Questões de Concurso sobre Tuberculose

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.105 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Durante uma consulta de enfermagem em uma unidade de saúde, um técnico de enfermagem está esclarecendo dúvidas de um paciente recém-diagnosticado com tuberculose pulmonar. O paciente está preocupado com a duração do tratamento e questiona sobre o período médio necessário para a completa erradicação da infecção. Nesse contexto, o técnico de enfermagem informa ao paciente que o tratamento padrão para a tuberculose pulmonar costuma se estender por um período médio de:


A

6 a 9 meses.


B

3 a 4 semanas.


C

12 a 18 meses.


D

24 a 30 meses.

A suspensão do esquema básico em uso para o tratamento da tuberculose é desnecessária quando o usuário/paciente apresenta efeitos adversos aos medicamentos, tais como:


A

neurite óptica.


B

leucopenia.


C

suor e/ou urina de cor avermelhada.


D

exantema moderado.


E

hipersensibilidade moderada.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.

II. O tratamento da tuberculose dura no mínimo quatro meses, é gratuito e está disponível no SUS, são utilizados quatro medicamentos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Estima-se que quase um quarto da população mundial esteja infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, agente etiológico da Tuberculose (TB). Uma grande preocupação do Ministério da Saúde para o controle da TB é a identificação da “infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis” (ILTB).

Quanto a esse fato, leia as afirmativas abaixo:

I. O tratamento da ILTB é uma das principais estratégias para a interrupção da cadeia de transmissão da doença, contribuindo substancialmente para o controle da TB.

II. Uma ação fundamental no controle da ILTB é conhecer o perfil clínico e sociodemográfico das pessoas tratadas para a ILTB.

III. O aumento do número de casos da doença ativa interrompe a cadeia de transmissão da TB.

IV. É considerado um caso de ILTB o indivíduo infectado pelo M. tuberculosis, identificado por meio de prova tuberculínica (PT) ou por ensaio de liberação do interferon-gama (IGRA), desde que adequadamente descartada a TB ativa.

V. Inicia-se o tratamento sem prova tuberculínica (PT) ou ensaio de liberação do interferon-gama (IGRA) para as pessoas com neoplasias de cabeça e pescoço, linfomas e outras neoplasias hematológicas.

Estão CORRETAS apenas


A

I, II, e IV.


B

III, IV e V.


C

I, II e V.


D

I e V.


E

II e III.

Aprova tuberculínica (PT) é um teste diagnóstico de infecção latente da tuberculose (ILTB), que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica. Os indivíduos infectados pelo bacilo de Koch (BK) podem ter sua capacidade de reação à PT diminuída com o tempo, devido à perda da resposta dos linfócitos T de memória. Esse fato levaria algumas pessoas à resposta negativa da PT, mesmo que infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis. Tal efeito é chamado de:


A

alfa


B

beta


C

butter


D

booster

Periodicamente, a equipe de saúde da família realiza a busca ativa de casos de tuberculose em um centro de detenção localizado na área de abrangência da unidade básica de saúde – UBS.

Nessa oportunidade são coletadas amostras de escarro de sintomáticos respiratórios, ou seja, todo indivíduo que apresenta tosse


A

com qualquer tempo de duração.


B

produtiva há, pelo menos, 14 dias.


C

seca, há, pelo menos, 7 dias.


D

produtiva há, pelo menos, 7 dias e picos febris acima de 38,5 ºC.


E

seca ou produtiva há, pelo menos, 7 dias, com ou sem história de febre.

O adoecimento por Tuberculose:


A

confere imunidade contra novas infecções e recidivas da doença.


B

não confere imunidade contra novas infecções, mas previne recidivas da doença.


C

não confere imunidade contra novas infecções, nem recidivas da doença.


D

confere imunidade contra novas infecções, mas previne recidivas da doença.


E

confere imunidade contra novas infecções.

Leia as assertivas que seguem a respeito da tuberculose e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis.

( ) A tuberculose pode acometer outros órgãos e sistemas, além do pulmonar.

( ) Os possíveis reservatórios da tuberculose são: gado bovino, primatas e outros mamíferos.

( ) A transmissão tende a diminuir gradativamente, com o início do esquema terapêutico adequado, e, em geral, após 15 dias de tratamento, encontra-se muito reduzida.

( ) As crianças menores de 10 anos com tuberculose pulmonar, geralmente, têm baciloscopia negativa e, por esse motivo, costumam ter pouca participação na transmissão da doença.


A sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo, é:


A

V, V, V, V, V.


B

V, V, F, V, V.


C

F, V, F, F, F.


D

F, F, V, F, V.


E

F, F, F, F, F.

Doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch que afeta prioritariamente os pulmões, cujo principal sintoma é tosse com duração superior a três semanas.


A que doença o texto se refere? Assinale a alternativa correta.


A

Tuberculose.


B

Diarreia.


C

Covid-19.


D

Hipertensão.

Considere que um paciente foi recém diagnosticado com tuberculose (TB) na atenção básica. Sabendo que a adesão ao tratamento é parte essencial para a cura da tuberculose (BRASIL, 2019), qual das ações a seguir é essencial para melhorar a adesão do paciente ao tratamento?


A

Solicitação das baciloscopias de controle mensais.


B

Realização do tratamento diretamente observado.


C

Realização da busca ativa dos sintomáticos respiratórios.


D

Prescrição do tratamento conforme esquema básico (2RHZE/4RH).

