

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As metas de aprendizagem devem estar relacionadas às necessidades diagnosticadas de aprendizagem do paciente.
Ensino pode ser definido como um processo de ajudar o aprendiz a mudar o comportamento. Tal mudança deve ser sempre observável ou mensurável para que se possa identificar com clareza a aprendizagem ocorrida.
Ao considerar os aspectos relacionados a atenção e concentração na aprendizagem dos pacientes, o enfermeiro deve buscar técnicas facilitadoras, como: realizar sessões de orientação mais curtas, demonstrar interesse e entusiasmo, utilizar material colorido e ilustrativo para estímulo visual, envolver o paciente, de modo a torná-lo ativo, e implementar o ensino quando o paciente apresentar-se mais alerta e confortável.
Os estilos de aprendizagem que incluem os domínios cognitivo e afetivo envolvem o processamento de informações por meio da audição ou da leitura de fatos e descrições, bem como a aprendizagem que recorre aos sentimentos do indivíduo, suas crenças e valores, respectivamente.
A capacidade para aprender deve ser avaliada pelo enfermeiro, que deve considerar alguns aspectos como o nível de escolarização, os déficits sensoriais, as diferenças culturais e a capacidade de atenção e de concentração, por exemplo.
A educação em saúde, atividade de saúde pública, tem por objetivo:
identificar os conceitos equivocados sobre a saúde e transmitir as informações corretas;
observar as práticas de saúde adotadas e introduzir as mudanças culturais necessárias;
analisar, de modo crítico, em conjunto com as pessoas, os problemas de saúde e estudar alternativas de solução;
realizar levantamentos sobre as condições de saúde e planejar medidas para correção dos problemas;
diagnosticar as condutas inadequadas e conscientizar quanto à importância dos cuidados à saúde
Utilizar material escrito com letras impressas de tamanho grande, evitar uso de impressos em papel acetinado ou lustroso, utilizar equipamentos como gravuras, lousa mágica ou quadro-negro para comunicar-se são exemplos de técnicas úteis no ensino do indivíduo com déficits sensoriais — visuais e(ou) auditivos.
A educação para a saúde por meio de palestras, cursos, grupos e creches faz parte das ações de enfermagem na epidemiologia no nível de prevenção secundária.c
A educação de pacientes deve abordar sinais e sintomas característicos de complicações, desfazer inseguranças e temores e abordar hábitos saudáveis de vida.