

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme o Ministério da saúde, é uma doença de notificação compulsória, crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), embora poucos adoeçam (baixa patogenicidade). Essas propriedades não ocorrem em função apenas das características intrínsecas do agente etiológico, mas dependem, sobretudo, da relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos. A descrição acima se refere à:
Malária.
Hanseníase.
Difteria.
Doença de Chagas.
Febre amarela.
Relacione a segunda coluna à primeira.
1. Doença de notificação imediata, que tem como uma das medidas de controle o bloqueio vacinal em até 72 horas.
2. Doença de notificação imediata, que tem como uma das atividades de investigação epidemiológica a coleta de material orofaríngeo para a realização de cultura.
3. Doença viral, que, como não é de notificação compulsória, o Ministério da Saúde solicita o envio da investigação de surtos pelos estados.
4. Doença bacteriana de notificação compulsória, que deve ser realizada mediante confirmação do diagnóstico.
5. Doença que a unidade de saúde, diante de um caso suspeito em menores de 15 anos de idade, deve preencher o Protocolo Complementar de investigação diagnóstica.
( ) Tuberculose
( ) Rubéola
( ) Hanseníase
( ) Difteria
( ) Parotidite Epidêmica
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
4-1-5-3-2
2-3-4-5-1
4-1-5-2-3
5-2-3-4-1
1-5-2-3-4
Com base na Portaria nº 1.271/2014, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, é INCORRETO afirmar que:
A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória à autoridade de saúde competente também será realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, além de serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa.
A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.
A notificação compulsória semanal será feita à Secretaria de Saúde do Município do local de atendimento do paciente com suspeita ou confirmação de doença ou agravo de notificação compulsória.
A notificação compulsória, independente da forma como realizada, também será registrada em sistema de informação em saúde e seguirá o fluxo de compartilhamento entre as esferas de gestão do SUS estabelecido pela SVS/MS.
A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 48 (quarenta e oito) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
Assinale a opção que apresenta as doenças de notificação compulsória.
Ancilostomíase e amebíase.
Botulismo e coqueluche.
Brucelose e toxoplasmose.
Difteria e criptococose.
Cólera e giardíase.
A notificação compulsória é obrigatória para os profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. São doenças sexualmente transmissíveis de notificação compulsória:
Sífilis em Gestante e Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Gonorreia, Tricomoníase e Cancro mole.
HPV, Gonorreia e HIV.
Donovanose, Tricomoníase, Gonorreia, Sífilis em Gestante e Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
A Lista Nacional de Notificação Compulsória consta determinadas doenças, exceto:
Leptospirose, dengue, botulismo e zika.
Zika, ebola, coqueluche e cólera.
Dengue, doença de chagas aguda e botulismo.
Cólera, chikungunya, sarampo e rubéola.
Botulismo, estomatite, dengue e leptospirose.
A alternativa que corresponde a uma doença/agravo/evento de notificação compulsória é:
acidente de trabalho grave.
diabetes gestacional.
desastre ambiental.
aborto espontâneo.
hipertensão gravídica.
Considerando a Lista Nacional de Notifcação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional brasileiro, em vigência, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. A notifcação compulsória imediata (NCI) é realizada em até 12 (doze) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública; e a notifcação compulsória semanal (NCS) é realizada em até 7 (sete) dias, a partir da confirmação da doença ou agravo.
II. São consideradas doenças de notifcação compulsória imediata: Raiva humana, Síndrome da Rubéola Congênita, Febre Maculosa e outras Riquetisioses e Febre Amarela.
III. A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notifcação compulsória poderá ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.
IV. A notifcação compulsória é uma atividade exclusiva dos enfermeiros responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde e que prestam assistência ao paciente, no âmbito da equipe de saúde.
Apenas a afrmativa III está correta
Apenas as afrmativas II e III estão corretas
Apenas as afrmativas I, II e III estão corretas
Apenas as afrmativas I e IV estão corretas
Considerando as notificações compulsórias de doenças, analise as seguintes afirmativas:
Apenas a I.
Apenas a III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fim de adoção de medidas de intervenção pertinentes é denominada de:
Notificação.
Decisão.
Informação epidemiológica.
Propósito.
São consideradas doenças de notificação compulsória:
Leishmaniose visceral, diabetes melito e raiva humana.
Sífilis congênita, tuberculose e DPOC.
Varicela, giardíase e síndrome da rubéola congênita.
Leptospirose, hantavirose e sífilis adquirida.
HIV, hanseníase e giardíase.
