

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na assistência à criança, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é uma das ações fundamentais na atenção básica.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A ausência de sorriso social aos 2 meses de idade pode indicar atraso no desenvolvimento e deve ser comunicada à equipe de saúde.
A criança deve iniciar a deambulação aos 9 meses, sendo considerado atraso qualquer variação após essa idade.
O perímetro cefálico não é um parâmetro relevante após o nascimento, sendo dispensável seu acompanhamento nas consultas.
A introdução alimentar deve ocorrer antes dos 4 meses de idade, independentemente do tipo de aleitamento.
O choro frequente na infância não possui relação com o desenvolvimento e não deve ser considerado na avaliação clínica.
O acompanhamento do desenvolvimento da criança na Atenção Básica objetiva sua promoção, proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) em relação ao tema.
( ) A identificação de problemas (tais como: atraso no desenvolvimento da fala, alterações relacionais, tendência ao isolamento social, dificuldade no aprendizado e agressividade, é fundamental para o desenvolvimento e a intervenção precoce para o prognóstico das crianças.
( ) As avaliações do desenvolvimento infantil não devem levar em consideração as informações e opiniões dos pais e da escola sobre a criança, uma vez que devem considerar aspectos fisiológicos e testes específicos.
( ) Entre 1 e 2 meses, a criança deve apresentar predomínio do tônus flexor, assimetria postural e preensão reflexa.
( ) Entre 9 e 18, meses o bebê deve engatinhar ou andar com apoio.
( ) Entre 4 a 6 meses, espera-se que o bebê vire a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto sonoro.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • V • V • V
V • F • V • F • V
V • F • V • F • F
F • V • F • V • F
F • F • V • F • V
O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento é uma das ações essenciais da atenção à saúde da criança, registrada na Caderneta de Saúde da Criança. A respeito desses conceitos e de seu acompanhamento, analise as afirmativas a seguir:
I.O crescimento refere-se ao aumento das dimensões corporais, avaliado por medidas como peso, estatura e perímetro cefálico.
II.O desenvolvimento corresponde ao ganho de peso e de estatura da criança ao longo dos primeiros anos de vida.
III.A Caderneta de Saúde da Criança acompanha o crescimento e o desenvolvimento, registrando marcos do desenvolvimento e curvas antropométricas.
Está correto o que se afirma em:
I apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
II apenas.
Em uma consulta de rotina na Atenção Primária, o técnico em enfermagem auxilia na avaliação do crescimento e desenvolvimento de uma criança de 2 anos. A mãe relata que a criança começou a formar frases simples, apresenta maior coordenação motora para correr e demonstra interesse crescente por brincadeiras de imitação. Considerando os marcos esperados para essa faixa etária e o acompanhamento do desenvolvimento infantil, qual alternativa está correta?
O interesse por atividades imitativas indica atraso psicossocial, devendo ser priorizada avaliação especializada antes de qualquer registro em prontuário.
A presença de frases simples e brincadeiras de imitação indica necessidade de investigação imediata, pois não representam características observadas em crianças com 2 anos.
O desenvolvimento motor e de linguagem não precisa ser avaliado em consultas de rotina, já que tende a ocorrer de forma padronizada e sem variações relevantes entre crianças.
Crianças dessa idade não costumam apresentar avanços simultâneos em linguagem e motricidade, exigindo encaminhamento sempre que esses progressos acontecem ao mesmo tempo.
A formação de frases curtas, o avanço da coordenação motora e o interesse por brincadeiras de imitação fazem parte dos marcos esperados para crianças nessa idade e devem ser registrados para acompanhamento contínuo.
O crescimento da criança é avaliado por meio de:
Exames laboratoriais.
Curvas de crescimento.
Avaliação cirúrgica.
Internações periódicas.
Observação isolada.
