

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Após realizar as manobras de Leopold-Zweifel em uma gestante com 38 semanas, a enfermeira identificou uma estrutura volumosa, arredondada, regular e pouco móvel no fundo uterino. No segundo tempo, observou uma superfície lisa e resistente à esquerda do abdome materno. No terceiro tempo, palpou uma estrutura arredondada, dura e móvel acima da sínfise púbica.
Com base nesses achados, assinale a alternativa CORRETA.
Apresentação pélvica, posição direita e situação transversa.
Apresentação cefálica, dorso à esquerda e apresentação ainda não insinuada.
Apresentação cefálica, dorso à direita e apresentação profundamente insinuada.
Apresentação córmica, dorso à esquerda e situação longitudinal.
Apresentação pélvica, dorso à esquerda e apresentação insinuada.
As manobras de Leopold são técnicas utilizadas na assistência à gestante com a finalidade de avaliar o(a):
Dilatação cervical.
Posição e apresentação fetal.
Risco de hemorragia.
Frequência respiratória materna.
No exame físico obstétrico, as Manobras de Leopold-Zweifel são utilizadas para sistematizar a palpação abdominal em diferentes tempos. Sendo assim, assinale a alternativa que descreve corretamente o terceiro tempo do exame.
Apreensão do polo fetal apresentado entre os dedos para avaliar sua mobilidade e o grau de penetração na pelve.
O examinador volta suas costas para a cabeça da paciente, deslizando as mãos pelas laterais uterinas para identificar o dorso fetal e as pequenas partes.
Delimitação do fundo uterino com ambas as mãos para identificar o polo fetal localizado na região superior do útero.
Posicionamento das mãos junto às fossas ilíacas, voltado para os pés da gestante, para avaliar a insinuação do polo fetal na pelve.
Durante as Manobras de Leopold, em uma paciente primigesta, 39 semanas, a enfermeira obstetra identifica situação longitudinal, apresentação cefálica fletida e dorso fetal à esquerda do abdome materno. Com base nesses achados, assinale a alternativa que apresenta a variedade de posição mais favorável encontrada nesse caso.
Occípto anterior esquerda (OAE).
Occípto posterior direita (OPD).
Sacrotransversa (ST).
Mentopúbica (MP).
Mentoanterior (MA).
Segundo o Caderno n°32 do Ministério da Saúde (2012), assinale a opção correta que corresponda ao objetivo da palpação obstétrica e medida da altura uterina.
Identificar o crescimento fetal.
Constatar os batimentos cardíacos fetais.
Descartar sofrimento fetal.
Avaliar vitalidade fetal.
Determinar a idade gestacional com precisão.
Manobras que permitem ao profissional avaliar a situação fetal dentro do útero, sua apresentação, quantidade de líquido amniótico, altura da apresentação e se está insinuado ou fora da pelve materna. Essa avaliação precede a ausculta fetal e fornece informações importantes para o planejamento do parto, além de direcionar o examinador para um bom exame físico obstétrico. As manobras em questão são conhecidas como manobras de palpação obstétrica ou manobras de:
Heine
Bracht
Leopold
Jacob
Método comum e sistemático para determinar a posição do feto dentro do útero materno. O trecho refere-se à manobra de:
Heimlich.
Valsava.
Epley.
Leopold.
Dix-Hallpike.
O exame físico obstétrico na gestante exige a realização das manobras de Leopold, seguindo os quatro tempos de forma sequencial e cujo objetivo é:
definir apresentação, situação e posição do feto em relação ao corpo materno;
definir, situação, apresentação e posição do feto em relação ao corpo materno;
definir situação, posição e apresentação do feto em relação ao corpo materno;
definir apresentação, situação e inclinação do feto em relação ao corpo materno;
definir posição, apresentação e situação do feto em relação ao corpo materno.
Assinale a alternativa correta correspondente a técnica de palpação do abdome materno para identificar o crescimento fetal, entre outros objetivos.
Manobras de Leopold
Manobras de Epley
Manobras de Semont
Manobras de Hints
Manobra de Jaw-Thrust
O ato de colocar um bebê consciente e engasgado, de bruços em cima do seu braço, e realizar cinco compressões entre as escápulas e, em seguida, virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno, na altura dos mamilos é denominado de
manobra de Heimlich.
manobra de Valsava.
manobra de Leopold.
manobra de Bracht.
As manobras de Leopold são etapas importantes do exame físico obstétrico, principalmente em gestantes por volta da 36ª semana de gestação, em que se deve definir a apresentação fetal. A identificação da apresentação fetal e sua altura em relação ao estreito superior da pelve materna é determinada por qual tempo das manobras de Leopold?
Primeiro tempo.
Segundo tempo.
Terceiro tempo.
Quarto tempo.
Durante uma consulta de Enfermagem, a(o) enfermeira(o) realiza a manobra de Leopold-Zweifel em uma gestante no final do terceiro trimestre. Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos passos dessa manobra.
Palpação dos membros inferiores do feto para determinar a posição da cabeça em relação ao canal de parto.
Palpação do abdômen para identificar a presença de contraturas uterinas durante o trabalho de parto.
Palpação dos flancos uterinos para determinar a posição do dorso fetal, indicando se o dorso está direcionado anterior, transversal ou posteriormente, para saber com mais precisão a orientação do feto.
Auscultação dos batimentos cardíacos fetais para avaliar a frequência cardíaca e sua adaptação ao canal de parto.
Exame especular para verificar a integridade do colo do útero e a presença de secreções vaginais anormais.
