

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. Para aliviar sintomas de náuseas e vômitos, é importante seguir as seguintes orientações.
( ) Oferecer à pessoa com vômitos ou diarreia, 2 a 3 litros de líquidos por dia em pequenas quantidades, de preferência nos intervalos das refeições.
( ) Oferecer refeições menores 5 a 6 vezes ao dia.
( ) O cuidador deve manter a pessoa sentada para evitar as náuseas e os vômitos logo após às refeições.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
V – V – F.
V – V – V.
F – V – V.
F – F – F.
V – F – F.
Considerando conhecimentos de epidemiologia, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Uma empresa do ramo alimentício, com aproximadamente 200 funcionários, enfrentou ____________ de gastroenterite aguda. O setor mais afetado foi o refeitório, sendo que os colaboradores relataram sintomas semelhantes após consumirem refeições no local.
uma prevalência
uma endemia
uma epidemia
um surto
uma pandemia
Um paciente de 75 anos, do sexo masculino, apresenta sinais de desidratação grave: mucosas secas, pressão arterial baixa, taquicardia e oligúria. Ele está internado por quadro de diarreia persistente. Qual a conduta inicial mais adequada para esse paciente com desidratação grave?
Ajustar a dieta do paciente, oferecendo líquidos orais como água e sucos, pacientes com desidratação grave devem receber líquidos intravenosos antes de tentar reidratação oral.
Administrar antibióticos de amplo espectro para tratar a diarreia, pois o tratamento da desidratação não deve ser substituído por antibióticos; o controle da desidratação é prioridade.
Reforçar o uso de medicamentos antidiarreicos para controlar a diarreia, assim o controle da diarreia é importante, mas a reposição de líquidos e a correção da desidratação são prioritárias.
Iniciar a administração de glicose intravenosa para melhorar a condição clínica do paciente, a glicose intravenosa não é indicada na desidratação grave sem hipoglicemia associada.
Iniciar infusão intravenosa de fluidos isotônicos para repor a perda de líquidos e monitorar os sinais vitais, a administração intravenosa de fluidos é a conduta inicial recomendada para pacientes com desidratação grave.
Lactente, 8 meses e 9 kg, é atendido na emergência pediátrica do Hospital Regional. A genitora refere que seu filho está com diarreia há dois dias e que hoje está muito quieto e não consegue se alimentar. Ao exame físico, a enfermeira identifica olhos muito fundos e secos, sinal da prega cutânea desaparece muito lentamente (+ 2 segundos) e pulso periférico fraco. Nessa situação, deve-se:
Lactente, 8 meses e 9 kg, é atendido na emergência pediátrica do Hospital Regional. A genitora refere que seu filho está com diarreia há dois dias e que hoje está muito quieto e não consegue se alimentar. Ao exame físico, a enfermeira identifica olhos muito fundos e secos, sinal da prega cutânea desaparece muito lentamente (+ 2 segundos) e pulso periférico fraco. Nessa situação, deve-se:
iniciar hidratação através de gastróclise ou sonda nasogástrica com 400ml de soro caseiro ou com soro de reidratação oral (SRO); administrar zinco 20 mg uma vez ao dia, durante 10 dias; iniciar uso de probióticos orais duas vezes ao dia para equilibrar a flora intestinal e iniciar ferro profilático.
indicar internamento hospitalar e hidratação venosa: fase rápida 270 ml de soro fisiológico 0,9% em 1 hora; fase de manutenção 720 ml de soro glicosado 5% + 180 ml de soro fisiológico 0,9% + 18 ml de KCl 10% em 24h; fase de reposição 225 ml soro glicosado 5% + 225 ml de soro fisiológico 0,9%.
oferecer soro de reidratação oral (SRO) 450-900ml no período de 4 a 6 horas; orientar a genitora sobre o preparo e validade do SRO, utilizando sempre água potável em até 24h após o preparo; manter criança na unidade de saúde até reidratação completa; suplementar com sulfato ferroso e vitamina D.
orientar a genitora a tratar a desidratação leve do bebê no domicílio, oferecendo soro caseiro; orientar a genitora sobre o preparo do soro caseiro, fornecendo colher com medida padronizada e recomendações sobre práticas de higiene no preparo dos alimentos e utensílios domésticos.
As doenças do trato gastrointestinal podem comprometer o equilíbrio hídrico e nutricional, exigindo monitoramento rigoroso. Nesse sentido, analise as assertivas:
I. Em casos de diarreia aguda, a hidratação oral é a principal medida terapêutica.
II. O uso indiscriminado de antidiarreicos deve ser evitado sem avaliação médica.
III. A monitorização do balanço hídrico é parte fundamental da assistência de enfermagem.
IV. A alimentação deve ser suspensa até o desaparecimento completo dos sintomas.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e IV.
I, II, III e IV.
A segurança alimentar está diretamente relacionada à prevenção de doenças que podem ser transmitidas pela ingestão de alimentos ou água contaminados. As doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) podem provocar diferentes manifestações clínicas, afetando o sistema digestivo e, em alguns casos, órgãos como rins, fígado e sistema nervoso central. Assinalar a alternativa que apresenta um dos agentes causadores de DTHA.
Fibras alimentares insolúveis consumidas em excesso.
Parasitas intestinais oportunistas presentes em alimentos contaminados.
Alimentos alcalinos e industrializados com baixo teor de sódio.
Compostos orgânicos voláteis provenientes de embalagens plásticas.