Em uma consulta de puericultura, sob supervisão do enfermeiro da unidade, o técnico de enfermagem realiza a aferição do peso e da estatura de uma criança e registra esses dados na Caderneta de Saúde da Criança. Considerando o uso adequado desse instrumento e as atribuições da equipe de enfermagem, é correto afirmar que:
o registro do peso e da estatura deve ser realizado apenas quando houver queixa clínica, não sendo necessário em consultas de rotina
as curvas de crescimento da caderneta são utilizadas exclusivamente para crianças com diagnóstico de desnutrição ou caso de prematuridade
a plotagem do peso e da estatura permite identificar precocemente alterações no crescimento e subsidiar intervenções precoces pela equipe de saúde
o preenchimento das curvas de crescimento é atribuição exclusiva do enfermeiro ou médico, sendo vedada qualquer participação do técnico de enfermagem
Na consulta de puericultura, uma criança de 18 meses apresenta queda progressiva do peso por idade, passando do escore-z +1,2 para −1,5 em três registros sucessivos. O comprimento permanece no mesmo canal de crescimento, e não há sintomas agudos. Diante dessa trajetória, qual conduta deve ser adotada pela equipe de saúde?
Repetir as medidas, analisar a trajetória, investigar alimentação, doenças e contexto familiar, examinar a criança e antecipar o retorno conforme os achados.
Manter o acompanhamento semestral, pois o ponto atual permanece entre os escores-z −2 e +2 e o comprimento conserva seu canal de crescimento.
Classificar a criança com baixo peso, iniciar suplementação energética padronizada e usar o próximo registro como confirmação da resposta ao cuidado prescrito.
Considerar a desaceleração uma variação esperada após o primeiro ano, concentrar a avaliação no desenvolvimento e repetir a antropometria na agenda habitual.
Durante uma visita domiciliar, a técnica de enfermagem observa a interação e as habilidades globais de Mariah, que está atualmente com três anos recém-completos. De acordo com o referencial intitulado Manual de quadros e procedimentos: Aidpi Criança: 2 meses a 5 anos (Brasil, 2017), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois marcos do desenvolvimento neuropsicomotor que a grande maioria das crianças já realiza nessa faixa etária.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de quadros de procedimentos: Aidpi Criança: 2 meses a 5 anos. Brasília: Ministério da Saúde, Organização PanAmericana da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2017.
Move o polegar com a mão fechada e copia uma cruz.
Imita uma linha vertical e reconhece duas ações.
Escova os dentes sem ajuda e equilibra-se em cada pé por 5 segundos.
Emparelha cores e pula em um pé só.
Aponta a linha mais comprida e veste-se sem ajuda.
A avaliação do crescimento infantil utiliza índices antropométricos que refletem o estado nutricional e a saúde geral da criança. Considerando os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, analise as afirmativas a seguir.
I.A criança deve ser capaz de sustentar a cabeça por volta dos três meses de idade, sendo a ausência desse marco um sinal de alerta para atraso no desenvolvimento.
II.O perímetro cefálico deve ser mensurado rotineiramente até os dois anos de vida para monitorar o crescimento cerebral e detectar precocemente a microcefalia.
III.A perda de peso de até dez por cento do peso de nascimento nos primeiros dias de vida é considerada patológica e exige a introdução imediata de fórmulas infantis.
Está correto o que se afirma em:
III apenas.
I e III apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II apenas.
O desenvolvimento motor da criança segue leis ou tendências biológicas universais que orientam a aquisição de habilidades. O bebê primeiro sustenta a cabeça, depois o tronco para sentar, e por fim os membros inferiores para andar. Essa direção do controle motor, que ocorre da cabeça para os pés, é denominada.
Assinale a alternativa correta.
Caudocranial.
Distoproximal.
Cefalocaudal.
Ventrodorsal.
Proximodistal.
Durante a consulta de puericultura, um enfermeiro atende um lactente de 18 meses. Ao realizar a avaliação antropométrica e do desenvolvimento, obtêm-se os seguintes dados:
Antropometria: Índice de Peso para Estatura apresenta Escore-Z entre +2 e +3.