Durante a visita da enfermeira, um paciente se queixou de dor lombar irradiando para a perna direita. Prontamente, a profissional realizou uma manobra no paciente, em que eleva a perna estendida, enquanto observa a resposta. Neste processo, a profissional procura verificar se há presença de dor intensa e restrição de movimento, o que sugere uma possível compressão do nervo ciático. Essa manobra é denominada:
Valsalva.
Heimlich.
Epley.
Lasegue.
Sellick.
Assinale a alternativa correta correspondente a descrição a seguir: “Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a região epigástrica para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Manobra de Valsalva
Manobra de Kristeller
Manobra de Heimlich
Manobra de Sellick
Manobra de Leopold
Segundo o (Caderno de Atenção Básica, nº32, do Ministério da Saúde (2012), qual opção apresenta características do baby blues ou maternety blues?
Choro, flutuação de humor, irritabilidade, fadiga, tristeza, insônia, dificuldade de concentração, ansiedade relacionada ao bebe.
Confusão mental, alucinações ou delírios, agitação psicomotora, angústia, pensamentos que podem - induzir a machucar o bebê, comportamentos estranhos, insônia, sintomas que evoluem para formas maniacas, melancólicas ou até mesmo catatônicas.
Episódios de bipotaridade, humor elevado, angústia, comportamentos repetitivos, insônia, sintomas que evoluem para formas maniacas.
Tristeza, chora fácil, desalento, abatimento, labilidade, anorexia, náuseas, distúrbios de sono, insônia inicial e pesadelos, ideias suicidas e perda do interesse sexual,
Humor deprimido, perda da fala, estado catatônico, insônia e ganho de peso.
Uma das técnicas de palpação utilizadas na avaliação da gestante são as manobras de Leopold-Zweifel e são realizadas para determinar a posição do feto no abdome gravídico. Sobre as manobras de Leopold-Zweifel, relacione corretamente as lacunas abaixo:
1- 1º Tempo
2- 2º Tempo
3- 3º Tempo
4- 4º Tempo
( ) Posicionado lateralmente a gestante, voltando-se contrária a face da mesma colocando as mãos sobre as fossas ilíacas, deslizando-as em direção a escava pélvica, abarcando o polo fetal (altura da apresentação) e voltando o movimento para palpação confirmatória da situação fetal
( ) Deslize as mãos na extensão lateral do corpo do útero para delimitar o dorso fetal (situação) caracterizado por uma palpação plana localizada. No lado oposto, identifica-se uma palpação irregular que caracteriza a flexão dos membros superiores e inferiores no tronco fetal
( ) Posicione-se lateralmente a direita da gestante, voltando-se para sua face, com a margem cubital das mãos palpa-se o fundo uterino para identificar o polo fetal localizado nesta região
( ) Com o polegar e os dedos da mão dominante apreende-se a apresentação fetal e imprimem-se movimentos laterais que caracteriza a mobilidade da apresentação fetal
A sequência correta é:
4, 2, 1, 3
4, 3, 2, 1
3, 4, 2, 1
4, 1, 3, 2
3, 2, 1, 4
Maria Pereira, gestante 39 semanas de gestação, primípara deu entrada no pronto socorro do município de Laranjeiras do Sul com contrações há 3hrs, perca de liquido e tampão, constava em sua carteira de pré natal apenas uma consulta com a enfermeira da unidade básica local e nenhum exame realizado. Ao adentrar ao consultório o médico no exame físico constou dilatação de 9 dedos e no teste rápido a mesma era Sífilis positivo e logo foi levada a sala de parto onde o bebe veio a nascer. Realizado todos os exames pertinentes e constatado Sífilis congênita no recém-nascido. Perante esse quadro quais as complicações mais comuns essa criança pode apresentar se não tratada e acompanhada adequadamente?
feridas no corpo, cardiopatia, pneumonia, deformidade em membros e afagia,
feridas no corpo, hidrocefalia, convulsões, anemia, afagia e cardiopatias
feridas no corpo, convulsões, hidrocefalia e hepatopatias
feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental, surdez e cegueira.
Sobre os reflexos primitivos no recém-nascido, que são respostas motoras involuntárias presentes ao nascimento e que desaparecem ao longo do desenvolvimento neurológico normal da criança, assinale a alternativa CORRETA:
O reflexo de Moro, caracterizado pela extensão abrupta dos braços seguida de adução e choro, desaparece normalmente por volta dos 3 meses de idade.
O reflexo de sucção, fundamental para a alimentação e sobrevivência do recém-nascido, não está presente ao nascimento e se desenvolve durante os primeiros meses de vida.
O reflexo de preensão palmar, que ocorre quando se coloca um objeto na palma da mão do bebê e ele fecha os dedos em torno dele, persiste até a idade adulta como um reflexo de agarrar.
O reflexo de busca, ou rooting, que envolve o movimento da cabeça do bebê em direção ao estímulo quando a bochecha ou canto da boca é tocado, desaparece por volta dos 4 meses de vida.
Dos instrumentos de diérese, são utilizados para manobras de dilatação:
Cisalha
Ultrassom
Tentacânula
Vela de Hegar
Trocartes
Luiz comprou um eletrodoméstico no valor total de R$ 3.800,00. Ele pagou 20% desse valor de entrada e o restante parcelou em 8 prestações iguais. Pode-se afirmar que o valor de cada prestação foi, em reais, de:
425,00.
380,00.
475,00.
450,00.
350,00.