

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A epidemiologia atualmente faz uso frequente de métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações e para definir estratégias de prevenção e controle.
Considerando os tipos de estudos epidemiológicos, é incorreto afirmar que:
Na construção da taxa de mortalidade neonatal precoce e da taxa de mortalidade perinatal os numeradores utilizados são respectivamente:
Óbitos de criança de 0 a 6 dias de vida completos; Soma de óbitos fetais (22 semanas de gestação ou mais) e óbitos de criança de 0 a 6 dias completos de vida.
Óbitos de criança de 0 a 7 dias de vida completos; óbitos fetais (22 semanas de gestação ou mais);
Óbitos de criança de 0 a 7 dias de vida completos; Soma de nascidos vivos e óbitos fetais;
Óbitos de criança de 0 a 6 dias de vida completos; Soma de óbitos fetais (22 semanas de gestação ou mais) e óbitos de criança de 0 a 27 dias completos de vida.
Óbitos de criança de 0 a 7 dias de vida completos; Soma de óbitos fetais (22 semanas de gestação ou mais) e óbitos de criança de 0 a 27 dias completos de vida.
A probabilidade de um resultado positivo em um teste diagnóstico se referir a um caso de doença é conhecida como:
razão de verossimilhança negativa.
especificidade.
valor preditivo positivo.
sensibilidade.
valor preditivo negativo
Para uma adequada incorporação de evidências científicas à prática clínica assistencial faz-se necessário, dentre outros aspectos, que os profissionais de saúde desenvolvam sua capacidade de compreensão e análise crítica acerca dos diversos tipos de delineamentos de pesquisa envolvendo diagnóstico, terapêutica e prevenção de agravos à saúde. Considerando os conceitos de metodologia epidemiológica e saúde baseada em evidências, assinale o item contendo a afirmativa correta.
Estudos de coorte devem ser utilizados para investigação de doenças raras.
Estudos do tipo caso-controle são recomendados quando se objetiva estimar a incidência de determinada doença.
Estudos de coorte pressupõem que uma amostra uniforme de uma população será acompanhada por um período de tempo para se analisar a ocorrência de um ou mais desfechos.
Estudos ecológicos consistem em pesquisas onde os sujeitos são classificados em diversos níveis de exposição considerando, para tanto, a exposição individual dos mesmos.
O enfermeiro recebeu um relatório técnico sobre a situação do sarampo no estado do Ceará. No presente relatório, há o seguinte gráfico:
Figura 3. Casos confirmados de sarampo, incidência e percentual, por faixa etária, Ceará, 2013 a 2015*.
Fonte: SESA/COPROM/NUVEP/SINAMWEB. *Atualização em: 18/09/2015. Dados sujeitos à revisão.
Após a análise, o enfermeiro convocou os agentes comunitários de saúde para relatar os achados do relatório para uma efetiva investigação epidemiológica. O resultado descrito baseado no gráfico acima revelou que:
a maior incidência do sarampo foi em menores de 1 ano.
o maior percentual do sarampo foi na faixa de 20 a 29 anos.
a faixa etária de 15 a 19 anos merece receber uma atenção especial, pois foi o segundo maior percentual de casos.
é possível verificar uma relação diretamente proporcional em todo o gráfico, pois, na medida em que a idade aumenta, a incidência da doença também é elevada.
Em um determinado município, localizado na Região Sudeste do país, com 180.000 habitantes, em que 60.000 são mulheres, 500 mulheres com idade acima de 60 anos foram internadas em um hospital devido à infecção respiratória. Das pacientes internadas, 300 pacientes evoluíram para óbito. Nessa situação hipotética, o coeficiente de letalidade por infecção respiratória em mulheres com mais de 60 anos de idade, neste município, é de:
72%.
60%.
36%.
12%.
Na epidemiologia, os estudos transversal e de coorte são classificados como estudos:
Ecológicos.
Descritivos.
Experimentais.
Observacionais.
