as mesmas. A diferença consiste na insuflação de um balão para manter o cateter vesical de demora posicionado e a presença de um sistema de drenagem fechado.


C

Certo


E

Errado

Sempre que possível o cateter vesical deve ser evitado. É importante que seja dado preferência ao cateterismo intermitente ou drenagem supra púbica e uso de drenagem externa para o sexo masculino. Há indicações de acordo com a ANVISA na qual é necessário realizar o uso do cateter urinário. Assinale a assertiva que NÃO represente uma indicação da ANVISA para o uso do Cateter urinário.


A

Pacientes com impossibilidade de micção espontânea.


B

Paciente instável hemodinamicamente com necessidade de monitorização de débito urinário.


C

Pós-operatório, pelo menor tempo possível, com tempo máximo recomendável de até 24 horas, exceto para cirurgias urológicas específicas.


D

Tratamento de pacientes do sexo feminino com úlcera por pressão grau IV com cicatrização comprometida pelo contato pela urina.


E

Tratamento com paciente com possibilidade de micção e, pós-operatório com tempo recomendável de até 48 horas.

A venóclise é a introdução de grande quantidade de líquido, por via endovenosa. Com base nos catéteres utilizados, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um cateter de longa permanência implantado totalmente e utilizado principalmente para pacientes que recebem quimioterapia. Exige procedimento cirúrgico para a implantação.


A

Cateter Venoso Central de curta permanência.


B

Port.a.cath.


C

Hickman - Broviac.


D

Abocath ou Jelco.


E

Cateter Venoso Central de Inserção Periférica.

Paciente de 74 anos, sexo masculino, procurou o Pronto-Socorro municipal com queixa de dificuldade miccional. Nas últimas 24 horas, percebeu piora acentuada dos sintomas, apresentando micção em gotas, polaciúria, disúria, noctúria e incontinência de urgência. Antecedentes pessoais: diagnóstico de hiperplasia prostática benigna – não seguiu as orientações e o tratamento. Exame físico: região suprapúbica distendida e globo vesical palpável. PA = 140 x 80mmHg; FC = 92 bpm; FR = 18 mrpm; T = 36,5°C. Foi realizado Cateterismo vesical de demora. A respeito desse caso, assinale a alternativa que apresenta um dos principais cuidados que a equipe de enfermagem deve ter com a SVD.


A

Limpar ao redor da área onde o cateter penetra no meato uretral (junção meato-cateter) com água e sabão durante o banho diário para retirar os resíduos.


B

Realizar a troca da fixação da sonda a cada 48h.


C

Manter a bolsa coletora acima do nível da urina.


D

Clamp fechado por 60 minutos para coleta de exames.


E

Realizar limpeza com água e sabão para punção do sistema fechado.

A sondagem vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter pela uretra do paciente até a bexiga, permitindo a drenagem da urina. Esse procedimento NÃO é usado para:


A

Preparo pré-operatório de cirurgias simples.


B

Pacientes com incontinência urinária.


C

Controle rigoroso da diurese.


D

Obstrução ou hipertrofia da próstata.

O cateterismo vesical é um procedimento realizado com frequência na prática clínica. Tem como finalidade o alívio da retenção urinária, o preparo de paciente para exames ou cirurgias, o controle do débito urinário, a coleta de exames, dentre outras. Com base nisto, assinale a alternativa CORRETA:


A

O cateterismo intermitente consiste em uma das principais intervenções adotadas para as disfunções urinárias que causam dificuldade de esvaziamento vesical, sendo recomendada a técnica asséptica para paciente independente para o autocuidado em domicílio.


B

O cateterismo vesical de demora está sujeito à análise prévia, sendo averiguados fatores como a micção não espontânea, instabilidade hemodinâmica e monitorização do débito urinário. A realização do procedimento apresenta risco de infecção do trato urinário, trauma na uretra e lesão por pressão.


C

Por ser um procedimento asséptico, o antisséptico utilizado no cateterismo vesical é a clorexidina alcoólica.