Assinale a opção que não corresponde às causas clínicas da desidratação.
Queimaduras.
Doenças metabólicas (diabetes mellitus, insuficiência suprarrenal).
Diminuição das perdas insensíveis de água.
Diarreia e vômitos.
Aspiração gástrica ou intestinal.
Criança, 3 anos, foi internada quatro vezes no intervalo de 10 dias por quadros de vômitos e diarreia de etiologia não esclarecida. Exames laboratoriais e de imagem realizados durante as internações são sempre normais. A mãe, principal cuidadora, permanece constantemente ao lado da criança e insiste em relatar novos sintomas aos profissionais, mesmo quando não são observados pela equipe. Em um dos episódios, a equipe de enfermagem suspeita que a mãe possa estar administrando substâncias à criança para simular sinais e sintomas.
A condição descrita no caso é sugestiva da
Síndrome de Beckwith-Wiedemann.
Síndrome Alucinatória Delirante.
Síndrome de Pierre Robin.
Síndrome de Munchausen por Procuração.
Síndrome de Cotard.
Como é chamada a doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139)?
HPV.
Sífilis.
Gonorreia.
Tricomoníase.
Cólera.
As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino, onde a principal complicação é:
a infecção, que se não for corrigida rápida e adequadamente, em grande parte dos casos, especialmente em crianças e idosos, pode causar complicações mais graves.
a anemia, que se não for corrigida rápida e adequadamente, em grande parte dos casos, especialmente em crianças e idosos, pode causar complicações mais graves.
a desidratação, que se não for corrigida rápida e adequadamente, em grande parte dos casos, especialmente em crianças e idosos, pode causar complicações mais graves.
o sangramento, que se não for corrigido rápido e adequadamente, em grande parte dos casos, especialmente em crianças e idosos, pode causar complicações mais graves.
A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas, podendo evoluir para a diarreia persistente, mediante a isso, as alternativas abaixo apresentam complicações relativas a diarreia persistente, exceto:
Retardo do desenvolvimento intelectual.
Morte.
Desidratação.
Hipernatremia.
Assinale a alternativa CORRETA que são os sinais de que uma criança está respondendo adequadamente à terapia de reidratação oral.
Fontanela afundada e aumento da diurese.
Aumento da diurese, melhora da mucosa oral e menor irritabilidade.
Boca seca e fontanela afundada.
Vômitos persistentes e sudorese excessiva.
Diminuição da diurese, pele fria e pálida, e aumento da sede.
Sobre as doenças diarreicas na infância, assinale a alternativa correta.
A diarreia aguda aquosa se estende por 14 dias ou mais e determina perda de grande volume de fluidos e pode causar desidratação.
A diarreia persistente é caracterizada pela presença de sangue nas fezes.
A diarreia persistente aquosa representa lesão na mucosa intestinal.
A disenteria pode associar-se com infecção sistêmica e outras complicações, incluindo desidratação.
Assinale a alternativa que não representa sinal de Hemorragia Interna:
Tremores
Sonolência
Alteração do nível de Consciência
Sensação de sede
Calor intenso
Em relação à diarreia, assinalar a alternativa CORRETA.
Os tipos de diarreia incluem as diarreias explosiva, osmótica, anêmica, infecciosa ou ferropênica.
Contrações espasmódicas dolorosas do ânus e esforço ineficaz para defecar (tenesmo) descartam o diagnóstico de diarreia aguda.
É uma condição definida por um aumento na frequência de evacuações, quantidade aumentada de fezes (mais de 200g por dia) e alteração da consistência das fezes (fezes líquidas).
Pode resultar de qualquer condição capaz de provocar diminuição das secreções intestinais, diminuição da absorção pela mucosa ou alteração da motilidade (constipação).
A digoxina pertence a um grupo de medicamentos chamados glicosídeos cardíacos, e é indicada para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e alguns casos de arritmias. Considerando o uso de digoxina, marque a alternativa que corresponde a efeitos colaterais observados do medicamento.
Euforia, amenorreia e diarreia.
Diarreia, vertigens e problemas de visão.
Sonolência, galactorreia e palidez.
Dor de cabeça, amenorreia e euforia.
Preencha as lacunas com a alternativa correta:
“As doenças ___________ ___________ correspondem a um grupo de patologias infecciosas gastrointestinais; são caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal; em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias; em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria; a depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, pode evoluir clinicamente para quadros de desidratação, que variam de leve a grave”.
Disentéricas / crônicas.
Diarreicas / agudas.
Fungoides / agudas.
Diarreicas / prodrômicas.
Prodrômicas / disentéricas.
As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais. São caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de
no mínimo três episódios de diarreia aguda em 12 horas.
no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas.
no mínimo cinco episódios de diarreia aguda em 24 horas.
no mínimo cinco episódios de diarreia aguda em 12 horas.
Com base nas orientações de manejo do paciente com diarreia, a quantidade de líquidos que uma criança de 5 anos deve ingerir após cada evacuação diarreica é de
10 a 20 mL.
30 a 50 mL.
50 a 100 mL.
100 a 200 mL.
200 a 300 mL.
O técnico de enfermagem, ao atender um paciente no ambulatório, consultou a anamnese realizada pelo enfermeiro onde constava o registro de disgeusia, que corresponde a alterações:
No paladar.
No olfato.
Na fala.
Na marcha.
Na deglutição.