Desenvolvimento: a criança caminha com passadas largas, mas não consegue subir degraus; não utiliza o gesto de apontar para expressar desejo ou partilhar interesse; não fala palavras com significado (apenas balbucios fonéticos).
A partir desse caso, a respeito da análise do estado nutricional e do desenvolvimento e da conduta de enfermagem, assinale a alternativa correta.
O estado nutricional é classificado como eutrofia, visto que o Escore-Z está positivo; o desenvolvimento é considerado adequado para a idade, devendo o enfermeiro apenas manter o seguimento de rotina.
O estado nutricional indica risco de sobrepeso; o atraso na marcha e na linguagem requer apenas estimulação domiciliar por 60 dias antes de qualquer investigação clínica.
O estado nutricional é classificado como sobrepeso; a ausência do gesto de apontar e o atraso na linguagem são sinais de alerta para o neurodesenvolvimento, exigindo investigação de perda auditiva.
O estado nutricional é classificado como obesidade; a ausência de marcos motores e de linguagem aos 18 meses configura provável atraso no desenvolvimento, exigindo encaminhamento imediato para avaliação de alta complexidade.
O índice Peso para Estatura com Escore-Z > +2 indica eutrofia em crianças menores de 5 anos; os atrasos de desenvolvimento são justificados pelo estado nutricional e devem ser reavaliados apenas aos 24 meses.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil integra as ações da Caderneta da Criança. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento utiliza curvas antropométricas e marcos do desenvolvimento neuropsicomotor para identificação precoce de desvios na infância.
II. O índice de massa corporal é parâmetro de avaliação nutricional reservado à população adulta, em razão da estabilidade dos padrões antropométricos a partir do encerramento do crescimento somático.
III. A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor concentra-se na aferição de peso e altura nas consultas de puericultura, em razão da correspondência direta entre os parâmetros antropométricos e o ganho neurológico infantil.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
II apenas.
I apenas.
III apenas.
A medida de crescimento físico em criança é um elemento-chave na avaliação do seu estado de saúde. Os valores dos parâmetros de crescimento são marcados em gráficos com percentis. Assim, quais são os parâmetros de crescimento físico em criança?
Peso, altura e/ou circunferência da coxa.
Peso, altura e/ou teste do pezinho.
Peso, altura, comprimento do fêmur e/ou teste da orelhinha.
Peso, altura, espessura da prega cutânea, circunferência do braço e/ou circunferência da cabeça.
Segundo Walter Benjamin, a criança “mal entra na vida já é caçadora; para ela, tudo se passa como em sonhos: ela não conhece nada de permanente; tudo lhe acontece, pensa ela, vai-lhe de encontro, atropela”. A partir desse fragmento, identificam-se características dos processos de crescimento e desenvolvimento infantil, relacionadas ao:
Comportamento infantil explorador e dinâmico, marcado por constantes mudanças, decorrentes da aquisição progressiva de habilidades motoras, do desenvolvimento da linguagem, da cognição e das competências sociais e afetivas ao longo do desenvolvimento infantil.
Processo de desenvolvimento infantil compreendido prioritariamente como aquisição de memória decorrente de fatores intrínsecos e orgânicos próprios do indivíduo, com pouca influência das interações sociais e do ambiente.
Processo de desenvolvimento infantil entendido como resultado da reprodução passiva das experiências adultas, com reduzida participação ativa da criança na construção de significados.
Período sensível do desenvolvimento infantil caracterizado por maior suscetibilidade a influências do ambiente, no qual a criança passa a apresentar pensamento lógicoformal estruturado, com redução da imaginação.
Crescimento infantil compreendido como processo orientado prioritariamente pela memorização de conteúdos estáveis e pela adaptação imediata da criança às normas sociais.