Mesmo após a interrupção da transmissão autóctone do vírus do sarampo, é importante a manutenção do sistema de vigilância epidemiológica da doença. Assim, um caso autóctone é definido como sendo:
o caso que, segundo informações disponíveis, não se apresenta epidemiologicamente relacionado a outros já conhecidos.
o primeiro, entre vários casos, de natureza similar e epidemiologicamente relacionados.
o caso contraído pelo enfermo na zona de sua residência.
caso decorrente de uma transfusão de sangue ou outra forma de inoculação parenteral.
“O estudo epidemiológico que tem por objetivos caracterizar, descrever uma situação de saúde, doença ou agravo e conhecer a distribuição de um evento na população, sendo o primeiro passo de uma investigação epidemiológica.” Trate-se do estudo
ecológico.
de coorte.
descritivo.
transversal.
A coleta de dados que é realizada em determinado período após uma avaliação prévia é denominada:
Avaliação de acompanhamento.
Avaliação de emergência.
Avaliação focalizada.
Avaliação inicial.
O Brasil tem registrado redução na mortalidade materna desde 1990. Naquele ano, a RAZÃO DE MORTALIDADE MATERNA (RMM) corrigida era de 140 óbitos por 100 mil NASCIDOS VIVOS (NV), enquanto em 2007 declinou para 75 óbitos por 100 mil NV, o que representa uma diminuição de aproximadamente a metade. Para atingir a meta do quinto OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM), o Brasil deverá apresentar RMM igual ou inferior a:
35 óbitos por 100 mil NV até 2017, o que corresponde a uma redução de três quartos em relação ao valor estimado para 1990.
35 óbitos por 100 mil NV até 2015, o que corresponde a uma redução de três quartos em relação ao valor estimado para 1990.
45 óbitos por 100 mil NV até 2015, o que corresponde a uma redução de três quartos em relação ao valor estimado para 1990.
70 óbitos por 100 mil NV até 2017, o que corresponde a uma redução de 50% em relação ao valor estimado para 1990.
70 óbitos por 100 mil NV até 2015, o que corresponde a uma redução de 50% em relação ao valor estimado para 1990.
Um inquérito domiciliar foi realizado para se conhecer a associação entre o desmame precoce e a prevalência de diarreia em menores de um ano. Uma amostra representativa de crianças menores de um ano foi selecionada em um bairro popular da cidade de Manaus. As crianças foram examinadas para identificação da diarreia e do histórico de desmame precoce. Verificou‐se que a prevalência de diarreia era maior no grupo de crianças com história de desmame precoce.
O desenho de estudo epidemiológico descrito é um
Ensaio Clínico.
Ensaio Comunitário.
Estudo de Coorte.
Estudo Seccional.
Estudo Ecológico.
Com relação à validade dos estudos epidemiológicos, analise as afirmativas a seguir.
I. A precisão de um estudo epidemiológico está inversamente relacionada ao tamanho de seus erros aleatórios.
II. A presença de erros sistemáticos em um estudo epidemiológico pode invalidar os seus resultados, mesmo se o estudo possuir elevada precisão.
III. Confundimento ou situação de confusão refere‐se à distorção da estimativa do efeito devido a erros de mensuração ou classificação errônea de indivíduos segundo uma ou mais variáveis.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
As alternativas a seguir apresentam técnicas utilizadas para minimizar o confundimento em estudos epidemiológicos, à exceção de uma. Assinale‐a.
Pareamento individual.
Pareamento por frequência.
Estratificação.
Ajuste por modelagem estatística.
Mascaramento.
A figura a seguir é uma forma de representação gráfica adequada para a apresentação da distribuição de uma variável quantitativa contínua em estudos epidemiológicos.

Esta representação gráfica denomina‐se
gráfico de setores.
box plot.
diagrama de dispersão.
polígono de frequências.
histograma.
Conforme a Portaria nº 104/2011, na qual são definidas terminologias em saúde pública, é correto afirmar que qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos, provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões autoinfligidas ou heteroinfligidas corresponde à nomenclatura
evento.
agravo.
doença.
emergência de saúde pública de importância nacional.
emergência de saúde pública de importância internacional.
Assinale a opção que indica o procedimento estatístico utilizado no estudo da associação entre duas variáveis numéricas.
Teste exato de Fisher
Regressão linear simples.
Teste de Mann‐Whitney.
Coeficiente de correlação de Spearman.
Análise da Variância (Anova).