Rotineiramente, profissionais enfermeiros recebem em seus consultórios pacientes com características de submissão à violência. Este fenômeno possui diversas causas, é complexo e está relacionado a determinantes sociais e econômicos. Com base no assunto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A violência coletiva está relacionada com a subjugação de grupos e do Estado como guerras ou manutenção das desigualdades sociais, econômicas, étnicas, etárias, de gênero e culturais.
( )A intervenção legal é um tipo de violência caracterizada por traumatismos infligidos pela polícia ou agentes da lei.
( )A violência psicológica é toda ação que coloque em risco ou cause dano à autoestima, à identidade e ao desenvolvimento da pessoa.
( ) A violência extrafamiliar caracteriza-se especificamente por ações desenvolvidas por indivíduos não conhecidos pelas vítimas.
A sequência correta é
F, V, F, V.
F, F, V, F.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
V, F, F, V.
O técnico de enfermagem atua no setor de vigilância epidemiológica de um hospital com 50 leitos. Durante seu plantão, o responsável pela unidade de pronto-socorro informou que haviam sido diagnosticados, entre outros agravos, dois casos de faringite, um caso de infecção urinária, e um caso de sarampo. Informou, ainda, que estavam em investigação um paciente com suspeita de hepatite A e um paciente com suspeita de dengue. Das afecções informadas, de acordo com o estabelecido pela legislação vigente, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, deve(m) ser notificado(s) o(s) caso(s)
confirmados de faringite, infecção urinária e sarampo, apenas.
suspeitos de hepatite A e dengue, apenas.
suspeito de dengue, apenas.
confirmado de sarampo e os suspeitos de hepatite A e dengue, apenas.
confirmados de faringite, infecção urinária, sarampo e os suspeitos de hepatite A e dengue.
Sobre a Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde é correto afirmar que:
é obrigatória aos serviços públicos e facultativa aos privados.
deve ser realizada apenas diante de casos confirmados.
pode ser realizada por qualquer cidadão que tenha conhecimento da doença ou agravo.
é responsabilidade exclusiva do médico ou do enfermeiro responsável.
a notificação imediata deve ser realizada em até 48 horas a partir do conhecimento da doença.
É uma das doenças integrantes da Lista Nacional de “Doenças de Notificação Compulsória”:
Doença Meningocócica e outras meningites.
Ascaridíase.
Gonorreia.
Mononucleose.
As doenças apresentadas abaixo são de notificação compulsória, mas apresentam prazos de notificação diferentes. Deve ser notificada em até 7 dias (notificação semanal):
Rubéola.
Influenza humana produzida por novo subtipo viral.
Doença de Chagas Aguda.
Tuberculose.
O sistema de informação de notificações de agravos de notificação compulsória (SINAN) é importante para monitorar a ocorrência de doenças, com o objetivo de realizar intervenções para a prevenção, controle e tratamento. Neste contexto, o enfermeiro e toda a equipe multiprofissional devem ficar atentos quanto às doenças e agravos de notificação compulsória. Pode considerar como agravo/doença de notificação compulsória, EXCETO:
HIV/AIDS.
Meningite.
Hanseníase.
Machado Guerreiro (casos crônicos).
A notificação compulsória é obrigatória para todos os profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em respeito ao artigo 3º da Portaria 204/2016. Portanto assinale a alternativa correta sobre os conceitos utilizados nesta legislação.
I - agravo: qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.
II – doença: enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
III - vigilância sentinela: modelo de vigilância realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública, com participação facultativa, segundo norma técnica específica estabelecida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).
Estão corretas as alternativas I, III.
Estão corretas as alternativas I, II.
Estão corretas as alternativas II, III.
Estão corretas as alternativas I, II, III.
Estão incorretas as alternativas I, II, III.
A Portaria n. 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Entre as doenças, agravos e eventos de saúde pública apresentados a seguir, indique qual alternativa não contém apenas casos de notificação compulsória.
Acidente de trabalho: grave, fatal e em crianças e adolescentes; dengue: óbitos; ebola; raiva humana; hepatites virais; e óbito: infantil e materno.
Acidente de trabalho com exposição a material biológico; leishmaniose tegumentar americana; peste; febre de chikungunya; cólera; dengue: casos; e marburg.
Acidente por animal peçonhento; Doença de Creutzfeldt-Jakob; Febre do Nilo Ocidental e outras arboviroses de importância em saúde pública; e doença renal aguda.
Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva; arenavírus; e evento de saúde pública que se constitua ameaça à saúde pública.