O profissional de enfermagem, durante o acompanhamento do crescimento infantil, deve:
avaliar apenas o peso.
avaliar o peso, estatura e perímetro cefálico conforme a faixa etária.
apenas realizar a avaliação nutricional subjetiva.
avaliar apenas anualmente, após os 2 anos.
avaliar a pesagem apenas quando houver queixa.
Durante uma consulta de puericultura, o técnico de enfermagem verificou as medidas de uma criança de 5 meses, incluindo peso, comprimento e perímetro cefálico, conforme recomendações do Ministério da Saúde.
Acerca dessas medidas, é correto afirmar que
o peso deve ser obtido em balança pediátrica com a criança vestida com fralda e roupas leves, garantindo conforto e estabilidade durante a medida.
o comprimento deve ser aferido com a criança posicionada na vertical, utilizando fita métrica flexível, estendida da cabeça ao pé.
o perímetro cefálico deve ser aferido com fita elástica posicionada acima das orelhas, registrando medida aproximada do contorno craniano médio.
o perímetro torácico deve ser aferido com fita inelástica ao nível dos mamilos, com a criança em decúbito dorsal e respiração tranquila.
No que compete à Enfermagem Pediátrica, a avaliação do desenvolvimento motor de crianças de zero a três anos deve ser cuidadosamente realizada para detecção precoce de alterações que requeiram intervenções.
No que compete à consulta de enfermagem a bebês no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir.
I. Com um mês de idade, uma das características do bebê na postura supina é a de estar com membros flexionados (hipertonia fisiológica).
II. No sexto mês, na posição supina, espera-se que o bebê role para prono e levante a cabeça espontaneamente.
III. Aos 12 meses de idade, um dos indicadores de bom desenvolvimento é que a criança consiga se transferir da posição ortostática para sentada dissociando movimentos de membros inferiores.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Associe a Coluna I à Coluna II.
Coluna I
1. Crescimento.
2. Desenvolvimento.
3. Puericultura.
Coluna II
( ) Acompanhamento periódico da saúde infantil.
( ) Relaciona-se às alterações quantitativas do organismo.
( ) Refere-se à aquisição progressiva de habilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
2 – 1 – 3.
3 – 2 – 1.
1 – 3 – 2.
3 – 1 – 2.
2 – 3 – 1.
Acompanhar regularmente o crescimento e o desenvolvimento da criança é uma ação fundamental na saúde pública, principalmente na Atenção Primária. Esse acompanhamento permite observar como a criança está se desenvolvendo ao longo do tempo.
Com relação ao crescimento e desenvolvimento infantil, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) O monitoramento do crescimento e desenvolvimento da criança deve ocorrer de forma contínua e sistemática, mediante a utilização de indicadores antropométricos padronizados, associados à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e ao acompanhamento clínico periódico.
(__) O acompanhamento do desenvolvimento infantil limita-se à mensuração do peso corporal e ao cálculo do índice de massa corporal, por serem indicadores suficientes para avaliar o estado global de saúde da criança.
(__) A avaliação do crescimento infantil deve ser realizada prioritariamente em situações de adoecimento, visto que crianças consideradas clinicamente saudáveis não demandam acompanhamento periódico sistematizado pelos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
V, V, V.
V, V, F.
V, F, F.
F, F, F.
F, V, F.
A avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança baseia-se no monitoramento contínuo, (puericultura), observando os marcos do desenvolvimento, ganho de peso, estatura e perímetro cefálico. Segundo o Caderno da Atenção Básica nº 33 e o Ministério da Saúde deve ser seguido um calendário de consultas. Após os 12 meses qual calendário de consulta deve ser seguido?
Uma consulta aos 18 e 24 meses e a partir do 2º ano consultas semestrais.
Uma consulta aos 18 e 24 meses e a partir do 2º ano consultas anuais.
Uma consulta aos 16 e 24 meses e a partir do 2º ano consultas semestrais.
Uma consulta aos 16 e 24 meses e a partir do 2º ano consultas anuais.