

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um paciente com pressão arterial (PA) 110/75 mmHg e outro com PA 150/90 mmHg no consultório podem ser classificados, respectivamente, como:
Normotenso e hipertenso.
Normotenso e pré-hipertenso.
Pré-hipertenso e normotenso.
Hipertenso e pré-hipertenso.
Hipertenso e normotenso.
A equipe da atenção básica à saúde tem papel fundamental na detecção de casos de hipertensão arterial sistêmica, adotando medidas corretas e sequenciais da pressão arterial.
Assim sendo, sugere-se que se faça a medida da pressão arterial em crianças:
aos 2 e aos 8 anos de idade.
aos 3 e aos 6 anos de idade.
aos 5 e aos 10 anos de idade.
aos 6 e aos 14 anos de idade.
aos 7 e aos 12 anos de idade.
Para mensuração da pressão arterial, qual das alternativas a seguir indica materiais que não se utiliza nessa técnica:
Estetoscópio e algodão seco.
Esfigmomanômetro e álcool a 70%.
Papel, caneta e bandeja.
Relógio com segundos e luvas de procedimento.
No que diz respeito à aferição da pressão arterial (PA), considerando o histórico de R.S., o enfermeiro deve colocar/manter o usuário
sentado, com as pernas descruzadas, pés elevados, dorso recostado na cadeira e relaxado.
de pé, e medir sua PA, imediatamente, após se levantar.
deitado, e medir sua PA após dez minutos de repouso.
de pé, e medir sua PA após 3 minutos.
sentado, com as pernas descruzadas, pés apoiados no chão, com o braço apoiado à altura da cicatriz umbilical.
Em novembro de 2017, saiu uma nova classificação dos níveis de Pressão Arterial (PA). Como o aumento da pressão arterial é responsável por muitos males no organismo, é necessário estarmos atentos, pois é uma patologia que geralmente pode ser tratada. Na classificação atual da American Heart Association (AHA), pressão arterial elevada é:
Sistólica menor que 120mg/dl e diastólica menor que 80mg/dl.
Sistólica entre 130mg/dl e 139mg/dl e diastólica entre 80mg/dl e 89mg/dl.
Sistólica entre 120mg/dl e 129mg/dl e diastólica menor que 80mg/dl.
Sistólica entre 140mg/dl e 159mg/dl e diastólica entre 90mg/dl e 99mg/dl.
Sistólica maior ou igual a 160mg/dl e diastólica maior ou igual a 100mg/dl.
Considerando os cuidados para a aferição da pressão arterial, leia as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Posicionar o braço do paciente com a palma da mão direcionada para cima, na altura do coração.
II. A campanula do estetoscópio deve ser posicionada sobre a artéria braquial, na fossa antecubital.
III. A pressão sistólica deve ser determinada no aparecimento do primeiro som (Fase I de Korotkof).
IV. Realizar a desinfecção do estetoscópio e do esfigmomanômetro com peroxido de hidrogênio e guarda-los em local apropriado.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Sobre aferição da pressão arterial, podemos afirmar?
O tamanho do esfigmomanômetro deve ultrapassar 2/3 do braço.
A mão deve ficar sempre fechada durante a aferição e voltada para baixo.
O braço deve ficar estendido durante todo o procedimento, sem flexionar do braço.
Durante a ausculta, devemos questionar o paciente sobre medicamentos tomados.
A bexiga cheia interfere na pressão arterial, assim como a ingestão de café.
A verificação da pressão arterial é uma das atividades feitas rotineiramente pelo técnico de enfermagem, e deve ser feita com rigor técnico para que seu valor seja fidedigno. Para isso deve-se:
I- Pedir ao paciente para ficar sentado, com o braço apoiado e altura do coração
II- Medir assim que o paciente entrar na Unidade, não havendo necessidade de repouso.
III- Perguntar ao paciente se fumou ou se tomou café, se sim esperar por 30 minutos.
IV- Palpar o pulso braquial e inflar o manguito at 90mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.
V- Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas.
Está correto o que se afirma em:
I, III e V
I, II e IV
II, III e V
II, III e IV
I, II, III, IV e V
Com relação aos procedimentos recomendados para a verificação da Pressão Arterial no consultório, assinale a alternativa correta.
Paciente deve estar deitado, com o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há pelo menos 30 minutos e não fumou nos 60 minutos anteriores.
Paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas com o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para baixo. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há pelo menos 20 minutos e não fumou nos 60 minutos anteriores.
Paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, com o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há pelo menos 30 minutos e não fumou nos 30 minutos anteriores.
Paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, com o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos e não fumou nos 60 minutos anteriores.
Paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, com o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos e não fumou nos 30 minutos anteriores.
A abordagem terapêutica da pressão arterial elevada inclui medidas não medicamentosas e o uso de fármacos anti-hipertensivos, a fim de reduzir a pressão arterial, proteger órgãos-alvo e prevenir desfechos cardiovasculares e renais.
Certo
Errado
A estimativa da pressão arterial sistólica é realizada na técnica auscultatória por meio da:
Insuflação do manguito até 300 mmHg.
Ausculta do primeiro som durante a deflação do manguito.
Palpação da artéria radial.
Ausculta do último som durante a deflação do manguito.
Palpação da artéria carótida.
Em alguns pacientes muitos idosos, é difícil reduzir a pressão abaixo de 140 mmHg, mesmo com boa adesão e múltiplos agentes. Nesses casos, afastadas as causas secundárias, pode-se aceitar reduções menos acentuadas de pressão arterial sistólica (por exemplo, 160 mmHg).
Certo
Errado
A hipotensão ortostática é causa frequente de tonturas e quedas em pessoas idosas. Assim, para prevenir esse agravo no idoso é importante identificar a ocorrência dessa alteração. Para tanto, em unidade de saúde ou consultório, o procedimento recomendado é:
verificar a pressão arterial do paciente em dias alternados e no mesmo horário.
colocar o paciente na posição deitada ou sentada, aguardando um minuto e, então, verificar a pressão arterial.
manter o paciente em pé, após levantar-se, aguardando 3 minutos e, então, verificar a pressão arterial na posição indicada.
verificar a pressão arterial do paciente em dias e horários alternados ou diferentes.
Para a obtenção de valores fidedignos, ao aferir a pressão arterial de indivíduos portadores de hipertensão e diabete, o técnico de enfermagem deve, entre outros cuidados,
realizar a aferição da pressão arterial com o usuário em decúbito dorsal horizontal.
certificar-se de que o usuário não praticou exercícios físicos há́ pelo menos 10 minutos.
determinar a pressão arterial diastólica (PAD) pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff) e, após, aumentar ligeiramente a velocidade de deflação.
certificar-se de que o usuário não fumou nos 30 minutos anteriores à aferição.
determinar a pressão arterial sistólica (PAS) no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff).
Para a obtenção de resultado fidedigno, ao mensurar a pressão arterial de R.A., o técnico de enfermagem deve observar, entre outros itens, que o usuário diabético sob risco de hipotensão ortostática
esteja sentado, com o braço apoiado e à altura do ombro.
não tenha ingerido chá ou café, nos últimos cinco minutos antes do procedimento.
tenha, pelo menos, 50% do diâmetro de seu braço envolvido pela câmara inflável do equipamento utilizado para a aferição.
esteja em repouso, há três minutos, antes do procedimento.
não tenha fumado nos últimos dez minutos.
Na verificação da pressão arterial, deve-se utilizar manguito (bolsa de borracha) com tamanho adequado para diferentes circunferências de braço em crianças e adultos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
≤ 10 • 8 • 15 • 12 • 23 • 12
≤ 10 • 8 • 15 • 14 • 23 • 12
≤ 10 • 8 • 15 • 12 • 25 • 15
≤ 10 • 8 • 17 • 13 • 23 • 12
> 10 • 9 • 15 • 12 • 23 • 10
A pressão arterial é a força exercida sobre a parede e uma artéria pelo sangue pulsante sob a pressão do coração. São considerados erros Na Avaliação da Pressão Arterial.
1) O estetoscópio foi posicionado de modo firme demais contra a fossa antecubital.
2) Desinflação do manguito muito rápido.
3) Coloque o manguito 2,5 cm (1 polegada) acima do local de pulsação, espaço anticubital ou poplíteo.
4) Feche o bulbo da válvula de pressão no sentido horário até ficar apertado
5) Infle rapidamente o manguito 45 mmHg acima do local onde foi feita a palpação da pressão sistólica ( pressão sistólica estimada do paciente)
A opção correta é
3 e 5.
2, 4 e 5.
1, 2, 5.
Somente 1 e 2.
Todos os itens estão corretos.
A medida da pressão arterial é o elemento-chave para o estabelecimento do diagnóstico da hipertensão arterial. De acordo com os valores pressóricos descritos abaixo, marque a opção em que corresponde a classificação da Pressão arterial para adultos com 18 anos ou mais.
Sistólica < 120 mmHg; Diastólica <80 mmHg
Sistólica 130 mmHg ; Diastólica 90 mmHg
Sistólica > 120 mmHg; Diastólica >80 mmHg
Sistólica 140 mmHg; Diastólica 100 mmHg
Sistólica 130 mmHg; Diastólica 60 mmHg
Ao verificar pela segunda vez a pressão arterial, o técnico em enfermagem identifica os valores 130/60 mmHg. Em relação a essas medidas, é correto afirmar que o valor 60 mmHg:
indica a maior pressão exercida pelo sangue arterial na parede dos vasos.
aponta para a necessidade de se repetir a avaliação.