Sobre a tuberculose, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que apesar de poder acometer qualquer indivíduo, ainda é bastante prevalente em populações pobres e não assistidas por serviços de saúde, assinale a afirmativa correta.


A

Trata-se de doença estritamente pulmonar, transmitida pelo ar, através de gotículas de saliva, o que justifica a sua rápida transmissão em domicílios pequenos que tenham uma pessoa doente, morando com vários habitantes, sem ventilação adequada e sem higiene eficiente.


B

O agente de saúde deve ser capacitado para fazer a coleta, em domicílio, de exames que possam diagnosticar tuberculose, sendo ele mesmo o responsável pela observação da tomada diária do medicamento, de acordo com a estratégia DOTS (dose oral de tratamento supervisionada).


C

O tratamento supervisionado faz parte de uma estratégia de observação direta da tomada de medicamento contra tuberculose e deve ser aliado à vontade política, aquisição e distribuição regular de medicamentos e alimentação de sistema de informação, entre outros pontos.


D

O portador da doença deve começar imediatamente o tratamento da doença, e ter os seus utensílios bem como roupas de cama e banho separados, para que não haja contaminação dos outros habitantes do domicílio.

Doença infectocontagiosa, com transmissão por via respiratória, provocada pelo bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos como meninges, rins e ossos, por exemplo. Assinale a alternativa que cita a doença a que o texto se refere.


A

Tuberculose.


B

Meningite.


C

Sarampo.


D

Hanseníase.


E

Nefrolitíase.

De acordo com o Ministério da Saúde a tuberculose é uma doença curável em praticamente todos os casos, em pessoas com bacilos sensíveis aos medicamentos antituberculose (antiTB), desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e que haja a adequada operacionalização do tratamento.


Sabendo que a Isoniazida é um dos medicamentos utilizados no tratamento da TB, assinale a alternativa que apresenta corretamente o seu mecanismo de ação.


A

Síntese da parede celular.


B

Biossíntese de ácido micólico.


C

Inibição da síntese de peptideoglicano.


D

Inibe a síntese de ATP.

Sobre tuberculose, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A BCG não protege indivíduos já infectados pelo M. tuberculosis.

( ) A vacina BCG está, prioritariamente, indicada para crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

( ) Para crianças expostas ao HIV, a revacinação está indicada.

( ) Para crianças expostas ao HIV, a vacinação BCG deve ser administrada ao nascimento ou o mais breve possível.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.


A

V, V, F, V.


B

F, F, V, V.


C

V, F, V, F.


D

F, F, F, V.


E

V, V, V, V.

No Brasil, a tuberculose (TB) é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Assinale a alternativa ERRADA sobre a tuberculose.


A

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina BCG, a qual protege a criança das formas mais graves, como a tuberculose miliar e a meníngea.


B

Na TB pulmonar, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva). Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado para a tuberculose. Há outros sinais e sintomas, além da tosse que podem estar presentes, tais como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.


C

É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões.


D

O tratamento da tuberculose é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e dura no máximo seis meses.


E

O principal reservatório da tuberculose é o ser humano.

Ano: 2023
Prova: AMAUC - Prefeitura - Agente Comunitário de Saúde - 2023

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Sobre a tuberculose, é INCORRETO afirmar que:


A

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea).


B

A tuberculose pode ser transmitida por objetos compartilhados, como talheres e copos.


C

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva


D

A radiografia de tórax deve ser realizada em todas as pessoas com suspeita clínica de tuberculose pulmonar.


E

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames bacteriológicos: Baciloscopia, Teste rápido molecular para tuberculose e Cultura para micobactéria.

A tuberculose, doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch, pode acometer vários órgãos, sendo a forma pulmonar a mais comum e a mais preocupante em termos de saúde pública, pela via de transmissão. No Brasil, foram notificados 69 mil novos casos e 4,5 mil mortes em 2020 (SESA/MG 2022). A OMS aponta a tuberculose como a “doença da pobreza”, situação agravada pela pandemia de Covid-19, levando ao aumento considerável de casos em vários países. Quanto ao exame para diagnóstico por escarro, assinale a alternativa correta.


A

Uma amostra de qualidade do escarro para baciloscopia é a que se obtém da faringe ou por aspiração das secreções nasais.


B

A coleta da amostra do escarro ideal é feita pela manhã logo ao acordar, sem lavar a boca, cuspindo-se no pote, e não exige que a pessoa esteja em jejum.


C

Se a coleta do escarro for realizada na unidade de saúde, deve-se ter o cuidado de que seja coletado em ambiente fechado, sem corrente de ar, pelo risco de transmissão da doença.


D

A amostra deve ser transportada ao abrigo da luz, o mais rápido possível ou em até 24 horas da coleta, e em caixa térmica na temperatura de 2 a 8 ºC.


E

Para a coleta da amostra do escarro, não é necessário que o pote seja estéril e o paciente poderá usar um recipiente caseiro desde que bem higienizado.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. Assinale a alternativa incorreta:


A

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.


B

A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.


C

A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.


D

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.


E

Os sintomas são: tosse por mais e 3 semanas, febre noturna, sudorese vespertina, emagrecimento.

O tratamento da tuberculose em pessoas vivendo com HIV segue as mesmas recomendações para os não infectados, tanto na utilização dos fármacos quanto na duração total do tratamento.


C

Certo


E

Errado

A Tuberculose é uma virose crônica, transmitida de pessoa a pessoa através de fluidos genitais durante as relações sexuais com um doente de tuberculose pulmonar bacilífera.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado