Questões de Concurso sobre Terapia dialítica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
11 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A administração de medicamentos em pacientes com insuficiência renal exige ajustes de dose e cuidados com a via de administração, especialmente durante a terapia dialítica. Analise as afirmativas a seguir:


I.Medicamentos dialisáveis, como certos antibióticos e anti-hipertensivos hidrossolúveis, devem ser administrados preferencialmente após a sessão de hemodiálise para evitar sua remoção precoce.

II.A Eritropoetina (EPO) é frequentemente administrada por via intravenosa ou subcutânea para tratar a anemia da doença renal crônica, estimulando a produção de hemácias.

III.O uso de quelantes de fósforo deve ser feito estritamente em jejum, duas horas antes das refeições, para garantir sua absorção sistêmica.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

II e III apenas.


C

III apenas.


D

I, II e III.


E

I e II apenas.

O sono adequado contribui para:


A

Recuperação do organismo.


B

Aumento do consumo alimentar.


C

Substituição de medicamentos.


D

Eliminação de exames.


E

Aumento da dor.

Quando um paciente está em CRRT, alguns fatores devem ser monitorados rigorosamente durante o período em que o paciente estiver em terapia, como os abaixo citados, EXCETO:


A

Pressões do circuito extracorpóreo.


B

Níveis séricos de eletrólitos.


C

Débito urinário.


D

Escore de Glasgow a cada hora.


E

Volume de reposição e ultrafiltração.

Embora a tecnologia para hemodiálise esteja bem estabelecida e o tratamento seja bem definido por normas e rotinas, os riscos de incidentes relacionados ao processo dialítico, ao acesso vascular ou à assistência estão sempre presentes. Sobre esses riscos e as formas de preveni-los, relacione as colunas e assinale a sequência correspondente.


(1) Reação pirogênica.

(2) Retirada acidental de cateter.

(3) Queda do paciente.

(4) Hematomas(FAV).

(5) Soroconversão (hepatites B e C).


( ) Escolher calibre da agulha de acordo com o tamanho do acesso.

( ) Não reutilizar dialisador, linhas e capilares.

( ) Realizar controle microbiológico da água e concentrados.

( ) Atentar para os movimentos do paciente.

( ) Desenvolver um programa de educação para pacientes e familiares.


A

1 - 3 - 4 - 5 - 2.


B

2 - 1 - 3 - 4 - 5.


C

4 - 5 - 1 - 2 - 3.


D

3 - 4 - 2 - 5 - 1.

Em situações específicas de politraumatizados com injúria renal ou que apresentam risco de desenvolvê-la deve-se evitar o uso de:


A

amidos sintéticos


B

solução bicarbonatada


C

solução salina


D

antibióticos


E

solução glicosada

As terapias substitutivas renais (TSR) são os tratamentos que exercem a função dos rins do paciente quando esses órgãos estão em falência progressiva, aguda ou crônica. Assinale a alternativa correta com relação às TSR.


A

Os tipos de TSR são apenas a hemodiálise e a diálise peritoneal.


B

A hemodiálise intermitente é realizada em até 24 horas, e a hemodiálise contínua tem a duração de mais de 24 horas.


C

A diálise peritoneal é realizada por meio do cateter de Tenckoff inserido no peritônio do paciente, sendo bastante utilizado em pediatria devido à dificuldade de acesso venoso para realizar a hemodiálise.


D

Durante o processo de hemodiálise, o paciente pode evoluir com o aumento dos níveis glicêmicos e, em pacientes com restrição respiratória, pode ocorrer o agravamento do quadro respiratório.


E

Na diálise peritoneal por sistema de buretas, a bureta de infusão deve ser fixada ao suporte de soro no nível do paciente assim como a bureta de drenagem, já que a altura das buretas não interfere na infusão e na drenagem.

A sra. Joane, de 65 anos, portadora de Doença Renal Crônica (DRC), foi internada na enfermaria urológica e irá iniciar terapia dialítica. Entre os cuidados de enfermagem para pacientes com DRC, está a


A

verificação do peso quinzenalmente.


B

avaliação do turgor da pele e da presença de edema.


C

orientação sobre o aumento da ingesta de líquidos.


D

orientação sobre a importância da dieta rica em potássio.

As terapias de substituição renal contínua (TSRC) mais usadas no tratamento de pacientes com insuficiência renal em estado crítico são


A

hemodiálise e hemodiafiltração.


B

ultrafiltração e hemodiálise.


C

hemodiafiltração e hemofiltração.


D

ultrafiltração e hemodiafiltração.


E

hemodiálise e hemofiltração.

Para crianças com cardiopatias congênitas cianóticas, como a tetralogia de Fallot, qual é o principal motivo pelo qual o uso de prostaglandinas pode ser indicado na UTIP?


A

Reduzir o fluxo sanguíneo pulmonar.


B

Aumentar a resistência vascular periférica.


C

Reduzir a frequência cardíaca.


D

Diminuir a pressão arterial.


E

Manter o canal arterial aberto.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE à fitoterapia.


A

prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais.


B

prática terapêutica que consiste no uso da água com propriedades físicas, térmicas, radioativas e outras – e eventualmente submetida a ações hidromecânicas – como agente em tratamentos de saúde.


C

prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação.


D

terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, assim como pedras e cristais (frutos da terra), com objetivo de amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais.


E

é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas.

A Diálise Peritoneal é uma opção de tratamento da insuficiência renal do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Esse filtro é denominado peritônio. É uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais. Existem duas modalidades desta diálise, assinale a alternativa correta:


A

Diálise peritoneal automatizada e Hemodiálise


B

Diálise peritoneal automatizada e Diálise peritoneal mecânica


C

Diálise peritoneal ambulatorial contínua e Hemodiálise


D

Diálise peritoneal ambulatorial contínua e Diálise peritoneal automatizada


E

Diálise peritoneal ambulatorial e Diálise peritoneal hospitalar

 
 
Gerar simulado