D

Tanto no cateterismo feminino, quanto no masculino, o cateter Foley deve ser inserido até sua bifurcação, para garantir seu posicionamento dentro da bexiga.

Sobre a sonda vesical de demora, comumente utilizada por idosos, e os cuidados que a mesma exige, não é correto afirmar que:


A

Essa sonda possui um pequeno balão interno que depois de cheio prende a sonda dentro da bexiga. A parte externa da sonda deve ficar presa na coxa da pessoa de forma a manter a sonda no lugar, permitindo a movimentação.


B

Para fixar a sonda e evitar ferir a pele ou as alergias é melhor utilizar esparadrapo antialérgico, mudando constantemente o local de fixação.


C

Fora do corpo a sonda liga-se a uma bolsa que armazena a urina e pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna da pessoa.


D

Este tipo de sonda só pode ser colocado e retirado pela equipe de saúde.


E

Deve-se manter o frasco ou bolsa coletora acima do nível da cama ou do assento da cadeira.

Ano: 2022
Prova: GUALIMP - Prefeitura - Técnico em Enfermagem - 2022

Com base nas etapas dos procedimentos de cateterismo vesical de demora masculino e feminino, no paciente feminino deve-se introduzir de 5,0 a 7,5 cm do cateter pelo meato uretral até o surgimento da urina e após avançar por mais:


A

1,0 a 1,5 cm.


B

2,5 a 5,0 cm.


C

8,0 a 10,0 cm.


D

15,0 a 25,0 cm.

Considerando as medidas de prevenção de corrente sanguínea relacionadas a inserção de cateteres, marque a alternativa que NÃO relaciona de forma correta estes critérios:


A

um novo cateter periférico deve ser utilizado a cada tentativa de punção no mesmo paciente.


B

em caso de sujidade visível no local da futura punção, removê-la com a aplicação de antisséptico.


C

o sítio de inserção do cateter intravascular não deverá ser tocado após a aplicação do antisséptico.


D

limitar no máximo a duas tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, quatro no total.


E

a estabilização dos cateteres não deve interferir na avaliação e monitoramento do sítio de inserção ou dificultar/impedir a infusão da terapia.

O cateterismo vesical de demora (CVD) pode ser indicado principalmente para pacientes restritos ao leito ou que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos. Dessa forma, em relação aos cuidados de enfermagem com o CVD, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


I– A fixação do cateter deve ser realizada, na mulher, na região interna da coxa e, no homem, na região inferior do abdome com o pênis voltado para o tórax.

II - Após a realização do cateterismo no sexo masculino, o prepúcio deve ser mantido retraído para evitar traumas.

III - Com a finalidade de reduzir o número de microorganismos na entrada da uretra, deve-se realizar a antissepsia dos genitais no sentido posteroanterior tanto no homem quanto na mulher.

IV - Antes do transporte do paciente ou da movimentação no leito, como no banho, deve-se clampear o cateter evitando dessa forma o retorno da urina até a bexiga.


A

Somente as afirmativas II e III são corretas.


B

Somente as afirmativas III e IV são corretas.


C

Somente as afirmativas I e III são corretas.


D

Somente as afirmativas I e IV são corretas.

Se o paciente estiver em uso de cateterismo vesical de demora, deve-se fechar a sonda por X minutos e fazer a coleta da urina através do dispositivo localizado na extensão do coletor utilizando seringa e agulha. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao valor X.


A

60


B

15


C

5


D

90


E

30

De acordo com CARMAGNANI, em relação ao cateterismo vesical de demora no paciente masculino, é CORRETO afirmar que:


A

A antissepsia com clorexidina alcoólica deve ser realizada iniciando-se do meato uretral para a base do pênis, utilizando sempre a mesma gaze em todas as etapas.


B

O balonete da sonda deve ser insuflado utilizando seringa de 10mL e água destilada, em volume conforme recomendação do fabricante.


C

A sonda utilizada para o cateterismo vesical de demora é a Levine, que tem o tamanho padrão de 20 F.


D

Em pacientes com sonda vesical de demora, a higienização do meato uretral deve ser realizada o menos possível, sob risco de deslocar ou contaminar a sonda.

A cateterização urinária é um procedimento invasivo realizado pelo enfermeiro que requer um cuidado especial, por ser considerado o maior condutor de infecções do trato urinário. Para minimizar o risco de infecção, a realização do procedimento requer uma ordem correta de passos para a inserção de um cateter, descritos a seguir:


1. Inserir o cateter e avançá-lo.

2. Lubrificar o cateter.

3. Inflar o balão do cateter.

4. Limpar o meato uretral com uma solução antisséptica.

5. Cobrir a paciente com um campo estéril quadrado e um fenestrado.

6. Avançar o cateter mais 2,5 a 5 cm quando a urina aparecer.

7. Preparar o campo estéril e o material.

8. Puxar cuidadosamente o cateter, até sentir uma resistência.

9. Conectar o tubo de drenagem.


Em um paciente do sexo feminino, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.


A

5,7, 2, 4, 1, 6, 3, 8, 9


B

7, 4, 3, 1, 6, 9, 8, 2, 5


C

2, 5, 3, 4, 1, 9, 7, 8, 6


D

5, 7, 4, 3, 1, 8, 2, 9, 6


E

7, 3, 4, 6, 5, 2, 9, 1, 8

Conforme as orientações do Ministério da Saúde sobre questões relacionadas ao trato urinário, assinale a opção correta.


A

A inserção de cateter urinário é essencialmente asséptica e, por isso, raramente é causa de infecção do trato urinário.


B

No que se refere à possibilidade de infecção, é indiferente conectar de modo aberto ou fechado o sistema de drenagem à sonda de demora.


C

Saída de urina é parâmetro inadequado para avaliar a eficácia do cateter vesical de demora quando o paciente apresenta baixo débito urinário.


D

Para coletar, de forma segura, a urina de paciente com sonda vesical para a realização de exame, deve-se desconectar a junção entre a sonda e o sistema coletor e, depois da coleta, desinfetar o sistema.


E

O cateterismo vesical de alívio provoca agressão à parede uretral e resulta em maior risco de infecção se comparado ao cateterismo de demora.

Para coletar amostra de urina para cultura de um paciente em uso de sonda vesical de demora, é correto afirmar que o profissional deve


A

desconectar a sonda da bolsa coletora e pegar uma amostra diretamente da sonda.


B

abrir a válvula da bolsa coletora de urina e colher uma amostra de aproximadamente 10 ml.


C

fechar a sonda por 30 minutos antes e colher a amostra pela bolsa coletora.


D

fechar a sonda 30 minutos antes, realizar uma assepsia com álcool a 70%, coletar a urina pelo silicone lateral, com uso de agulha e seringa.


E

retirar a sonda vesical de demora e coletar a urina por sonda uretral para evitar contaminação da amostra.

Observe a imagem:


Imagem associada para resolução da questão


Observa-se:


A

um cateter venoso central.


B

um cateter venoso periférico.


C

um cateter arterial.


D

um cateter urinário.


E

um cateter enteral.

A Resolução COFEN nº 0619/2019 estabeleceu as diretrizes para atuação da equipe de enfermagem no cateterismo oro/nasogástrico e nasoentérico, visando à efetiva segurança do paciente submetido ao procedimento, independente de sua finalidade. Segundo esta Resolução uma competência do técnico de enfermagem e/ou do auxiliar de enfermagem na sondagem oro/nasoenteral é


A

definir o calibre do cateter que será utilizado.


B

estabelecer o acesso enteral por via oro/nasogástrica ou transpilórica para a finalidade estabelecida (alimentar, medicar, lavar, drenar líquidos ou ar, coletar material gástrico e realizar exames para fins diagnósticos).


C

garantir que a troca do cateter e equipo seja realizada em consonância com o pré-estabelecido pela CCIH da instituição.


D

participar do processo de seleção do material para aquisição pela instituição.


E

promover cuidados gerais ao paciente de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido.

   
Gerar simulado